05 fevereiro 2010

Registrado primeiro foco de ferrugem em lavoura comercial de Três de Maio

Produtores de Três de Maio e região são orientados a aplicar fungicida nas lavouras de soja para evitar dispersão da ferrugem asiática.
Três de Maio registrou nesta semana o primeiro foco de ferrugem asiática em lavoura comercial na safra 2009-2010. Conforme o técnico da Emater, Nelci Recalcatti, o foco foi identificado em Esquina Jost numa lavoura que foi plantada no dia dois de novembro. A doença é provocada por fungo, a ferrugem, nesta safra, apareceu mais cedo nas lavouras gaúchas.
Os primeiros sintomas são pequenos pontos escuros. Na planta ocorre a redução do número de folhas e mais tarde, se não controlada, a doença reduz significativamente o rendimento da lavoura.

Balsa deve fazer travessia do Jacuí até o fim do mês

Trinta dias depois da queda da ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, entre Restinga Seca e Agudo, ainda não há prazo para reconstrução. O que está garantido é o uso de uma balsa para fazer a travessia do rio.
O superintendente de Portos e Hidrovias, Gilberto Cunha, confirmou nesta quinta-feira que a Empreendimentos Navais Couto, de Taquari, vai fazer o traslado. A previsão é que a balsa Deusa do Jacuí comece a funcionar no final do mês. O custo do Estado para manter o serviço por seis meses será de R$ 1,348 milhão.
Já a obra da ponte deve demorar mais um pouco. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, o projeto ainda está em estudo e, só depois de concluído, será contratada uma empresa. Ele afirma que o tempo da obra pode durar de 10 a 12 meses se a nova estrutura for de concreto, ou a metade disso, se for metálica.