20 novembro 2010

Papa afirma que uso de preservativo é aceitável em certos casos

A declaração está em um livro de entrevistas
que será lançado na próxima semana
O Papa Bento XVI afirmou, em um livro de entrevistas que será lançado na próxima terça-feira, que o uso de preservativos é aceitável em certos casos, especialmente para reduzir o risco de infecção do HIV. O Papa cita como exemplo uma prostituta que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização". 
O livro, que será publicado na Alemanha e tem como título Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais do tempo, é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista Peter Seewald.
Até o momento, o Vaticano proíbe o uso de qualquer forma de contracepção - aceita apenas a abstenção -, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Bento XVI provocou reações internacionais em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, o que na opinião dele até agravava o problema.

Grêmio vence Atlético-PR e está no G-4 do Brasileirão

Grêmio faz 3 a 1 no Olímpico e
 está no G-4 do Brasileirão 
A luz no fim do túnel está cada vez mais próxima. Na data em que o técnico Renato Portaluppi completou 100 dias no comando, o Grêmio ganhou do Atlético-PR por 3 a 1 e acorda neste domingo dentro do G-4 do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos, perto da vaga na Libertadores do ano que vem.
Entretanto, para permanecer na quarta posição, o lado azul do Rio Grande terá de torcer para o vermelho, porque o Inter encara o Botafogo, que tem 56 pontos, neste domingo, no Rio, a partir das 17h. A estrada que encaminha o Tricolor para o torneio mais importante do continente tem sua próxima parada em Campinas, onde o Grêmio enfrentará o Guarani no próximo domingo, às 17h, na penúltima rodada do Brasileirão.
Brasileirão – 36ª rodada
Grêmio 3
Victor; Edilson (Ferdinando), Paulão, Neuton e Fábio Santos; Adilson, Rochemback, Lúcio e Douglas (Gilson); Júnior Viçosa (Diego Clementino) e André Lima. Técnico: Renato Portaluppi
Atlético-PR 1
Neto; Wagner Diniz (Maykon Leite), Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Deivid, Paulo Baier e Branquinho (Ivan González); Guerrón e Nieto. Técnico: Sérgio Soares.
Gols: Neuton (13/1º); Paulo Baier (18/1º); Douglas (13/2°); Diego Clementino (43/2°);
Cartões amarelos: Neuton (G); Nieto, Manoel, Rhodolfo, Branquinho, Wagner Diniz, Paulo Baier, Chico e Guerrón (A);
Árbitro: Sálvio Spínola (SP);
Local: estádio Olímpico.

"Há uma família com três gerações trabalhando lá", diz gaúcho que auxilia no resgate de mineiros

O acesso ao local do acidente é restrito
Há cinco anos morando na Nova Zelândia, o gaúcho Atila Machado de Oliveira, de 33 anos, foi surpreendido no fim da tarde de sexta-feira por um chamado de emergência para atuar no resgate dos 29 mineiros que ficaram presos em uma mina de carvão. A explosão aconteceu às 16h30 local (1h30 no horário de Brasília) na mina de Pike River de Grey District, na costa oeste. Desde então, o gaúcho natural de Sapucaia do Sul passou cerca de 30 horas trabalhando no local. Só parou por volta da 1h da manhã de domingo (10h da manhã de sábado no Brasil). 
— Dormi por apenas três horas desde sexta-feira. Quando você está nessa situação, o seu corpo não para, é uma adrenalina pura, você sabe onde tem que focar nessas horas — relatou. 
Em entrevista por telefone a zerohora.com, Oliveira contou como está o andamento do trabalho das equipes de resgate que tentam localizar os mineiros desaparecidos após a explosão. 
— Temos dificuldade para chegar ao local, o acesso é extremamente restrito no momento. A estrada foi bloqueada a aproximadamente dois quilômetros do portão de entrada principal da mina. 
Até o momento, não se sabe se os 29 trabalhadores soterrados conseguiram sobreviver, já que não foi possível estabelecer comunicação com eles. Bombeiros, Exército, Cruz Vermelha e voluntários trabalham em uma operação que reúne cerca de 350 pessoas. Porém, a possibilidade de uma nova explosão e as condições climáticas dificultam a atuação das equipes 
—  O espaço aéreo foi fechado para facilitar a operação dos helicópteros, mas na manhã deste sábado o tempo não ajudou, tivemos chuva e nevoeiro. Estamos aguardando os níveis de metano (gás tóxico e inflamável) no ar normalizarem, para que o risco diminua e possamos entrar no túnel — explicou Oliveira.
Imagem aérea mostra a mina de carvão Pike River
Os familiares dos mineiros foram alocados na cidade de Greymouth, a cerca de 25 quilômetros do local do acidente, onde há equipes de enfermeiros, psicólogos e voluntários disponíveis para auxiliar na espera por informações. Segundo o relato de Oliveira, a situação é muito delicada, pois há famílias em que várias gerações trabalham no local.
— Há uma familia que tem três gerações trabalhando na mina: o pai como engenheiro, o filho como gerente e o neto como aprendiz. Até onde sabemos, somente o neto está entre os soterrados. Há muitos jovens na faixa de 18 a 22 anos como aprendizes nessa mina, já que na região se encontram quatro grandes jazidas de carvão mineral usado na fabricação de aços de alta qualidade e equipamentos cirúrgicos. 

Policial Federal morre em acidente na BR 293, em Bagé

Policial Federal morre em acidente
na BR 293, em Bagé 
Um policial federal morreu devido a um acidente no km 197 da BR-293, em Bagé, no final da tarde deste sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, André Felipe Ribeiro de Mattos, 34 anos, estava em um veículo Toyota Fielder, com placas do Rio de Janeiro, e saiu da pista. Ele morreu na hora. 
A passageira Catia Fatiane Furich Schneider, de 31 anos, foi internada em estado grave no hospital do município.

Boa Vista do Buricá fica com o titulo da Taça RBS

Um grande público esteve na final
Encerrou na noite de ontem a Taça RBS de Futsal 2010.
Após 4 meses de campeonato e grandes jogos com um nível técnico muito apurado, a equipe de Boa Vista do Buricá ficou com o titulo superando Santa Rosa em duas oportunidades, 2 a 1 no primeiro jogo no último dia 12 em Boa Vista do Buricá, e na noite desta sexta-feira (19), 4 a 2 jogando no Ginásio Dom Bosco em anta Rosa. 
"A RBS TV agradece a todos os municípios pelo apoio, às equipes que se dedicaram e mostraram o seu melhor, aos dirigente e técnicos, e à imprensa regional pela força na divulgação dos jogos e seus resultados.
Em 2011 a Taça RBS estará de volta e espera que com a parceria de todos, faremos novamente um grande evento!!! "

Musicanto - encontro marcado

Considerado um dos maiores festivais do Brasil, o MUSICANTO vem aí cheio de expectativas, credibilidade e emoções, sob a liderança de Edemir Domingos Leite. 
Ninguém duvida que o festival colocou Santa Rosa no mapa cultural do Brasil e em vários países da América do Sul. O evento tem vários embaixadores, verdadeiros amantes, que o mantêm vivo e cheio de energia contagiando a todos nós.
O entrevistado da VOICE é técnico em contabilidade e agente administrativo na Secretaria de Cultura. Edemir usa a sua verse para engrandecer e assinar o sucesso do evento. Subirão ao palco do Centro Cívico as melhores músicas que darão o ritmo poético para rimar com o nosso povo que adora aplaudir e se contagiar com os resultados do festival. Feliz com a presidência ele afirma: adoro estar envolvido com o MUSICANTO, que é o maior empreendimento cultural de Santa Rosa.
Qual a história de Edemir Leite? Ser humano simples e discreto nascido e criado no Bairro Cruzeiro, local onde resido até hoje. Sou funcionário público municipal desde 1994, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, desenvolvo e participo de todas as atividades da pasta. Acompanho o MUSICANTO desde sua 1ª edição, em 1983. A partir do 11º MUSICANTO comecei a fazer parte das comissões do evento, adquirindo conhecimento e mantendo contato direto com as pessoas que realmente fazem cultura no Brasil e demais países sul-americanos. Participei também da organização de algumas edições da FENASOJA, além de participar também de vários Hortigranjeiros.
Como reagiu ao convite para presidir o Festival Sul-Americano de Nativismo? Recebi o convite do presidente anterior, Dr. Aquiles Gioveli, e do Lido Heimerdinger, desafio que prontamente aceitei. A partir daí todos os sócios fundadores da Oscip/Musicanto colocaram-se à disposição para me auxiliar na realização e condução do 24º MUSICANTO Sul-Americano de Nativismo. Tenho recebido apoio total da comunidade santa-rosense através das mais diversas lideranças políticas, empresariais e comunitárias.
Quando o evento será realizado e qual a programação? O evento será realizado com a seguinte programação: dias 30/11 e 01/12/2010 acontecerá no Centro Cívico Cultural o Projeto Musicanto Vai à Escola, atividade que envolve toda a comunidade escolar municipal, estadual e particular de ensino. Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2010 será realizado o 24º MUSICANTO Sul-Americano de Nativismo.
O MUSICANTO é considerado por muitas pessoas um festival de elite. Qual é a estratégia do festival para popularizá-lo? Em primeiro lugar, eu não considero o Musicanto elitizado, pois ele é um símbolo que possui uma forte raiz nativa, portanto, nem todo mundo gosta do nativismo, mas isso não significa dizer que por tal motivo o Festival não possa ser popular. Um dos caminhos para desmitificar esse conceito é através do Projeto Musicanto Vai à Escola, que envolve os estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede municipal, estadual e particular. Outra estratégia que adotamos nessa edição será transmitir todas as atividades culturais que o festival proporciona através de telões para o público que frequentar o Espaço Musicanto que será montado na Rua Buenos Aires em frente ao Centro Cívico Cultural. O espaço Musicanto terá toda a infraestrutura necessária para receber confortavelmente o público que desejar participar do 24º Musicanto. O Espaço Musicanto consistirá em Praça de Alimentação com restaurante, 250 mesas para quatro pessoas, um palco para atividades culturais, telões e sonorização ambiente.
Como o projeto se financia?  O projeto é financiado através das Leis de Incentivos Culturais, nas esferas municipal, estadual e federal. O apoio financeiro da iniciativa privada de nosso município, além é claro, do incentivo total e irrestrito da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nas pessoas do nosso prefeito municipal, Sr. Orlando Desconsi, e secretário municipal de Cultura, Sr. Angelo Zeni.
Como é realizada a seleção das músicas participantes do festival? Quais são os principais critérios exigidos na seleção? Para realizarmos a seleção das músicas é montada uma equipe de profissionais de reconhecida capacidade e idoneidade na área da música e, em especial, no circuito dos festivais do Brasil e demais países sul-americanos. Os principais critérios adotados pelo corpo de jurados para análise das músicas inscritas é o conteúdo da letra, o ritmo, arranjo, interpretação e o gênero nativista da região que a música representa.
Onde o festival será realizado este ano? No Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.
Além do festival, o que será agregado a este grande evento? A mobilização da comunidade, que já está respirando a atmosfera do Musicanto, que nesse ano estará acontecendo no coração de Santa Rosa, local centralizado e de fácil acesso.
O presidente e sua diretoria, o que esperam das pessoas e da comunidade em relação ao MUSICANTO? Estamos satisfeitos com a ótima recepção e acolhimento da comunidade santa-rosense em todas as atividades já desenvolvidas referente ao 24º Musicanto. Esperamos que a comunidade continue mobilizada, cada vez mais, tanto para esse Musicanto, como para os demais que posteriormente serão realizados.
Qual é a posição do Poder Público? Está envolvido oficialmente e efetivamente neste contexto? O Poder Público das esferas Municipal, Estadual e Federal está oficialmente envolvido no Musicanto, pois sem o envolvimento seria praticamente impossível a realização e execução de um evento da magnitude do Musicanto.
Qual a importância do MUSICANTO para nossa cidade, Estado e País? O Musicanto colocou Santa Rosa no mapa cultural da América Latina, e vem projetando nosso Estado e país no continente sul-americano e países latino-americanos.
Como devem proceder à pessoas que querem se envolver com o MUSICANTO? Às pessoas que desejam se envolver com o Musicanto é muito simples. Podem nos procurar, pessoalmente, no Centro Cívico Cultural em horário comercial ou manter contato através da internet no site: www.musicanto.com.br, ou pelos fones: 55-9159-5301 com o Edemir Leite e 55-3511-5112 com a Idioni Capeletti.
Junto com o evento sempre é realizado MUSICANTO Vai à Escola. Este projeto continua? Continua e cada vez mais forte. Nesse ano o Musicanto colocará à disposição dos estudantes toda a infraestrutura necessária para o melhor desenvolvimento das atividades de dança, música, teatro e gravaremos ao vivo um DVD de toda a programação do Musicanto Vai à Escola, para fazer parte do acervo cultural do Musicanto e dos educandários envolvidos no projeto.
Os passaportes já estão à venda? Como fazer para adquirir?
Os passaportes estão à venda no Centro Cívico Cultural, em horário comercial, ao valor de R$ 100,00 por pessoa para as três noites do festival. Observamos que cerca de 60% das poltronas já foram comercializadas, restando apenas 40%. Os passaportes são limitados na quantidade de 900 poltronas.
Quando a cultura é realmente um agente de transformação numa sociedade? Quando tiver a participação de todos os segmentos comunitários nas atividades e eventos culturais, transformando as pessoas em cidadãos de elevado nível cultural e intelectual.
Frase preferida: “Um dia a América irá curvar-se ao Musicanto” frase dita nos bastidores do Festival.
Com que mensagem encara o mundo? “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” Winston Churchill.
Qual a lembrança mais remota de sua infância? Minha saudosa mãe, Heni Coelho Leite, in memorian, ensinando-me a ler e escrever quando tinha entre 04 e 05 anos de idade.
Qual o talento que mais gosta de ter? Ouvir as pessoas e manter o diálogo em elevado nível e respeito.
Uma mensagem à comunidade: Vencedor é aquele que acredita em si próprio em sua capacidade de superar obstáculos. Autor desconhecido. 

Carro desgovernado bate em pelo menos sete veículos no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre

Sorento atingiu pelo menos sete
veículos estacionados
Um automóvel Kia Sorento desgovernado bateu em pelo menos sete veículos, no início da madrugada deste sábado, na Rua Joaquim Nabuco, próximo à esquina com a Rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, área central de Porto Alegre. 
Os carros atingidos estavam estacionados nas imediações do bar Opinião. A condutora do veículo seria uma juíza de direito aposentada, de 53 anos. Não há registro de feridos.
O trânsito, que ficou parcialmente bloqueado na Rua Joaquim Nabuco, entre as ruas José do Patrocínio e Lima e Silva, já está normalizado.
A motorista do Sorento foi encaminhada à Delegacia de Trânsito para submeter-se a perícia com o objetivo de averiguar a presença de álcool no sangue. Segundo a delegada Clarissa Rodrigues, o resultado do exame clínico foi inconclusivo.

Servidores protestam contra mudança na forma de reajuste do salários dos juízes na Capital

Protesto ocorreu na tarde desta 
sexta-feira, em Porto Alegre
Os servidores da Justiça protestaram na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre, contra o projeto de lei que altera a forma de reajuste de salários dos magistrados. A mobilização ocorreu em frente ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), na Avenida Borges de Medeiros, na região central da Capital. 
De acordo com o texto em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, o aumento dos subsídios de juízes e desembargadores seria automático quando o salário dos ministros do Supremo for reajustado.

Santa Rosa no TV Xuxa deste sábado

Vitória com a Xuxa
O programa TV Xuxa, da Rede Globo, estreia às 10h da manhã deste sábado, o quadro Top Mirim 2010, concurso que vai revelar as mais novas representantes das passarelas nas categorias infantil, infanto-juvenil e pré-teen. O programa, gravado, terá a participação da santa-rosense Vitória Aracelluy Brun, 4 anos, uma das crianças selecionadas no concurso nacional, que teve mais de 9 mil inscritos.
Filha de Sérgio e Sindi Brun de Santa Rosa, Vitória viajou ao Rio de Janeiro onde cumpriu extensa agenda, que incluiu produção de book fotográfico, ensaios de passarela, entrevistas e gravações.
O momento mais marcante foi o encontro com a Rainha dos Baixinhos, a também santa-rosense Xuxa Meneghel. 
No site da apresentadora, um vídeo nesta semana mostra os bastidores do programa, onde pode se ver Vitória, de forma descontraída, curtindo o momento especial que está vivendo.
No programa deste sábado, as 10 meninas da categoria infantil serão avaliadas por um júri formado pelas atrizes Fernanda Souza e Bruna Marquezine, além do fotógrafo André Schiliró e Solange Meneghel. Cada jurado escolherá sua preferida e a plateia do programa também elege uma participante. As cinco selecionadas passam à semifinal. Como prêmio, a vencedora do concurso receberá uma poupança no valor de R$ 10 mil, além da produção de um book e de um videobook. A grande final será em dezembro. Mesmo gravado, o resultado deste sábado não foi, por conta do regulamento, divulgado pela produção e a família da candidata.
Para deslocar-se ao Rio de Janeiro onde permaneceu com sua mãe durante uma semana, a representante de Santa Rosa contou com o apoio de Nestor Maschio (Mecânica Sulcar), Marcos Fernando Rotta (Viação Ouro e Prata), Dani Cabelereira, além da torcida de seus incentivadores, os avós Patrício, Eva e Eloá. 

A cronologia da renovação do contrato de Renato com o Grêmio

Renato, Odene e Vicente Martins 
comemoram o acerto 
A renovação do técnico Renato, anunciada nesta sexta-feira, foi um processo longo, marcado por declarações fortes e renegociação salarial. As tratativas, aceleradas pela ascensão do time no Campeonato Brasileiro, começaram dois meses antes do fim do contrato com o Grêmio.
A primeira reunião entre a nova diretoria e o treinador ocorreu no dia 25 de outubro, logo após o empate com o Inter no Olímpico. Naquele momento, não houve discussão de valores. Era apenas o início das negociações, descrito assim por Renato: 
— A ideia é fazer um contrato comigo por dois anos, e gostariam que eu fosse técnico na inauguração da Arena, que eu acho um projeto maravilhoso. Mas o futebol é ingrato, ninguém pode falar o que vai acontecer em um, dois anos. Não importa o tempo de contrato, o importante é que eu acerte. 
A nova gestão considerou a renovação do técnico a sua prioridade: 
— Nossa primeira contratação é o Renato — afirmou o futuro assessor de futebol, Antônio Vicente Martins, após o encontro.