29 junho 2011

Prefeito de Inhacorá é condenado por fraude em licitação

Pena é de dois anos e quatro meses de prisão

O prefeito de Inhacorá, no noroeste do Estado, Evoli Neves da Silva (DEM), e também o empreiteiro João Elenir da Silva Almeida, foram condenados as penas de dois anos e quatro meses de prisão. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ambos foram considerados culpados por fraude em licitação e emissão de declaração falsa.
Em outubro de 2004, o Prefeito Evoli autorizou o repasse de R$ 29 mil ao empreiteiro João Elenir para o pagamento da implantação de um sistema de abastecimento de água. A obra foi parcialmente efetuada e a parte do pagamento relativa a R$ 12,5 mil correspondeu a obras não realizadas.
Para o Desembargador Constantino Lisbôa de Azevedo, o prefeito fraudou licitação e emitiu declaração falsa em documento público e João Elenir inseriu dados falsos em Nota Fiscal, documento essencial em procedimento licitatório.
As condenações poderão ser substituídas por prestação de serviços à comunidade e ao pagamento de 50 salários mínimos em favor de entidades assistenciais.
A sentença foi julgada em primeira instância e ainda cabe recurso. Procurado por ZH, o prefeito não foi localizado.

Grêmio joga mal, mas consegue empatar em 2 a 2 com o Avaí no Olímpico

Na estreia de Miralles, Tricolor conseguiu apenas um ponto dentro de casa

Dentro de casa, diante de sua torcida, e contra o time de pior defesa do Brasileirão, o Grêmio não conseguiu somar os três pontos desejados. O Avaí saiu na frente e ampliou no decorrer do jogo, com Gustavo Bastos e Robinho. O Tricolor consegiu diminuir, de pênalti, com Douglas, e buscar o empate em 2 a 2 com Rafael Marques, nos descontos do segundo tempo.
O Avaí perdeu um jogador logo no início do segundo tempo. Batista foi expulso por falta dura. Aos 30 da etapa final, foi Douglas quem levou o vermelho, por reclamação.
O Grêmio chega a quarta partida seguida sem vitórias. O Avaí, nas últimas posições na tabela e em crise, somou um ponto fora de casa.

Expocruzeiro divulgada em Porto Alegre

Nesta sexta-feira(01), será realizado o Lançamento Oficial do evento
As soberanas da Expocruzeiro estiveram, em Porto Alegre, nesta semana, para conferir a exposição de Santa Rosa, na Assembleia Legislativa e também divulgar o evento. Juntamente com o presidente da Feira, Luis Girardon e com a vice-presidente, Sônia Conti, as soberanas convidaram os participantes e os Deputados para virem a Santa Rosa, de 05 a 10 de agosto, para a 4 ª edição da Expocruzeiro.
Nesta sexta-feira(01), será realizado o Lançamento Oficial do evento. O jantar vai ocorrer no Salão Paroquial de Cruzeiro. Os cartões estão à venda na agência do Banrisul(Cruzeiro). Após o jantar, Antônio Carlos(Careca) e Darlan Ortaça irão se apresentar. De acordo com o Presidente, Luis Girardon, “Estamos com uma ótima expectativa para o lançamento e já vendemos quase 400 cartões. Toda comunidade está convidada a participar”.

ACI disponibilizou encontro de trabalho para seus associados

O Sindilojas tem como missão assegurar às empresas do 
setor terciário as melhores condições para gerar resultados
positivos e desenvolver a sociedade
Na noite do dia 27 de junho, a Associação Comercial e Industrial de São José do Inhacorá – ACI, com participação do Poder Público e representantes da ACI e SINDILOJAS de Três de Maio reuniram-se para uma reunião de trabalho e compartilhamento de experiências.
Os trabalhos iniciaram-se às 18h45min e foram coordenados pela 2ª secretária da ACI local, fazendo a constituição da mesa oficial, após, deram-se início os trabalhos propriamente ditos. Primeiramente manifestou-se o prefeito municipal, que enfatizou a sua alegria em ver a ACI de São José do Inhacorá estando oficialmente constituída e em plena atividade. Reportou-se também quanto ao apoio do Poder Público quanto ao seu funcionamento, solução de dificuldades, enfim, e com isso poder se desenvolver cada vez mais, onde seus reflexos serão percebidos nos cofres públicos.
Clóvis José Cargnin, presidente da ACI local, usando a palavra, agradeceu a presença de todos e em especial aos representantes de Três de Maio por terem atendido ao convite e se fizerem presentes nesta oportunidade para  rica troca de experiências entre entidades. Após um longo período de trabalho, coleta de informações, reuniões, enfim a formalização desta entidade e manifestamos a nossa alegria em poder realizar este encontro com a participação dos colegas de Três de Maio, o Luiz Augusto, Ernesto e a Rosangela, que gentilmente aceitaram o convite e, aqui hoje estão, para relatar suas atividades e desafios, bem como trocar conhecimentos. “Iniciar um caminho é uma tarefa relativamente simples, prosseguir até o seu final é algo muito mais complicado, temos aspirações e projetos em comum e estes serão construídos ao longo do caminho, alguns desistirão, contudo, muitos  seguirão até o final da empreitada”. – conclui Clóvis.
Dando continuidade aos trabalhos, o Presidente da ACI de Três de Maio, Luiz Augusto Manjabosco, fez uma ampla explanação do funcionamento, de um modo geral, desta entidade, enfim, todas as ações desenvolvidas e prestadas a seus associados, bem como a sua participação nos principais eventos do município. Colocou a entidade à disposição para ajudar na solução de eventuais dificuldades neste inicio de seu funcionamento. “Uma ACI só tem êxito se há pessoas persistentes” – conclui Luiz Augusto. Já Ernesto Kochhann, presidente do Sindilojas de Três de Maio, relatou sobre a atividade desta entidade, que tem como foco liderar a comunidade empresarial no comércio de Bens, serviços e turismo, com reconhecida influência do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, e tem como bandeiras defendidas a Gestão Pública eficaz, Reforma Administrativa do Estado, Racionalização dos Impostos, Reforma Fiscal e Tributária, Fortalecimento da representatividade, reforma sindical, combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas, livre iniciativa e empreendedorismo.
O Sindilojas tem como missão assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.
Os trabalhos foram finalizados com uma ampla troca de idéias, bem como, houve a elucidação de questionamentos que os mesmos levantaram durante o debate entre os presentes. A atividade foi encerrada com uma confraternização.

"Nunca vi uma coisa tão brutal", diz pai de dentista assassinada

Nunca vi uma coisa tão brutal, diz pai de dentista assassinada 
Crédito: Pedro Revillion
Dezenas de familiares e amigos da dentista Márcia do Nascimento Gomes acompanham o julgamento do caminhoneiro Fabiano Costa de Lima, acusado de matá-la, em 2009, na 2ª Vara do Júri de Porto Alegre. Bastante emocionado, o pai da vítima, o policial civil aposentado Mário Brasil Antunes Gomes, de 73 anos, desabafou, ao lembrar do crime: “Nunca vi uma coisa tão brutal”.
Ele chegou por volta das 9h45min com a esposa, a professora e coordenadora pedagógica Maria Inez do Nascimento Gomes, de 61 anos. Ela chorou muito e não conseguiu falar sobre o que sentia desde o assassinato da filha, mas constatou que “todo mundo” estava no julgamento para dar forças. O casal mora em Santo Ângelo.
Amiga da mãe da vítima, a psicóloga Lana Ferraz contou que, em todo o período desde o crime, a solidariedade foi mantida. “Tentamos demonstrar para a família o quanto a Márcia representou com a sua riqueza de vida, seus projetos, seu valor.” Amiga da dentista, a universitária Luane Morales destacou que todo mundo gostava dela. “Era educada, gentil e amorosa”, lembrou.
Crime
Segundo o Ministério Público, em abril de 2009 Márcia foi abordada pelo caminhoneiro  no km 45 da Rota do Sol, em Terra de Areia, no Litoral Norte do Estado. Ela teria sido encurralada junto ao “guard rail”. Em seguida, foi dominada e levada a um matagal às margens da estrada, onde foi amarrada a uma árvore e agredida.
O caminhoneiro foi denunciado pelo promotor João Carlos de Azevedo Fraga, de Osório, por homicídio, estupro e atentado violento ao pudor. Porém, quem representa o Ministério Público no plenário é a promotora Dirce Soler. Ela sustenta a denúncia de homicídio duplamente qualificado.

A chegada do frio em São José do Inhacorá

Vista parcial da Praça Municipal de São José do Inhacorá
A geada é o processo através do qual há o congelamento da umidade depositando cristais de gelo sobre uma superfície exposta. Normalmente ocorre a formação de geada quando a temperatura do solo está próxima a 0ºC. No Hemisfério Sul, o inverno, começou oficialmente no dia 21 de junho de 2011 às 14h16min.
O caos dos dias quentes de esvai e a paisagem verde dá espaço a coberturas brancas e um cenário invernal, extasiando a todos os amantes dos dias mais gelados. Embora há pessoas que possam achar o frio desagradável, quando se forma geada a paisagem fica coberta de cristais. A estação tem até um perfume próprio. É o odor de quem não suou para chegar até o trabalho ou colégio. É aquele em que a pessoa toma banho, sai, e se mantém conservado o aroma.
Registramos algumas fotogrofias da Praça Municipal em São José do Inhacorá,  em seu cenário invernal, coberta com uma fina camada de gelo.

Ato público pela preservação e defesa do meio ambiente

A programação também contou com momento cultural
No dia 27 de junho, o município de São José do Inhacorá abriu as atividades alusivas ao Meio Ambiente constantes no Plano de Ação dos Municípios que integram o Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos- CIGRES. Participaram do evento autoridades municipais e regionais, público estudantil do município de São José do Inhacorá, Chiapeta e Inhacorá, Sociedade Civil e entidades.
 O objetivo principal dessas ações consiste na implantação definitiva da coleta seletiva de lixo nos 06 (seis) municípios consorciados,  o que em São José do Inhacorá já está consolidado há vários anos e serve de referência para os demais, sendo que a população inhacorense, desde a mais tenra idade, sabe separar o lixo e colabora para que o mesmo tenha o seu correto destino.
Dessa forma, o evento realizado possibilitou aos participantes o resgate da trajetória ambiental realizada no município com registros de mais de 10 anos, quando se buscava a sensibilização e conscientização dos munícipes acerca da preservação do meio ambiente e separação do lixo seco e orgânico através de diversas atividades intersetoriais que transcenderam os muros escolares e se efetivaram como política ambiental no município.
A programação contou com momento cultural no qual o Grupo de Teatro Jovens Talentos do CRAS, encenaram uma peça, que possibilitou a todos uma reflexão acerca das consequências que o desrespeito ao meio ambiente podem nos causar. Na oportunidade também os municípios convidados abrilhantaram a programação com apresentações artísticas das suas respectivas escolas.
Na culminância dos trabalhos, foi realizado o Painel “ Destino Correto dos Resíduos Sólidos e Expansão da Política Ambiental no Município”. Participaram da mesa,  o Secretário da Saúde, Eduardo Ludvig, o Encarregado pelo Licenciamento Ambiental de São José do Inhacorá, Jeveson Fabbrin e o Diretor do Setor Tributário e Fiscal,  Devanir Willers, trazendo aos participantes a análise situacional do lixo produzido e as ações a serem implementadas para aprimorar a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente.
A comissão organizadora agradece a participação e convoca a todos para preservar e defender o meio ambiente, pois este é o dever do Poder Público e da coletividade.

Professora Vera Lesses é reeleita diretora do 35º Núcleo do Cpers

Prof. Vera conquista mais
um mandato
Comissão Eleitoral confirma vitória da professora Vera Lesses na eleição do 35º Núcleo do Cpers de Três de Maio. A Rádio Colonial já havia divulgado por volta da uma hora da madrugada o resultado extra-oficial que apontava a reeleição da atual diretora. A nossa equipe de reportagem obteve o resultado extra-oficial da eleição do Cpers/Sindicato realizada ontem assim que encerrou a apuração doso votos.
Confira os números da apuração:
A Chapa 1 encabeçada pela atual diretora Vera Lesses somou 389 – 57,97%.
A Chapa 2 encabeçada pela funcionária de escola Inês Antônia Zaro fez 274 – 40,83%.
Brancos: 5 - 0,75%
Nulos – 3 – 0,45%
Total – 671 votos
Diferença pró-Chapa 1 – 115 votos
Para a Diretoria Central
A Chapa 1, liderada por Rejane Oliveira fez 338 – 59,4%.
A Chapa 2, liderada por Simone Goldschmidt recebeu 136 votos – 23,9%
E, a Chapa 3, liderada por Luiz Afonso Medeiros conquistou 80 votos – 14,06%.
13 votos em branco, 2,28%
2 nulos – 0,35%
Total de votos – 569

Estratégia da oposição fracassa e governo garante aprovação da reforma da previdência

Líder do governo, deputada Miriam Marroni articulou 
a aprovação do projeto
Foto:Renato Bairros / Agencia RBS
Mesmo com o empenho da oposição em tentar evitar a votação, o governo garantiu no início da madrugada desta quarta-feira, após mais de sete horas de discussão no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, a aprovação da reforma da previdência, o primeiro projeto do pacote encaminhado pelo Palácio Piratini.
Com 30 votos a 21, o texto-base foi acrescido da emenda elaborada de última hora que reduz o percentual de contribuição  previsto inicialmente para a parcela de servidores com salários superiores a R$ 3.689,66.
A vitória do governo começou a se desenhar por volta das 16h, duas horas depois do início da sessão desta terça. Com maioria na Casa, a base governista derrubou o regime de urgência do projeto de lei que criava funções gratificadas em cargos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A partir da medida, o caminho estava livre para o pacote de propostas do governador Tarso Genro.
Com galerias lotadas, a discussão sobre a Previdência foi marcada por confusão e troca de acusações. A oposição contou com a pressão dos servidores, liderados pelo Cpers, para tentar evitar a apreciação. Ciente da movimentação de sindicados de funcionários do Estado, o governo usou partidários para garantir apoio à reforma da previdência também entre a plateia no Plenário.
Oposição se empenhou, mas apenas retardou aprovação
A oposição se empenhou em evitar a votação. No entanto, conseguiu apenas retardar a aprovação do projeto — e não cansar a base governista, como pretendia. Líder do PSDB, o deputado Jorge Pozzobom ingressou com um mandado na Justiça alegando que a proposta era inconstitucional — argumento mais usado por parlamentares do PSDB, PMDB, PP, DEM e PPS. Contudo, a medida foi negada pelo Poder Judiciário.
Não havia outra alternativa que não fosse tentar derrubar o quórum. A estratégia era admitida por Pozzobom nos bastidores da Assembleia.
— Só nos resta derrubar o quórum. Eles (base governista) têm ampla maioria — afirmou.
Para isso, parlamentares de partidos da oposição faziam fila para se manifestar na tribuna do Plenário. A ordem era usar todo o tempo da sessão e adiar as atividades — ou cansar os deputados da base. Opositores seguiram com a tática nas três emendas e na discussão do texto-base do projeto, mas o esforço foi em vão.
Nos bastidores, o clima era de derrota antes do início das votações. Por volta das 20h, Pozzobom já antecipava a derrota — embora mantivesse a estratégia no Plenário. Na tribuna, ao defender a retirada do regime de urgência, o deputado Paulo Odone (PPS) afirmou que o Executivo "patrolava" a oposição.
— Seremos patrolados — previu.
Governo desconsiderou emendas da oposição 
Inquieta durante as sete horas de sessão, a líder do governo na Assembleia, Miriam Marroni (PT), articulou toda a aprovação da reforma na previdência. Primeiro, garantiu a retirada do projeto de lei das funções gratificadas da Susepe.
No início da noite, conseguiu aprovar o requerimento de preferência apresentado por ela para garantir que apenas as três emendas da base governista fossem apreciadas em Plenário. A manobra impediu que os adendos encaminhados pela oposição fossem discutidas no Plenário.
Enquanto deputados da oposição se revezavam na tribuna, a situação ocupou o espaço poucas vezes. Nem a líder Miriam se manifestou — comportamento criticado por opositores. Porém, quando as emendas foram aprovadas, ela já comemorava em seu perfil no Twitter: "Vencemos a primeira batalha .Viva a base aliada", postou.
Um dos poucos petistas a subir na tribuna e defender as propostas de Tarso, Raul Pont (PT) passou por uma situação constrangedora. De costas, servidores que ocupavam as galerias o chamaram de "traidor".
O pacote do governador Tarso encaminhado pela Assembleia é composto por outros quatro projetos, que devem ser votados ainda nesta madrugada.