07 abril 2011

Cotidiano profissional é destaque na Jornada Pedagógica da SETREM

A Jornada Pedagógica é dirigida a
profissionais e estudantes da área
da educação
Iniciou na terça-feira, dia 05, a 7ª Jornada Pedagógica da SETREM, dirigida a profissionais e estudantes da área da educação.  Passaram pelo auditório do Campus, educadores renomados abordando os principais temas  e problemas que envolvem o cotidiano dos profissionais da educação.
Na ocasião palestrou sobre ‘Educação: o lugar da família e da escola’, Paulo Evaldo Fensterseifer, Doutor em Educação. Á tarde, Paulo em parceria com a Psicóloga, Psicopedagoga e Mestre em Educação, Elaine Werle e o Assistente Social e Mestre em Educação, Leandro Steiger, abordaram ‘A contribuição multiprofissional no processo de humanizar as relações no espaço escolar’.
Ontem, quarta-feira, ocorreu a conferência ‘Mais Vida no Ensinar e no Aprender’, com Fabiani Ortiz Portella, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, secção Rio Grande do Sul. A profissional refletiu sobre aprendizagem como resultante da relação família e do vínculo entre estudante e professor, gerando muitos questionamentos por parte da platéia. “O grande desencadeador da aprendizagem é o professor. O aluno aprende por amor. Assim é necessário trabalhar com mais amor e motivação”.
Presentes refletiram sobre como atuar com os reflexos da família desestruturada. Já que o aluno chega à escola, com poucos valores morais e éticos. “É necessário realizar um grande trabalho com relação a esta temática. Precisam ser criadas políticas públicas que se absorvam a questão. Contudo, é necessário continuar o trabalho e acolher esse aluno. Deve-se aprender a trabalhar na diversidade. Não há aluno ideal, devemos buscar formas, estratégias e ferramentas pedagógicas para trabalhar de forma diferente”. Á tarde, a Doutoranda em Educação, Rejane Cavalheiro, abordou ‘Tecituras da Docência: entrelaçamentos de vida pessoal e profissional no cotidiano da escola’. A segunda etapa do evento ocorre de 17 de 18 de agosto.