21 outubro 2011

Polícia conclui operação com sete toneladas de carne apreendidas em Santa Rosa

Mercados, açougues e propriedades rurais foram alvo da 
ação nesta sexta 
Crédito: Felipe Dorneles / Especial CP
Foi concluída na tarde desta sexta-feira a operação conjunta entre a Polícia Civil, o Ministério Público (MP) e a Secretaria Estadual da Agricultura com a apreensão de sete toneladas de carne imprópria para consumo no município de Santa Rosa, no Noroeste do Estado.
O objetivo da ação intitulada Picanha na Tábua é combater o abate, a produção e a comercialização de carne imprópria para o consumo. O MP começou a investigação em diferentes pontos de Santa Rosa a partir de uma denúncia em julho. Desde 6h30min, 70 policiais e 46 agentes da secretaria cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais, mercados, açougues e propriedades rurais do município.
Os agentes apreenderam também ovos e banha. O material que não estiver estragado será encaminhado a uma fábrica de ração animal.

Vereadora de Senador Salgado Filho apresenta pleitos para a agricultura do município

Classmann com a vereadora petebista Simone Bloch e
Ilhane Jabloski /  (Foto: Viviane Dreher)
A necessidade de mais recursos para a agricultura de Senador Salgado Filho esteve na pauta do encontro entre o líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, a vereadora Simone Bloch (PTB) e a secretária da Câmara de Vereadores, Ilhane Jabloski. Nesta quinta-feira (20/11), as representantes do município estiveram no gabinete do parlamentar, quando apresentaram pleitos para o incremento ao plantio de soja, milho e à bacia leiteira.
Simone e Ilhane também agradeceram ao trabalho realizado por Classmann, para o desenvolvimento de Senador Salgado Filho. Elas citaram o apoio do parlamentar na liberação de R$ 100 mil destinados à pavimentação, junto à Secrataria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, além de verba  que possibilitou a compra de um veículo, desde o começo do ano à serviço da Sáude local.  "Sabemos do compromisso do deputado Classmann com a nossa região", reforçou a vereadora petebista.
Na oportunidade, Classmann também recebeu o convite para visitar a edição 2011 da Expo Saffy, que acontecerá na cidade de de 8 a 12 de dezembro.

Enem já compõe vestibular de quase todas as universidades federais

Adesão à prova cresce a cada ano, mas a forma
como cada  instituição aproveita o resultado varia
Quase todas as universidades federais vão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os alunos que ocuparão as vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2012. A adesão à prova cresce a cada ano, mas a forma como cada instituição aproveita o resultado varia.
Enquanto algumas instituições optaram por extinguir o vestibular e utilizar o exame como única forma de seleção, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), outras reservam apenas parte das vagas para o Enem e mantêm seus processos seletivos próprios. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por exemplo, destina 5% das vagas para o exame, enquanto a de Viçosa (UFV) reserva 80% para o Enem e 20% para o seu processo de avaliação seriada.
Outro formato adotado é a substituição da primeira fase do vestibular pela prova do Enem, como faz a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde o ano passado. “Um dos nossos objetivos (ao aderir ao Enem) era capilarizar o vestibular e isso de fato aconteceu. Tivemos candidatos de todas as partes do país e isso é muito bom em termos de mobilidade”, avalia a pró-reitora de Graduação da instituição, Antônia Vitória Aranha.
Segundo ela, a universidade não descarta a possibilidade de, no futuro, substituir totalmente o processo seletivo pelo Enem. “Por enquanto, mantemos a segunda fase, mas entendemos que a tendência é que haja um processo unificado no país inteiro. Não diria que essa decisão será daqui a um ou dois anos, a UFMG é uma universidade mais tradicional que zela muito pelo seu processo seletivo. Mas o Enem, sem dúvida, é um avanço”.
Outras instituições aderiram ao exame de forma mais tímida. A Universidade de Brasília (UnB) utiliza o Enem apenas para preencher vagas remanescentes do seu vestibular tradicional. Em outras universidades, uma das possibilidades oferecidas ao candidato é utilizar o resultado do Enem para melhorar a nota do vestibular. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, o participante faz a primeira fase e a nota do Enem pode compor 20% do resultado final.
“A gente ainda não discutiu a possibilidade de o Enem vir a substituir completamente a nossa primeira fase. Isso depende primeiro que haja uma estabilidade que nos permita acompanhar os resultados e compará-los com o da nossa primeira fase. Mas o Enem tem todas as características de uma boa prova”, avalia Maurício Kleinke , coordenador executivo da Comissão de Vestibular da Unicamp.
As universidades públicas que aderem ao Enem como fase única – seja com todas as vagas ou parte delas – participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta e os processos de seleção. De posse da nota, o candidato pode se inscrever em diferentes instituições, avaliando qual é a sua chance de ser aprovado a partir das notas de corte divulgadas. O total de vagas que serão oferecidas no Sisu para o primeiro semestre de 2012 só será divulgado em janeiro, quando o sistema deve entrar no ar. No primeiro semestre de 2010, 83 instituições participaram do sistema, com 83 mil vagas disponíveis.

Já chega a quatro toneladas a quantidade de carne clandestina apreendida em Santa Rosa

Agentes cumpriram mandados em estabelecimentos de Santa Rosa
Crédito: Felipe Dorneles / Especial CP
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, o Ministério Público (MP) e a Secretaria Estadual da Agricultura apreendeu, nesta sexta-feira, cerca de quatro toneladas de carne imprópria para consumo em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Desde 6h30min, 70 policiais e 46 agentes da secretaria cumprem 22 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais, mercados, açougues e propriedades rurais do município.
O objetivo da ação intitulada Picanha na Tábua é combater o abate, a produção e a comercialização de carne imprópria para o consumo. O MP começou a investigação em diferentes pontos de Santa Rosa a partir de uma denúncia em julho.

Os agentes apreenderam também durante a operação ovos e banha. O material que não estiver estragado será encaminhado a uma fábrica de ração animal.

No tie-break, Brasil supera Cuba em jogo emocionante e fatura o ouro no vôlei feminino

Brasileiras derrotaram as cubanas por 3 sets a 2
Foto:Luiz Pires / Vipcomm
Após decisão emocionante, com direito a decisão no tie-break, o Brasil venceu Cuba por 3 sets a 2 (25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10) na noite de quinta-feira e faturou a medalha de ouro no vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A final foi uma revanche do Pan do Rio, em 2007, quando a seleção verde-amarela perdeu para as caribenhas e ficou com a prata.
Com torcida superior, as cubanas entraram em quadra para o abafa, mas o Brasil tinha apoio dos mexicanos. Já no primeiro tempo técnico os gritos da torcida pareciam abafados. As brasileiras chegaram a deixar o placar em 10 a 3, após ataque de Sheilla. Sem ameaçar o ímpeto da equipe de José Roberto Guimarães, Cuba amargou um 25/15 no primeiro set.
No segundo período, exatamente o contrário. As caribenhas pularam para 8 a 3, mas o Brasil conseguiu diminuir a diferença para dois pontos na sequência. Não foi o suficiente. Após equilíbrio no 21 a 20 a favor das adversárias, as brasileiras erraram muito e a etapa foi fechada em 25/21 a favor de Cuba.
Com dois pontos seguidos da central Thaísa, o Brasil deixou o placar em 8 a 5 na primeira parada técnica do terceiro set. Após tirar cinco pontos de diferença, a seleção brasileira relaxou e Cuba encostou em 19 a 18. Um erro de serviço das adversárias deu ao Brasil a vitória no período: 25/21.
O quarto set foi o mais tenso. Enquanto revezavam a vantagem no placar, as equipes cometiam erros por causa do nervosismo. Quando recuperou a concentração, Cuba tirou nove pontos à frente, em 22 a 13. As brasileiras acordaram, diminuíram a diferença para seis, mas não teve jeito. Final, 25/21 para as cubanas.
No tie-break prevaleceu a qualidade brasileira. Apesar de manter o placar apertado, as caribenhas não conseguiram passar à frente. Depois de fazer 10 a 7, o Brasil manteve a tranquilidade para fechar o jogo em 15/10 e garantir o título que faltava ao técnico José Roberto Guimarães.

Polícia Federal protesta em Santo Ângelo

Por juliana_gomes
Em Santo Ângelo, os policiais federais paralisam atividades na manhã desta quinta-feira, das 10h ao meio dia. Os policiais federais reclamam do abandono das fronteiras e reivindicam gratificação para os policiais que atuam nessa função bem como a definição de um período máximo de três anos para permanência na região.
No noroeste, Porto Soberbo e Porto Vera Cruz não contam com fiscalização da Polícia Federal.
Segundo o presidente do sindicato da categoria, a fiscalização será intensificada no Chuí, em Jaguarão, Livramento, Uruguaiana, Bagé, Porto Xavier e Porto Mauá. A Polícia Federal promove uma fiscalização rigorosa de documentos dos interessados em entrar e sair do país, a fim de chamar a atenção para a importância dessa presença nas fronteiras.