16 fevereiro 2012

Laboratório de Sementes da SETREM recebe certificado de participação da Associação Rede de Metrologia e Ensaios do RS

O resultado foi avaliado em Nível Nacional 
O resultado foi avaliado em Nível Nacional, confirmando a excelência do laboratório utilizado pelos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária e que também presta serviços a terceiros.
O Laboratório de Sementes da SETREM participou do Programa de Comparação Interlaboratorial em Sementes – Nível Nacional, realizado pela Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul, com o apoio do Laboratório Oficial de Análise de Sementes - LASO/DLAB e do Laboratório Nacional Agropecuário – LANAGRO/MAPA. O resultado avaliou a qualidade do Laboratório de Sementes da SETREM, que é parte integrante do Curso de Agronomia e atua no acompanhamento de pesquisa e prestação de serviços a terceiros
A avaliação tem o propósito de determinar o desempenho individual dos laboratórios para os ensaios propostos, propiciar subsídios para que encontrem e solucionem problemas analíticos, identificar diferenças interlaboratoriais e fornecer confiança adicional aos clientes. Segundo a Analista de Sementes da SETREM, Nara Bombardelli: “Tivemos um prazo de 30 dias para analisar as amostras de trigo que nos foram enviadas, sendo avaliados os seguintes itens de ensaios: Análise de Pureza, Determinação de Outras Sementes por Número, Germinação e Pragas”.
De acordo com a Analista de Sementes da SETREM, participaram deste programa de ensaio de proficiência um total de 42 laboratórios entre particulares, de ensino, de centros de pesquisas e de cooperativas, todos credenciados junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Laboratório de Sementes da SETREM, ao atingir 100% de conformidade nas análises realizadas, posicionou-se no conjunto de destaque entre os participantes.
“Essa conquista é gratificante porque mostra que a SETREM, através da infra-estrutura do laboratório, está preparada para atender as necessidades da região com profissionalismo e confiabilidade nos resultados das análises”, destaca Nara Bombardelli, que trabalha a 17 anos na área de Sementes e é egressa do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM.