08 fevereiro 2011

Senhora de 70 anos impede assalto a uma joalheria no Reino Unido

Uma senhora de 70 anos bateu em seis bandidos para impedir um assalto a uma joalheira nesta segunda-feira, na cidade britânica de Northampton, no Reino Unido. A aposentada observou o início do arrombamento do outyro lado da rua e saiu em direção aos ladrões. Ela usou a bolsa como arma. 
Os bandidos ficaram assustados e tentaram fugir. Dois caíram da motocicleta e foram imobilizados até a polícia chegar. Outros dois também foram detidos. 
>>> Confira o vídeo que registrou o impedimento do assalto:

Tarso quer criar estatal para ampliar investimentos no Estado

Governador fez anúncio no Palácio Piratini
no final da manhã desta terça-feira
O Rio Grande do Sul poderá contar com uma companhia de participações para garantir investimentos no território gaúcho. Ela seria parceira de empresas que venham se instalar ou ampliar sua atuação no Estado. O governador Tarso Genro revelou a criação do projeto durante o lançamento do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (SD/RS), nesta terça-feira. Segundo ele, já existem 15 empresas negociando a instalação no Estado, que serão conhecidas em cerca de 30 a 60 dias. Os investimentos podem chegar a US$ 2 bilhões.
Mesmo sem dar mais detalhes, o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, confirmou que já existe um trabalho de elaboração da ideia em andamento. “Dentro de 60 dias, vamos apresentar um esboço da consolidação do novo sistema de desenvolvimento, com sua forma de atuação político-administrativa, e posteriormente, vamos avançar nesta proposta”, sustentou.
O governador reafirmou que o objetivo principal é criar as condições para que o Rio Grande do Sul retome o crescimento nos mesmos índices do Brasil. “Há dinheiro no País para buscarmos e, com isso, incentivar a formação desta nova estrutura produtiva para o Estado, seja junto ao BNDES e outras agências de fomento, ou até mesmo com recursos próprios”, afirmou Tarso.
Segundo o secretário Mauro Knijnik, o primeiro passo é estruturar a ação em áreas prioritárias, como indústrias estratégicas em setor como energia, telecomunicações, e inovadoras, como as de semicondutores e microeletrônica. “Vamos traçar um perfil daquelas indústrias que apresentem competitividade, que estejam ligadas à produção sustentável, além do setor agroindustrial, cooperativista, de infraestrutura e junto aos principais Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, argumentou.
O governador Tarso Genro também informou que o incentivo aos futuros empreendimentos passa por modificações no Fundopem e a criação de outros mecanismos, dentro da nova política desenvolvimentista do atual governo. “Teremos foco na Metade Sul, atuando com a criação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, buscando incrementar ações na área do Pólo Naval e com o Estado bancando a implantação de centros tecnológicos", disse ele.
Presente no evento, o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, garantiu que a indústria gaúcha e a entidade serão parceiras. “Propostas que determinem ações para o fomento de novos empreendimentos são bem-vindas, e precisamos incentivar a inovação tecnológica para garantirmos nossa competitividade”, disse.

Programa de Revitalização do Agronegócio – PRA em nova fase

O agronegócio avança em SJI
O Programa de Revitalização do Agronegócio (PRA) de São José do Inhacorá que vem acompanhando as propriedades do município com uma equipe técnica de 4 Técnicos em Agropecuária, um Veterinário e um Engenheiro da Produção Agroindustrial, entrou nesta última semana, em nova fase de suas ações, ou seja, passou da fase discreta para uma fase mais visível de suas ações. 
Conforme está descrito nas ações do PRA, a melhoria de arredores e a pintura das benfeitorias é uma das ações prioritárias para a equipe, pois esta ação trás um novo visual às propriedades rurais, melhorando a auto-estima das famílias, oportunizando a limpeza dos ambientes e, sobretudo tornar visível a dedicação, o capricho e os cuidados com que as famílias rurais dedicam as suas atividades no dia-a-dia.
Durante dois dias, os trabalhos foram centrados na propriedade da família de Arlindo e Lucia Kochem, na Linha Jundiá, propriedade esta, que produz atualmente 500 litros de leite/dia e tem a alimentação do rebanho baseada no pastoreio rotativo sobre a grama tifton bem como o fornecimento de silagem e concentrados.
O trabalho que conta com o apoio do SICREDI, FUNCAP, EMATER-RS/ASCAR, e demais segmentos da Administração Municipal, terá novas ações nas próximas semanas em outras propriedades. Todas as famílias do município que possuem interesse em realizar a melhoria de arredores e pintura de suas benfeitorias poderão procurar as entidades parceiras ou o Técnico de sua Região.

Ano letivo na rede municipal de Santa Rosa está sendo planejado

As escolas já receberam melhorias
Nesta sexta-feira(11), acontecerá uma reunião da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, juntamente com as equipes Diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa. O objetivo é planejar o ano letivo de 2011.
Este será um momento importante para a organização do calendário de formações, no qual está incluída a I Conferência da Rede Municipal de Ensino e a IV Conferência Municipal de Educação. Estes eventos definirão os princípios para a educação da rede municipal. Também servirão de base para a reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Regimentos Escolares e dos Planos de Estudos das escolas.
Segundo a Secretária de Educação, Neli Cadaval da Costa, “O trabalho e a ação conjunta da Secretaria e das equipes diretivas, são imprescindíveis para que as discussões e o aprofundamento teórico a serem realizados neste ano, reflitam em avanços para a construção da escola democrática e de qualidade social. Esta é uma das diretrizes fundamentais do Governo para a educação da rede municipal em Santa Rosa”.
No dia 14, acontecerá uma reunião com os professores, funcionários, monitoras e as equipes diretivas, no Centro Cívico e Cultural, às 19 horas. Na ocasião será realizada a abertura do ano letivo de 2011. No dia 15, será realizado o lançamento da Conferência com os integrantes dos Conselhos Escolares, ACPMs e Grêmios Estudantis. E no dia 16 começam as aulas da rede municipal de ensino.

Em São José do Inhacorá também se produz abóbora gigante

Abobora gigante em São José do Inhacorá
Na última semana, o agricultor Lírio Nonenmacher convidou a equipe da Secretaria do Agronegócio e Meio Ambiente de São José do Inhacorá, para registrar a colheita de uma abóbora de um tamanho fora do comum. Chegando ao local, a equipe deparou-se com um fruto que merecia a precisão da sua pesagem, e para surpresa de todos, o mesmo alcançou a marca dos 50 kg e 600 gramas. 
O agricultor Lírio, relatou ter colhido em sua área de cultivo diversas abóboras grandes neste último ano, porém esta teria sido a maior delas, estimando que as outras tenham tido peso aproximado de 30 a 40 kg.

Três de Maio está em alerta contra a Dengue

Vigilância Sanitária está em alerta
Foram identificados quase 200 focos 17 de larvas do mosquito transmissor da doença. Destes, 18 já deram positivo em exames realizados em laboratórios. O chefe da Vigilância Sanitária, Beto Baggio, pede a ajuda de toda a comunidade para evitar o risco de uma epidemia em Três de Maio, pois há o risco de uma pessoa já contaminada visitar a cidade e ser picada por um destes mosquitos. Baggio diz que as larvas foram encontradas nos mais diversos locais que servem como criadouros do mosquito.

Administração Municipal estimula a produção independente de suínos

A criação de suínos no sistema
independente é uma tradição no 
município
Através de financiamento com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural - FUNDERUR, (que atualmente dispõem de R$ 150.000,00), foram financiadas 16 leitoas destinadas à reprodução em 04 propriedades. 
A criação de suínos no sistema independente é uma tradição que vem se mantendo no município e visa abastecer o abatedouro local, bem como terminadores e abatedouros da região. 
É considerável o número de matrizes alojadas nas propriedades rurais e em todas há um rigoroso controle da sanidade e da qualidade genética destas propriedades. Além do Veterinário do Município, os produtores também dispõem dos Veterinários da UNITEC mantidos por convênio entre o Município e a Cooperativa.

Técnico em Comércio da FEMA tem 90% dos alunos empregados

As matrículas para o curso podem 
ser feitas na secretaria da FEMA 
O curso Técnico em Comércio da FEMA possui apenas 10% dos seus alunos fora do mercado de trabalho. Este dado é resultado de um levantamento realizado pelo coordenador do curso, prof. André Stürmer que avalia sendo alta a empregabilidade do curso, já que, dos 35 alunos matriculados, apenas 5 não estão empregados. 
A exigência do mercado de trabalho por um serviço mais qualificado é um dos motivos apontados pelo coordenador para justificar esse índice. “Hoje quando as pessoas buscam um produto ou serviço, querem ser bem atendidas e obter resultado. É só pensar no que a gente quer quando vai a uma empresa. Ninguém gosta de ser mal atendido, de não ter o problema resolvido ou não ter a expectativa atendida”.
O curso Técnico em Comércio habilita o profissional a atuar no mercado de trabalho nas áreas de Marketing, Vendas, Administração Financeira, Planejamento Estratégico, Logística, Gestão e Gerência de empresas e demais segmentos do comércio, Indústria, Prestação de Serviços Públicos e Privados.
Oferecido à noite, o curso busca aproximar o aluno no mercado de trabalho, oferecendo descontos em convênios firmados com várias empresas e associações da região, além de créditos educativos e gratuidades.
Assim, o aluno consegue custear as despesas das mensalidades e materiais do curso, com o próprio rendimento obtido através do emprego, o qual é conseguido justamente por estar cursando o Técnico em Comércio.
As matrículas para o curso podem ser feitas na secretaria da FEMA, no turno da manhã, tarde ou noite. Além do curso Técnico em Comércio, a FEMA recebe matrículas para os cursos de Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho. Mais informações pelo fone (55) 3512-5747.

Três cidades da região Metropolitana decretam emergência por conta da chuva

Três cidades da região Metropolitana decretam
emergência por conta da chuva 
Três prefeituras da região Metropolitana de Porto Alegre enviaram Notificação Preliminar de Estado de Emergência (NOPRED), informou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Por conta das chuvas mais de 800 casas foram danificadas em Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia do Sul, afetando mais de 2 mil pessoas. 
Sapucaia do Sul foi o local mais atingido. Na cidade, 200 famílias tiveram de abandonar suas residências temporariamente e quatro casas desabaram. Os locais mais atingidos margeiam os arroios Sapucaia e Esteio. Esteio, desta forma, também registrou danos consideráveis. Pelo menos 577 residências foram danificadas e 170 pessoas tiveram que deixar seus lares, conforme a prefeitura local.
Em Cachoeirinha, pelo menos 100 casas tiveram perdas parciais pelo excesso de chuvas, deixando centenas de desalojados temporários. A prefeitura afirma que já está providenciando colchões, roupas e alimentos para os atingidos, assim como assistência de saúde e para a limpeza das casas. 
São Leopoldo não decretou emergência, mas também foi atingida por forte enxurrada e cerca de 40 pessoas ficaram desalojadas. Um jovem de 19 anos morreu eletrocutado. Conforme informações do Corpo de Bombeiros do município, Josias Samuel Martins de Lima ajudava familiares a sair da casa alagada, no bairro Santo André, quando foi atingido por uma descarga elétrica. Uma equipe do Samu chegou a socorrê-lo com vida, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no Hospital Centenário.

Fuga de penitenciária de Florianópolis é a maior já registrada em Santa Catarina

Avenida Beira-Mar Norte foi tomada por policiais
Em uma fuga em massa, 79 detentos fugiram no início da noite desta segunda-feira do Complexo Penitenciário de Florianópolis, no bairro Agronômica. Essa foi a maior fuga já registrada em Santa Catarina. O recorde anterior era de 48 presos.
Dezenas de viaturas e policiais foram para o local. Até as 02h06min desta terça-feira, pelo menos 46 haviam sido recapturados. Com eles foram apreendidas três armas calibre 12 — com bala de borracha — uma calibre 38 e três granadas de luz e som. 
Um comboio de 10 viaturas levou os detentos de volta para a penitenciária. A maioria foi apreendida no Morro do Horácio, que fica nos arredores do complexo. As buscas continuam também dentro do mangue do Itacorubi.
A fuga ocorreu na Central de Triagem, inaugurada no final de dezembro do ano passado. Os detentos teriam rendido um agente prisional com um espeto e fugido pelos fundos da ala.
Na época da inauguração, agentes prisionais chegaram a reclamar que as celas não seriam seguras. O então secretário de Segurança Pública, André Mendes da Silveira, disse que não havia motivos para preocupação.
Segundo o coronel Newton Ramlow, comandante do Batalhão de Choque, a fuga não foi planejada com antecedência.
— Pelo que apuramos até agora, eles se aproveitaram de uma desatenção do agente penitenciário e fugiram. Poderiam ter escapado mais de cem — afirmou o coronel.
O complexo fica numa área cercada de casas, numa área central na cidade. Houve tensão nas ruas ao redor do prédio. Clientes de um supermercado e de postos de combustíveis nas redondezas se esconderam, com medo de serem feitos reféns.
De acordo com a PM, todo o efetivo policial de Florianópolis — inclusive Bombeiros e Polícia Ambiental — trabalha nas buscas, que devem ocorrer durante toda a madrugada.
Uma blitz será montada na ponte, no sentido ilha — continente, para evitar fugas pelo trajeto.

Em decisão inédita no RS, juiz é demitido por conduta imprópria

Magistrado teria apresentado 

comportamento alterado e 

feito elogios indevidos a uma

mulher

Uma decisão inédita no Judiciário gaúcho levou à demissão o juiz Marcelo Colombelli Mezzomo, da Comarca de Três Passos, nesta segunda-feira. Mezzomo estava afastado das atividades desde julho de 2010 e respondia a um processo administrativo disciplinar por conduta incompatível às funções de magistrado.
O processo teve início em maio do ano passado, a partir de um registro na delegacia de polícia de Três Passos. A dona de uma sorveteria afirmou que o juiz teria se dirigido à sua nora com "comentários e elogios impróprios" e com "comportamento visivelmente alterado", nas primeiras horas da manhã do dia 25 de maio de 2010. 
O magistrado negou os fatos e afirmou ter dito apenas que a moça era muito bonita. Mesmo assim, o relator do caso, desembargador Luiz Ari Azambuja Ramos, considerou coerente a versão da proprietária da sorveteria, descartando a possibilidade de que as vítimas fossem "fantasiar uma situação inexistente, mesmo sabendo posteriormente que estavam acusando um Juiz de Direito da Comarca". 
O desembargador também considerou o fato de que o juiz Marcelo Colombelli Mezzomo já havia sofrido pena de censura por envolvimento em acidente de trânsito e também respondia a outros processo administrativos por conduta inconveniente.
Mezzomo, que havia sido nomeado em 25 de junho de 2007 teve o vitaliciamento (confirmação no cargo) suspenso, após a decisão unânime do Órgão Especial.