A programação também contou com momento cultural |
No dia 27 de junho, o município de São José do Inhacorá abriu as atividades alusivas ao Meio Ambiente constantes no Plano de Ação dos Municípios que integram o Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos- CIGRES. Participaram do evento autoridades municipais e regionais, público estudantil do município de São José do Inhacorá, Chiapeta e Inhacorá, Sociedade Civil e entidades.
O objetivo principal dessas ações consiste na implantação definitiva da coleta seletiva de lixo nos 06 (seis) municípios consorciados, o que em São José do Inhacorá já está consolidado há vários anos e serve de referência para os demais, sendo que a população inhacorense, desde a mais tenra idade, sabe separar o lixo e colabora para que o mesmo tenha o seu correto destino.
Dessa forma, o evento realizado possibilitou aos participantes o resgate da trajetória ambiental realizada no município com registros de mais de 10 anos, quando se buscava a sensibilização e conscientização dos munícipes acerca da preservação do meio ambiente e separação do lixo seco e orgânico através de diversas atividades intersetoriais que transcenderam os muros escolares e se efetivaram como política ambiental no município.
A programação contou com momento cultural no qual o Grupo de Teatro Jovens Talentos do CRAS, encenaram uma peça, que possibilitou a todos uma reflexão acerca das consequências que o desrespeito ao meio ambiente podem nos causar. Na oportunidade também os municípios convidados abrilhantaram a programação com apresentações artísticas das suas respectivas escolas.
Na culminância dos trabalhos, foi realizado o Painel “ Destino Correto dos Resíduos Sólidos e Expansão da Política Ambiental no Município”. Participaram da mesa, o Secretário da Saúde, Eduardo Ludvig, o Encarregado pelo Licenciamento Ambiental de São José do Inhacorá, Jeveson Fabbrin e o Diretor do Setor Tributário e Fiscal, Devanir Willers, trazendo aos participantes a análise situacional do lixo produzido e as ações a serem implementadas para aprimorar a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente.
A comissão organizadora agradece a participação e convoca a todos para preservar e defender o meio ambiente, pois este é o dever do Poder Público e da coletividade.