27 janeiro 2011

Administração Municipal realizará inventário de todas as árvores no perímetro urbano de Tucunduva

As árvores serão identificadas
Em decorrência de diversos problemas ocasionados pela arborização urbana no município de Tucunduva a Prefeitura Municipal firmou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, onde se compromete a realizar o inventário de todas as árvores localizadas nos logradouros e praças públicas da cidade, especificando a localização, a espécie, o estado fitossanitário, o porte, os danos evidenciados, e a avaliação técnica de cada árvore. 
Após a entrega do inventário serão escolhidas as novas espécies a serem plantadas. Para esse plantio, serão levadas em consideração a largura do passeio, a existência ou não de rede elétrica, telefônica, de água e esgoto, a produção de frutos, flores e sementes, e o grau de poda de manutenção para a formação das copas. 
Os passeios com menos de dois metros não serão arborizados. Nesses casos o plantio das mudas poderá ser feito dentro dos lotes, com a autorização dos proprietários. Nos passeios de dois a três metros, serão plantadas arvores de pequeno porte. Em passeios acima de três metros, serão plantadas árvores de pequeno e médio porte. Sob fiação elétrica e de telefone, árvores de pequeno porte e nas praças serão plantadas árvores de grande porte. 
O plantio das mudas nas praças e nos logradouros públicos será iniciado no mês de junho deste ano. Caso seja necessário, os passeios serão modificados e adequados para que seja realizado o correto plantio das mudas.
Durante o desenvolvimento das mudas serão providenciadas atividades de poda de formação, com o objetivo de compatibilizar a árvore com o perímetro urbano. Nessa poda serão retirados os galhos baixos que dificultam o trânsito de pedestres e/ou o estacionamento de veículos. 
Após a finalização do inventário será elaborada uma relação das árvores que necessitam ser retiradas por apresentar risco de queda. Durante o ano de 2011 serão retiradas as árvores de médio e grande porte que apresentam risco e que estejam causando danos consideráveis nas propriedades públicas e/ou privadas, como rachaduras de muros e danos a rede de água ou esgoto. Também no ano de 2011 será iniciada a substituição gradual dos pinnus eliotis na Praça da Bandeira. Em 2014 serão removidas as árvores com raízes superficiais que causam elevação na pavimentação e nos passeios públicos. E no ano de 2016 serão retiradas as árvores de grande porte localizadas nos logradouros públicos.
Toda a madeira das árvores que serão retiradas deverá ser destinada a obras assistenciais, mediante comprovação. Também serão realizadas campanhas visando a educação ambiental a fim de evitar que a população plante mudas inadequadas nos passeios públicos.