21 junho 2011

Médico alerta para doenças respiratórias no inverno

Dr. Sixto Bombardelli 
O inverno começa hoje, às 14h16min, no Rio Grande do Sul. Com a chegada da estação mais fria do ano e a queda da temperatura é comum o aparecimento das doenças respiratórias. Neste ano, aqui em Três de Maio, profissionais da Saúde têm percebido um problema que causa grande desconforto tanto para as crianças como para os pais: a tosse em grande quantidade.
Conforme o médico Sixto Bombardelli, do Posto de Saúde do bairro São Pedro, a tosse ocorre porque a mudança climática provoca um ressecamento das vias respiratórias, atingindo a faringe e diminuindo a resistência do organismo. Geralmente a tosse seca tem origem alérgica, sendo acompanhada por uma constante irritação na garganta. A tosse produtiva, ou mucosa, como o próprio nome diz, geralmente é provocada por vírus ou bactéria.
Em entrevista a Rádio Colonial, Dr. Sixto orientou a população a tomar alguns cuidados básicos de prevenção as doenças que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas com febre, cansaço, dores musculares e calafrios. A dica é se agasalhar bem, beber muita água e lavar as mãos com água e são várias vezes ao dia.
Além disso, ele ensina que gripe e resfriados são diferentes e que muitas vezes as pessoas confundem as doenças:
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, o inverno que chega não deverá ter a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. Como resultado, os gaúchos devem se preparar para uma estação com alternância de dias frios e outros mais quentes, chuvaradas e períodos de céu claro.