13 abril 2011

Motorista flagrado dirigindo embriagado explica o que aconteceu no domingo

De: César Silva, reprodução RBS TV e
Guilherme Canal, RBS TV Santa Rosa
No último domingo, José Vilson Sauer foi flagrado pela Brigada Militar, quando dirigia embriagado no centro de Santa Rosa. Na ocasião, o homem desacatou os policiais e fez piada da situação em frente às câmeras.
A equipe da RBS TV Santa Rosa visitou o senhor José, em sua casa, e conheceu o outro lado da história, de uma família que sofre com o alcoolismo. Sóbrio, ele conta o que aconteceu no domingo.
- Eu estava no salão da vila e resolvi ir ao centro da cidade para abastecer o carro. Ao invés de vir para casa, resolvi dar uma volta e acabei sendo parado para polícia. Acho que foi uma denúncia – conta José.
O caso teve repercussão nacional. O motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro e ao invés de assoprar, cheirou o aparelho.
- Mas o que eu ia fazer? Se ia assoprar, seria pior – justifica o agricultor, entre risos.
José reconhece que costuma beber todos os finais de semana, quando se reúne com os amigos. Segundo os irmãos do agricultor, toda a família foi acostumada a beber desde cedo. A irmã afirma que o problema com o vício preocupa porque José é o único que ainda não procurou ajuda.
- Para parar não é fácil. Ele já perdeu muitas coisas, principalmente financeiramente. Até já se acidentou. A gente fica preocupado porque bêbado pode causar acidente, machucar outras pessoas – explica a irmã.
O irmão de José já passou por situações parecidas. Embriagado, quase morreu depois de virar um trator. Há seis meses não bebe álcool.
- É bem melhor. Agora me sinto bem. Eu já falei isso pra ele – afirma o irmão.
Mesmo admitindo o erro de dirigir embriagado, José prevê poucas mudanças de atitude.
- Quando eu quiser eu paro, eu não estou viciado. Tomo uma cerveja quando jogo canastra, sempre foi assim. Eu estou tranquilo, não bati o carro – disse o agricultor.
Para a psiquiatra Lana Barbaro, o alcoolismo deve ser tratado de forma mais séria, porque é uma doença incurável. A cada dia que passa se torna mais grave e não atinge apenas a pessoa que bebe.
- A pessoa perde a noção de limite. Não sabe o que fala. No trânsito é ainda mais grave, perde a noção de onde está, esquece os sinais. O álcool é uma dependência química como as outras substâncias, é difícil ficar sem – esclarece a psiquiatra.
A psiquiatra afirma ainda, que a maioria das pessoas atendidas é da faixa etária do motorista flagrado no domingo. Em média, 35 anos. O alcoolismo pode ter relação genética e em alguns casos pode demorar até 15 anos para apresentar sintomas, geralmente graves.
- É uma doença incurável, os familiares tem que entender que sempre terão uma pessoa doente em casa. É preciso aceitar, ajudar, participar. Os pais precisam estar atentos aos hábitos dos filhos, para evitar o pior depois – orienta Lana.
Diante da repercussão, Vilson concorda que é necessária maior cautela.
- É, vou ter que diminuir e quem sabe parar – afirma.
Por mais que seja uma doença, o Código Nacional de Trânsito não permite a condução de veículos sob efeito de álcool. No caso do Seu José, ele vai responder processo administrativo no Detran, pagará multa de R$ 957,00 e poderá ter a carteira de habilitação suspensa por um ano. Ainda, responderá na Justiça pelos crimes de ameaça e desacato a autoridade.

Tucunduva prepara atrações para comemorar a Páscoa

Foto: Daniele Pradebon
Neste ano de 2011 a administração municipal de Tucunduva inova mais uma vez preparando a cidade para a comemoração da Páscoa. Esta foi a primeira vez que a Tucunduva recebeu enfeites alusivos a Páscoa. A Praça Alcides Chitolina foi decorada com a casa do Coelho, com ovos de Páscoa e com coelhos de madeira. Também foram organizadas atrações especiais para as crianças e para todos os munícipes.
Na sexta-feira, dia 15 será oferecida, pelo departamento de cultura, a Emater e o departamento de assistência social, uma oficina de guirlandas de Páscoa para as munícipes, na sede da terceira idade O Tempo Não Para pela parte da manhã e à tarde.
No sábado, dia 16, a administração municipal em parceria com Acisat e apoio da Rádio Olinda e da Gráfica Tucunduva irá promover mais uma edição do Agita Tucunduva, onde o comércio ficará aberto das 08 às 15horas sem fechar ao meio dia para melhor atender a população tucunduvense. Também no dia 16 haverá mateada na Praça Alcides Chitolina, Rua do Lazer, dimdim e distribuição de balas e pirulitos para as crianças, além da presença do Coelho da Páscoa.
E na quarta-feira, dia 20, haverá uma programação especial para as crianças na Praça Alcides Chitolina, junto à casa do Coelho. Serão distribuídos balas e doces para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo do Saber, para as crianças das séries iniciais E.M.E.F. São José Operário e para os alunos da Escola Especial Pe. Pedro Stolben. Também haverá dindim e o Coelho da Páscoa.

Caminhão tomba após bater em automóvel na BR 472 em Três de Maio

O acidente ocorreu na BR 472, em
Esquina Bela Vista Três de Maio
Por volta do meio dia desta quarta-feira, 13, um acidente na localidade de Esquina Bela Vista interior de Três de Maio, envolveu um caminhão Mercedes Benz  baú com placas de Santa Rosa e um automóvel Ford Belina com placas de Três de Maio.
Ninguém ficou ferido no acidente
O condutor do automóvel, que circulava na estrada vicinal, futura perimetral que ligará a BR 472 com a Av. Santa Rosa na cidade de Três de Maio, ao adentrar na BR foi abalroado pelo caminhão que transitava no sentido Três de Maio/Santa Rosa. Na tentativa de desviar do automóvel, o motorista do caminhão buscou ao máximo a direita, quando após bater na lateral direita da Belina, tombou num barranco de cerca de 3 metros de altura.
No acidente ninguém ficou ferido, apenas danos materiais no caminhão e no automóvel.

Confirmados mais cinco casos de dengue em Santa Rosa

Foto: Divulgação PMN
Mais cinco casos de dengue foram confirmados em Santa Rosa segundo divulgado, nesta quarta-feira, pela Fundação Municipal de Saúde. A doença foi contraída no Centro do município.
Ao todo, são 19 ocorrências no município. Outros 54 casos aguardam confirmação do laboratório central de Porto Alegre. O Exército confirmou a liberação de 10 militares para auxiliar no combate à doença. Amanhã será realizado o treinamento.
Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Celso dos Anjos, existem no Estado 70 municípios considerados infestados (registraram foco nos últimos 12 meses) pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Desses municípios, 70% localizam-se na Região Noroeste (Macrorregião Missioneira), mas na lista também há cidades da Região Metropolitana (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Porto Alegre, Viamão e Guaíba) e Litoral Norte (Imbé).

Enfermagem da SETREM realiza 9ª Feira da Saúde Mental

Na ocasião também ocorreu o lançamento do Selo
Comemorativo aos 10 anos do Curso de 
Enfermagem
Na quarta-feira, dia 06, a solidariedade e o amor foram os ingredientes utilizados para tornar marcante a 9ª Feira da Saúde Mental da SETREM, realizada na Unidade Três de Maio (UTM).
O evento foi organizado pelos estudantes do 5º período da Enfermagem da SETREM e reuniu os grupos de saúde mental de Três de Maio e Horizontina.  Na ocasião também ocorreu o lançamento do Selo Comemorativo aos 10 anos do Curso de Enfermagem.
Na segunda-feira, dia 18, em Horizontina, haverá o Dia da Luta Antimanicomial, quando os estudantes do 5º período de Enfermagem, junto aos integrantes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva – CASC e a 14º CRS, realizarão o 4º Encontro Regional de Saúde Mental.

Conselho Tutelar de Tuparendi com nova coordenadora

Além de Ângela, também faz parte da 
coordenação a conselheira Tatiane 
dos Santos, como secretária
A Conselheira Tutelar Ângela Johanson, é a nova coordenadora do órgão em Tuparendi. Ela substitui Marcelo da Silva, e deverá permanecer no cargo por sete meses.  Além de Ângela, também faz parte da coordenação a conselheira Tatiane dos Santos, como secretária. 
A nova coordenadora recentemente participou  do Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul na cidade de Tramandai, realizado nos dias 01 e 02 de abril.  Entre os assuntos que foram debatidos no Encontro, estiveram a relação entre policia e Conselho Tutelar, prostituição infantil, alcoolismo na juventude, tipos de violência contra crianças e adolescentes, e outros assuntos inerentes aos conselheiros.
Segundo Ângela o encontro foi de muita valia, principalmente pela troca de experiências com colegas de outros municípios.

Jovem de 19 anos morre em acidente em Santo Ângelo, nas Missões

Pâmela Bittencourt era a caroneira 

de um carro com placas de Três de

Maio

Uma jovem morreu em um acidente ontem à tarde em Santo Ângelo, nas Missões. Pâmela Radons Bittencourt, de 19 anos, era a caroneira de um carro com placas de Três de Maio.
O motorista do veículo em que ela estava cruzou a preferencial e bateu em uma moto no centro da cidade. 
A vítima foi encaminhada para o hospital, mas não resistiu. 
O motoqueiro e o condutor tiveram apenas lesões leves. 

Polícia Civil intensifica ações contra o furto abigeato na região

Na última semana, policiais da Delegacia
de Polícia Regional de Santa Rosa/RS, de
Tuparendi, Campina das Missões e Porto Mauá
Equipes da Polícia Civil de toda a região se juntaram nas últimas semanas e intensificaram ações no combate ao abigeato. Como resultado das ações, já foram recuperados alguns animais no interior de Santa Rosa/RS, que haviam sido furtados em Alecrim/RS e Santo Cristo/RS. Diligências estão sendo realizadas também no município de Tuparendi/RS, com quatro equipes de policiais equipados que atuam durante à noite no interior do município. Na última semana, policiais da Delegacia de Polícia Regional de Santa Rosa/RS, de Tuparendi, Campina das Missões e Porto Mauá (foto), estiveram fazendo uma varredura em todo o interior do município. Essas ações em Tuparendi continuarão até o final do ano, com as equipes trabalhando todas as noites. O objetivo, além de recuperar os animais já furtados e inibir esse tipo de delito no município, também é prender e neutralizar os responsáveis pelos furtos.

Índia é ameaça para carne brasileira

Apesar de questões religiosas, indianos
podem ser os maiores concorrentes da
pecuária do Brasil no futuro
Apesar de ser o maior exportador de carne bovina do planeta desde 2003, os riscos de o Brasil perder esta posição privilegiada não são nada desprezíveis. Este foi o alerta dado pelo médico veterinário do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Schuler Medeiros, durante o Seminário de Pecuária da Carne, ontem (12), na Expo Londrina 2011.
No ano passado, o País exportou 1,8 milhão de toneladas da commodity, sendo que a segunda colocada do ranking, a Austrália, vendeu 1,3 milhão de toneladas e os Estados Unidos, 837 mil quilos. Mas, de acordo com Medeiros, o risco maior não é de o Brasil ser ultrapassado pelos australianos nem pelos norte-americanos. O perigo vem da Índia.
''A vaca é sagrada, mas nem todo indiano é hinduísta e a maior parte da carne do país é de búfalos'', justifica. Em 2010, o país asiático exportou 700 mil quilos de carne, sendo o quarto no ranking mundial. ''O mercado indiano está crescendo e eles passam a ser um importante player internacional'', afirma.
Em favor da Índia, de acordo com ele, ainda pesa o custo mais baixo de mão de obra e a proximidade de países importadores. Sem contar que o rebanho indiano é o dobro do brasileiro, cerca de 300 milhões de cabeças. ''Só não são mais fortes comercialmente por razões religiosas. O mercado interno indiano é bem restrito.''
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), as exportações feitas pelo Brasil vêm caindo desde 2007, quando totalizaram 2,5 milhões de toneladas. ''E o mercado internacional revisou para baixo a estimativa brasileira para 1,6 milhão de tonelada neste ano'', aponta o veterinário.
A crise financeira de 2008 e o dólar baixo são as principais razões para esta queda. Mas há outro fator importante em jogo. ''O Brasil precisa investir em melhoramento genético e oferecer uma carne melhor no mercado internacional. A carne brasileira é considerada de baixa qualidade lá fora'', alega.
Medeiros lembra que 80% do rebanho brasileiro é de zebuínos - espécie de origem indiana. ''Não é segredo para ninguém que esses bois têm limitações bioquímicas para uma boa qualidade de carne, que é mais dura que a do gado europeu (taurino).''
A saída para o problema, conforme afirma o veterinário, é o Brasil intensificar os cruzamentos entre as raças zebuínas, mais resistentes ao calor e a parasitas, e as taurinas, que são mais macias e apreciadas pelo consumidor internacional.
Para ganhar mais mercado, Medeiros indica que o Brasil também precisa investir em rastreamento do rebanho, pois isso proporciona maior segurança em sanidade animal e abre mais possibilidades de vendas externas. Outro ponto que, segundo o veterinário precisa ser melhorado, é a organização da cadeia produtiva brasileira. O País não conta com nenhuma entidade que represente desde o produtor até o exportador, ao contrário dos concorrentes.
Pontos fortes
Apesar dos fatores negativos, Fábio Medeiros diz que há uma série de pontos fortes na produção da carne brasileira. ''Somos competentes, temos boas pastagens e um consumo interno muito grande. Somos um País comedor compulsivo de carne, cerca de 38 quilos por habitante ao ano.'' De acordo com ele, 83% da produção brasileira é para abastecer o mercado interno, enquanto que, na Austrália, esse índice é de 34%.
Para o veterinário, outra vantagem brasileira é a sanitária. ''A maior parte do nosso território é livre de aftosa com vacinação.'' O fato de o País ter 95% da pecuária em pasto é também um ponto forte. ''Nos Estados Unidos, a maior parte da pecuária é em sistema confinado'', explica.
Por último, ele destaca que o Brasil está avançando cada vez mais na incorporação de tecnologia nas propriedades rurais.

EUA divulgam documentos que mostram como foram planejados os atentados de 11 de Setembro

Atentados que deixaram quase 3 mil mortos
começaram a ser planejados em 1999
Foto:Ver Descrição / Ver Descrição
Quase 10 anos depois do 11 de Setembro, os maiores atentados da história, informações divulgadas pela Justiça dos EUA revelam detalhes sobre a gênese das ações terroristas. O material integra os documentos de acusação contra o paquistanês Khaled Sheikh Mohammed – o "cérebro" por trás dos ataques ao World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, perto de Washington – e quatro cúmplices, Walid bin Attash, Ramzi ben al-Shaiba, Ali Abd al-Aziz Ali e Mustafah al-Hussawi.
Os cinco serão julgados por um tribunal militar na base naval americana de Guantánamo, na Ilha de Cuba, e podem ser condenados à morte. Os atentados que deixaram quase 3 mil mortos e mais de 6 mil feridos começaram a ser planejados dois anos antes, em 1999, com conexões na Alemanha, nos Emirados Árabes Unidos e na Espanha.
Veja algumas das conclusões da investigação americana, a partir de registros de ligações telefônicas, pedidos de visto, transferências bancárias e outros dados:
O início
A elaboração do plano começou no início de 1999, quando Khaled Sheikh Mohammed propôs a Osama Bin Laden, líder máximo da Al-Qaeda, utilizar aviões comerciais como mísseis contra alvos americanos. Segundo os promotores americanos, Mohammed dirigiu toda a operação até o último minuto.
Em 31 de dezembro de 1999, o saudita Walid bin Attash viaja de primeira classe entre Bangcoc e Hong Kong com uma navalha no bolso e "se aproxima da cabine para testar as medidas de segurança". Dias mais tarde, realiza outros voos internacionais, sempre com uma navalha no bolso.
A conexão Hamburgo
Em Hamburgo, na Alemanha, Ramzi ben al-Shaiba, um iemenita de 38 anos, se candidata a ser um dos pilotos suicidas. Os Estados Unidos negam um visto de entrada para ele por quatro vezes, entre 15 de maio e 15 de outubro de 2000.
A pedido de Mohammed, Al-Shaiba passa, então, a ser o intermediário entre ele e os futuros pilotos camicases. Al-Shaiba é, inclusive, amigo de Mohammed Atta, também residente em Hamburgo, que acabaria sendo escolhido como o líder dos 19 sequestradores do 11 de Setembro.

Aluna de 14 anos é flagrada com punhal em escola de Santa Maria

O caso ocorreu na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Paulo Freire
Foto:Claudio Vaz / Agencia RBS
Uma estudante da sexta série foi flagrada com um punhal na terça-feira na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, em Santa Maria, no centro do Estado. O objeto foi visto por um colega entre os materiais da garota de 13 anos.
A direção acionou a Brigada Militar. A menor foi levada para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde foi ouvida e entregue à mãe.
A instituição atende a cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade. Segundo o diretor do colégio, Claiton Prado, a menina ingressou na escola em março. Para ele, a estudante poderia estar armada para se defeder.
— Falamos sobre o bullyng e violência com alunos, mas aprendem uma coisa aqui (escola) e depois encontram uma realidade diferente nas vilas.
Também na terça-feira, dois adolescentes foram flagrados com armas em escolas de Porto Alegre. Um garoto de 16 anos, aluno da 7ª série da escola municipal Lauro Rodrigues, no Bairro Passo das Pedras, foi detido pela Brigada Militar com uma pistola 9mm na mochila. A arma é de fabricação israelense e estava municiada com 14 cartuchos.
O primeiro caso ocorreu na Escola Estadual de Primeiro Grau Doutor Oscar Tollens, pela manhã. Um aluno de 16 anos foi apreendido com uma pistola americana calibre 22. Ele afirmou que sofria ameaças e que estava com a arma para se proteger.