27 janeiro 2011

Mistério de piano em banco de areia em Miami é desvendado

 Mistério de piano em banco de areia em
 Miami é desvendado 
Um estudante de 16 anos que pretendia fazer um vídeo de arte e seu pai, um desenhista de séries de TV, estão por trás da aparição do misterioso piano instalado no mar em Miami, e que chamou a atenção de todo o mundo nos últimos dias.
A aparição do piano sobre um banco de areia em plena Baía Biscayne gerou uma grande incógnita, enquanto as autoridades não sabiam explicar como o instrumento tinha chegado ao local e por quais motivos. Nesta quinta-feira o mistério foi desvendado.
"Estávamos pensando em fazer uma grande produção, um vídeo musical épico", contou ao jornal Miami Herald o jovem responsável pela estranha cena, Nicholas Harrington. O estudante queria apresentar o filme possivelmente como projeto de admissão em uma escola de arte em Manhattan e, para isso, tinha guardado o piano - cenográfico - na garagem de sua avó, mas na festa de fim de ano decidiu jogar combustível e tacar fogo no objeto, disse ao jornal.
No dia seguinte à festa, o menino e seu pai carregaram o piano em uma embarcação de pesca e o abandonaram no banco de areia onde originalmente pensavam fazer o vídeo, e onde ele permanece. A Guarda Costeira americana (USCG, da sigla em inglês) disse que não retirará o objeto do local "enquanto ele não representar um perigo para a navegação ou uma ameaça ao meio ambiente", segundo disse Nick Amin, porta-voz da USCG em Miami, à AFP.

Bandidos explodem parcialmente agência bancária no Sul de Santa Catarina

Explosivos que foram detonados no piso térreo
para acessar caixas eletrônicos e o cofre
Uma agência do Banco do Brasil foi parcialmente destruída na madrugada desta quinta-feira em Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina. De acordo como o delegado da comarca de Santa Rosa do Sul, Ari José Soto Riva, três homens armados com fuzis chegaram ao local à 1h. Clientes de uma pizzaria que fica ao lado do banco foram rendidos.
O grupo entrou na agência e usou explosivos que foram detonados no piso térreo para acessar caixas eletrônicos e o cofre. Os assaltantes fugiram e levaram dinheiro e quatro reféns da pizzaria. As pessoas foram liberadas logo depois em outro ponto da cidade, sem ferimentos. As informações da Polícia Civil são de que o trio fugiu em direção ao Rio Grande do Sul.
O delegado acredita que um dos assaltantes seja especialista em explosivos. Riva não soube especificar o tipo de material usado na detonação. Não há identificação de autoria do crime e nem o valor do que foi levado da agência.

Administração Municipal realizará inventário de todas as árvores no perímetro urbano de Tucunduva

As árvores serão identificadas
Em decorrência de diversos problemas ocasionados pela arborização urbana no município de Tucunduva a Prefeitura Municipal firmou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, onde se compromete a realizar o inventário de todas as árvores localizadas nos logradouros e praças públicas da cidade, especificando a localização, a espécie, o estado fitossanitário, o porte, os danos evidenciados, e a avaliação técnica de cada árvore. 
Após a entrega do inventário serão escolhidas as novas espécies a serem plantadas. Para esse plantio, serão levadas em consideração a largura do passeio, a existência ou não de rede elétrica, telefônica, de água e esgoto, a produção de frutos, flores e sementes, e o grau de poda de manutenção para a formação das copas. 
Os passeios com menos de dois metros não serão arborizados. Nesses casos o plantio das mudas poderá ser feito dentro dos lotes, com a autorização dos proprietários. Nos passeios de dois a três metros, serão plantadas arvores de pequeno porte. Em passeios acima de três metros, serão plantadas árvores de pequeno e médio porte. Sob fiação elétrica e de telefone, árvores de pequeno porte e nas praças serão plantadas árvores de grande porte. 
O plantio das mudas nas praças e nos logradouros públicos será iniciado no mês de junho deste ano. Caso seja necessário, os passeios serão modificados e adequados para que seja realizado o correto plantio das mudas.
Durante o desenvolvimento das mudas serão providenciadas atividades de poda de formação, com o objetivo de compatibilizar a árvore com o perímetro urbano. Nessa poda serão retirados os galhos baixos que dificultam o trânsito de pedestres e/ou o estacionamento de veículos. 
Após a finalização do inventário será elaborada uma relação das árvores que necessitam ser retiradas por apresentar risco de queda. Durante o ano de 2011 serão retiradas as árvores de médio e grande porte que apresentam risco e que estejam causando danos consideráveis nas propriedades públicas e/ou privadas, como rachaduras de muros e danos a rede de água ou esgoto. Também no ano de 2011 será iniciada a substituição gradual dos pinnus eliotis na Praça da Bandeira. Em 2014 serão removidas as árvores com raízes superficiais que causam elevação na pavimentação e nos passeios públicos. E no ano de 2016 serão retiradas as árvores de grande porte localizadas nos logradouros públicos.
Toda a madeira das árvores que serão retiradas deverá ser destinada a obras assistenciais, mediante comprovação. Também serão realizadas campanhas visando a educação ambiental a fim de evitar que a população plante mudas inadequadas nos passeios públicos.

Moradora de Três de Maio reclama a falta de médico para atendimento em PSF

PSF São Francisco está sem médico
Uma morada de Três de Maio, procurou a reportagem da Rádio Colonial AM na manhã desta quinta-feira, 27, para relatar uma situação vivida por ela pela falta de médico no PSF São Francisco. A munícipe, procurou nesta quarta-feira, 26, o PSF do bairro São Francisco o qual pertence em busca de agendar uma consulta, foi então informada pelo servidor que não seria possível agendar a consulta pelo fato da médica que atende neste PSF estar de atestado médico, mas lhe informaram que a mesma poderia buscar atendimento no Posto de Saúde Central, onde também não foi possível, pelo fato de o médico estar de férias. No posto central, colocaram a disposição o agendamento de uma consulta para o dia 07 de fevereiro. A paciente então, ficou sem o devido atendimento. Já na manhã desta quinta-feira, a mesma foi comunicada pelo servidor do PSF São Francisco, para que comparecesse no PSF, afim de ser avaliada por uma equipe de enfermeiras, as quais se entenderem que é necessário possam fazer o encaminhamento para um médico junto ao  Hospital São Vicente de Paulo.
No momento são três médicos que atendem nos PSFs, um está atendendo no PSF do bairro Oriental, um está participando de um congresso e a médica que está de atestado, sendo a mesma gestante com dias contados para o parto.  

Coordenadora do SAMU afirma que a comunidade quer mais agilidade no atendimento

Juliana defendeu maior integração
entre SAMU e Corpo de Bombeiros
Ao participar do programa Linha Aberta de ontem na Rádio Colonial AM, Juliana Knorst, disse que a solução é ampliar a equipe da Central de Regulação localizada em Porto Alegre. O SAMU foi ampliado nos últimos anos e hoje cobre quase todo o estado tendo apenas três centrais em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.
Os médicos de Porto Alegre são responsáveis pelo atendimento da Região Metropolitana e do interior do Estado, o que faz com que muitas vezes o atendimento não seja imediato, como a população gostaria.
A coordenadora defendeu maior integração entre SAMU e Corpo de Bombeiros, pois cada um tem o seu espaço, cabendo ao primeiro o socorro as vitimas e à corporação o resgate destas, como, o desencarceramento em casos de acidentes em que as vítimas ficam presas as ferragens. Ela afirmou, ainda, que o SAMU está aberto a críticas a fim de melhorar a sua atuação aqui em Três de Maio e região. A coordenadora regional acredita que os problemas serão corrigidos justamente com a participação da comunidade
Inclusive os interessados em conhecer como o SAMU funciona não precisam nem ligar para o serviço, basta procurar diretamente a ambulância que fica junto ao Hospital São Vicente de Paulo e conversar com a equipe local.

Com agenda cheia, Dilma chega à Capital 15 minutos antes de evento sobre Holocausto

Com agenda cheia, Dilma chega à Capital 
15 minutos antes de evento sobre holocausto 
A presidente Dilma Rousseff tem agenda apertada nesta quinta-feira. Ela deve chegar a Porto Alegre às 18h45min para participar de uma cerimônia, marcada para as 19h, alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, no Ministério Público Estadual. A previsão é de que ela faça uma breve manifestação no local para relembrar o sofrimento vivido pelas vítimas do nazismo. 
Dilma começa o dia despachando no Palácio do Planalto, em Brasília, às 9h30min, e uma hora e meia mais tarde, segue para o Rio de Janeiro, onde anunciará a criação de unidades habitacionais para os desabrigados da região serrana afetada pela chuva. O embarque para a Capital está previsto para às 17h, na Base Aérea do Galeão. Após o evento, está previsto o retorno de Dilma para a Capital Federal. No domingo, a presidente deve visitar a Argentina.
A assessoria da presidente cancelou, na noite de quarta-feira, parte dos compromissos no Rio Grande do Sul. Ela deveria seguir, na sexta-feira, ao município de Candiota, na Campanha, onde inauguraria a fase C da Usina Termelétrica de Candiota III, em funcionamento desde o dia 3 de janeiro e responsável pela produção de 350 megawatts de energia a partir do carvão mineral. 
A justificativa apresentada ao prefeito Luiz Carlos Folador para a ausência é uma dificuldade de agenda. Uma nova data para a inauguração da usina deve ser marcada, conforme informou a Secretaria de Imprensa do Planalto, sem apontar prazo previsto. 

Lançada Fiesta Nacional del Te

Paola é a rainha da Fiesta
Liderados por Miguel Antonio Skowron, presidente da Comissão Central da XXIV Fiesta Nacional del Te, um grupo de empreendedores esteve em Santa Rosa nesta quarta-feira, 26, para o lançamento do evento no Brasil. 
O encontro teve o auxílio da Fenasoja e aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa. 
A Fiesta acontece de 9 a 13 de fevereiro, na cidade de Campo Viera, província de Missiones, Argentina. Na sua programação acontecerão shows, exposição agroindustrial, comercial e artesanal, além de jornadas tecnológicas. 
Segundo o presidente Miguel a feira trará artistas argentinos de renome, como Marcela Morelo, Lãs Vocês de Siempre, Gringo Barreto, entre outros.
Fizeram parte da comitiva o prefeito de Campo Viera, Juan Carlos Rios, e a rainha da Fiesta, Paola Romero (foto acima). Para saber mais, acesse www.fiestandelte.com.ar.

Em São Paulo, homem mantinha mulher presa em porão há 16 anos

Ele vivia com outra na mesma casa

O homem foi preso nesta quarta-feira, acusado de cárcere privado e maus tratos. Sua companheira, Maria Aparecida Furquim, também foi presa como cúmplice dos crimes. A mulher foi libertada pela Polícia Civil, depois de uma denúncia anônima. Groppo alegou que mantinha a esposa presa porque ela sofria de problemas mentais.
A mulher foi encontrada sobre uma cama de concreto, praticamente sem roupas. A falta de higiene causava mau cheiro. No local, um cubículo úmido e sem ventilação, não tinha luz elétrica. O aposentado alegou que a privava da energia porque ela mantinha as luzes acesas, aumentando o valor da conta.
A delegada Jaqueline Barcelos Coutinho, da Delegacia da Mulher (DDM), disse que as condições em que a mulher vivia eram insuportáveis. "É uma situação aviltante, de cárcere privado, em que a vítima estava numa condição que nem para animal servia". A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Sorocaba, onde permanecia internada. O acusado foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) e sua companheira, para a cadeia feminina de Votorantim.

Grêmio cede empate ao Liverpool em Montevidéu na estreia da Libertadores

Grêmio não faz valer a camisa e fica no
empate com o Liverpool
Apesar da diferença no peso das camisas, o Grêmio não esperava um adversário fácil em sua estreia na Libertadores. E o Liverpool realmente complicou a vida do Tricolor gaúcho, no Estádio Centenário, nesta quarta-feira. No fim das contas, o empate em 2 a 2 serviu ao time gaúcho, que precisa apenas de um empate em 0 a 0 ou 1 a 1 ou vitória por qualquer placar na próxima quarta-feira, no Olímpico, para chegar à fase de grupos.
Pré-Libertadores 2011
Liverpool 2
Castro; Motta, Alvez, Hugo Souza e Montero; Macchi, Felipe, Figueredo e Franco (Figueroa); Alfaro e Guevara (Blanes). Técnico: Eduardo Favaro
Grêmio 2
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson (Diego Clementino); Fabio Rochemback, Vilson, Lucio e Douglas; Vinicius Pacheco (Júnior Viçosa ou Neuton) e André Lima (Lins). Técnico: Renato Portaluppi
Gols: André Lima (5min/1ºT e 14min/1ºT) (Grêmio); Franco (9min/1ºT) e Macchi (25min/1ºT) (Liverpool)
Cartões amarelos: Macchi, Motta, Blanes, Alfaro (Liverpool); Paulão, Rafael Marques, André Lima, Gilson (Grêmio)
Arbitragem: Carlos Torres, com Cesar Franco e Darío Gaona (trio paraguaio).
Local: estádio Centenário, em Montevidéu.

Inter goleia xará de Santa Maria por 4 a 1

Inter goleia xará de Santa Maria e assume 
liderança do Grupo 1
Em grande noite de Marquinhos, o Inter venceu o seu xará de Santa Maria, no estádio Presidente Vargas, na noite desta quarta-feira. O meia fez três assistências na goleada por 4 a 1 sobre o Inter-SM. A terceira vitória consecutiva da equipe B valeu a liderança do Grupo 1 da Taça Piratini, com nove pontos.
No próximo domingo, os comandados de Enderson Moreira vão a Rivera, no Uruguai, para disputar o primeiro Gre-Nal no Exterior da história, válido pela 5ª rodada da Taça Piratini. Já o Inter-SM, com apenas um ponto no campeonato, tenta a recuperação um dia antes, contra o Novo Hamburgo, em casa. 
Gauchão - 4ª rodada
Inter-SM 1
Fábio; Faguinho (Jonathan), Deurik, Flávio e Felipe Athirson; Michel (Wendes), Rincon, Thiago Correa e Vidinha (Roni); Dinei e Edilson. Técnico: Luiz Carlos Winck.
Inter 4
Muriel; Kleber (Daniel), Rodrigo Moledo, Ronaldo Alves e Mineiro; Juliano, Augusto, Thiago Humberto (João Paulo), Ricardo Goulart (Natan) e Marquinhos; Guto. Técnico: Enderson Moreira.