15 setembro 2010

Projeto para crianças conta a história da Revolução Farroupilha

Alunos de todas as idades têm participado ativamente do Projeto Criança: Desvendando o Passado Farroupilha. A iniciativa é desenvolvida no galpão do Grupo Record RS situado no Parque da Harmonia. O projeto se estende até sexta-feira e ainda há vagas para as escolas interessadas em participar. O contato é com a idealizadora, Bárbara Lauxen, no telefone (51) 9378-4826. Até o final das atividades, a expectativa é de que mais de 1 mil crianças passem pelo galpão da Record.
O iniciativa encanta as crianças, que ficam atentas ao curta-metragem “Cecília e a Guerra dos Farrapos". O filme foi produzido com a exclusividade para o Grupo Record RS para ser exibido em uma grande tela instalada no espaço dentro do Acampamento Farroupilha. “A produção conta a história de uma menina que tem a ajuda de sua avó para desenvolver um trabalho de História sobre a Revolução Farroupilha para a escola”, contou Bárbara.
Após a exibição do filme, as crianças participam de diversas atividades lúdicas, com jogos e perguntas relacionadas à história da Revolução Farroupilha. O galpão da Record ainda está decorado com cartazes, quadros e outros itens que lembram a Guerra dos Farrapos e o tradicionalismo gaúcho.
Entre as instituições que participaram do projeto, estiveram nesta quarta-feira no espaço alunos do Centro de Apoio ao Menor Casa de Nazaré, de Porto Alegre. Os estudantes de 5 a 13 anos se divertiram com a série de atividades desenvolvidas no galpão.
Conforme a educadora Taís Bischoff, o principal benefício da iniciativa do Grupo Record RS é o conhecimento que os alunos adquirem. “É um projeto muito bom que ressalta algo que precisa ser resgatado diariamente. Através dos pequenos, essas informações podem ser passadas para os pais e responsáveis, disseminando ainda mais nossa cultura”, declarou.
O Projeto Criança é realizado em três horários diferentes. Pela manhã, as atividades ocorrem das 10h às 11h30min. No período da tarde, são mais duas turmas, das 14h às 15h30min e das 15h45min às 17h15min. Cada grupo é composto por 60 alunos.
O Projeto Criança faz parte da campanha da Record voltada aos festejos farroupilhas, “Heróis de Hoje”. O enfoque do projeto é a luta por um Rio Grande do Sul melhor, incentivando os gaúchos a desenvolverem atividades que possam resultar em grandes benefícios. A campanha é veiculada no jornal Correio do Povo, na Rádio Guaíba e na TV Record RS, com vídeo produzido pelo Departamento de Artes da emissora.
O Grupo Record RS está oficialmente no Parque da Harmonia desde o dia 8 de setembro. No espaço montado no local, é feita cobertura jornalística sobre a Semana Farroupilha e atividades especiais. As ações contam com patrocínio de Lojas Colombo, Banrisul e Guaraná Antarctica.

Show de Pedro Ortaça faz lotar o CTG Troperios do Buricá

E mais uma noite festiva da Semana Farroupilha em Três de Maio, numa parceria da Rádio Colonial AM e o CTG Tropeiros do Buricá, um grande show da música gaúcha missioneira fez lotar o galpão do CTG nesta terça-feira (14). Pedro Orta, que à 28 anos não vinha a Três de Maio, trouxe com sigo o filho Gabriel e os músicos Luiz e Alber, e encantaram os presentes em uma belíssima apresentação, fazendo o público cantar junto durante grande parte do show, demonstrando de como o cantor é conhecido e reconhecido por todos.
A Semana Farroupilha prossegue no Tropeiros do Buricá, e nesta quarta o patrão Flávio, Zeca e outros, estarão fazendo participação especial ao vivo no Jornal do Almoço na RBS TV Santa Rosa. Jantares, Desfile Farroupilha, tonelada de carne e outros fazem parte da programação.
Confira a programação na integra: http://ctgtropeirosdoburica.blogspot.com/

Polícia apreende pelo menos 850 quilos de drogas no mesmo dia no Estado

As polícias Civil e Federal apreenderam 850 quilos de drogas nesta terça-feira em duas operações em Mariana Pimental, na região centro-sul do Estado, e Rio Grande, no Sul. A sequência de ações retirou de circulação pelo menos oito pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico de entorpecentes no território gaúcho.
No primeiro golpe contra o tráfico do dia, a Polícia Civil encontrou pela manhã 350 quilos de cocaína e outros entorpecentes enterrados no quintal de um sítio, a cerca de 100 metros de uma casa, no interior de Mariana Pimentel. No local, duas pessoas foram presas. De acordo com os policiais, a droga vinha da Bolívia, de um cartel de Santa Cruz de la Sierra, e abasteceria o tráfico em Porto Alegre.
À tarde, após divulgar o balanço da ação, a polícia confirmou que a apreensão no município de 3,7 mil habitantes, localizado a menos de 50 quilômetros da Capital, é maior da história do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). A operação foi batizada de Moby Dick, em alusão ao suposto líder da quadrilha, cujo apelido é "Baleia".
Droga apreendida em Rio Grande seria levada à Espanha
Enquanto a Polícia Civil desenterrava a droga em Mariana Pimentel, a Polícia Federal realizava a maior apreensão no Rio Grande do Sul desde 1993. Em Rio Grande, agentes encontraram 500 quilos de cocaína em um armazém usado para estocar farelo de cereais. Os pacotes com o entorpecente estavam armazenados dentro de um fundo falso de um caminhão com placas de São Pedro (SP).
Cinco homens e uma mulher foram presos em flagrante, de acordo com o superintendente da PF no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto. Os detidos são um casal de espanhóis, para onde a PF acredita que a droga seria levada, dois colombianos e um motorista paulista. Todos eram monitorados pelos investigadores há pelo menos um mês.
Polícia apreendeu 2,1 toneladas de cocaína em 1993
No mais profundo golpe a traficantes no Estado, a Polícia Federal apreendeu 2,1 toneladas de cocaína em São Leopoldo, no Vale do Sinos, e capturou 10 traficantes em junho de 1993. Trazida da Colômbia, a droga seria levada para a Itália, disfarçada entre mercadorias pelo porto de Rio Grande.
Em dezembro de 2000, a PF apreendeu 220 quilos de cocaína arremessados de um avião em um sítio em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Um pecuaristas e outras quatro pessoas foram presas.