29 junho 2010

Bruno convidou ex-namorada para ir a Minas Gerais, diz pai de Eliza

Luiz Carlos Samudio, pai de Eliza Samudio, que está desaparecida há cerca de um mês, disse em entrevista ao site G1 que, no último contato que teve com a filha, ela estava feliz.
A ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo, teria contado ao pai que foi convidada pelo jogador a ir a Minas Gerais, após receber a promessa de que ele assumiria a criança.
Samudio desembarcou com o neto na tarde desta terça-feira no Aeroporto de Foz do Iguaçu (PR), cidade onde mora com a família. O microempresário voltou a afirmar que não tem esperanças de rever a filha viva.
Ele destacou que a prioridade será cuidar dos interesses do neto de quatro meses, suposto filho do goleiro e sem a paternidade reconhecida pelo atleta do clube carioca.
O pai de Eliza pretende voltar a Minas Gerais até o final de semana para acompanhar as investigações sobre o sumiço da filha.

Justiça executa sentença que condenou empresa de Passo Fundo por pirataria de sementes

A Justiça de Passo Fundo decidiu prosseguir com o processo de execução contra uma empresa de Passo Fundo, no norte do Estado, condenada em 2007 por pirataria de sementes. A nota com a decisão da juíza Cintia Dossin Bigolin foi publicada na terça-feira.
A ação ingressada em 2004 pela Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), garantiu uma indenização de 35% sobre o valor do faturamento da DM Piccoli & Cia Ltda, de Passo Fundo, equivalente a R$648 mil, depois que foram apreendidas em Giruá, 7,6 mil sacas de semente da Coodetec que teriam sido reproduzidas, acondicionadas e comercializadas pela DM Piccoli como se fossem de sua produção. A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Justiça em 2008, mas a empresa ré fechou as portas ainda em 2005 e o proprietário da DM Piccoli não foi mais localizado.
A juíza Cintia Bigolin, da 5ª Vara cível do Fórum do Passo Fundo decidiu esta semana prosseguir com a execução da sentença no processo, mesmo diante do fechamento da empresa. A Coodetec comemorou a decisão. Conforme o coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, mesmo que os responsáveis não sejam mais encontrados, a execução de sentença tem um fator pedagógico.
- É um ganho mais moral do que financeiro, importante para lutar contra a pirataria, que além de ilegal é um retrocesso para o país no que se refere à criação de novas tecnologias— salienta.
O advogado da DM Piccoli & Cia Ltda, Flavio Benvegnu Junior, não foi localizado.
A Coodetec também teve ganho de causa em outro processo no ano passado, movido na Justiça de Goio-Erê (PR).

Vacinação contra aftosa atinge 95,66% do rebanho

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano atingiu 13.748.612 bovídeos no Estado. O número representa 95,66% do rebanho gaúcho de bovinos e búfalos. A vacinação foi realizada durante o mês de maio, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). Os dados preliminares foram divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

Candidatos ao Piratini fazem primeiro debate na Capital

Um debate aberto e franco marcou o primeiro encontro entre os candidatos ao governo do Estado nesta terça-feira, em Porto Alegre, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Por cerca de duas horas, José Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT) responderam a questões feitas pelas prefeituras dos municípios do Estado e expuseram suas principais atitudes caso sejam eleitos ao Piratini. A governadora Yeda Crusius não compareceu, alegando estar em horário de trabalho.
O debate foi organizado pela Federação das Associações de Municípios (Famurs). Para amanhã, a entidade programou entrevistas com os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Dilma Rousseff (PT) foi convidada pela Famurs, mas não participará da atividade.
As atividades fazem parte do 30º Congresso de Municípios do RS, sediado no Hotel Plaza São Rafael, na Capital, e as perguntas serão extraídas da cartilha "O que os municípios esperam dos futuros governantes", respondida por 337 gestores do Estado.

Vestígios de sangue são encontrados em caminhonete de goleiro

Vestígios de sangue foram encontrados em uma caminhonete que pertence ao goleiro Bruno, do Flamengo, segundo fontes ligadas à investigação do desaparecimento de Eliza Samúdio. A jovem sumiu há cerca de três semanas. Ela teve um relacionamento com o atleta no ano passado e alegava que ele era o pai de seu filho, de quatro meses.
O veículo foi apreendido no começo do mês, em uma blitz, porque estava com a documentação irregular. O resultado do exame para saber de quem é o sangue ainda não foi divulgado.
Fontes ligadas à investigação disseram que Eliza esteve em Minas Gerais desde que desapareceu. Elas acompanham o caso e afirmaram também que foram feitas buscas, nesta terça-feira (29), em trilhas próximas ao sítio do jogador.
Na segunda-feira (28), bombeiros, policiais e peritos fizeram escavações nessa propriedade e uma busca detalhada em um poço e na casa. Foram apreendidas passagens aéreas, fraldas e roupas femininas.
As peças de vestuário devem ser mostradas a testemunhas, para comprovar se são de Eliza.
Durante o trabalho de perícia, os profissionais usaram um reagente chamado luminol, que indica a presença de sangue. “O luminol, quando é jogado, se tiver sangue, ele faz uma reação, ilumina aquela parte onde está o sangue e fica meio azulado”, explica o delegado Edson Moreira.
Entenda o caso
De acordo com a polícia, o sumiço de Eliza Samúdio começou a ser investigado depois de denúncias de que ela havia sido agredida no sítio que pertence ao jogador. Ela teria feito o último contato com amigos e parentes há cerca de três semanas. Segundo a delegada Alessandra Wilke, Bruno é suspeito de envolvimento no desaparecimento de Eliza.
Dayane Fernandes, mulher do goleiro Bruno, teria dito, em depoimento à polícia, que Eliza teria abandonado o bebê. A criança foi encontrada pela polícia na madrugada de sábado (26), com uma senhora desconhecida. No domingo (27), foi entregue a Luis Carlos Samúdio, pai de Eliza.
Dayane chegou a ser levada à delegacia na sexta-feira (25). Ela foi detida e liberada em seguida. Segundo a delegada, a mulher do atleta foi autuada por subtração de incapaz.
A polícia já ouviu funcionários do sítio de Bruno e amigas de Eliza.
O Flamengo anunciou, na segunda, o afastamento do goleiro durante as investigações. Desde então, o goleiro não é visto no condomínio onde mora, no Rio de Janeiro.

Estudante da SETREM novamente participa de intercâmbio para Alemanha

Neste sábado, dia 03, a três-maiense Patrícia Schmidt, 16 anos, estudante do 2º Ano do Ensino Médio da SETREM, embarca em São Paulo com vôo direto à Frankfurt, Alemanha.
A jovem que estuda o idioma alemão na instituição há um ano e meio realizará o intercâmbio, que envolve aulas e oficinas com conhecimentos diversos, em Rossleben, no Estado da Turingia. A cidade tem cerca de seis mil habitantes. “Estou bastante ansiosa. Apenas três estudantes do Estado foram selecionados, nove em todo o país. É uma grande oportunidade”.
A seleção, acredita, ocorreu em razão das boas notas e da dedicação aos estudos. Realmente um grande presente, já que as passagens, hospedagens, alimentação e cursos ficarão a cargo da organização alemã Goethe – Institut, que firmou com a SETREM há dois anos. Assim como, Patrícia, outros sete estudantes do idioma na instituição já participaram do intercâmbio. A jovem retorna no dia 25 de julho.

Prefeitura de Santa Rosa empossa pela 1ª vez vice-diretores

A tarde da última quinta-feira(24), marcou um momento histórico para o município de Santa Rosa. Na presença do Prefeito Municipal, da Secretária Municipal de Educação e Juventude, Neli Cadaval da Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Denir Frosi, diretoras de Escolas Municipais e comunidade escolar, aconteceu a posse dos vice-diretores das escolas municipais de ensino.
O Ato foi realizado na Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito e celebra uma das ações da Lei de Gestão Democrática 4636, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores, no dia 24 de março deste ano. A lei estabelece que, Escolas Municipais de Ensino com mais de 350 alunos, terão, em seu quadro administrativo, o cargo de vice-diretor.
Para a Presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Maria Dalce, “Esta conquista significa mais um importante avanço para a educação do município, uma vez que a gestão escolar passa pelas mãos de várias pessoas”.
No ato da posse, que contou ainda com a presença da Vice Prefeita, Sandra Padilha, da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, senhora Ângela Kunh, dos veredores José Albino Rohr e Paulo Paim, foi entregue a Portaria de Nomeação ao Vice-diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Oliveira, professor Marco Aurélio Rigo e as vice diretoras: da EMEF Nossa Senhora de Fátima, Marli da Rosa Parayba, EMEF Francisco Xavier Giordani, Denise Nair Dorneles, EMEF Paul Harris, Neusa Bess e da EMEF Pedro Speroni Maria Ereni Karnikowski.
O Prefeito Municipal manifestou-se dizendo da alegria em estar protagonizando este marco na educação municipal, “Estou muito feliz e quero agradecer todos que se envolvem e que buscam no dia a dia, o processo de democratização das nossas escolas. Especialmente, quero manifestar minha gratidão aos dez vereadores que ajudar na construção e elaboração do projeto de lei, e que, posteriormente, aprovaram por unanimidade, permitindo a celebração deste momento importante”. O Prefeito ressaltou ainda, a importância da participação e do envolvimento de toda comunidade escolar na qualidade e no aperfeiçoamento da educação no município.
A partir de agora a administração dos estabelecimentos de ensino será exercida pelo diretor e pelos vice-diretores, em consonância com as deliberações do Conselho Escolar, respeitando as disposições legais.
Para ser indicado à função de diretor e vice-diretor, o professor deve possuir curso superior na área de educação, ser estável no serviço público municipal, comprometer-se a freqüentar curso de qualificação do exercício da função que vier a ser convocado após nomeado, apresentar plano de ação para a implementação junto da comunidade e comprovar experiência mínima de dois anos de docência.
O vice-diretor terá como função auxiliar a direção de escola na construção e implementação das atividades pedagógicas e administrativas, visando qualificar ainda mais o ensino. Também faz parte de suas funções, representar ou substituir o diretor, em casos que este, não possa comparecer.

Telefonista de Porto Mauá acerta todos os resultados dos jogos do Brasil

Dos quatro jogos do Brasil na Copa do Mundo, que está sendo realizado na África do Sul, um servidor da Prefeitura Municipal de Porto Mauá organizou três vezes buquemequer, onde cada pessoa marca palpites dos jogos do Brasil, ao custo de R$ 1,00 cada, valor total arrecadado que é rateado entre os que acertam o resultado de cada jogo, Um fato inusitado foram os palpites da telefonista Silvana Pagel, que marcou um palpite em cada oportunidade e acertou todos os resultados. No primeiro buquemequer acertou a vitória do Brasil por 2 x 1 sobre a Correia do Norte, no segundo acertou o resultado de 0 x 0 com Portugal e na segunda-feira, 28 de junho, acertou os 3 x 0 do Brasil contra o Chile. O palpite para o jogo da próxima sexta-feira, 02 de julho, contra a Holanda é de 2 x 0 para o Brasil, vamos ver acertará pela quarta vez consecutiva.

Pai denuncia filho por assalto em Itaara

Homem que foi assaltado em Itaara, na região central do Estado, diz ter reconhecido um dos assaltantes como seu filho, apesar do uso do capacete.
Segundo relato à Polícia Civil, o vendedor caminhava pela Avenida Guilherme Kutz, em Itaara, na Região Central, em frente ao balneário Lermen, por volta das 21h de domingo, quando foi abordado por uma dupla em uma moto preta.
Os ladrões desceram e empurraram a vítima, derrubando-a no chão. Eles retiraram do bolso da calça da do vendedor, sua carteira com documentos e cartão do Banco do Brasil.
O rapaz de 21 anos foi denunciado à polícia. O caso foi registrado na Polícia Civil nesta segunda-feira.

Garoto de Cambridge cria engenhoca com aspirador de pó e escala paredes

Um garoto de Cambridge, na Inglaterra, criou uma engenhoca com dois aspiradores de pó e se transformou no Homem-Aranha da escola.
Hibiki Kono, de 13 anos, sempre sonhou em ser como o herói que escala paredes e vai de um prédio ao outro com suas teias. No entanto, como não nasceu com os "superpoderes", o menino resolveu usar seu conhecimento das aulas de ciência e um pouco de criatividade.
Kono passou cinco meses debruçado em seu projeto. Com uma mochila e dois aspiradores de pó comprados numa liquidação do supermercado local, ele construiu uma engenhoca capaz de prendê-lo à parede, assim como o Homem-aranha.
"Sempre me fantasiei de Homem-aranha quando era criança e amo todos os filmes. É maravilhoso escalar paredes como ele", disse o garoto ao jornal "Daily Mail".

Frente fria deixa tempo com sol entre nuvens no Estado

Uma frente fria e áreas de instabilidade causam mais nuvens do que chuva nesta terça-feira. A entrada de uma forte massa de ar polar fez a temperatura despencar para 3,5°C no oeste gaúcho. Apenas nos Campos de Cima da Serra Geral, os ventos que sopram do mar causam chuva fraca ao longo de quase todo o dia.
A temperatura máxima volta a subir no Estado, mas não há previsão de calor. Nos extremos norte e noroeste gaúcho, a máxima varia entre 22°C e 24°C. Na região central, a máxima não ultrapassa os 22°C. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens à tarde, e a máxima não passa dos 19°C. Na Serra, os termômetros devem registrar 14ºC.
Na quarta-feira, áreas de instabilidade prometem trazer chuvas para algumas cidades gaúchas. Por enquanto, as chuvas atingem apenas a fronteira com o Uruguai. A quantidade de nuvens aumenta, mas não há previsão de chuva. Tanto a temperatura mínima quanto a máxima sobem na maior parte do Estado. 

Bombeiros encerram buscas no sítio do goleiro Bruno sem encontrar corpo

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou nota na noite desta segunda-feira informando que nenhum corpo foi encontrado nas buscas realizadas em duas cisternas no sítio do goleiro Bruno, do Flamengo, localizado em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte. As buscas no local, que começaram por volta das 16h30min por peritos da Polícia Civil, foram encerradas precisamente às 22h18min e devem ser retomadas na manhã desta terça.
— Não foi encontrado nenhum corpo no local, ambas as cisternas vistoriadas comportavam apenas entulho, foram realizadas buscas no local sem êxito — diz a nota divulgada pelos bombeiros.
Apenas objetos que indicam a presença de mulheres e de criança dentro da casa no sítio foram encontrados, além de uma passagem aérea com nome ilegível foram encontrados, mas ainda não há informação se algum destes objetos pertencem à estudante Eliza Silva Samudio, de 25 anos, ex-namorada do jogador e que está desaparecida há três semanas.
De acordo com a delegada Alessandra Escobar, Bruno é suspeito de envolvimento no caso. Mãe de uma criança de quatro meses, Eliza movia uma ação de reconhecimento de paternidade contra o jogador. A criança foi encontrada na madrugada de sábado na casa de uma amiga da mulher do goleiro, Dayane Souza, que responderá inquérito por subtração de incapaz. A guarda provisória da criança está com com o avô materno, Luiz Carlos Samudio.
O sumiço da estudante começou a ser investigado depois que a Polícia recebeu denúncia anônima afirmando que ela havia sido espancada no sítio que pertence ao jogador. Bruno deve prestar depoimento na Divisão de Homicídios de Contagem nesta terça-feira. O goleiro foi afastado por tempo indeterminado dos treinamentos do Flamengo, até que o caso seja esclarecido.

Mulheres acima do peso têm risco alto de aborto após fertilização in vitro

Os médicos já sabiam há tempos que mulheres pesadas tendem a sofrer mais com abortos e outras complicações da gestação depois de engravidar naturalmente, mas os dados quanto a técnicas de reprodução assistida eram divergentes.
Médicos britânicos acompanharam todas as 318 mulheres de uma clínica de Londres que engravidaram depois de passar por fertilização in vitro de 2006 a 2009, e dividiram-nas de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC).
Mulheres com IMC de 18 a 24 foram consideradas normais. As com IMC de 25 ou mais foram consideradas como de sobrepeso, e as acima de 30, como obesas.
Depois de aplicar correções estatísticas para ajustar fatores que poderiam afetar os resultados – como idade, consumo de tabaco, histórico médico – os pesquisadores determinaram que as mulheres com sobrepeso ou obesas têm muito maior risco de aborto que as magras.
A pesquisa foi apresentada em Roma, numa reunião da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
Entre as mulheres de peso normal, 22% das que usaram fertilização in vitro na clínica tiveram aborto. Mas entre as mulheres de sobrepeso e obesas, o risco foi de 33%.
Para mulheres que conceberam naturalmente, a taxa de aborto pode variar de 4% a 23% durante o primeiro trimestre, dependendo da idade e histórico médico. Especialistas dizem que o risco para mulheres acima do peso ou obesas pode ser de três a quatro vezes maior que para mulheres de peso regular.
– Um dos melhores tratamentos de fertilidade é perder peso – disse o médico Richard Grazi, diretor de infertilidade e endocrinologia reprodutiva do Centro Médico Maimonides, de Nova York, e que não tomou parte no estudo.