03 maio 2012

Santa Rosa: Caminhos da Soja é uma das atrações permanentes na 19ª Fenasoja

As atrações podem ser conferidas no espaço localizado
próximo a praça da alimentação e a Exporural 
Caminhos da Agricultura Familiar e da Soja é uma das atrações permanentes no parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. Um espaço de 850m² com 33 cenários e 2 mil peças expostas, onde são representadas a história, hábitos, tradições e tecnologias que construíram a história da região.
“Esse espaço foi construído para resgatar a história dos colonizadores que habitaram nossa região. Os caminhos da agricultura familiar e da soja mostram o suor e o sangue que esses colonizadores tiveram para construir nossa região”, destaca Jorge João Lunardi, presidente da comissão de Soja e Derivados.
A montagem do espaço e a pesquisa do caminho da soja foram realizadas pela Emater em parceria com a Fenasoja, com o objetivo de resgatar as histórias do passado e destacar as do presente. Os visitantes poderão prestigiar atrações como: a história dos municípios de Santa Rosa, Novo Machado, Tucunduva, Santo Ângelo e Cândido Godói; agroindústria; agro rural; diversificação da produção de setores que trazem a história da soja; área da suinocultura; história da energia elétrica; o meio rural na visão das crianças e um espaço para educação.
As atrações podem ser conferidas no espaço localizado próximo a praça da alimentação e a Exporural.

Santa Rosa: Município terá base da Polícia Rodoviária Federal

Confirmação foi feita ao Prefeito e ao Presidente da 19ª
Fenasoja na manhã de hoje
Durante a 19ª Fenasoja, em seu gabinete montado no parque de exposições Alfredo Leandro Carlson, o Prefeito, Orlando Desconsi, e o Presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, receberam o Superintendente da Delegacia de Polícia Federal, José Altair Gomes Benites e Adalberto Schumann do Núcleo de Apoio Administrativo.
Na visita, o Superintendente confirmou a instalação da base da Polícia Rodoviária em Santa Rosa. Segundo Benites a função principal da Polícia é prevenir acidentes.
Na ocasião, o Prefeito, Orlando Desconsi, afirmou que esta notícia veio em boa hora. “É um momento bem oportuno para a descentralização da fiscalização, já que teremos em nossa região barragens e ponte”, afirma.
O Presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz destacou a importância desse posto de atendimento para Santa Rosa e para a região.
Segundo Benites o próximo passo é definir o lugar para implantação e realizar a estruturação física para o estabelecimento da base.

Três de Maio: Dia 03 de maio, 57 anos do município e da Rádio Colonial AM

Rádio Colonial e Três de Maio, histórias que se confundem 
Foto: Paulo Marques
As terras que hoje cosntituem o município de Três de Maio, desde de 1682, integram a Província das Missões, administradas pelos Jesuítas. Esta situação perdurou até 1750.
Não existem documentos que comprovem a data em que chegaram os primeiros colonizadores. Sabe-se por informações de pioneiros que por volta de 1915, chegaram colonizadores descendentes de alemães, italianos, poloneses e russos. Estes colonizadores procuravam terras escuras, em direção ao rio Buricá, pois temiam o chão vermelho. Por isso, os primeiros colonizadores foram se estabelecer onde hoje é Flor de Maio e arredores, constituindo-se esta a primeira secção Santa Rosa.
A instalação do novo município só foi efetivada em 28 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito, Walter Ullmann. Três de Maio surgiu da fusão de três distritos: Três de Maio, Ivagaçi e Independência. Atualmente, Três de Maio possui cinco distritos: Manchinha, Progresso, Quaraim, Consolata e Barrinha.
A bela Três de Maio completa 57 anos
 Foto:  Claudiomar Witcak
Há relatos de que houve um plebiscito para a escolha do nome do município: Buricá ou Três de Maio. Apesar das mobilização de alguams famílias para que o Buricá prevalecesse, venceu Três de Maio. A origem do nome rememora o lançamento da pedra fundamental do Clube Buricá e os tradicionais baleis de kerb alemão, que proporcionavam três dias de festa e sempre culminavam no dia três de maio, além de ser uma homenagem à senhora Nely Dahne Logemann, esposa do primeiro, esposa do primeiro presidente, que aniversariava nessa data e muito cntribui para a construção dessa sede social.
A história do município de Três de Maio, se confunde muito com a história da Rádio Colonial AM, que entrou no ar de forma oficial no dia 03 de maio de 1955.
A Rádio Colonial AM, que foi fundada pelo então Deputado Federal Germano Dockhorn, avô dos atuais diretores da emissora, os irmãos Bruno e Ana Dockhorn, que dão sequência a condução da Rádio Colonial AM no comando da família Dockhorn em sua terceira geração.

Três de Maio: Assaltantes rendem vigia e assaltam relojoaria no centro da cidade

Bandidos agrediram o vigia da rua, e quebraram a 
fechadura da porta da loja / Foto: Paulo Marques
Na madrugada desta quinta-feira 03/05, cinco elementos armados renderam o vigia que faz ronda nas imediações da Av. Uruguai e rua Santo Ângelo, no centro de Três de Maio, e arrombaram a loja Classmann Jóias e Óptica, localizada na esquina das rua citadas.
Após agredirem o vigia, os elementos quebraram a fechadura da porta da loja, entraram no estabelecimento de onde levaram algumas mercadorias. O proprietário do estabelecimento comercial, não soube precisar o que os bandidos levaram, o que será possível após um levantamento.
Abrigada Militar atendeu a ocorrência, que agora fica para o setor de investigação da Polícia Civil de Três de Maio.

Esporte: Fora de casa, Grêmio vence Fortaleza e encaminha vaga na Copa do Brasil

Marcelo Moreno (E) abriu o caminho para a vitória do Grêmio
(Foto: LC Moreira / Futura Press)
Jardel, gols e vitória andavam de mãos dadas com o Grêmio na década de 90, e a presença do ex-jogador de 38 anos, no treino de terça-feira e para assistir ao jogo contra o Fortaleza na noite desta quarta, parece ter inspirado o Tricolor. A equipe gaúcha não tomou conhecimento do time cearense e venceu por 2 a 0, no Presidente Vargas, o jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, conquistando ótima vantagem para a segunda partida.
Atacante como Jardel, Marcelo Moreno voltou ao time e fez um dos gols da vitória - Marco Antonio, autor de uma pintura, deu números finais à partida. O Grêmio agora pode perder até por um gol de diferença que garante vaga nas quartas de final. O Tricolor cearense precisar vencer por dois ou mais gols para avançar na competição. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 22h, no Olímpico - o adversário na próxima fase sai do confronto entre Bahia e Portuguesa.