30 outubro 2011

Encostou de vez: Inter vence o Atlético-GO e fica a um ponto do G5

Leandro Damião voltou ao time do Inter contra o Atlético-GO 
(Foto: Futura Press)
Se ficou a frustração no empate em 1 a 1 contra o Corinthians, o Inter conseguiu buscar os pontos fora de casa. Venceu o Atlético-GO por 1 a 0, na noite deste domingo e encostou de vez no G5, com um ponto a menos que o quinto colocado. O time goiano não era derrotado no Serra Dourada há oito rodadas.
Com a vitória, O Inter ficou na sexta colocação, com 51 pontos. E no próximo domingo, o adversário será justamente o quinto colocado. Inter e Fluminense farão uma verdadeira decisão por vaga direta na Libertadores.
A partida marcou o retorno de Leandro Damião. O centroavante aguentou até os 45 minutos do segundo tempo. Mas quem marcou o gol da vitória foi Kleber, em lance treinado por Dorival Júnior durante a semana.    

Grêmio 4 x 2 Ronaldinho: vitória e sentimento de vingança no Olímpico

Ronaldinho: xingamentos, vaias e derrota no Olímpico
(Foto: Ag. Estado)
Não tente convencer um torcedor do Grêmio de que foi sobre o Flamengo a vitória de 4 a 2 na tarde deste domingo, no Olímpico. Para cada um dos tricolores existentes no universo, foi uma vitória contra Ronaldinho Gaúcho. Foi sobre ele, o maior dos desafetos azuis, a virada deste 30 de outubro. Vaiado como talvez jamais um jogador tenha sido vaiado em Porto Alegre, xingado como talvez jamais um jogador tenha sido xingado no futebol brasileiro, o camisa 10 rubro-negro foi o núcleo de um jogo histórico. Ronaldinho, pela primeira vez, foi ao Olímpico como adversário. E perdeu. Jogou bem no primeiro tempo, sumiu no segundo. E perdeu.
O Flamengo passeou na largada do jogo. Fez 2 a 0, com Thiago Neves sobrando: passe para o primeiro, de Deivid, e autoria do segundo. Mas aí surgiu André Lima. Ainda no primeiro tempo, o Grêmio empatou com o atacante, que também marcaria o segundo, aí na etapa final. Douglas ampliou. Miralles, com um golaço, fechou.
Com o resultado, o time carioca se manteve na zona de classificação para a Libertadores, no quinto lugar, com 52 pontos. O Grêmio, com 46, é o nono. O Tricolor volta a campo no sábado, em Sete Lagoas, contra o Atlético-GO. Um dia depois, o Flamengo recebe o Cruzeiro.

Prefeitura de Giruá pretende erradicar analfabetismo do município

A Prefeitura disponibilizará transporte gratuito aos alunos
Atualmente cerca 6,7% da população giruaense acima de 15 anos, o que corresponde a 912 dos 17.075 habitantes, ainda não sabe ler e escrever. O analfabetismo atinge pessoas de todas as faixas etárias e a maior concentração é a população acima de 60 anos.
Com o lançamento do Programa Cidadania Plena, a prefeitura de Giruá pretende reverter esta situação e erradicar o analfabetismo nomunicípio.
As ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec)já iniciaram com o mapeamento destas 912 pessoas. Empresas e entidades públicas do município receberam fichas para cadastrar todos aqueles que ainda não sabem ler e escrever. Após o cadastramento, alfabetizadores a serem contratados a partir de seleção e qualificados, iniciarão as visitas domiciliares para a realização da matrícula dos interessados e formação das turmas.
Conforme a secretária municipal de Educação, Fátima Ehlert, as aulas devem começar em 12 de março e seguirão até 12 de novembro do próximo ano, em locais ainda a serem definidos, mas que também poderão ser nas próprias empresas interessadas em investir em seus colaboradores.
- As aulas serão ministradas três vezes por semana. Mensalmente também serão trabalhadas oficinas de informática, artes, atividades culturais e relacionadas à saúde e qualidade de vida –  destaca.
Além disso, a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito aos alunos.
Cada aluno participante do programa receberá um kit de material escolar e ao final do projeto, deverá escrever e ler uma carta ao prefeito Fabiam Thomas. Como forma de incentivo, o aluno que concluir esta etapa receberá uma Bolsa de Conclusão de sua alfabetização no valor de R$ 250,00.

Prefeito de Arroio dos Ratos relata clima de pavor na cidade

Agência foi explodida na madrugada deste sábado. Veja mais fotos 
Crédito: Divulgação / Brigada Militar /CP
Moradores de Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera, foram surpreendidos neste sábado com a notícia de que uma quadrilha explodiu uma agência bancária do Banco do Brasil na madrugada. O prefeito da cidade, José Helio Rodrigues Cifuentes, e o titular da Polícia Civil, Pedro Urdangarin, reclamaram da falta de efetivo policial para conter a ação de bandidos. "Passamos por uma situação dessa com um delegado e mais uma pessoa. Parece que ainda temos um outro soldado, que está emprestado ao município, mas o vínculo terminará em questão de dias. Nenhuma pessoa consegue trabalhar com esse efetivo e a população está apavorada", disse Cifuentes em entrevista à Rádio Guaíba. 
O município de Arroio dos Ratos, localizado a 60 quilômetros da Capital, que teve a agência do Banco do Brasil arrombada durante a madrugada, conta com apenas três servidores da Polícia Civil. São dois agentes e um delegado para atender uma população de 14.181 habitantes. Na Brigada Militar, são 12 policiais. A cada turno são três policiais, um que recebe ocorrências por telefone e dois para realizar a patrulha.
Por volta das 0h30min deste sábado, foi ouvida uma explosão no prédio do banco no centro da cidade. Ao atender a ocorrência, viaturas da BM foram recebidas a tiros. Uma quadrilha ingressou na sala de autoatendimento da agência, colocou explosivos junto aos terminais e retirou todo dinheiro. Conforme a Polícia Civil, três dos cinco caixas eletrônicos foram totalmente destruídos. Cerca de dez bandidos, encapuzados, fugiram em pelo menos quatro veículos, um Prisma, um Astra, uma Ecosport e um Verona. Um tiro acertou a viatura da Brigada. A polícia faz buscas pela região. Ninguém foi preso até o momento.
O titular da delegacia da cidade, Pedro Urdangarin, também lamentou a falta de pessoal. "Faremos uma investigação inicial, mas acredito que tudo irá para o Delegacia de Roubos do Departamento de Investigações Criminais (Deic). Precisamos de um aumento no efetivo aqui", afirmou.