Manhã de tempo instável em Santa Cruz Crédito: Marília Nascimento / Portal Gaz / Especial CP |
A rua Barão do Rio Branco ficou alagada nesta manhã. Uma casa e parte do Posto do INSS foram inundadas. No Centro, moradores precisaram deixar as residências e procurar abrigo com parentes. Em Tramandaí, Cidreira e Capão da Canoa ainda não há registro de problemas em razão da chuva.
A chuva superou 100mm também em alguns pontos do Noroeste. Em Crissiumal, a precipitação variou de 5 a 130mm. Conforme levantamento do colaborador da MetSul Meteorologia Clécio Ruver, a precipitação no município atingiu 110mm na Linha Wendling; 127mm em Vista Alegre; e 103mm em Lajeado Tigre.
Na área Central do Estado, alguns municípios também tiveram chuva superior a 100 mm, caso de Lagoão (100 mm). De acordo com a Rádio Sobradinho, em Cerro Branco a chuva foi de 80mm; em Paraíso do Sul 60 mm; em Vale do Sol 52 mm; em Lagoa Bonita 48 mm; em Passa Sete 45 mm; e em Ibarama 45 mm. Na Serra, a chuva entre Nova Pádua e Flores da Cunha já chega a 60mm. Na soma de 72 horas alcança 84mm.
Chuva no Vale do Rio Pardo ainda é insuficiente para acabar com a seca
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o volume de chuva acumulado no Distrito Industrial foi de 49mm até o começo da manhã, segundo o Portal Gaz. De acordo com a MetSul Meteorologia, ainda é insuficiente para acabar com a estiagem que há duas semanas colocou o município em situação de emergência. Na noite dessa quinta-feira, a chuva alagou ruas e derrubou uma árvore.
Em Candelária, onde começou a chover nessa quinta-feira à tarde, o acumulado chegou a 110mm em alguns pontos do interior, segundo a Emater-RS/Ascar. É praticamente o esperado para todo o mês. A chuva não veio acompanhada de vento forte, o que foi comemorado pelos agricultores.
Em Rio Pardo, segundo a cooperativa Cotribá, a chuva foi irregular no interior. Em algumas localidades, o acumulado nas últimas 24 horas chegou a 130mm. As marcas ajudaram a recuperar ao menos em parte o déficit hídrico verificado na região, onde na maioria dos pontos não havia chovido ainda este ano.
Em Venâncio Aires choveu entre 65 e 90mm desde quinta. Em Gramado Xavier choveu 25mm na área urbana e até 50mm no interior até o começo desta manhã. Em Sinimbu, conforme a Brigada Militar, o acumulado foi de 26mm. Já em Sobradinho, na região Centro-Serra, a precipitação variou de 25 a 65mm, de acordo com a Emater.
Previsão do tempo
A tendência para o final de semana é de muita nebulosidade no Litoral Norte com possibilidade de pancadas fortes, por vezes torrenciais. O mau tempo deve predominar na faixa entre Capão da Canoa e Torres, onde a umidade proveniente do mar encontra a barreira de relevo da Serra. A temperatura seguirá baixa para esta época do ano com marcas entre 21ºC e 23ºC. O vento deve aumentar a sensação de frio. No domingo, a parte mais ao Sul do Litoral Norte pode registrar períodos de melhoria.
Em Santa Catarina, a tendência no sábado e no domingo também é de muitas nuvens com pancadas de chuva, com possibilidade de precipitação forte e, por vezes, torrencial. Há risco de alagamentos, inclusive na região de Florianópolis.