30 outubro 2011

Prefeitura de Giruá pretende erradicar analfabetismo do município

A Prefeitura disponibilizará transporte gratuito aos alunos
Atualmente cerca 6,7% da população giruaense acima de 15 anos, o que corresponde a 912 dos 17.075 habitantes, ainda não sabe ler e escrever. O analfabetismo atinge pessoas de todas as faixas etárias e a maior concentração é a população acima de 60 anos.
Com o lançamento do Programa Cidadania Plena, a prefeitura de Giruá pretende reverter esta situação e erradicar o analfabetismo nomunicípio.
As ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec)já iniciaram com o mapeamento destas 912 pessoas. Empresas e entidades públicas do município receberam fichas para cadastrar todos aqueles que ainda não sabem ler e escrever. Após o cadastramento, alfabetizadores a serem contratados a partir de seleção e qualificados, iniciarão as visitas domiciliares para a realização da matrícula dos interessados e formação das turmas.
Conforme a secretária municipal de Educação, Fátima Ehlert, as aulas devem começar em 12 de março e seguirão até 12 de novembro do próximo ano, em locais ainda a serem definidos, mas que também poderão ser nas próprias empresas interessadas em investir em seus colaboradores.
- As aulas serão ministradas três vezes por semana. Mensalmente também serão trabalhadas oficinas de informática, artes, atividades culturais e relacionadas à saúde e qualidade de vida –  destaca.
Além disso, a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito aos alunos.
Cada aluno participante do programa receberá um kit de material escolar e ao final do projeto, deverá escrever e ler uma carta ao prefeito Fabiam Thomas. Como forma de incentivo, o aluno que concluir esta etapa receberá uma Bolsa de Conclusão de sua alfabetização no valor de R$ 250,00.