16 fevereiro 2012

Promocional Aqui o Papai Noel Existe o Ano Todo

Agricultores do DAF receberam certificado com premiação
Na tarde desta quarta-feira, 15, a no auditório da Cotrimaio, estiveram reunidos os integrantes do DAF, que é presidido pelo Diretor Secretário da Cotrimaio Silceu Dalberto, quando foram entregues aos agricultores que integram o programa da agricultura familiar, a premiação referente a cada familia.
Também na oportunidade, foi feito o sorteio do Pormocional Aqui o Papai Noel Existe o Ano Todo, da Rede de Supermercados Cotrimaio.
Confira a premiação e os contemplados:
11º - 01 (uma) Chapinha Taiff Saffira 200º C Janice Volken - São José do Inhacorá, 10º - 01 (uma) Panificadora, marca Britânia para Venildo Borzttezi - Palmeira das Missões, 9º - 01 (uma) Batedeira, marca Britânia Perola 200 W para Lucilda Frederico - Dr. Maurício Cardoso, 8º - 01 (uma) Batedeira, marca Britânia Bellagio 320 W para Abilio Moura Santos - Alegria, 7º - 01 (uma) Batedeira, marca Britânia Bellagio 320 W para Luiz Vianey Scheidt -Caçador - Boa Vista do Buricá, 6º - 01 (um) Fogão a gás 4 bocas para Clarice Adriane M. S. Santos - Palmeira das Missões, 5º - 01 (um) Refrigerador Electrolux 240 Litros para Minéia Kinalski- Horizontina, 4º- 01 (um) Refrigerador Electrolux 240 Litros para Maria Patzlaff Foletto - Três de Maio, 3º - 01 (uma) Lavadora de roupas marca Cônsul Violeta semi-automática 7Kg para Gilmar Lima Duarte - Palmeira das Missões, 2º - 01 (uma) Lavadora de roupas, marca Electrolux Turbo 8 Kg para Luana Klein - Três de Maio e 1º - 01 (um) Ano de Supermercado Grátis, no valor de R$ 300,00 por mês para Bernadete D. Rechetenvald- São José do Inhacorá.

Apresentada a estrutura curricular do Curso Técnico em Manutenção Automotiva

Inscrições para a primeira turma do curso que será oferecido 
pela   SETREM iniciam a partir desta quarta-feira (22)
Na quarta-feira (15), o Curso Técnico em Manutenção Automotiva da SETREM foi apresentado em uma palestra que revelou como se será a especialização que já se destaca como pioneira na região Noroeste. O encontro reuniu no plenário da Câmara de Vereadores de Três de Maio dezenas de jovens interessados em conhecer a área de mecânica, como também, profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento.
Juntamente com o Diretor Geral da SETREM, Flávio Magedanz, a Coordenadora dos Cursos Técnicos da Instituição, Maidi Dalri, evidenciou a grande demanda do mercado que está em busca por profissionais com formação técnica, além de ressaltar as habilidades teóricas e práticas que são desenvolvidas durante estes cursos que, através de estágios, inserem o estudante nas rotinas produtivas das empresas.
“Os bons profissionais da área de mecânica estão sendo muito disputados”, foi com este exemplo que o coordenador do Curso Técnico em Manutenção Automotiva da SETREM, Ocimar Arnemann (Nego), demonstrou a importância da criação do curso que terá a duração de dois anos. “Temos como meta a valorização profissional elétrica e eletrônica, que são as ênfases do curso”, explica Nego ao comentar as duas principais linhas de estudo que serão trabalhadas durante a especialização.
Voltado para a capacitação técnica de profissionais na área de eletrônica automobilística, a nova opção de curso oferecido pela SETREM terá a duração de 1200 horas/aula e está acrescido do Estágio Profissional Supervisionado de 720 horas. O primeiro semestre letivo abrangerá os seguintes componentes curriculares: Pesquisa e Métrica, Inglês Técnico, Informática Básica, Física, Evolução Automotiva, Interpretação de Desenhos e Projetos, Metrologia, Tópicos Especiais, Fundamentos de Eletricidade e Eletricidade Veicular.
De acordo com o coordenador do curso, o campo de atuação para o profissional é ampla e o mercado dispõe de excelentes oportunidades de trabalho nas áreas de mecânica automotiva; caminhões e ônibus; motocicletas; no ramo agrícola com a manutenção de tratores; como instalador de som e alarme em automóveis; funilaria e pintura automotiva; retífica de motores e em concessionárias e lojas de veículos.
Trabalhando em uma concessionária de Santa Rosa, Luciana da Rocha é mecânica automotiva há mais de dois anos e veio conferir a palestra por ver o curso como uma oportunidade de atualização: “Sempre gostei de trabalhar com mecânica, mas as maneiras de se especializar são muito raras aqui na nossa região. Por isso, logo que soube deste curso que a SETREM ia oferecer, já decidi que ia garantir a minha participação nas aulas. Isto tudo vai significar uma evolução para mim”, conta ela que já possui um curso profissionalizante em injeção eletrônica e outro em mecânica.
O Curso Técnico em Manutenção Automotiva dispõe de 40 vagas e os interessados em fazer parte da primeira turma podem realizar suas matrículas a partir do dia 22 (quarta-feira). Vale destacar que não haverá garantia de vagas, já que neste semestre será oferecida apenas uma turma. O valor da mensalidade para o 1º semestre será de R$ 356,00. As aulas iniciam no dia 05 de março e ocorrem à noite, no Campus SETREM.

Audiência Pública

Foto: Claudiomar Witcak
O presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Fernando Vanin Trage, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Casa Legislativa, convoca à comunidade três-maiense, bem como o secretário municipal da Fazenda para Audiência Pública, visando que o Executivo Municipal demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais relativas ao terceiro quadrimestre de 2011.
A Audiência Pública será realizada na quarta-feira, dia 29 de fevereiro, às 18 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.
A primeira sessão ordinária deste quarto ano da Legislatura 2009/2012 será realizada nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, às 20h10, no Plenário da Câmara de Vereadores de Três de Maio, sob a presidência de Fernando Vanin Trage. No período de recesso parlamentar, que terminou nesta quarta-feira, dia 15, o funcionamento da Câmara Municipal foi mantido, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas.
A última sessão ordinária de 2011 aconteceu no dia 19 de dezembro. Na Tribuna, os vereadores fizeram uma avaliação dos trabalhos realizados durante o ano. De acordo com dados da Secretaria Geral da Câmara Municipal, nas 31 sessões ordinárias realizadas no terceiro ano da Legislatura 2009/2012, desde a primeira sessão que aconteceu no dia 21 de fevereiro foram registrados 81 projetos de lei aprovados, sendo que 63 foram de autoria do Poder Executivo e 18 do Poder Legislativo. Houve 11 projetos de resoluções legislativas, 21 indicações e 10 moções. Foram realizadas também 6 sessões extraordinárias (sem remuneração).
A sessão ordinária desta quinta-feira, a exemplo dos últimos 19 anos, será transmitida pela Rádio Colonial AM.

Laboratório de Sementes da SETREM recebe certificado de participação da Associação Rede de Metrologia e Ensaios do RS

O resultado foi avaliado em Nível Nacional 
O resultado foi avaliado em Nível Nacional, confirmando a excelência do laboratório utilizado pelos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária e que também presta serviços a terceiros.
O Laboratório de Sementes da SETREM participou do Programa de Comparação Interlaboratorial em Sementes – Nível Nacional, realizado pela Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul, com o apoio do Laboratório Oficial de Análise de Sementes - LASO/DLAB e do Laboratório Nacional Agropecuário – LANAGRO/MAPA. O resultado avaliou a qualidade do Laboratório de Sementes da SETREM, que é parte integrante do Curso de Agronomia e atua no acompanhamento de pesquisa e prestação de serviços a terceiros
A avaliação tem o propósito de determinar o desempenho individual dos laboratórios para os ensaios propostos, propiciar subsídios para que encontrem e solucionem problemas analíticos, identificar diferenças interlaboratoriais e fornecer confiança adicional aos clientes. Segundo a Analista de Sementes da SETREM, Nara Bombardelli: “Tivemos um prazo de 30 dias para analisar as amostras de trigo que nos foram enviadas, sendo avaliados os seguintes itens de ensaios: Análise de Pureza, Determinação de Outras Sementes por Número, Germinação e Pragas”.
De acordo com a Analista de Sementes da SETREM, participaram deste programa de ensaio de proficiência um total de 42 laboratórios entre particulares, de ensino, de centros de pesquisas e de cooperativas, todos credenciados junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Laboratório de Sementes da SETREM, ao atingir 100% de conformidade nas análises realizadas, posicionou-se no conjunto de destaque entre os participantes.
“Essa conquista é gratificante porque mostra que a SETREM, através da infra-estrutura do laboratório, está preparada para atender as necessidades da região com profissionalismo e confiabilidade nos resultados das análises”, destaca Nara Bombardelli, que trabalha a 17 anos na área de Sementes e é egressa do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM.

PTB de Independência pede apoio de Classmann para nova ambulância

Classmann e assessores receberam a demanda dos 
vereadores do PTB (Foto: Viviane Dreher)
A necessidade de uma nova ambulância para Independência foi levada ao líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, nesta quarta-feira (15/02). Em visita ao gabinete do parlamentar, os vereadores petebistas Elio Venites, Antonio Avelino Ferreira e Gilberto Luís Baiotto apresentaram a demanda em nome dos cinco vereadores do Partido Trabalhista Brasileiro no município, do prefeito João Edécio Graef e do presidente da legenda local, Ricardo Mann.
Venites, Ferreira e Baiotto ressaltaram a importância do veículo para auxiliar na remoção de pacientes aos centros de referência do Estado. "A nossa ambulância está em precárias condições e um veículo novo é mais do que urgente para o atendimento à população", afirmou Baiotto.
Classmann ressaltou que irá encaminhar o pleito junto ao governo do Estado, para que a situação seja resolvida. "A comunidade de Independência merece um atendimento de qualidade em Saúde e estamos de portas abertas para receber as demandas do município", destacou o deputado.