26 novembro 2011

Tarso diz que não há greve de professores no Estado

Segundo governador, houve apenas faltas ao serviço 
O governador do Estado Tarso Genro falou, na tarde deste sábado, sobre a paralisação dos professores da rede pública de ensino estadual, que teve início após assembleia convocada pelo Cpers na semana passada. “Nossa avaliação é de que não teve greve, teve algumas faltas ao serviço. Isso não nos tira o respeito pelo movimento, mas greve não houve”, disse, durante lançamento da nova corrente do PT, em evento no Cais do Porto, na Capital.
Tarso não quis comentar se os servidores serão chamados para conversar. "Não há nenhuma discussão interna. Recebemos o pedido do Cpers para uma audiência e estamos analisando.”
Acampados em frente ao Palácio Piratini, os grevistas pressionam por uma reunião com a Casa Civil. Na última quinta-feira, elesratificaram a decisão de paralisar as atividades. No dia seguinte, Tarso sinalizou que  poderia receber representantes do Cpers se essa fosse uma exigência para as negociações do fim da paralisação do Magistério. A Secretaria da Educação calcula que cerca de 5% dos servidores aderiram à greve.
Gratificações na Secretaria da Fazenda
Sobre o Projeto de Lei encaminhado em regime de urgência à Assembleia Legislativa e que garante aumento nas gratificações de servidores da Secretaria da Fazenda, Tarso disse que há uma determinação do próprio Ministério Público sobre o tema. “Estamos renovando os salários. Eles (servidores da Fazenda) tiveram um aumento salarial real de 6%, não chega a um terço do que demos para os soldados. O Ministério Público tinha nos comunicado que a gratificação tal qual estava sendo paga não podia continuar”, afirmou. 
O projeto incorpora 45% das gratificações aos salários básicos. A partir de 2013, o impacto financeiro para o reajuste, que vai beneficiar mais de três mil servidores da Fazenda, chegará próximo dos R$ 90 milhões.
Nova corrente do PT
A nova tendência política no PT, Socialismo XXI, nasce como a segunda maior do partido no Estado. O grupo é encabeçado pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e apoia a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, à prefeitura da Capital.

Bombeiros suspendem buscas de soterrados por grãos em Julio de Castilhos

Bombeiros suspendem buscas por soterrados por grãos 
em Santa Maria 
Crédito: Ernesto Saethet/Especial/CP
O Corpo de Bombeiros de Santa Maria suspendeu, por volta das 21h30min desta sexta-feira, as buscas por desaparecidos no local em que um silo de armazenamento de grãos se rompeu, na BR 158em Júlio de Castilhos. Além da falta de iluminação, existe a ameaça de outro silo próximo também se romper e espalhar material na área.
Duas viaturas e 12 homens trabalharam na remoção de grãos do local durante o dia, mas sem encontrar os corpos das vítimas. A suspeita é de que dois trabalhadores tenham sido soterrados. 
Pertencente à empresa Marasca Comércio de Cereais, o recipiente agrícola se rompeu com violência, por volta das 15h30min. A companhia fica no km 268,5 da BR 158, próximo ao trevo de acesso à cidade. No local, havia o equivalente a 50 mil sacas de grãos.
Neste sábado, após analisar a segurança dos outros silos, os bombeiros devem retomar os trabalhos. Não há expectativa de encontrar sobreviventes.