19 abril 2011

SMTCAS promove 3ª Conferência Municipal do Idoso

Palestras e descontração marcaram
o dia
Os idosos tresmaienses estiveram reunidos para discutirem a violência contra o idoso, direitos e saúde.
Nesta terça-feira, 19 de abril, os idosos de Três de Maio estão reunidos na Associação dos Funcionários Municipais para participarem das atividades da 3ª Conferência Municipal do Idoso, com o tema “A intersetorialidade na garantia dos direitos da pessoa idosa: uma responsabilidade de todos nós”.
O evento começou às 8 horas da amanhã com a abertura oficial e apresentação Artística do grupo da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social “A arte de Cantar na Melhor Idade”.  Após aconteceu as palestras sobre os temas “Você conhece o Estatuto do Idoso?” e “Ações Desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social com os idosos de Três de Maio”, com a Assistente Social da SMTCAS, Taciane Lemos. A palestrante acredita que os idosos precisam conhecer e entender o estatuto do idoso, e por isso, é importante apresentá-lo com uma linguagem mais simples. “Assim eles podem garantir e fazer com que reivindiquem seus direitos, afirma Taciane.
Após o intervalo, na segunda metade da manhã, aconteceu a palestra “Ações desenvolvidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistente Social)”, ministrada pela representante Lao Tse Bertoldo. A palestrante explanou sobre as principais atividades desenvolvidas pelo CREAS aos idosos que sofreram algum tipo de violência. “Os idosos precisam buscar ajuda” comenta Bertoldo.
Com o término da palestra foi servido o almoço a cargo do Lar dos Idosos, no valor de R$ 5,00.
Agora, na parte da tarde, os trabalhos foram iniciados às 13h30, com apresentação do grupo de danças “Anitas na Melhor Idade” da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social. E seguindo a programação, a fisioterapeuta Beatriz Chrischon, especialista em atividades física e saúde, está ministrando a palestra “A saúde do Corpo: cuidados e prevenções”.
No evento, ainda vão ser escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual. E os idosos, em grupos, vão participar de grupos de discussão sobre os eixos temáticos da conferência.
O secretário municipal de trabalho, cidadania e assistência social em exercício, Cristiano Massuda Grenzel, ficou satisfeito com a participação de aproximadamente 200 idosos, afirmando que “Qualquer atividade com os idosos vale a pena porque eles são participativos”.