29 março 2011

"Nós tínhamos uma relação de irmãos", diz Lula

Em Portugal, Lula chorou a morte de
Alencar 
Crédito: Beto Barata / Agência Estado / CP
Por causa da morte do ex-vice-presidente José Alencar, a presidente Dilma Rousseff, que está em Portugal, decidiu que retornará ao Brasil amanhã pela manhã. O retorno ocorrerá logo depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receber o título de "doutor honoris causa" da Universidade de Coimbra. "Nós tínhamos um relação de irmãos, de pai e filho", afirmou Lula sobre seu vice. As bandeiras do Palácio do Planalto já estão hasteadas a meio mastro, em luto pela morte do ex-vice-presidente.
Em Coimbra, muito emocionados e com lágrimas nos olhos, a presidente Dilma e o ex-presidente Lula lamentaram profundamente a morte de Alencar. Dilma concedeu entrevista e se desculpou pela declaração que tinha feito momentos antes à imprensa. Ela havia dito que estava acompanhando a situação do ex-vice-presidente com muita preocupação, mas ressalvando que ele "sempre surpreendia", demonstrando esperança.
A presidente esclareceu que, quando fez esse comentário, não sabia que o falecimento já tinha ocorrido. "Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento. Eu tenho uma grande honra de ter convivido com ele. Foi presidente da República por mais de oito meses. Estou oferecendo o Palácio do Planalto à família para que o corpo dele seja velado na condição de chefe de Estado", disse a presidente da República.
Dilma e Lula haviam se recolhido para uma conversa quando receberam a notícia, por telefone, do médico de José Alencar, Raul Cutait. Lula e Dilma tiveram a ideia inicial de retornar imediatamente para Brasília, mas diante do fuso horário e das primeiras providências que precisam ser tomadas pela própria família de Alencar, decidiram adiar a decolagem de Portugal para amanhã de manhã.
A partida ocorrerá tão logo o ex-presidente Lula receber o título de "doutor honoris causa" na universidade de Coimbra. Não haverá qualquer comemoração por ocasião da entrega do prêmio, marcado para as 10h30min (horário local). As visitas ao presidente Cavaco Silva e ao primeiro-ministro José Sócrates estão adiadas.
Dilma disse que já conversou com o filho de José Alencar, Josué, e que ele informou que depois da cerimônia no Palácio do Planalto acompanhará as demais homenagens ao pai. A presidente disse que espera estar em Brasília na tarde de amanhã. "Falei com Josué e depois irei ao sepultamento, em Minas", declarou.
Choro
O ex-presidente Lula, ao lado de Dilma, estava ainda mais emocionado e chegou a chorar fortemente. Lula fez muitos elogios a Alencar e lembrou de quando o conheceu e o escolheu para ser o seu candidato à vice-presidência. Recordou que havia perdido muitas eleições e que sempre tinha a mesma quantidade de votos, em torno de 30%. "Eu precisava do restante e o restante era o Zé Alencar. Quando o conheci, eu disse: encontrei o meu vice."
Lula salientou a lealdade, a dedicação e a capacidade de trabalho de Alencar, acrescentando que "nunca teve uma vírgula de divergência com ele". "Não existe um vice como o meu", afirmou. "É fácil elogiar quem morre, porque todo mundo que morre vira uma pessoa boa. Mas ele é especial", completou.
O ex-presidente contou que, nos últimos tempos, visitava Alencar semanalmente. Relembrou que na última campanha presidencial, apesar da sua dificuldade por causa da doença e até uma certa fraqueza, Alencar fez questão de subir em um carro e acompanhar Dilma em Belo Horizonte por quatro horas. "Eu tenho de fazer isso para ajudá-la a ganhar", foi a frase de Alencar, relembrada por Lula.
Para Lula "foi um descanso" para Alencar, que "estava sofrendo muito há seis meses". Lula completou dizendo que alguns meses atrás Alencar pediu sua opinião se deveria parar de tomar os medicamentos, pois eram muito agressivos. Lula disse que era a favor de que ele parasse e que vivesse de forma "mais intensa, mais prazerosa" o resto de sua vida. "Vou dedicar o prêmio, amanhã, a ele", afirmou Lula.

Morre aos 91 anos o ex-presidente do Grêmio Rudi Armin Petry

Morre o ex-presidente do Grêmio Rudi
Armin Petry, aos 91 anos 
Crédito: Itamar Aguiar/CP Memória
O histórico ex-dirigente do Grêmio Rudi Armin Petry morreu, nesta terça-feira, aos 91 anos. O velório será realizado no Salão Nobre do Estádio Olímpico, na manhã de quarta-feira. Inicialmente, o Grêmio informou que a cerimônia ocorreria na noite de terça, mas a logística não foi possível. Petry estava morando no Litoral Norte e tratava diabetes. Ele teve o falecimento confirmado na tarde de hoje.
O ex-dirigente virou sócio do Tricolor em 1948, quando começou a acompanhar o clube mais de perto. Em 1963, tornou-se diretor de futebol pela primeira vez e participou de toda a jornada para a conquista do hexacampeonato Gaúcho. Igualou o feito do Inter, em 1967, quando já era presidente do Grêmio.
Ele seria o responsável pela expressão "assunto de economia interna", quando não queria tratar de certos assuntos com a imprensa. Também ficou conhecido pelo respeito à rivalidade Gre-Nal e dizia que a grandeza de um dos clubes da Capital sempre dependia do outro.

Escola Superior do Ministério Público realizará o novo concurso da Prefeitura de Tuparendi

Novo concurso deverá ser realizado
O prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, anunciou na tarde desta segunda-feira, 28,  que a Prefeitura definiu a entidade que será responsável pela aplicação do novo concurso para provimento de vários cargos na administração municipal, em razão da anulação do concurso público promovido em dezembro passado pela prefeitura.
A entidade que deverá aplicar o novo concurso é a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O órgão possui o titulo de “notória especialização”, o que segundo a lei, justifica sua  contratação sem um processo de licitação.  A mesma fundação é responsável pela aplicação de concursos para órgãos importantes como o Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e outros.
Outra novidade deste novo concurso, é que diferentemente do realizado em dezembro passado, quando as provas foram realizadas em cinco locais diferentes na cidade de Tuparendi, é que este as provas escritas serão aplicadas na Unijuí Campus Santa Rosa. O prefeito Olavo Pawlak justificou a medida afirmando que o local oferece melhores condições para a realização das provas. “Na Unijuí as provas serão realizadas em um único local, com amplas acomodações e infra-estrutura necessária, certamente não teremos problemas com a infra-estrutura e muito menos com o acesso dos candidatos até o local das provas,  e outros que aconteceram quando da realização do primeiro concurso”, explica Olavo.
O prefeito acredita que o novo concurso deverá ser realizado no mês de junho. As pessoas que inscreveram para o concurso que foi anulado,  poderão se inscrever novamente sem custos. Quem prestou e concurso e não deseja se inscrever novamente terá o valor de sua inscrição devolvido pela prefeitura.

Empresário caxiense sumido estaria sozinho quando fez saque de R$ 5 mil

Até o momento, o banco foi o último local 
onde o empresário foi visto por conhecidos
Foto:Arquivo pessoal, reprodução
O empresário caxiense Adriano Battassini, 32 anos, estaria sozinho e aparentava tranquilidade quando fez um saque de R$ 5 mil em uma agência do Itaú, na manhã de segunda-feira. Até o momento, o banco foi o último local onde o empresário foi visto por conhecido santes de desaparecer com seu veículo, um Marea Weekend.
De acordo com o delegado Ives Trindade, titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), a esposa de Battassini, em depoimento nesta manhã, contou ter ido à agência e conversado com caixas e o gerente. Os funcionários relataram que o empresário não demonstrava preocupação e também não estava acompanhado, pelo menos no momento do saque.
Ives explica que agentes estão analisando as imagens das câmeras de segurança do banco para verificar se alguém estava com Battassini, ou se o empresário foi seguido ao sair do banco com o dinheiro sacado.
O valor seria usado para a aquisição de peças para a indústria de componentes para urnas funerárias dele. O caso ainda é tratado pela Polícia Civil como um desaparecimento.
O Marea do empresário foi encontrado na madrugada desta terça-feira, estacionado na Rua Andrade Neves, próximo à Estação Rodoviária de Caxias do Sul. O Marea Weekend, ano 2000, estava trancado. Dentro do veículo, estava a Carteira de Identidade, as chaves da empresa e da casa de Battassini.
No porta-luvas havia manchas semelhantes com café. Informações sobre o paradeiro do empresário podem ser encaminhadas à Defrec pelo (54) 3221.4555 ou pelo 181.

Morre ex-vice-presidente José Alencar, aos 79 anos

Morre ex-vice-presidente José Alencar 
Crédito: Brizza Cavalcante / CP Memória
O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h40min desta terça-feira, aos 79 anos. Alencar estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde às 13h20min de ontem, quando deu entrada no hospital com quadro de "suboclusão intestinal". O ex-vice-presidente lutava contra um câncer no abdome havia mais de 13 anos e chegou a passar por 17 cirurgias. Conforme o último boletim médico divulgado pelo hospital, no fim da manhã de hoje, Alencar estava sedado, sem dor e na companhia de seus familiares. Segundo a nota, ele estava recebendo as medidas de suporte necessárias.
O médico-cirurgião Raul Cutait, que integra a equipe que tratava do ex-vice-presidente, disse que ele não tinha mais condições de passar por novos tratamentos. "Ele voltou a ter perfuração intestinal e peritonite (um tipo de inflamação), e não poderá sofrer uma nova intervenção cirúrgica. Estamos tomando todas as medidas para ele não sofrer", afirmou.
Segundo Cutait, Alencar passou por um tratamento à base de medicamentos, especialmente analgésicos, para aliviar a dor, o que o deixava em estado de constante sonolência. O ex-vice-presidente apresentava ainda um quadro de pressão baixa.
Posse de Dilma
A última crise enfrentada pelo ex-vice-presidente devido ao câncer ocorreu no fim do ano passado, quando foi internado às pressas no Sírio-Libanês devido a uma hemorragia digestiva grave. Na ocasião, Alencar passou por uma cirurgia de emergência, em que não foi possível chegar ao abdome do paciente. Com isso,  o procedimento fosse interrompido. Cutait chegou a afirmar que aquele era o momento mais crítico da luta contra o câncer.
A hemorragia, no entanto, foi estancada naturalmente. O então vice-presidente reagiu bem à hemodiálise e, dois dias depois, chegou a comer uma fatia de panetone durante a ceia de Natal. Alencar manifestou interesse em ir à cerimônia de posse de Dilma Rousseff, o que não foi recomendado pelo médico Roberto Kalil Filho, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-vice-presidente.
Biografia
O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931 no interior de Muria, na Zona da Mata de Minas Gerais. Aos 14 anos, ele deixou a casa dos pais para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos em Muria. Pouco tempo depois, transferiu-se para Caratinga, onde continuou a trabalhar de balconista.
Aos 18 anos, Alencar abriu uma pequena loja onde vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas e armarinhos. Depois disso, o ex-vice-presidente foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.
Em 1967, Alencar fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), atualmente um dos maiores grupos industriais têxteis do País. A Coteminas tem hoje 11 unidades industriais em quatro Estados –  Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina –, e uma na Argentina.
Como empresário, José Alencar foi presidente da Associação Comercial de Ubá, diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.
Em 1994, o ex-vice-presidente se candidatou ao governo de Minas Gerais e, em 1998, ao Senado, quando foi eleito com quase 3 milhões de votos. Em 2002, ele compôs a chapa para a Presidência da República com Luiz Inácio Lula da Silva, elegendo-se para o período entre 2003 e 2006. Alencar encerrou seu segundo mandato como vice de Lula em dezembro.
Recorde no exercício da vice-presidência
O ex-vice-presidente José Alencar permaneceu por mais de 450 dias na interinidade da Presidência da República, superando as marcas dos ex-vice-presidentes Marco Maciel (1995-2002), Delfim Moreira (1918-1919) e Aureliano Chaves (1979-1985), que estiveram no exercício do cargo de presidente por 312, 194 e 181 dias, respectivamente, de acordo com levantamento feito pela Agência Estado, com informações do governo federal.
Alencar substituiu frequentemente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão das viagens para fora do Brasil por causa da política externa de sua gestão, que priorizou contatos pessoais do petista com chefes de governo e Estado.

Rio transborda e derruba ponte no interior de Panambi

Grande volume de chuvas elevou o rio Palmeira
Foto:José Luiz de Melo Almeida / Divulgação
A ponte que ligava a localidade de Linha Fiúza, em Panambi, a Linha Divisa, em Condor, caiu na manhã desta terça-feira. O grande volume de chuvas elevou o rio Palmeira, que subiu seis metros, ficando acima da ponte, que era de madeira com estrutura de concreto.
A ponte, de 50 metros, é a principal ligação entre as duas localidades. Agora, os moradores tem que fazer um desvio pela localidade de Assis Brasil, o que aumenta em cerca de 20km o trajeto.
Segundo o vice-prefeito de Panambi, José Luiz de Melo Almeida, o município, assim que o rio baixar totalmente, vai buscar apoio com Condor para reconstruir a ponte. Panambi decretou situação de emergência por causa da chuva  na segunda-feira.

Filha mata o pai em Sarandi

Após discussão, jovem de 24 anos

disparou vários tiros contra o pai

Uma jovem de 24 anos matou o próprio pai na noite dessa segunda-feira, em Sarandi, no norte do Estado. Segundo a polícia, por volta das 19h15min, Irani Néris da Veiga, 48 anos, visitava a ex-mulher. Ao encontrar com a filha, os dois acabaram discutindo. A jovem foi até o quarto, pegou o revólver e disparou vários tiros. O homem morreu no local e a jovem acabou fugindo. A Brigada Militar faz buscas na região.

Polícia Civil investiga morte de idosa na praia do Cassino

A Polícia Civil investiga a morte de uma idosa na praia do Cassino, em Rio Grande, no sul do Estado. Na manhã desta terça-feira, o corpo foi encontrado na beira da praia, na altura do antigo Terminal Turístico.
A vítima estava seminua, enterrada na areia, próximo à água. A investigação ainda não indentificou a mulher. Um homem, que se apresentou como filho da idosa, foi encontrado perto do corpo. Ele foi encaminhado para a Delegacia do Cassino para depor.

Ciclista morre atropelado no Centro de Santa Rosa

Ciclista morre atropelado no Centro de
Santa Rosa 
Crédito: Felipe Dorneles/Especial CP
Um homem morreu atropelado, por volta das 7h desta terça-feira, no Centro de Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Deoclécio Zanoni, 53 anos, andava de bicicleta na avenida Inhacorá, quando foi atingido por um caminhão de transporte de leite.
Segundo a Brigada Militar de Santa Rosa, que atendeu a ocorrência, Zanoni era funcionário do frigorífico Alibem e se deslocava para o trabalho no momento do acidente. O motorista do caminhão, com placa de Lajeado do Tigre, prestou socorro e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Santa Rosa.

Vereadores três-maienses aprovam dois projetos na quinta sessão ordinária

Ver.Gilson é o autor do projeto que cria a
Semana da Água
Foto: Dieverton Marques
A Câmara de Vereadores de Três de Maio realizou na segunda-feira, dia 28 de março, a quinta sessão ordinária de 2001 com dois Projetos de Leis na Ordem do Dia, que foram aprovados por unanimidade. O primeiro item aprovado foi o Projeto de Lei número 02/2011, de origem Executiva, que altera o § 3º do Artigo 13, acrescenta parágrafo único ao Artigo 14 e altera a ordem de numeração de vários artigos da Lei número 2.531/2010, de 11 de fevereiro de 2010 e dá outras providências. 
O segundo item aprovado foi o Projeto de Lei número 03/2011, de origem Legislativa, que dispõe sobre a criação da Semana da Água no Município de Três de Maio. Pelo projeto, caberá as Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Educação, Cultura e Desporto organizar as atividades que serão desenvolvidas durante a semana. A realização do evento municipal será juntamente com a Semana Interamericana e Semana Estadual da Água que acontecem no mês de outubro. A Lei também propõe que as referidas secretarias, para maior abrangência, podem formar parcerias com o comércio, indústrias, escolas, cooperativas, sindicatos, órgãos públicos, entre outras entidades. “A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preservá-la. Mas, infelizmente, o desperdício deste precioso líquido cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade, acarretando uma série de problemas, onde estes irão afetar não somente aos homens, mas principalmente ao meio ambiente. Sendo assim economizar água torna-se um fator benéfico e essencial a vida, o que nos torna responsáveis pelo controle do espaço aquático”, justificou Gilson Grando.

Estado volta a restringir entrada de carne com osso

Medida deve elevar preço do churrasco com
costela, prevê associação de supermercados
Foto:  Fernando Gomes  /  Agencia RBS

A pedido de frigoríficos e pecuaristas, a Secretaria da Agricultura revogou a portaria assinada no final do ano passado que liberava sem restrições a entrada de carne bovina e bubalina com osso de outros Estados no Rio Grande do Sul.
Com a nova medida, voltam a valer as regras que determinavam a necessidade de um pedido prévio para trazer o produto de outras regiões e a necessidade de uma nova inspeção federal ou estadual no local de destino, para depois ser liberado para o varejo.
A possibilidade de tornar as regras mais flexíveis era uma antiga reivindicação da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que pleiteava o direito de adquirir produto com osso diretamente de indústrias e atacadistas de fora do Estado.
Para o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, como apenas os maiores grupos do setor têm entrepostos com inspeção federal ou estadual, as redes pequenas e médias serão as mais prejudicadas, e o impacto aparecerá no preço da costela, corte que o Estado tem uma produção inferior ao consumo.
— Ainda é cedo para dizer o percentual de aumento, mas, como 70% da costela que entra no Estado terá de passar por um frigorífico, o custo vai ser repassado ao consumidor. As datas festivas, como a Páscoa, nos preocupam mais.
Conforme a Secretaria da Agricultura, a medida tem o objetivo de defender a sanidade do rebanho gaúcho e o status de livre de febre aftosa com vacinação, já que o vírus da doença pode se alojar no osso dos animais. 
Para o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Zilmar Moussalle, a medida não terá nenhum efeito no mercado.
As novas regras para o ingresso de carne com osso:
— Pedido prévio de autorização do estabelecimento que vai comprar o produto
— Acompanhamento da carga da origem ao destino
— Produto deve estar embalado, identificado e com etiqueta de lacre de segurança
— No frigorífico ou entreposto apontado como destino, o produto deve passar por uma nova inspeção federal ou estadual
— A carne pode ingressar no RS apenas pelos corredores sanitários oficiais: Iraí (BR 158), Goio-En (SC 480), Vacaria (BR 116), Marcelino Ramos (BR 153), Barracão (BR 470) e Torres (BR 101).