22 agosto 2009

Um jeito diferente para comemorar os 40 anos da Certhil

Diretoria e colaboradores da Certhil, num total de 93 pessoas, percorreram 40km neste sábado(22), simbolizando os 40 anos da cooperativa que serão comemorados no próximo dia 23 de novembro.
O grupo de caminhantes, desde o mais jovem até chegar no presidente da Certhil, senhor Kurtz Grenzel com mais de 70 anos de idade, partiram em uma caminhada que vem demonstrar o carinho de todos por esta que é uma das mais bem sucedidas cooperativa de energia elétrica do RS, partiram da sede em Três de Maio, às 7he15min com destino a Comunidade de São Miguel no interior do município de Independência, um dos 11 municípios da área de abrangência da Certhil, percorrendo um trajeto de 20km, os quais somados ida e volta, chegam ao total de 40km, que simbolizam os 40 anos da cooperativa.
Na Comunidade de São Miguel, o grupo foi recebido ao som de Querência Amada, e depois, pode saborear um gotoso almoço servido pela comunidade. No inicio da tarde, antes do retorno a Três de Maio, o grupo acompanhado do prefeito João Edécio de Independência, plantou mudas de arvores nativas no pátio da igreja da comunidade, demonstrando a preocupação que tem a Certhil com o meio ambiente, e logo após, teve inicio a caminha de volta pra casa.

Chama crioula é acesa em São Lourenço do Sul

Palco de fatos históricos, a Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, no sul do Estado, foi escolhida como ponto inicial de uma peregrinação em nome da tradição gaúcha.
Na manhã deste sábado, foi acesa a Chama Crioula, que simboliza a devoção dos gaúchos às raízes da Revolução Farroupilha. O símbolo deverá percorrer o Estado levada por cavalarianos.
Uma encenação da revolução realizada em frente à fazenda marcou o início das comemorações do 20 de Setembro e o acendimento da chama. O encontro se iniciou às 8h30min, no Arroio São Lourenço, onde foi acesa a centelha.
As centelhas foram então distribuídas entre os cavalarianos, que partirão para os principais municípios das 30 regiões tradicionalistas gaúchas.
Os Cavalarianos do CTG Tropeiros do Buricá de Três de Maio, trarão a cenetlha da Chama Crioula de Três Passos, onde será distribuida pela 20ª Região Tradicionalista, no próximo dia 10 de setembro. A Semana Farroupilha este ano, terá inicio no dia 12 de setembro.

Morte de sem-terra no RS vai na contramão dos esforços pela paz no campo, diz governo federal

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra divulgaram nota onde lamentam a morte do agricultor Elton Brum da Silva, em São Gabriel. De acordo com o texto, o ministro Guilherme Cassel determinou o deslocamento do ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho à área do conflito. "A morte deste agricultor vai na contramão dos esforços do Governo Federal no sentido da construção de um ambiente de paz no campo", informa o comunicado.

Número de mortes por gripe A no Brasil está próximo de 500

O número de mortes causadas pela gripe A no Brasil é de aproximadamente 500, depois que secretarias de Saúde estaduais confirmaram 488 vítimas fatais como consequência da propagação da doença no país.
As secretarias de Saúde dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul confirmaram novos óbitos hoje.
O Estado de São Paulo lidera a lista, com 179 mortes confirmadas, enquanto o de Santa Catarina decretou estado de emergência em Florianópolis e em outras 19 cidades.
Nesta sexta-feira, a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu à comunidade internacional "que se prepare" para uma eventual segunda "onda" da gripe A.