27 maio 2011

Dos 171 casos de dengue no Estado, 140 são de Santa Rosa

Operação Arrastão é uma das ações
para combater a doença
Aumentou para 140 o número de casos de dengue autóctones em Santa Rosa,  de acordo com levantamento realizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Agora, o Rio Grande do Sul já registra 171 casos autóctones da doença.
De acordo com Antônio Palhano, Diretor de Vigilância em Saúde, os dez militares que auxiliavam eliminação dos criadouros do mosquito já foram dispensados já que o número de notificações da dengue está diminuindo.
- Desde que decretou situação pré-epidêmica, Santa Rosa conta com 27 agentes de saúde que que trabalham de forma intensa no combate ao mosquito. A ideia é evitar o cenário de 2010, quando 168 moradores de Santa Rosa foram infectados- diz Palhano.
Os casos de dengue importados de outros estados ou países somam 81.

AGCO paralisa temporariamente produção de colheitadeiras em Santa Rosa

AGCO paralisa temporariamente produção de colheitadeiras em
Santa Rosa 
Crédito: Felipe Dorneles / Especial CP
A planta da AGCO em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, não terá produção de colheitadeiras no mês de junho. A estrutura com capacidade de produzir 100 máquinas por mês irá operar no próximo mês apenas na produção de componente de tratores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa.
A empresa dará férias coletivas para 406 dos 750 funcionários da linha de produção a partir de 1º de junho. O presidente do Sindicato, João Roque dos Santos, diz que a empresa programou as férias dos funcionários, antecipando algumas, para paralisar a produção de colheitadeiras. Ele revela que neste primeiro semestre houve apenas demissões pontuais, de rotina, e que a empresa garante que não haverá demissões em massa: “esta programação de férias coletivas seria para evitar demissões”. João Roque diz que no mês de julho a produção deve retomar, com 97 colheitadeiras no mês.
A AGCO informou, em nota, que a unidade de Santa Rosa interrompe a fabricação de colheitadeiras, anualmente e por um curto prazo, devido a sazonalidade do mercado, pós-safra. Neste período, aproveita para investir na melhoria e modernização da unidade fabril. Sobre as férias coletivas, a empresa esclarece que já estavam programadas e que isso não afetará a comercialização de máquinas. O informe diz ainda que a participação das marcas da AGCO no mercado nacional de colheitadeiras segue normal, mantendo os resultados do primeiro quadrimestre de 2010.

Vídeo polêmico: soldados criam versão funk do Hino Nacional

Imagens mostram seis soldados da Companhia
de Engenharia de Combate Mecanizada
Foto:Reprodução / Reprodução
Um minuto e 25 segundos de vídeo foram capazes de colocar o único quartel de Dom Pedrito, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, no alvo dos principais comentários da cidade de 40 mil habitantes. As imagens mostram seis soldados — a maioria de 18 anos — da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada cantando e dançando o Hino Nacional no ritmo do funk. As imagens teriam sido gravadas dentro da unidade.
A gravação, que teria sido feita no início da semana, ficou postada na internet por 15 horas. Um inquérito policial militar foi aberto para investigar o caso. Na cidade, também teriam circulado boatos de que o grupo estaria preso no quartel. A informação da prisão foi negada.
O comandante da unidade, major Vasques Robinson Diorgenes Vasques, garante que a única providência tomada pelo Exército foi abrir o inquérito policial militar para apurar quem foi o autor do vídeo e as circunstâncias em que ele foi feito.
O que diz a lei:
Constituição Federal
É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno.
Não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.
É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples do Hino Nacional. O canto dever ser sempre uníssono (a mesma altura).
>>> Assista ao vídeo que causa polêmica em Dom Pedrito
Código Penal Militar
Praticar o militar, diante da tropa ou em lugar sujeito à administração militar, ato que se traduza em ultraje a símbolo nacional.
Pena: detenção de um a dois anos.

Dados da Operação CRPO Fronteira Noroeste

Foram recuperação de 20 veículos furtados e a prisão de 27
condutores por embriaguez
O Comando Regional de Polícia Fronteira Noroeste (CRPO FNO), com sede em Santa Rosa, divulga os dados operacionais referente aos quatro primeiros meses deste ano.
Durante este período, os policiais militares que atuam nos 56 municípios pertencentes a área do CRPO/FNO, efetuaram a fiscalização de 141.933 veículos, com a recuperação de 20 veículos furtados e a prisão de 27 condutores por embriaguez.
Na prevenção e combate à criminalidade foram presas 91 pessoas em flagrante delito, recapturados 20 foragidos, apreendidas 38 armas de fogo e de entorpecentes, foram apreendidos 18.248,44 gramas de maconha, 170,68 gramas de cocaína e, 28,62 gramas de crack.
O Comando do CRPO FNO informa a comunidade regional, que podem acionar gratuitamente os policiais militares, através de ligação telefônica para o 190 em todos os casos que necessitem a intervenção da Brigada Militar.

JSM de Três de Maio realizou entrega de CDIs

62 jovens da classe de 1992 e anteriores receberam os CDIs
Em solenidade que foi presidida pelo prefeito Olívio José Casali e contou com a presença do delegado da 5ª DSM de Santa Rosa, a Junta do Serviço Militar de Três de Maio realizou nesta sexta-feira, dia 27, a solenidade de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação, a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.
No ato cívico, 62 jovens da classe de 1992 e anteriores receberam os CDIs e mais três que não compareceram, por motivos particulares, deverão se juntar aos 65 novos reservistas do município. 
A solenidade, que foi organizada e coordenada pelo secretário da Junta do Serviço Militar do município, Paulo Roberto Sommer, teve por finalidade a prestação do compromisso perante a bandeira nacional pelos cidadãos das classes de 1992 e anteriores e realizar a entrega dos CDIs aos dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial em Três de Maio, de acordo com o parágrafo 6º do artigo 107 e artigos 216 e 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar. Foram registradas as presenças, além do prefeito Olívio José Casali (presidente da JSM), do 1º tenente do Exército, José Balduíno Ramires, delegado da 5ª Delegacia de Serviço Militar de Santa Rosa e do Capitão Paulo Roberto do Nascimento, comandante da Brigada Militar de Três de Maio. Também se fizeram presentes: o secretário da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson Antonio Grando; secretário da Fazenda, Eurico Metzner; secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho; secretário de Obras, Viação e Transporte, Roque Adanski; a professora Sandra Turra, representou a secretaria municipal de Educação, enquanto Lúcia Nascimento foi à representante da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. 
A execução do Hino Nacional Brasileiro foi um dos pontos altos na festa de civismo e amor à Pátria que as autoridades e o povo três-maiense sabem tão bem cultivar.  Fizeram uso da palavra, o secretário da JSM, Paulo Sommer e o prefeito Olívio José Casali, que destacaram a valorização do civismo e da importância do amor à pátria por parte de todos os brasileiros, em especial da juventude. Além das autoridades, pais dos novos reservistas presentes também entregaram aos seus filhos os respectivos Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar.

Brasileiro é condenado à prisão perpétua na Suíça

Ele teria estuprado uma menina de 
quatro anos na cidade de Lucerna
A Justiça suíça condenou à prisão perpétua um brasileiro de 30 anos, acusado de estuprar uma menina de quatro anos na cidade de Lucerna, em 2002. O brasileiro, que não teve seu nome divulgado, apelou em diversas instâncias, mas ontem o Tribunal Federal da Suíça rejeitou seu último recurso.
Segundo a Justiça, no dia do crime ele havia marcado encontro com um traficante de drogas na cidade de Lucerna. Ao chegar ao local marcado, tocou a campainha do apartamento errado, invadiu o local e espancou uma mulher de 77 anos até deixá-la inconsciente. No apartamento estava a neta dela, de quatro anos, que foi estuprada.
Por meio de um teste de DNA, o brasileiro foi identificado e logo detido pela polícia local. Procurado, o Itamaraty não quis dar detalhes sobre o brasileiro nem sobre o processo.

Contrato de concessão da ALL é questionado pelo Ministério Público

 Foto: Luís Frey, reprodução RBS TV Santa Rosa
O Ministério Público Federal questiona o contrato de concessão da América Latina Logística, responsável pelo transporte ferroviário na região. O comportamento da empresa também não está agradando o Governo Municipal.
Depois de 15 anos, o trem voltou a circular em Santa Rosa, há duas semanas.
A ALL anunciou que o transporte ferroviário seria diário, mas por falta de cargas nenhum outro aconteceu. Neste período questões antigas voltaram à discussão. Um funcionário da empresa registrou ocorrência policial porque o município retirou cerca de um quilômetro de trilhos e no local construiu uma área de lazer.
O prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, diz que na época houve um acordo com a empresa sobre a retirada.
- Ali era um local de pleno abandono no centro da cidade. Nós não admitimos a metodologia adotada pela empresa e exigimos respeito – declarou o prefeito.
O Procurador da República, Osmar Veronese, afirma que o contrato de concessão assinado pela empresa com o Governo Federal em 1996 ainda não está sendo cumprido como deveria.
- A reforma que se fez nos trilhos ainda é uma reforma que precisa ser melhorada. Vem alguns trens e depois se abandona de novo. Não tem sido confiável até porque os preços historicamente 30% abaixo dos preços rodoviários, hoje são preços quase iguais – destaca Veronese.
Ainda, de acordo com o Procurador, há descumprimento por parte da ALL de um termo de ajustamento de conduta. Por isso, a Justiça Federal determinou o pagamento de uma multa de R$ 12,5 milhões pelo abandono da prestação do serviço.
O dinheiro da multa seria dividido entre os municípios envolvidos para reparos nas áreas em torno da ferrovia. A empresa recorreu. Independentemente da decisão da Justiça, o Ministério Público moveu uma outra ação pedindo a aplicação de uma multa diária de R$ 10mil em função da continuidade do descumprimento do termo. A empresa recorreu novamente.
O Procurador da República de Santo Ângelo, Dr Osmar Veronese e o prefeito Orlando Desconsi estarão ao vivo no Jornal do Almoço local discutindo o assunto. O representante da ALL não pode comparecer hoje, mas se propôs a vir na próxima terça-feira para conversar sobre o tema. No entanto, a empresa enviou um posicionamento por escrito que pode ser conferido no Jornal do Almoço desta sexta-feira.

Tarso Genro entrega Plano de Sustentabilidade Financeira do RS à Assembleia

Governador entregou projeto ao presidente do
Parlamento, Adão Villaverde  
O governador Tarso Genro, acompanhado por um grupo de secretários, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Adão Villaverde, o Plano de Sustentabilidade Financeira do Estado, que tem como objetivo ampliar receitas, investimentos e controlar os gastos. O encontro, que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (26), teve a presença de deputados aliados e de líderes da oposição. Confira ao lado as minutas dos projetos.
Com o aval da base aliada e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que fez algumas recomendações, o plano é composto por projetos que tratam da reforma da Previdência do Estado, alteração no pagamento das Requisições de Pequenos Valores (RPVs), e a aplicação de lei federal que determina a implementação da inspeção veicular, com impacto no meio ambiente.
Também conta com uma intensificação na fiscalização e na cobrança da dívida ativa, o que poderá gerar um incremento anual da receita em torno dos 4% a 6% - cerca de R$ 200 milhões -, e a racionalização do uso de prédios públicos. Excetuando a inspeção veicular, os demais projetos deverão receber regime de urgência e a ideia do Governo é de que sejam analisados e votados antes do recesso parlamentar, possivelmente até o final de junho.
"Minha expectativa é de que a Assembleia Legislativa não faltará ao Estado. Trata-se de uma oportunidade para por fim a um debate que se arrasta por mais de 10 anos e bloquear a crise financeira do Estado e da Previdência", afirmou o governador. Tarso enfatizou aos deputados que o interesse não é apenas do atual Governo, já que as medidas trarão poucos efeitos agora, mas terão efeitos decisivos para os próximos 30 anos.

Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Foto: Caco Argemi

Estado terá R$ 15 milhões para investimentos em aeroportos

Em Santo Ângelo será feita reformas na pista
O anúncio é da Secretaria Nacional de Aviação Civil. O dinheiro será utilizado para a conclusão do terminal de Vacaria, melhoria dos equipamentos de segurança em Passo Fundo e Rio Grande e reforma da pista em Santo Ângelo.
Também será possível a elaboração do projeto para a construção do aeroporto da Serra, em Caxias do Sul. Os R$ 15 milhões terão liberação imediata e contarão ainda com uma contrapartida do Estado de R$ 4 milhões.
O dinheiro será utilizado para a conclusão do terminal de cargas de Vacaria. Já em Passo Fundo e Rio Grande, haverá melhoria dos equipamentos de segurança, como áreas de escape, cercamento e prevenção de incêndio.
No aeroporto de Santo Ângelo, na região das Missões, será feita a reforma da pista. Segundo o secretário estadual da Infraestrutura, Beto Albuquerque, os 15 milhões de reais terão liberação rápida e contarão ainda com uma contrapartida do Estado de 4 milhões.
Saiba mais:
A União disponibilizará até R$ 102,3 milhões para obras em 18 aeroportos brasileiros. Os recursos estão previstos no programa de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. Para o repasse dos valores disponíveis para cada obra, será necessário um termo de convênio que irá detalhar os compromissos dos Estados, que deverão dar uma contrapartida financeira.