07 abril 2011

Alunos pediam para não serem mortos, diz sobrevivente de massacre no Rio

Alunos pediam para não serem mortos,
diz sobrevivente de massacre no Rio 
Crédito: Vanderlei Almeida / AFP / CP
Os gritos “Eu vou matar vocês, eu vou matar vocês” ecoam na memória da menina Jade de Araújo, 12 anos. Aluna da 6ª série da Escola Municipal Tasso Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, ela foi uma das sobreviventes do massacre promovido por Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos. Ele invadiu a escola na manhã desta quinta-feira armado e disparou contra os estudantes, deixando pelo menos 12 vítimas fatais.
• Leia notícias da tragédia no Rio
No momento que Wellington invadiu a escola, por volta das 8h, Jade e seus colegas realizavam uma prova de ciências, no segundo andar do prédio. O teste foi interrompido ao som de tiros e gritos desesperados nos corredores.
“Vieram duas meninas falando pra gente sair da sala e subir para o terceiro andar, senão ele ia matar a gente. Saiu um pisoteando o outro e, no terceiro andar, já tinha muita gente agonizando. Ele gritava: 'Vou matar vocês, vou matar vocês'. E as crianças gritavam: 'Não me mata, não me mata”, relatou Jade.
Também assustada, a mãe de Jade, Lúcia Ramos, contou a sensação de insegurança que ficou após a tragédia: “Por mim nem mandaria as crianças para a escola de novo”, desabafou ela, que mandou o irmão de Jade buscá-la Jade na escola assim que soube do ocorrido.
Pai relata “visão tenebrosa”
O pai de um aluno de 14 anos, Felipe Luiz, esteve no local e contou que foi “uma visão tenebrosa”. Morador da mesma rua da escola, afirmou que estava em casa quando ouviu os tiros e que, ao entrar na instituição de ensino, se deparou com uma cena de terror, chegando a sentir uma dor no estômago.
“Vi crianças baleadas, ensanguentadas. Não dá para explicar porque um sujeito vem até aqui e atira em crianças. Aqui é uma região tranquila. O colégio é bom e tem uma certa segurança”. Ele foi um dos primeiros a ajudar no socorro das vítimas. “Os bombeiros chegaram rápido e trabalharam muito bem”, elogiou.

Secretaria de Saúde do Rio confirma 12 alunos mortos após chacina em escola

Policias revistam a casa de Wellington Menezes
de Oliveira, 23 anos, no bairro Sepetiba, zona
oeste do Rio
Foto:Marcos de Paula, Agência Estado
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) do Rio de Janeiro confirmou, em nota divulgada na noite desta quinta-feira, mais uma morte após a chacina em escola da zona oeste da capital fluminense.
Wellington Menezes de Oliveira matou
12 crianças ao invadir escola no Rio
O último estudante morto tinha 13 anos e estava internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN). Com isso, sobe para 12 o número de estudantes vítimas fatais do massacre — 10 meninas e dois meninos. O atirador Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, que entrou armado na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, se suicidou após o massacre.
O comunicado divulgado às 20h26min ainda traz um boletim dos 12 feridos:
Hospital Estadual Alberto Torres
> Garoto de 14 anos sofreu uma lesão vascular grave no ombro direito. Está sendo operado.
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes
> Garoto de 13 anos foi baleado no olho direito, foi operado.
> Garota 14 anos foi atingida no abdômen e coluna. Foi operada no Hospital Estadual Albert Schweitzer e transferida para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Os dois permanecem internados.
Hospital Estadual Albert Schweitzer
> Adolescente de 13 anos teve fratura de antebraço e está estável.
> Garoto de 14 anos foi baleado no abdômen e mão. Está em estado grave.
> Garoto de 13 anos foi baleado no abdômen. Está estável.
> Garota de 13 anos foi baleada no abdômen. Está estável. Todos estão internados.
> Garoto de 14 anos teve uma lesão na perna, foi examinado na unidade e teve alta.
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
> Garoto de 13 anos foi baleado no braço. Está estável. Permanece internado.
> Garota de 13 anos foi baleada nas mãos. Está estável. Permanece internada.
Hospital Universitário Pedro Ernesto
> Garoto de 13 anos foi baleado na perna e no braço. Ele está consciente e o estado de saúde é estável. Está internado.
Hospital da Polícia Militar
> Garoto de 14, anos foi baleado na cabeça, mão e clavícula. Foi operado e passa bem. Está internado.

Grêmio vence Junior com autoridade e já está nas finais da Libertadores

Grêmio vence Junior com autoridade e já 
está nas finais da Libertadores 
Crédito: Cristiano Estrela
O Grêmio mostrou ao Junior de Barranquilla quem dá as cartas no Olímpico e venceu com autoridade, por 2 a 0 nesta quinta-feira. O primeiro tempo foi complicado, mas liderado por Lúcio, o time conseguiu abrir o placar. Na etapa final, Borges marcou o seu nono gol na temporada e o Tricolor teve tranquilidade para administrar o placar.
Desde os primeiros minutos, apenas o Tricolor gaúcho se propôs a atacar. Controlou a partida, mas demorou para abrir o placar contra o Junior. Douglas e Borges perderam duas grandes chances cada um e, desatento, o time fez muitos passes errados. Em dois destes lances, Victor chegou a ser driblado e foi salvo pela zaga gremista.
Logo no início da partida, Escudero conseguiu um bom lançamento para Douglas. A zaga do Junior se atrapalhou e o meia dominou a bola sozinho. Ele demorou para chutar, porém, e acabou dividindo com o goleiro, perdendo a primeira grande oportunidade da partida.
Aos 4 minutos, em cobrança de escanteio, foi a vez de Borges perder chance incrível. Rochemback cruzou, na pequena área, o centroavante subiu livre, mas cabeceou fraco, em cima do goleiro Viera. Logo na sequência o Grêmio teve a chance de marcar em falta na frente da área. Lúcio chutou, com muito efeito, mirando o ângulo esquerdo, mas saiu, tirando tinta da trave.
Seria Lúcio, por sinal, que inauguraria o placar, aos 33 minutos, em jogada da dupla de ataque, Borges e Escudero. O centroavante cruzou, buscando o argentino, a zaga desviou e sobrou para Lúcio desmarcado. Ele olhou para o gol e, de primeira, mandou de chapa, no canto direito do goleiro Viera.
Na metade da etapa inicial, porém, a torcida tricolor enxergou vislumbres do "branco" que atingiu a equipe contra o Juventude. Bacca foi lançado nas costas da zaga, ganhou de Rafael Marques, driblou Victor e, no momento do chute, Rodolfo salvou a pátria tricolor. Em cima do lance, ele fez a parede a afastou com categoria. Aos 43, quando o Tricolor já comandava o placar, Bacca recebeu livre, de novo, e Bruno Collaço se atirou na bola, para evitar o gol, com Victor já batido no lance.
Para não dar chance ao azar, o Grêmio voltou fuliminante para a etapa final. Foi aí, nos primeiros minutos, que Viera começou a se destacar. O goleiro da equipe colombiana fez diversa grandes defesas que impediram uma goleada. Primeiro, pegou cabeceada à queima-roupa de Rafael Marques, após jogada trabalhada entre Douglas e Escudero.
Aos 12 minutos, contudo, a pressão foi demais. Douglas mandou cruzamento para a área, Adilson raspou de cabeça e Borges tocou de chapa, entre as pernas de Almeida e sem chance para Viera. O centroavante se redimia dos erros no início da partida e garantia a vitória para o Grêmio.

Polícia divulga lista com nomes das vítimas de chacina em escola do Rio

Familiares de vítima esperavam pela liberação
do corpo pelo IML, no Rio de Janeiro
Foto: Vanderlei Almeida, AFP
A Polícia Civil divulgou nesta noite a lista com os nomes das vítimas da chacina na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro.
Anteriormente, o diretor de Políciatécnica e científica da Polícia Civil, Sérgio Henrique, havia divulgado que o número de estudantes mortos havia subido para 13. A informação foi corrigida pela assessoria da policia.
São eles:
1- Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos
2- Rafael Pereira da Silva, 14 anos
3- Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
4- Mariana Rocha de Souza, 12 anos
5- Larissa dos Santos Atanázio, 13 anos
6- Bianca Rocha Tavares, 13 anos
7- Luiza Paula da Silveira Machado, 14 anos
8- Laryssa Silva Martins, 13 anos
9- Géssica Guedes Pereira
10- Samira Pires Ribeiro, 13 anos
11- Menina não identificada (aguardando identificação de familiares)
Na manhã desta quinta-feira, Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, entrou armado na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, por volta das 8h.


VÍDEO: internauta registra cenas do ataque


Leia mais:

Vídeo mostra cenas da tragédia em escola do Rio de Janeiro

Vídeo mostra cenas da tragédia em escola
do Rio de Janeiro 
Crédito: Reprodução/YouTube
Um vídeo feito por um aparelho celular e postado no YouTube no início da tarde desta quinta-feira mostra cenas da tragédia ocorrida nesta manhã na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste da capital fluminense. As imagens registram a entrada das primeiras pessoas no colégio, depois de Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, fazer os disparos, e alunos saindo correndo pela porta principal.
• Leia mais sobre a tragédia no Rio de Janeiro

É visível o desespero das crianças e adolescentes, alguns com os uniformes sujos de sangue. Do lado de fora da escola, eles receberam ajuda das pessoas que estavam no local, antes da chegada das ambulâncias.
Pelo menos 11 crianças (10 meninas e um menino) morreram no ataque e outras 13 pessoas ficaram feridas. Segundo Cabral, a tragédia poderia ter sido maior se não fosse a ação de um sargento da Polícia Militar que participava de uma operação perto da escola.

Encontro entre as Instituições de Segurança do Brasil e Argentina

O encontro foi na cidade de Corrientes/
Argentina
 Reuniram-se na segunda-feira (4/4), na cidade de Corrientes/Argentina, os Comandantes do CRPO Fronteira Noroeste, TCel Iguaraçú Ricardo da Silva, o Comandante do 4º BPAF, TCel Sérgio Flores de Campos, com os representantes da Policía da Província de Misiones e Corrientes, Gendarmeria Nacional Argentina, e Prefeitura Naval da Argentina.
O encontro teve como objetivo agregar as instituições da Policía de Corrientes e a Agrupacion III da Gendarmeria Nacional da Argentina, ao trabalho de integração de fronteira, já realizado entre as Instituições de Segurança do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) com a Província de Misiones (Argentina).
Dentre os assuntos tratados, ficou ajustado data para próxima Operação Simultânea, e também questões de troca de informações e técnicas, visando manter um trabalho integrado que objetiva a segurança de fronteira.

Policial evitou mais mortes, diz Cabral

Pelo menos 11 crianças morreram no
ataque contra escola no Rio
Crédito: Tasso Marcelo / AE / CP
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, classificou como "psicopata" e "animal" Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, que, nesta manhã, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste da capital fluminense, e atirou contra estudantes. Pelo menos 11 crianças (10 meninas e um menino) morreram no ataque e outras 13 pessoas ficaram feridas. Segundo Cabral, a tragédia poderia ter sido maior se não fosse a ação de um sargento da Polícia Militar que participava de uma operação perto da escola.
“O sargento Alves foi chamado por um menino ferido que conseguiu fugir da escola. Chegando lá, ele encontrou o psicopata com a arma engatilhada e pronta para subir para o terceiro andar. A reação do sargento foi atirar nas pernas do bandido, que, em seguida, se matou. Se ele não tivesse feito isso, a tragédia poderia ter sido muito maior”, disse.
"Agora, nossa obrigação é de prestar solidariedade e apoio às famílias dos meninos e meninas que foram vítimas desse psicopata, desse animal, dessa brutalidade toda, e prestar assistência às vítimas que sobreviveram", disse o governador durante entrevista coletiva concedida do pátio da escola. Após o ataque, Wellington Menezes de Oliveira atirou contra a própria cabeça e também morreu no local.
Cabral exigiu que a polícia investigue a experiência de Wellington com armas. “Em algum lugar esse psicopata adquiriu experiência no manuseio com armas. Quero saber onde”, afirmou o governador que rechaçou a ideia da escola ser de fácil acesso. “Ele só entrou na escola porque era ex-aluno e foi reconhecido por uma funcionária da biblioteca”, afirmou.
Wellington, que não tem antecedentes criminais, entrou na instituição por volta das 8h30min, e disparou de forma aleatória contra as pessoas que estavam no local.
Professores tentaram proteger as crianças. Assista ao vídeo:

Estudos sobre o leite serão realizados em Santa Rosa

Para o Secretário de Agropecuária,
Ari Dresch, este trabalho facilitará 
avanços para o município e região
Representantes do Instituto Bio Sistêmico do município de Piracicaba/SP, estarão em Santa Rosa, na próxima semana. Através de um projeto com o SEBRAE e apoio da Prefeitura Municipal, Cotrirosa, Coopermil, Banco do Brasil, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais serão realizadas ações voltadas à produção leiteira no município.
Durante os dias 11, 12 e 13 de abril, dez propriedades do município passarão por análises no leite. O objetivo é constatar a qualidade do leite produzido, pois assim, os agricultores poderão acompanhar as análises e entender se a forma como procedem está correta. Eles também poderão verificar se o leite produzido em sua propriedade está diante da portaria 51, do Ministério da Agricultura, que prevê índices mínimos de qualidade para que o leite possa ser comercializado.
Para o Secretário de Agropecuária, Ari Dresch, este trabalho facilitará avanços para o município e região, “Essas ações contribuem para avanços nesta atividade que é tão importante para nossa região. É isso que a Prefeitura prioriza, pois se acredita que com investimentos e cada vez mais qualidade, vamos garantir que os agricultores possam permanecer no meio rural”. Este trabalho está sendo feito em 51 municípios brasileiros, o que totalizará 510 análises.
No dia 13, a partir das 14h no Auditório Central da Unijuí, onde será realizada uma palestra com o Médico Veterinário, Leandro Bertoco Biata.

Curso de Psicologia da SETREM apresenta proposta de convênio a empresas

O evento foi realizado no Pub Garagem
1953, de Três de Maio
Dando continuidade ao Projeto Psicologia Conversando com a Comunidade, na quarta-feira, dia 06, o Curso de Psicologia da SETREM em parceria com ACI/SINDILOJAS, oportunizou momento de integração com a comunidade.
O evento realizado no Pub Garagem 1953, de Três de Maio, contou com a fala da coordenadora do Curso de Psicologia da SETREM, Lilian Ester Winter, que abordou a temática ‘Desenvolvendo Pessoas Mediante o Diferencial Humano’ e apresentação do Serviço Clínica Escola de Psicologia SETREM (SERCEPS), que além dos serviços de atendimentos em psicoterapia, oferece consultoria em psicologia do trabalho e organizacional. Neste convênio, todas as empresas associadas da ACI/SINDILOJAS poderão serão beneficiadas. “Entre os serviços oferecidos encontra-se: auxilio em recrutamento e seleção, acompanhamento do novo funcionário, avaliação para promoção, capacitações e desenvolvimento de pessoas entre outras”.

Ataque em escola no RJ deixa 10 mortos e 22 pessoas feridas

Veja imagens da tragédia na Zona Oeste do RJ
Nove crianças ficaram feridas no ataque a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (7). Segundo a polícia, são dez mortos no total, contando com o atirador. Ao todo, já são 22 pessoas feridas.
O atirador foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da escola.
Atirador deixou carta
De acordo com o coronel da polícia Djalma Beltrami, Wellington deixou uma carta, segundo ele, com inscrições complicadas, no local. “Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.
Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.
Segundo a polícia,  uma equipe da Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) passava próximo ao local e foi à escola depois de ver crianças correndo pela rua.
Funcionária viu crianças feridas
“O cara entrou, foi para o terceiro andar e começou a atirar. As crianças disseram que foi pai de aluno. Vimos muitas crianças carregadas, desacordadas, baleadas”, disse uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar.
“Começamos a ouvir tiros. Com o eco, parecia que uma coisa estava desabando. Todo mundo correu. Depois, a professora chegou dizendo que o cara chegou atirando em uma sala. Foi um desespero”, afirmou ela.
Secretária de educação volta dos EUA
A subsecretária municipal de Educação do Rio, Helena Bomeny, está a caminho do local. No Twitter, a secretária municipal da Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, afirmou: “Estou pegando o primeiro avião de volta. Desmarquei a palestra de hoje e não vou ver minha neta.” Segundo o twitter da secretaria, ela está em Washington, nos Estados Unidos.

Cotidiano profissional é destaque na Jornada Pedagógica da SETREM

A Jornada Pedagógica é dirigida a
profissionais e estudantes da área
da educação
Iniciou na terça-feira, dia 05, a 7ª Jornada Pedagógica da SETREM, dirigida a profissionais e estudantes da área da educação.  Passaram pelo auditório do Campus, educadores renomados abordando os principais temas  e problemas que envolvem o cotidiano dos profissionais da educação.
Na ocasião palestrou sobre ‘Educação: o lugar da família e da escola’, Paulo Evaldo Fensterseifer, Doutor em Educação. Á tarde, Paulo em parceria com a Psicóloga, Psicopedagoga e Mestre em Educação, Elaine Werle e o Assistente Social e Mestre em Educação, Leandro Steiger, abordaram ‘A contribuição multiprofissional no processo de humanizar as relações no espaço escolar’.
Ontem, quarta-feira, ocorreu a conferência ‘Mais Vida no Ensinar e no Aprender’, com Fabiani Ortiz Portella, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, secção Rio Grande do Sul. A profissional refletiu sobre aprendizagem como resultante da relação família e do vínculo entre estudante e professor, gerando muitos questionamentos por parte da platéia. “O grande desencadeador da aprendizagem é o professor. O aluno aprende por amor. Assim é necessário trabalhar com mais amor e motivação”.
Presentes refletiram sobre como atuar com os reflexos da família desestruturada. Já que o aluno chega à escola, com poucos valores morais e éticos. “É necessário realizar um grande trabalho com relação a esta temática. Precisam ser criadas políticas públicas que se absorvam a questão. Contudo, é necessário continuar o trabalho e acolher esse aluno. Deve-se aprender a trabalhar na diversidade. Não há aluno ideal, devemos buscar formas, estratégias e ferramentas pedagógicas para trabalhar de forma diferente”. Á tarde, a Doutoranda em Educação, Rejane Cavalheiro, abordou ‘Tecituras da Docência: entrelaçamentos de vida pessoal e profissional no cotidiano da escola’. A segunda etapa do evento ocorre de 17 de 18 de agosto.

Peça Megera Domada encanta estudantes de graduação e de técnicos da SETREM

Na leitura do grupo foi efetuada 
referência à Comédia Dell’Arte
Na noite de terça-feira, dia 04, o grupo de teatro UEBA Produtos Notáveis, promovido pelo SESC, de Santa Rosa, apresentou-se ao ar livre no Campus SETREM. A peça Megera Domada, baseada na obra homônima do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, encantou a todos, funcionários, professores e estudantes de cursos de graduação e técnicos da SETREM.
Na leitura do grupo foi efetuada referência à Comédia Dell’Arte, talvez uma inspiração do próprio Shakespeare, incluindo uso de máscaras, figurinos coloridos e acessórios, com sonoplastia e trilha sonora executadas ao vivo.  Houve também homenagem ao escritor italiano Carlo Goldoni, com uma sub-estória da peça Arlequim, Servidor de Dois Patrões.

Câmara aprova acordo que triplica custo de Itaipu

Valor pago ao Paraguai pela energia
não consumida salta de US$ 120
milhões para US$ 360 milhões
Com uma demora de um ano e sete meses, o plenário da Câmara aprovou, na noite de quarta-feira, o acordo entre os governos do Brasil e do Paraguai sobre o valor da energia gerada em Itaipu. Em setembro de 2009, o Brasil aceitou pagar três vezes mais ao Paraguai pela cessão da energia não consumida pelo país vizinho, subindo dos atuais US$ 120 milhões para US$ 360 milhões anuais.
O atraso na aprovação do acordo pelo Legislativo brasileiro está criando uma saia-justa para a presidente Dilma Rousseff. Ela pretende viajar em maio ao Paraguai, mas não poderá chegar lá sem a concretização do acordo. A alteração no Tratado de Itaipu já foi aprovada pelo Parlamento paraguaio.
O DEM e o PSDB tentaram evitar a votação da proposta, usando a estratégia de obstrução. Após quase cinco horas de sessão, às 23h44 de quarta-feira, a proposta foi aprovada com os votos contrários dos dois partidos. O placar registrou 285 votos a favor e 54 contrários. O acordo terá de ser votado ainda pelos senadores.
A votação deixou claro que a decisão de pagar mais pela energia de Itaipu não é apenas uma conta numérica e uma discussão econômica. Estão em cena a relação política e diplomática com o Paraguai e a estratégia geopolítica do governo.
Ao acertar rever o tratado com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância de o Brasil não ter um país pobre como vizinho e de combater a desigualdade regional.
O relator da proposta na Câmara, deputado Doutor Rosinha (PT-PR), ao defender a proposta, disse que o acordo representa pouco para o Brasil, mas significa bastante para o Paraguai. Segundo Rosinha, a remuneração pela energia de Itaipu representa cerca de 20% do total das receitas do Paraguai.

Chiapetta e Santo Augusto decretaram situação de emergência

De acordo com o levantamento da
prefeitura de Chiapetta foram mais
de 800 casas danificadas
Os municípios de Santo Augusto e Chiapetta decretaram situação de emergência depois de um temporal de granizo. Mais de 1.500 casas foram danificadas.
Ontem estava quase anoitecendo e os moradores de Chiapetta ainda cobriam os telhados com lonas.
- Trabalhei durante o dia e no final da tarde para cobrir a casa – conta o auxiliar de pedreiro, Gilmar Andrieski.
A chuva de granizo que atingiu o município por volta das seis horas desta terça-feira assustou os moradores.
- Corri para debaixo da cama para me proteger – comenta a aposentada Maria Inez Conceição.
De acordo com o levantamento da prefeitura de Chiapetta foram mais de 800 casas danificadas.
Santo Augusto passou por um susto semelhante. Em torno de 700 casas foram danificadas pelo granizo. O impacto das pedras estragou telhados de várias residências. A aposentada Maria de Lima não esperou telhas novas. Contou com a ajuda do filho para remendar os buracos.
- Pedi para arrumar com medo que venha chuva – disse a aposentada.
A casa do marceneiro Vanderlei vai precisar de 34 telhas de amianto, mas conta que não tem dinheiro para comprar.
- O dinheiro que ganho não dá. Vamos ver se alguém ajuda – revela Vanderlei.
O prefeito de Santo Augusto, Alvorino Polo, estima que serão necessárias 16 mil telhas para atender os moradores. A Defesa Civil deve enviar telhas ianda nesta semana.
Além das residências, houve prejuízo também no campo. Lavouras de soja que estavam prontas para serem colhidas foram danificadas. A estimativa é que 20% dos grãos caíram com o impacto do granizo.

Inter joga pouco e perde para o Jaguares por 1 a 0

Inter não conseguiu segurar a pressão na 
segunda etapa
Foto:Alexandre Lops, Divulgação Inter
Não foi o Inter da Libertadores. Nesta quarta-feira, o time de Celso Roth jogou pouco e perdeu para o Jaguares por 1 a 0, no Estádio Victor Manuel Reyna, em Tuxtla Gutiérrez, no México. Salazar marcou o único gol da partida, no início do segundo tempo.
Mesmo com a derrota, o Inter permaneceu na liderança do Grupo 6, com 10 pontos. Já o time mexicano subiu para a segunda posição, com nove, e ganhou ânimo para disputa de uma das vagas.
Na última rodada da fase de grupos, o time gaúcho recebe o Emelec, no dia 19, no Beira-Rio, enquanto o Jaguares enfrenta o boliviano Jorge Wilstermann, que ainda não marcou ponto sequer.