20 setembro 2013

Cantor Luiz Moreira sofre acidente em viagem de trabalho

Foto: Assessoria/Luiz Moreira
A Van em que viajava o cantor tradicionalista Luiz Moreira e sua equipe, capotou na no início da tarde desta sexta-feira (20) na BR 158 no trajeto que liga Cruz Alta a Júlio de Castilhos. Eram cinco pessoas que ocupavam a Van, mas ninguém ficou ferido no acidente.

Adelar Moreira que é pai e empresário do cantor tresmaiense, era o motorista, e segundo ele um veículo pode ter tocado na traseira da Van o que fez ele perder o controle e sair da pista. Chovia no momento do acidente.

O cantor Luiz Moreira que se prepara para lançar seu terceiro CD no dia 04 de outubro, estava a caminho de Lavras do Sul, onde faria show na noite desta sexta-feira, e posteriormente se apresentaria nesta sábado no Clube Harmonia em Porto Alegre. Os shows foram cancelados.

Cavalariano morre durante desfile em Santana do Livramento

Outro homem sofreu ataque epiléptico em Lajeado
(Crédito: Deolí Gräff / Especial CP)
Um cavalariano morreu na manhã desta sexta-feira no desfile farroupilha de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), o homem caiu do cavalo e a suspeita é de que tenha sofrido um infarto.

Ele desfilava pelo CTG Sinuelo do Caverá, que declarou luto. Segundo os colegas, o incidente ocorreu a 200 metros do início da avenida. Ele foi socorrido por uma ambulância da prefeitura, mas não resistiu.

Outro acidente nas celebrações do Vinte de Setembro ocorreu em Lajeado, no Vale do Taquari. O desfile na cidade ficou interrompido por cerca de vinte minutos porque um dos integrantes da cavalgada teve um ataque epiléptico e caiu do cavalo, batendo a cabeça no chão. Leonardo Augusto Steher foi levado pela ambulância até o Hospital Bruno Born, onde recebeu atendimento e passa bem.

Com informações dos repórteres Jerônimo Pires e Deolí Gräff.

Sepultamento de 4 familiares mortos em acidente em SC será no RS

Quatro pessoas da mesma família do RS morreram em
acidente em SC (Foto: Claudério Augusto/PRF-SC)
Os corpos das quatro pessoas que morreram em acidente na BR-282 em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, serão velados e sepultados nesta sexta-feira (20) em Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul, onde a família morava. Conforme informou a funerária que faz o transporte de Chapecó para o município gaúcho, o velório deve começar no início da tarde, no salão da Associação dos Vendedores Autônomos do Médio Alto Uruguai (Avamau), no Bairro Aparecida.

A funerária não confirmou horário do sepultamento, mas deve ocorrer ainda nesta sexta, no Cemitério Municipal de Frederico Westphalen.

O acidente
As quatro pessoas da mesma família morreram após uma colisão frontal entre um carro e uma carreta por volta das 22h30 de quinta-feira (19). O motorista da carreta, de 35 anos, de Pato Branco, no Paraná, não sofreu ferimentos.

Três dos quatro ocupantes do Astra, com placas de Joinville, morreram no local. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim, Abgail Adriane da Costa Fernandes, 32 anos, Ana Carolina da Costa Fernandes, 7 anos, e Leandro Fernandes Júnior, 14 anos, foram lançados para fora do veículo.

De acordo com os bombeiros, o condutor Leandro Fernandes, 36 anos, foi conduzido com vida ao pronto socorro do Hospital Frei Bruno, onde recebeu atendimento, e foi transferido para o Hospital Regional de Chapecó. Com lesões graves, ele morreu por volta das 2h50 desta sexta-feira (20).

Segundo a família, os quatro moradores de Frederico Westphalen iam para Joinville visitar parentes.

Família morre em acidente na BR-282 em Cordilheira Alta, no Oeste de SC

Veículo onde estava a família ficou destruído
(Foto: PRF Xanxerê / Divulgação)
Quatro pessoas da mesma família morreram após uma colisão frontal por volta das 23h da quinta-feira, dia 19, na chamada curva dos coelhos no km 525,8, da BR-282, em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Xaxim, a mãe Abgail Adriane da Costa Fernandes, 32 anos, e os dois filhos Ana Caroline Fernandes, 7, e Leandro Fernandes Junior, 14, que eram passageiros do veículo Astra, placas de Joinville, morreram no local.

O motorista do veículo Leandro Fernandes, 36 anos, foi socorrido com vida e encaminhado para o Hospital Frei Bruno de Xaxim. Devido aos graves ferimentos Leandro foi levado pelos bombeiros para o Hospital Regional do Oeste em Chapecó. Ele chegou a receber atendimentos na unidade hospitalar mas não resistiu e morreu por volta das 2h50min desta sexta.

A família que morava em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, iria visitar familiares em Joinville, no Norte de SC. Os corpos dos quatro foram encaminhados para o no Instituto Médico Legal de Chapecó.

O motorista da carreta, placas de Pato Branco (PR) não teve ferimentos.

A família será velada na Associação Avamal e o enterro deve ocorrer no final da tarde desta sexta-feira no cemitério municipal de Frederico Westphalen.

Tuberculose: Quando a tosse seca dura mais de 4 semanas, é hora de prestar atenção

SINTOMA | Tosse, com catarro ou sangue, pode 
indicar doença
Tosse frequente com produção de catarro e sangue, febre, suor noturno e perda de peso: seus pulmões podem estar pedindo socorro. A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, que ataca o órgão respiratório e é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil. Ela apresenta sintomas graves e tem tratamento longo, mas a cura é iminente.

Facilmente confundida com gripe, muitas vezes o paciente nem faz ideia que está com essa doença altamente contagiosa. Mas quando a tosse seca persiste por mais de quatro semanas, é hora de prestar atenção. Palidez, falta de apetite e rouquidão são outros sintomas que devem ser observados com atenção. A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no Brasil, atingindo 36 pessoas em cada 100.000 brasileiros.

Apenas em 2011, o país registrou 69.245 novos casos e um índice de mortalidade de 4,6 mil indivíduos, número considerado elevado para uma doença que tem cura e tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A falta de informação e a resistência ao tratamento são os principais agravantes da doença. A trabalhadora rural Carmélia Coelho vive no interior do Maranhão e afirma ter contraído a doença após ter pego uma chuva. No início não passava de um simples resfriado, que evoluiu para uma gripe que não sarava. Ela só descobriu que estava infectada quando veio a Teresina tratar de um problema na coluna.

Após diagnóstico, veio o choque. “Pensava que as pessoas nem ‘pegavam’ mais tuberculose. Era uma doença que ouvia falar quando criança, meus pais comentavam como se fosse algo distante. Entrei em desespero e achei que fosse morrer, mas o médico me receitou remédios e fiz um tratamento que durou muito tempo, mas assegurou a cura”, relata a paciente.

Tratamento tem duração de 6 meses

O tratamento da tuberculose envolve a administração diária de remédios durante seis meses através de um programa chamado Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose. O paciente é acompanhado durante todo o período terapêutico justamente para não abandonar o tratamento.

“Os sintomas desaparecem logo no início do tratamento, mas a doença continua presente no corpo do enfermo. Não abandonar o programa, por achar que está curado, é a principal recomendação para quem sofre da doença”, orienta a infectologista Rosângela Cipriano.

A médica informa que até os 14 dias do tratamento o paciente ainda pode infectar
as pessoas saudáveis que estão a seu redor. É mister proteger a boca e não tossir perto de ninguém.

SUS oferece teste rápido e gratuito

O Ministério da Saúde disponibiliza o teste gratuito da tuberculose nos hospitais da rede pública. O exame que verifica a presença da bactéria sai em duas horas. O moderno teste já verifica se o paciente possui resistência ao antibiótico usado no tratamento da enfermidade. O programa de prevenção da doença exigiu um investimento de R$ 12 milhões e é oferecido em todo o território nacional.

A novidade do teste é a rapidez. Enquanto o teste comum demora 30 a 60 dias para fornecer resultado ao paciente, o teste ofertado gratuitamente pelo SUS só precisa de tempo recorde de duas horas. O exame tem eficácia de 99% e descarta a possibilidade de um resultado falsamente positivo.

Mais da metade dos casos diagnosticados da doença acomete membros do sexo masculino. Felizmente, a tuberculose tem reduzido sua incidência no país. Índios, moradores de rua e presidiários continuam sendo o grupo de risco da doença, que atinge principalmente a faixa etária compreendida por pessoas entre 25 e 34 anos de ambos os sexos. Portadores do vírus HIV devem ficar atentos, pois a infecção afeta 53% dos soropositivos, sendo a sua principal causa de morte.

Acidente mata mulher durante exercício em academia de Pelotas

Em imagem da página da academia no Facebook, Leonara
aparece realizando agachamentos
(Foto: Reprodução / Facebook)
Uma instrutora de educação física de 29 anos morreu na tarde desta quinta-feira (19) enquanto fazia exercícios em uma academia de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil acredita que ela tenha sofrido um acidente, mas a causa da morte será determinada pelo laudo do Departamento Médico Legal (DML).

A vítima foi encontrada já sem vida por volta das 16h por um funcionário da academia. Ela era professora do estabelecimento, localizado na Avenida Ferreira Viana, e aproveitava o horário em que a academia fechava para os alunos, entre 12h e 16h, para treinar.

De acordo com o delegado Robertho Peternelli, a instrutora estava sozinha no momento do suposto acidente. O corpo foi encontrado caído para a frente, prensando pela barra utilizada para fazer exercícios de agachamento, na altura da nuca. Havia 80 quilos em cada lado da barra, totalizando 160 quilos de peso, diz o delegado.

“Provavelmente ela colocou muito peso, ficou sem forças nas pernas e a barra acabou caindo em cima dela. A gente acredita que ela morreu asfixiada, mas também não podemos descartar um mal súbito. A perícia vai dizer o que ocorreu”, disse o delegado ao G1.

A princípio, a polícia trata o caso como uma fatalidade. Segundo o delegado Peternelli, a hipótese de negligência por parte da academia está descartada, já que a vítima era formada em educação física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tinha conhecimento técnico para fazer exercícios sem supervisão. Ela trabalhava no local desde 2010.

ncêndio em cooperativa deixa feridos em Júlio de Castilhos

Segundo a Brigada Militar, 37 pessoas foram
intoxicadas pela fumaça (Imagem: Reprodução RBS TV)
Um incêndio em um cooperativa de carnes de Júlio de Castilhos, na Região Central do Rio Grande do Sul, deixou 37 pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (19), informou a Brigada Militar.

Segundo a polícia, o fogo teria iniciado por volta da uma da tarde, durante o conserto de uma caldeira, e se espalhou, atingindo o segundo andar, onde os funcionários da Cooperativa Regional Castilhense de Carnes e Derivados trabalhavam.

No total, 37 pessoas inalaram fumaça e precisaram de atendimento médico. Cinco deles tiveram que ser transferidos para o Hospital Universitário de Santa Maria (UFMS). Eles respiram com ajuda de aparelhos e estão sendo medicados, mas estão fora de perigo, segundo o hospital.

A cooperativa de carnes que incendiou fica na Avenida Aparício Correa de Barros, no centro de Júlio de Castilhos. Bombeiros de Santa Maria ajudaram no combate às chamas. O fogo foi controlado por volta das 16h. As circunstâncias do incêndio ainda serão esclarecidas.