27 maio 2011

AGCO paralisa temporariamente produção de colheitadeiras em Santa Rosa

AGCO paralisa temporariamente produção de colheitadeiras em
Santa Rosa 
Crédito: Felipe Dorneles / Especial CP
A planta da AGCO em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, não terá produção de colheitadeiras no mês de junho. A estrutura com capacidade de produzir 100 máquinas por mês irá operar no próximo mês apenas na produção de componente de tratores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa.
A empresa dará férias coletivas para 406 dos 750 funcionários da linha de produção a partir de 1º de junho. O presidente do Sindicato, João Roque dos Santos, diz que a empresa programou as férias dos funcionários, antecipando algumas, para paralisar a produção de colheitadeiras. Ele revela que neste primeiro semestre houve apenas demissões pontuais, de rotina, e que a empresa garante que não haverá demissões em massa: “esta programação de férias coletivas seria para evitar demissões”. João Roque diz que no mês de julho a produção deve retomar, com 97 colheitadeiras no mês.
A AGCO informou, em nota, que a unidade de Santa Rosa interrompe a fabricação de colheitadeiras, anualmente e por um curto prazo, devido a sazonalidade do mercado, pós-safra. Neste período, aproveita para investir na melhoria e modernização da unidade fabril. Sobre as férias coletivas, a empresa esclarece que já estavam programadas e que isso não afetará a comercialização de máquinas. O informe diz ainda que a participação das marcas da AGCO no mercado nacional de colheitadeiras segue normal, mantendo os resultados do primeiro quadrimestre de 2010.