13 janeiro 2012

Chuva ameniza sofrimento causado pela seca em Três de Maio

Foto: Paulo Marques
Depois de cair em vários municípios da região, a chuva chegou a Três de Maio por volta das 16h desta sexta-feira. Por volta das 16h30, a precipitação ficou mais forte, trazendo alento para os moradores da cidade e principalmente os agricultores do município.
As nuvens densas que cobriam a cidade desde o começo da manhã prenunciavam que choveria no município, após um logo período de seca. Mesmo que não seja mais possível reverter as perdas nas lavouras de milho, ao menos, a chuva ainda pode salvar parte da produção de soja deste ano. Além disso, a precipitação é bem-vinda pelas famílias que estão sendo abastecidas com água pelo caminhão da prefeitura.

Telhas começam a ser distribuídas para residências atingidas pelo granizo em Santa Rosa

Por Deise Froelich
Na tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Rosa, com apoio da prefeitura, realizou a distribuição das telhas enviadas pelo Estado em virtude dos estragos causados pelo granizo do último domingo.
Nesta primeira etapa pelo menos 200 famílias serão beneficiadas com cerca de 2.500 telhas enviadas.
_O que não foi possível entregar hoje, será distribuído no sábado, se o tempo possibilitar_explica o coordenador da Defesa Civil Valdir Mello.
Até a próxima semana devem ser enviadas mais 2.500 telhas para dar conta da demanda. No total, serão atendidas 310 residências localizadas principalmente nas vilas Nossa Senhora Aparecida, Valdemar Pisoni, Bomba, Júlio de Oliveira e imediações do bairro Cruzeiro.
Também sofreram prejuízos lavouras de soja e estabelecimentos comerciais atingidos pelos 20 minutos de granizo incessante. Durante a semana, a Defesa Civil já havia distribuído cerca de 10 mil metros de lona para a cobertura de residências até a chegada das telhas.

Meio ano sem notícias de Luana

Em Três Passos, o fone para contatos é (55) 3522-1211
Não sei mais o que pensar. Espero que em 2012 seja diferente_comenta Ivone de Moraes, mãe de Luana, adolescente que desapareceu aos sete meses e meio de gravidez, em Três Passos, noroeste do Estado.
Mesmo com o apelo da família e com o esforço da Polícia Civil, que checa todas as informações que chegam e realizou buscas em diferentes municípios do noroeste e até mesmo em Santa Catarina, a última notícia de Cíntia Luana Ribeiro de Moraes foi às 18h55min do dia 13 de julho, quando disse para a mãe que “já voltava. Máximo vinte minutinhos”.
Ela iria se encontrar com o suposto pai da criança, que admitiu à Polícia que entregou dinheiro para que a adolescente tivesse o filho em outro lugar.
De acordo com a delegada Caroline Bamberg Machado diversas diligências já foram realizadas e resultados de perícias são aguardadas.
_Não abandonamos o caso. Já realizamos diligências até mesmo em outros Estados e buscas na casa do principal suspeito pelo desaparecimento. Também está sendo aguardado o resultado de perícias em veículos _destaca a delegada.
São mantidas três hipóteses sobre o desaparecimento: homicídio, fuga por conta própria e cárcere privado.
A Polícia alerta que se alguém tiver notícias sobre a jovem deve fazer contato com delegacia mais próxima.
Em Três Passos, o fone para contatos é (55) 3522-1211.

Chuva supera 100mm em pelo menos quatro regiões do Estado

Manhã de tempo instável em Santa Cruz 
Crédito: Marília Nascimento / Portal Gaz / Especial CP
A chuva que atinge o Estado nesta sexta-feira supera os 100mm em pelo menos quatro regiões. Em Torres, no Litoral Norte, choveu 100,2mm nas últimas quatro horas, sendo que a média histórica de janeiro é de 117,5mm. De acordo com a MetSul Meteorologia, somente entre 8h e 9h a precipitação foi de 62,6mm.
A rua Barão do Rio Branco ficou alagada nesta manhã. Uma casa e parte do Posto do INSS foram inundadas. No Centro, moradores precisaram deixar as residências e procurar abrigo com parentes. Em Tramandaí, Cidreira e Capão da Canoa ainda não há registro de problemas em razão da chuva.
A chuva superou 100mm também em alguns pontos do Noroeste. Em Crissiumal, a precipitação variou de 5 a 130mm. Conforme levantamento do colaborador da MetSul Meteorologia Clécio Ruver, a precipitação no município atingiu 110mm na Linha Wendling; 127mm em Vista Alegre; e 103mm em Lajeado Tigre.
Na área Central do Estado, alguns municípios também tiveram chuva superior a 100 mm, caso de Lagoão (100 mm). De acordo com a Rádio Sobradinho, em Cerro Branco a chuva foi de 80mm; em Paraíso do Sul 60 mm; em  Vale do Sol 52 mm; em Lagoa Bonita 48 mm; em Passa Sete 45 mm; e em Ibarama 45 mm. Na Serra, a chuva entre Nova Pádua e Flores da Cunha já chega a 60mm. Na soma de 72 horas alcança 84mm.
Chuva no Vale do Rio Pardo ainda é insuficiente para acabar com a seca
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o volume de chuva acumulado no Distrito Industrial foi de 49mm até o começo da manhã, segundo  o Portal Gaz. De acordo com a MetSul Meteorologia, ainda é insuficiente para acabar com a estiagem que há duas semanas colocou o município em situação de emergência. Na noite dessa quinta-feira, a chuva alagou ruas e derrubou uma árvore.
Em Candelária, onde começou a chover nessa quinta-feira à tarde, o acumulado chegou a 110mm em alguns pontos do interior, segundo a Emater-RS/Ascar. É praticamente o esperado para todo o mês. A chuva não veio acompanhada de vento forte, o que foi comemorado pelos agricultores. 
Em Rio Pardo, segundo a cooperativa Cotribá, a chuva foi irregular no interior. Em algumas localidades, o acumulado nas últimas 24 horas chegou a 130mm. As marcas ajudaram a recuperar ao menos em parte o déficit hídrico verificado na região, onde na maioria dos pontos não havia chovido ainda este ano.
Em Venâncio Aires choveu entre 65 e 90mm desde quinta. Em Gramado Xavier choveu 25mm na área urbana e até 50mm no interior até o começo desta manhã.  Em Sinimbu, conforme a Brigada Militar, o acumulado foi de 26mm. Já em Sobradinho, na região Centro-Serra, a precipitação variou de 25 a 65mm, de acordo com a Emater.
Previsão do tempo
A tendência para o final de semana é de muita nebulosidade no Litoral Norte com possibilidade de pancadas fortes, por vezes torrenciais. O mau tempo deve predominar na faixa entre Capão da Canoa e Torres, onde a umidade proveniente do mar encontra a barreira de relevo da Serra. A temperatura seguirá baixa para esta época do ano com marcas entre 21ºC e 23ºC. O vento deve aumentar a sensação de frio. No domingo, a parte mais ao Sul do Litoral Norte pode registrar períodos de melhoria. 
Em Santa Catarina, a tendência no sábado e no domingo também é de muitas nuvens com pancadas de chuva, com possibilidade de precipitação forte e, por vezes, torrencial. Há risco de alagamentos, inclusive na região de Florianópolis.

Vereadores fazem sessão extra nesta 6ª feira, 13

Foto: Claudiomar Witcak
O presidente da Câmara de Três de Maio, Fernando Vanin Trage (PT), convocou os vereadores para a primeira sessão extraordinária do Ano Legislativo de 2012 (sem remuneração), que será realizada às 18 horas desta sexta-feira, dia 13 de janeiro. Na pauta, o Projeto Lei número 01/2012, de origem Executiva, que autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de dois médicos, com jornada 40 (quarenta) horas semanais. Também o Projeto de Resolução Legislativa número 01/2012 que altera a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, prevista para o dia 20 de fevereiro para o dia 16 de fevereiro, no mesmo horário e local de costume.

"Esta é a pior seca que já vi", afirma agricultora de Boa Vista do Buricá

A água para o gado agora chega de caminhão-pipa
Agricultora de Boa Vista do Buricá afirma que esta é a pior seca que ela viu desde ela o marido compraram a propriedade na localidade de Vista Alta. Vivendo exclusivamente da colheita do milho e da produção do leite, Marta e Valdemar Camilo perderam praticamente toda a fonte de renda com a seca. O açude onde o gado bebia água secou. Um bebedouro natural que foi aberto pela prefeitura têm água, de péssima qualidade. 
Os 2 mil litros de água necessários para matar a sede das 30 cabeças de gado chegam agora em caminhões-pipa, enviados pela prefeitura. Com o pasto seco, o jeito é alimentar os animais com o milho que foi perdido, já que a plantação inteira secou. Sem água e sem dinheiro para pagar as dívidas, o casal de agricultores aposta na união para superar os problemas causados pela falta de chuvas, recomeçando a plantar tudo de novo, quando a voltar a chover.