31 maio 2012

Tiradentes do Sul: Sem braços e perna, menino dá lição de superação e joga até videogame

Tiago Link, de 5 anos, é motivo de orgulho na cidade de
Tiradentesdo Sul. Escola estadual se adaptou para
atender as necessidades da criança 
Um menino de cinco anos é exemplo de superação para os moradores de Tiradentes do Sul, um município de 6,4 mil habitantes na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Tiago Link nasceu sem os braços e sem uma perna, mas impressiona pela independência. Com os pais e a irmã gêmea como incentivadores, o garoto aprendeu a descer e a subir dos lugares sem a ajuda e agora se diverte andando de skate, jogando vídeogame e mexendo no computador.

Desde o início deste ano, Tiago dispensa a ajuda dos pais para ir até a escola onde estuda. Vai sozinho na van junto com amigos. A prefeitura de Tiradentes do Sul adaptou o transporte escolar para levá-lo até o colégio. A escola estadual também buscou maneiras de atender todas as necessidades do menino.

"Eu vejo a turma como um todo. São muito amigos, companheiros. Eles ajudam, não discriminam. A discriminação vem dos adultos e não das crianças, que são muito puras nos sentimentos. Aqui na escola, buscamos tratar ele sem privilégios, mas, da mesma forma, tentamos tratar ele de uma forma especial", disse a professora Maristela Sandra Kramp.

No parque da escola estadual onde estuda, foi feito um balanço especial e até um campo de futebol para Tiago brincar com as outras crianças. Gremista, o menino sonha ser jogador de futebol. Para os pais, cada conquista de Tiago é motivo de emoção. "A gente vê tantas pessoas que moram em mansões, com tudo, e não têm o sorriso que ele tem. É um exemplo de vida. Todo o dia falo do orgulho que sinto dele", disse o pai Jair Link.

Para a mãe Rosane, o melhor presente no dia do aniversário do filho é a força de Tiago. "O maior presente é a alegria e o sorriso dele a cada dia quando levanta. Ontem perguntei pra ele por que ele estava tão feliz. Ele me disse que era o coração dele que trazia tanta alegria", relata a mãe.

Ijui: Militar da guarnição de Santa Rosa ficou ferido na colisão de Viatura com uma Carreta

Viatura do EB caiu em um córrego a margem da rodovia. Foto: PRE
Um acidente ocorrido na quarta-feira, 30, na ERS 342, próximo ao Alto da União, interior de Ijuí, deixou ferido um militar do Exército, servindo da guarnição de Santa Rosa.
A viatura militar, uma Mitsubishi Pajeto, se envolveu em colisão com uma carreta de Porto Xavier, em ultrapassagem.

O caminhoneiro disse que iniciou a ultrapassagem e que a Pajero teria feito a mesma manobra. Com isso o caminhão bateu na parte traseira da viatura que foi jogada para fora da pista, caindo de um barranco de cerca de 20 metros e parando dentro de um córrego.

Enquanto o acidente era atendido pelos Bombeiros e demais militares do EB, outro caminhão desgovernado por pouco não atropelou os socorristas. Todos foram obrigados a se jogarem em um mato. O motorista conseguiu seguir viajem sem ser identificado.

Três de Maio: Não tem mais vacina contra a gripe nos postos de saúde

Somente na unidade de Consolata ainda há vacina disponível 
A um dia do encerramento da Campanha de Vacinação contra Gripe já não há mais doses nos postos de saúde de Três de Maio.

Somente na unidade de Consolata ainda há vacina disponível.

Inicialmente, a campanha de vacinação terminaria na última sexta-feira (25), mas foi prorrogada em uma semana. Podem receber a vacina gratuitamente todos os idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores de saúde.

Em Três de Maio, 4.785 mil pessoas têm direito a receber a dose.

A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza (entre eles o H1N1, causador da Gripe A) e demora, em média, 15 dias para fazer efeito. Muitas pessoas têm medo de se vacinar por desinformação. O Ministério da Saúde esclarece que a vacina não provoca a gripe.

Três de Maio: Aprovado Plano Municipal de Saneamento Básico

O processo de elaboração do PMSB conta com, participação
da sociedade . Foto: Pato Roberto
Em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, no dia 29 de maio, foi aprovado o Plano Municipal de Saneamento Básico.

A Lei de Saneamento Básico, estabelece as diretrizes nacionais para tal; destaca as funções de gestão: planejamento, prestação dos serviços, fiscalização e regulação. Define o controle social como garantia da sociedade na formulação de políticas, no planejamento, na regulação e na de avaliação.  Aponta as responsabilidades do titular e da União na definição da suas políticas e planos de saneamento básico.

Conceitua, o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

O processo de elaboração do PMSB conta com, participação da sociedade no processo do planejamento do plano, elaboração de diagnóstico da situação do saneamento básico e os efeitos na saúde e nas condições de vida da população. Estabelecimento de objetivos e metas para a universalização e a prestação de serviços.

Definição de programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas, definição de ações para emergências e contingências. Propor sistema de avaliação das ações programadas, propor um sistema de informações Municipais de Saneamento Básico, culminando a finalização do processo com a provação e divulgação do plano.

Santa Rosa: Curso Jovem Aprendiz – Orientador de trânsito teve aula inaugural

A aula inaugural aconteceu no último dia 28 de maio
A Fundação Educacional Machado de Assis é a responsável pelo curso de capacitação Jovem Aprendiz – Orientador de Trânsito em Santa Rosa. O curso  teve sua aula inaugural nesta segunda, 28, às 13h e 30min, no auditório da Instituição.

Participaram da solenidade de abertura o diretor da Escola Técnica Machado de Assis, Daniel Frosi, a Secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Krolikowski, o professor e psicólogo, Vilson Ney Gonçalves e demais representantes da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

Sessenta e um jovens foram aprovados para participar do curso de qualificação,  o qual tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar nas chamadas  áreas azuis, demarcadas para o estacionamento rotativo pago da cidade.  Os futuros aprendizes terão a responsabilidade de orientar os motoristas sobre  como adquirir o cartão de estacionamento, assim como, verificar se o mesmo  está colocado visivelmente e se está preenchido da forma correta, fazendo as  devidas anotações em sua planilha de vistoria. Além disso, terão a  responsabilidade de fiscalizar o tempo de estacionamento de cada veículo nas  vagas da zona azul, e se constatarem alguma irregularidade, deverão comunicar  ao respectivo monitor externo que tomará as medidas cabíveis. Ainda, serão  responsáveis por dar qualquer informação a respeito de estabelecimentos  comerciais ou outros locais para quem tiver dúvida.

Para isso, o Jovem Orientador de Trânsito participará de aulas de Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Postura Profissional, Atendimento ao Cliente, Exercício da Cidade e Localização Turística. Os selecionados pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa para esta função podem atuar por dois anos e receberão pelo exercício do trabalho meio salário mínimo nacional e o vale-transporte.

Três de Maio: 6ª Gincana Ambiental da E.E. Castelo Branco

A partir de 2010 a Gincana vem utilizando as Tecnologias
da Informação e comunicação
 
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos socioambientais, desenvolvendo a ética e a responsabilidade, aperfeiçoando os valores de cooperação, união e espírito de luta, fundamentados na busca e na participação, os alunos das 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Manhã, a E.E.E.M. Castelo Branco está desenvolvendo a 6ª Gincana Ambiental que este ano optou pelo Tema: Conhecendo o Rio Grande Sul, abordando as Regiões Turísticas do nosso estado. Cada Equipe estuda uma Região turística, sua cultura, seus fatos históricos, seu ecossistema, seus problemas socioambientais.  As equipes são nomeadas de acordo com a Região de estudo e desenvolveram um blog de estudo e organização:

Turma/nome de equipe
81 Serranos Serra Gaúcha - http://equipeserranos.blogspot.com.br
82 Ônix Hidrominerais - http://equipeonix82.blogspot.com.br
111 Bella Praia Litoral Norte - http://equipebellapraia.blogspot.com.br
112 Metropolitana Grande Porto Alegre - http://metropolitananaga-112.blogspot.com.br
113 La Pampa Pampa - http://lapampa113.blogspot.com.br
211 Flintstones Central - http://equipeflintstonescb.blogspot.com.br
212 Marinheiros Costa Doce - http://marinheiros-cb.blogspot.com.br
311 Iporanga Yucumã - http://iporanga311.blogspot.com.br

A gincana é organizada pela área das Ciências da Natureza e coordenada pela Prof. Leani Cristina Feilstricker Lutz e acontece nos meses de maio e junho.

A partir de 2010 a Gincana vem utilizando as Tecnologias da Informação e comunicação com apoio, valorizando a pesquisa na inernet e a facilidade na  comunicação entre Coordenação e equipes. Dentre as tarefas destaques temos: Semana Interdisciplinar, manutenção de blog com postagens próprias e pesquisa, intercâmbio de correspondência com escolas das Regiões, produção de vídeo e folder, paródias, espaço adotado para cuidado na escola, recolhimento de materiais recicláveis, desfile de moda com peças reutilizadas e customizadas, atividades recreativas no campo da escola e a Caminhada de Apresentação e Conscientização pelas principais ruas da cidade, que acontecerá no dia 05/06, no dia do Meio Ambiente.
Maiores informações seguem no blog da gincana: gincanacb.blogspot.com.

Dois Irmãos: Preso o Prefeito que estava foragido

Foto: Arquivo/Divulgação PMN
A Procuradoria de Prefeitos, com apoio do Sistema de Investigações Criminais da Instituição (Siscrim), deu cumprimento ao mandado de prisão expedido pela 4ª Câmara Criminal do TJ/RS contra o prefeito de Dois Irmãos da Missões, Edison de Alencar Hermel, que se encontrava foragido desde o dia 15 de março, data em que a 4ª Câmara determinou sua prisão preventiva.

Hermel foi localizado, por volta das 18h, em um sítio na beira do Rio Uruguai, no município de Pinheirinho do Vale, Extremo Norte do RS. A operação contou com apoio do Serviço de Inteligência da Brigada Militar de Frederico Westphalen. Após a prisão, ele foi conduzido à delegacia de Frederico, onde ficará detido até ser encaminhado ao Presídio local, conforme consta no mandado. Segundo integrantes do Siscrim, o Prefeito se preparava para deixar o Brasil com destino à Argentina.

Entenda o caso
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça determinou a prisão preventiva do Prefeito no dia 15 de março para a garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal. Também foi decidido o afastamento dele do cargo, enquanto durar o período de instrução do processo a que responderá pela acusação de fraudes em compras de medicamentos e peculato. A denúncia perante a 4ª Câmara foi formulada pelo Ministério Público. Atuou na sessão a coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Eva Margarida Brinques de Carvalho. De acordo com a denúncia, o Prefeito e outras sete pessoas estariam envolvidos com fraudes em licitações e recebimento de comissões em vendas superfaturadas de medicamentos ao Município.

Três de Maio: Projeto de Desenvolvimento Comercial - SEBRAE

Grupo participante do 3º Fórum Estadual do Varejo
Foto: Clarisse Schiawi
A ACI e o SINDILOJAS em parceria com o SEBRAE, estão realizando em Três de Maio o Projeto Desenvolvimento Comercial, que conta com a adesão de 23 empresas, os projetos tem por objetivo qualificar a gestão empresarial e fomentar a cooperação, visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Dando seqüência as atividades deste, as empresas participaram do 3º Fórum Estadual do Varejo no dia 29/05/2012 em Porto Alegre, e também estão participando do Curso Técnicas de Vendas, nos dias 28, 30, 31 de maio e 01 e 04 de junho 2012.

Santa Rosa: Pró-Equidade de Gênero e Raça

Para receber o Selo Pró-Equidade Gênero e Raça é preciso 
obter o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas
A Vice-Prefeita Sandra Padilha esteve, na semana passada, em Brasília para assinar o termo de compromisso da Administração Municipal em desempenhar ações que promovam a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres servidores da Prefeitura de Santa Rosa.

“É o compromisso materializar na gestão ações efetivas de enfrentamento ao assédio moral e sexual, bem como garantir a igualdade de acesso, permanência e promoção no trabalho”, destaca a Vice-Prefeita.

Atualmente, está constituído um Comitê Gestor com representatividade de cada secretaria, os quais deverão acompanhar e fiscalizar a execução do plano de ação.

O Programa é executado durante 12 meses. Para receber o Selo Pró-Equidade Gênero e Raça é preciso obter o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas e qualitativamente obter um desempenho satisfatório ou muito satisfatório. A avaliação é realizada por equipe de universidades federais que visitarão o município.

Santa Rosa e Porto Alegre são os únicos municípios do RS com adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é prioritário nas empresas privadas e Estatais da área de Minas e Energia.

Estiveram presentes no ato de formalização do compromisso, que aconteceu na Eletronorte, a Ministra de Políticas para Mulheres, Ministro de Minas e Energia, Ministra da Igualdade Racial, Presidente da Petrobrás e Presidente da ONU Mulheres.

Esporte: Seleção passa por cima dos EUA e começa ganhar forma para Londres

Jogadores fazem coreografia para comemorar o primeiro gol,
de Neymar (Foto: Agência Reuters)
Os Estados Unidos parecem inspirar Neymar e o técnico Mano Menezes. Nesta quarta-feira, com gols do atacante do Santos, Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato, o Brasil goleou os donos da casa por 4 a 1, na FedEx Field, em Washington, e mostrou que está ganhando corpo para os Jogos de Londres. Foi a maior vitória da Seleção sobre os americanos, mas se o ataque foi eficiente, a defesa mostrou que ainda precisa de alguns ajustes para sonhar com a inédita conquista. Torres descontou para os donos da casa.

O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, um dos atletas com idade superior ao limite de 23 anos, foi um dos destaques da partida. Ao lado dele, Hulk e Thiago Silva também mostraram bom futebol e largaram na frente para estarem nos Jogos de Londres. O goleiro Rafael, do Santos, fez a sua estreia com a camisa da Seleção e esteve bem, destacando-se com três belas defesas no fim do jogo.

O triunfo foi o segundo do time de Mano na série de amistosos antes da competição na capital inglesa. No próximo domingo, o time canarinho vai encarar o México, em Dallas, às 16h (de Brasília).  Essa foi a 23ª partida de Mano no comando da Seleção. Foram 15 vitórias, cinco empates e três derrotas. Nos últimos dez compromissos, o time conquistou oito triunfos consecutivos. A Alemanha, em agosto de 2011, foi o último rival a vencer o Brasil (3 a 2).