21 junho 2011

Prefeito reconhece entraves para liberação ambiental do futuro trevo da Perdigão

O problema é a licença ambiental da Fepam
Prefeito de Três de maio reconhece dificuldades para conseguir licença ambiental para a construção de trevo na BR-472 que dará acesso a fábrica de leite em pó da Perdigão. Ao avaliar a viagem a Brasília na semana passada, Olívio Casali disse que esteve reunido com a diretoria do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte para tratar do assunto. O prefeito disse que no Dnit o projeto está muito bem encaminhado e os recursos no valor de R$ 2 milhões estão garantidos.
O problema é a licença ambiental da Fepam, a qual exige critérios rigorosos haja vista a necessidade de retirada de centenas de árvores para a construção do trevo naquele local. O trevo será construído nas proximidades da parada de ônibus que dá acesso.a comunidade de Nossa Senhora do Carmo.

Médico alerta para doenças respiratórias no inverno

Dr. Sixto Bombardelli 
O inverno começa hoje, às 14h16min, no Rio Grande do Sul. Com a chegada da estação mais fria do ano e a queda da temperatura é comum o aparecimento das doenças respiratórias. Neste ano, aqui em Três de Maio, profissionais da Saúde têm percebido um problema que causa grande desconforto tanto para as crianças como para os pais: a tosse em grande quantidade.
Conforme o médico Sixto Bombardelli, do Posto de Saúde do bairro São Pedro, a tosse ocorre porque a mudança climática provoca um ressecamento das vias respiratórias, atingindo a faringe e diminuindo a resistência do organismo. Geralmente a tosse seca tem origem alérgica, sendo acompanhada por uma constante irritação na garganta. A tosse produtiva, ou mucosa, como o próprio nome diz, geralmente é provocada por vírus ou bactéria.
Em entrevista a Rádio Colonial, Dr. Sixto orientou a população a tomar alguns cuidados básicos de prevenção as doenças que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas com febre, cansaço, dores musculares e calafrios. A dica é se agasalhar bem, beber muita água e lavar as mãos com água e são várias vezes ao dia.
Além disso, ele ensina que gripe e resfriados são diferentes e que muitas vezes as pessoas confundem as doenças:
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, o inverno que chega não deverá ter a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. Como resultado, os gaúchos devem se preparar para uma estação com alternância de dias frios e outros mais quentes, chuvaradas e períodos de céu claro.

Sec. Municipal da Saúde de S.J Inhacorá realizou lll Conferência Municipal da Saúde

Na parte final da Conferência foram feitas as oficinas onde
todos os participantes puderam se manifestar
Foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de São José do Inhacorá, a III Conferência Municipal da Saúde.
A Conferência teve a participação de diversas autoridades municipais bem como a Srª Ione Alles Ammes, enfermeira da 14ª CRS que fez um relato sobre o histórico do SUS, falou sobre as evoluções e conquistas ao longo do tempo e ainda sobre as demandas que enfrentam dificuldades para serem resolvidas.
No uso da palavra o Prefeito Municipal também relatou as conquistas e a forma de trabalho que a equipe de saúde desenvolve neste município, enfatizou sobre a inexistência de filas para consultas, bem como os diversos programas que são desenvolvidos de forma eficiente.
Na oportunidade a equipe da secretaria apresentou um breve relato sobre as atividades desenvolvidas nos mais diversos setores de atuação, inclusive dados e a situação do hospital São Francisco de Assis.
Na parte final da Conferência foram feitas as oficinas onde todos os participantes puderam se manifestar sobre as necessidades e dificuldades ainda existentes da saúde, tanto a nível municipal bem com estadual e federal.
O encerramento aconteceu com a elaboração do relatório final da conferência bem como a eleição de dois delegados que representaram o município na conferência estadual.
A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Inhacorá agradece a todos pela participação e acredita que juntos teremos força e poder para construir e garantir um Sistema Único de Saúde eficiente para toda a população.

Município amplia sua área industrial

A necessidade dessa aquisição surgiu pela demanda do 
crescimento e expansão industrial
Tendo em vista a necessidade de ampliação de sua área industrial, o município de São José do Inhacorá, adquiriu por desapropriação amigável uma área de 20.000 m2 na periferia da cidade. No mesmo local o município já possuía uma área de 10.000 m2, totalizando atualmente um espaço de 30.000 m2, para instalação de indústrias.
A necessidade dessa aquisição surgiu pela demanda do crescimento e expansão industrial. Atualmente o município dispunha de pouca área para atender a demanda do crescente setor da indústria. Como conseqüência sabe-se que toda instalação e ampliação de novos empreendedores gera aumento na demanda por empregos e renda, bem como o incremento no retorno de ICMS aos cofres públicos, além de novos investimentos bem como o desenvolvimento municipal. O município possui uma legislação que dá inúmeros incentivos, no qual destacamos a doação de área (terreno) para instalação dos novos empreendedores, possibilitando a inserção de fábricas/empresas.
Assim, no dia 20 de junho de 2011, deu-se a assinatura da Escritura Pública de Compra e Venda – desapropriação de área, onde representando o município, esteve presente o Prefeito Municipal Dr. Alexandre Vaz Ferreira e os proprietários da área, o casal Ernivo Roque Ludwig e Vilita Teresinha Ludwig.

Câmara homenageia a Igreja Evangélica Assembleia de Deus

Ver. Ivo e Pastor Paulo Paz
Em sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 20 de junho, a Câmara de Vereadores de Três de Maio homenageou os 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil e 50 anos no município. A iniciativa foi do vereador Fernando Vanin Trage, do Partido dos Trabalhadores. Além de vereadores e de um público de cerca de 150 pessoas, a cerimônia teve a presença do Capitão Paulo Roberto do Nascimento, comandante da Brigada Militar, do presidente da Assembleia de Deus em Três de Maio, pastor Paulo Kaiper Paz e dos pastores Argemiro Severo Silveira, Sadi Doneda, João Marsal Freitas da Motta e Loreno Janke, entre outras autoridades. O Coral de Jovens da Assembleia de Deus fez uma belíssima apresentação durante a cerimônia.
Pastora Almeci Paz e ver. Fernando
Há dezessete anos à frente do trabalho em Três de Maio, o pastor Paulo Kaiper Paz recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente da Casa de Leis, Ivo Novotny, enquanto a sua esposa, pastora Almeci Paz, um buque de flores do vice-presidente e proponente da sessão solene, Fernando Trage. Acrescentou que muitos avanços foram alcançados e que a Assembleia de Deus não se preocupa apenas com a assistência espiritual e com a evangelização, que é o trabalho prioritário da igreja. Segundo o pastor, um amplo trabalho na área social é desenvolvido na área eclesiástica da igreja que alcança 135 quilômetros, iniciando na divisa do município de Catuípe e se estendendo até a barranca do rio Uruguai. “Contamos hoje, em toda a nossa jurisdição de trabalho, com aproximadamente mil membros. A Assembleia de Deus também se preocupa em ajudar as pessoas mais necessitadas, além do trabalho desenvolvido no Lar Bom Pastor de Ivagací”, disse o pastor Paulo, acrescentando que a igreja continuará a evangelizar e promover, por meio da palavra sagrada, a formação de cidadãos conscientes e com os propósitos voltados a seguir os ensinamentos da sabedoria divina. “Essa homenagem foi motivo de subida honra, de grande alegria e de grande satisfação, disse o  pastor/presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Três de Maio.

Projetos Inovadores em Educação são lançados em Curitiba

Conforme Adriane Waechter, “a participação no evento 
proporcionou o conhecimento de uma nova proposta de 
educação
Na terça-feira, dia 14, em Curitiba, foram lançados os fundamentos de uma nova proposta para a Educação Brasileira. O educador Áureo Gomes Monteiro Júnior, com longa bagagem em criações de produtos e serviços voltados ao ensino, apresentou a sua nova empresa, a AHOM Educação, ao mesmo tempo que fez o lançamento do livro Educação Orgânica. O duplo lançamento aconteceu no Graciosa Country Club, reunindo colaboradores e educadores de todo país. O Rio Grande do Sul esteve representado pela Presidente da UNDIME Márcia Carvalho, Dirigente Municipal de Educação de São José do Inhacorá, Adriane Waechter e a Consultora Magela Linder Formiga, de Esteio.
Conforme Adriane Waechter, “a participação no evento proporcionou o conhecimento de uma nova proposta de educação, que pressupõe uma visão contemporânea e atenta aos desafios e debates educacionais brasileiros e mundiais. A empresa tem a visão de uma escola fundamentada numa Educação Orgânica, de saberes interligados e de um indivíduo com consciência de sua importância como parte de um todo. Neste contexto, a cidadania deve ser pautada pela sustentabilidade e colaboração criativa. O “MUNDO LEITOR” será a primeira linha de produtos da empresa AHOM Educação, que também atuará nas áreas de consultoria, inovação, saúde e tecnologia educacional. Também foi este produto, MUNDO LEITOR, que motivou a aceitação do convite, uma vez que a leitura é o carro-chefe de todas as ações educacionais da sua rede”, conclui.

Missão empresarial e governamental do Uruguai virá ao RS no final de outubro

Vice-chanceler (E) veio ao Estado definir detalhes da agenda
do presidente uruguaio
Uma série de compromissos bilaterais foram firmados nesta segunda-feira (20), no Palácio Piratini, durante reunião técnica entre integrantes do Governo gaúcho de comitiva uruguaia liderada pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Roberto Conde.
O governador Tarso Genro participou da abertura da reunião, onde anunciou a disposição do Estado na cessão de um imóvel na Capital para a estruturação da Casa do Uruguai, espaço político-cultural do país vizinho. O imóvel, localizado na esquina das avenidas Venâncio Aires e João Pessoa, ainda será avaliado pelos uruguaios.
Na reunião técnica, foi definido o formato inicial da missão empresarial e governamental do Uruguai ao Rio Grande do Sul. No final do mês de outubro, em data a ser confirmada, o presidente José Mujica vem ao Estado acompanhado de comitiva de governo e de empresários. Empreendedores uruguaios dos setores de biotecnologia, microeletrônica, equipamentos de precisão e de suporte à indústria naval gaúcha já manifestaram interesse em investir no Rio Grande do Sul.
Foram ajustados ainda acordos de cooperação no campo da agricultura. Técnicos uruguaios subsidiarão o Estado na adoção de políticas e procedimentos para ampliar a qualidade da produção do leite, enquanto a Emater oferecerá apoio técnico em diferentes áreas da extensão rural. Também ocorrerão uma mostra de cinema, no mês de setembro, e de cultura, em outubro.
A convite do governador, o vice-ministro Roberto Conde e integrantes da comitiva almoçaram com o pleno do Secretariado, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

Texto: Marcelo Nepomuceno
Edição: Redação Secom

Coordenadora do Curso de Tecnologia em Design de Moda da SETREM responde perguntas de telespectadoras no Jornal do Almoço

Na sexta-feira, dia 17, o Jornal do Almoço, da RBSTV de Santa Maria, apresentou novidades da Expofestas. O evento foi realizado durante o final de semana, no Clube Dores.

Na ocasião, a designer de moda, coordenadora do Curso de Tecnologia em Design de Moda da SETREM, Natália Isaia, respondeu perguntas de telespectadoras sobre o que pode e o que não deve ser usado em casamentos. Empresas mostraram ainda tendências em vestidos de noivas, pratos e delícias, bem como em arranjos de flores.