07 fevereiro 2013

Senhas e carga de bateria dificultam perícia em celulares de vítimas no RS

Celulares e câmeras fotográficas de vítimas estão sendo
periciadas (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A perícia em celulares e câmeras fotográficas das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss em Santa Maria deve demorar pelo menos duas semanas, de acordo com a Superintendência Regional do Rio Grande do Sul da Polícia Federal. A principal dificuldade dos agentes está no desbloqueio de senhas e também na falta de carregadores para os aparelhos em análise. A tragédia matou 238 pessoas.

Segundo a Polícia Federal, são 94 celulares e oito câmeras em poder da perícia, sendo que 60 telefones móveis estão em Porto Alegre e outros 34 em Santa Maria. Peritos das duas cidades trabalharão em conjunto para tentar encontrar registros que possam auxiliar o trabalho da Polícia Civil. Serão analisados vídeos, fotos e mensagens que evidenciem as condições estrutura e de lotação da boate e que ajudem a esclarecer as causas do incêndio.

Ainda há problemas com aparelhos vindos da China, sem marca definida, e com alguns celulares danificados por causa do incêndio. A Polícia Federal garante, no entanto, que os peritos trabalharão em regime de mutirão para atender a demanda e com a maior agilidade possível.

Suspeito de duplo homicídio se apresenta à polícia e é preso em Santo Augusto

Foto: facebook
O suspeito da morte de duas pessoas na madrugada do último sábado, 2 de fevereiro, em Santo Augusto, se entregou para a polícia. Edemar Correa de Moura, 49 anos, é acusado pela polícia de ter executado a tiros seu irmão e ex-companheira no centro da cidade.

Segundo o Delegado de Polícia, Thiago Vicentini de Oliveira, o suspeito assumiu a autoria dos crimes. Após prestar depoimento ele foi preso e conduzido ao Presídio Estadual de Três Passos onde permanecerá a disposição da justiça. Havia um mandado de prisão expedido pela justiça em desfavor do suspeito.

Conforme o delegado, a perícia da polícia encontrou um HD repleto de vídeos gravados pelas câmeras de vigilância existentes na casa da vítima. Os arquivos de vídeos estão sendo periciados pela polícia.

Prefeito Mota anuncia novas máquinas para a municipalidade

Secretário do MDA e prefeito Motta
Ainda no final do mês de janeiro, o prefeito boa-vistense Antonio Motta esteve em Brasilia, onde cumpriu agenda no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o secretário adjunto desta pasta, Laudemir Muller, que lhe deu garantia da contemplação de duas máquinas.

O boa-vistense Laudemir, disse ao prefeito Motta, que no máximo até o mês de agosto a municipalidade será contemplada com uma retroescavadeira e uma motoniveladora, que serão contempladas através do MDA.Além disso, existe uma Emenda Parlamentar, no Ministério da Agricultura, que contemplaria uma verba para Boa Vista do Buricá, com contrapartida do município para outra retroescavadeira.

Agora estão abertas as inscrições através do sistema de convênio para o município requisitar verbas com contrapartida para adquirir máquinas e equipamentos. “É isto que vamos trabalhar a partir de agora”, ressalta o Prefeito Mota.

Andamento das obras em São José do Inhacorá

Foto: Aline Kuhn
A reforma da ponte que liga as localidades de Barrinha – Três de Maio e a localidade de Barra Seca – São José do Inhacorá, teve seu início em fevereiro de 2013. A Administração Municipal de São José do Inhacorá, através de sua Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito esteve acompanhando in loco as obras da mesma, através do vice-prefeito Sr. Roque José Dill. Reforma esta, com o objetivo primordial de propor melhora para o escoamento da produção de grãos, bem como da produção da bacia leiteira que tem seu tráfego por esta ligação/ponte. Além da benfeitoria em si, para veículos de qualquer porte.

Foto: Aline Kuhn
Outra obra que merece destaque é a edificação de um novo pavilhão no município que visa à instalação de mais uma indústria. A empresa São José Acabamentos do ramo de marmoaria, já com intuito de outrora quanto à implantação de suas atividades no município inhacorense, agora materializa suas intenções de instalação junto a Área Industrial I.  Esta é, entre outras, mais uma obra que trará retorno de impostos, bem como a tão almejada criação de emprego e renda para São José do Inhacorá.

Lojas foram alagadas na Av. Alberto Pasqualine em Três de Maio

Os comerciantes tiveram muito trabalho para limpar 
as lojas e contabilizar prejuízos  (Foto: Paulo Marques)
A chuva que foi muito bem vinda na noite desta quarta-feira (06), deixou uma marca indesejada para comerciantes da Av. Senador Alberto Pasqualine no centro de Três de Maio.

Muitos comerciantes tomaram um susto ao abrirem suas lojas na manhã desta quinta-feira, quando se depararam com o ambiente tomado por água, sujeira e muita lama. Esta foi a segunda vez no ano, que a única boca de lobo existente ao longo de uma quadra não resistiu escoar a água da chuva.

Os comerciantes relataram, que foram perdidas muitas mercadorias, matéria prima de uma fábrica de roupas e inclusive, a cadeira de um consultório odontológico foi danificada pela água, o que fez a secretária do dentista cancelar todos os atendimentos agendados.

Os empresários pedem para que as autoridades tomem providências, e busquem uma solução para o problema.

Reservas do Inter decepcionam e caem diante do Lajeadense

Maurídes pelo Inter contra o Lajeadense
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
O Inter pagou caro ao deixar o grupo titular em Porto Alegre.  Com um grupo formado 100% por reservas, a equipe de Dunga foi amplamente dominada pelo Lajeadense e acabou derrotada por 1 a 0, em partida válida pela sexta rodada da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão, na noite desta quarta-feira na Arena Alviazul, em Lajeado.

Jandson marcou o único gol da partida, ao desviar cobrança de falta, ainda no primeiro tempo. O clube de Lajeado ainda teve outras duas bolas que estouraram nas traves defendidas por Agenor. O jogo também marcou a primeira derrota de Dunga no Inter, após uma vitória e um empate.

Com a vitória, o Lajeadense encostou no Caxias na pontuação (11), mas ficou em segundo no Grupo A pelos critérios. Já o Colorado caiu para terceiro na chave B, com oito pontos.

Na próxima rodada, o Inter recebe o Pelotas às 19h30m, com equipe titular. Já o Lajeadense duela com o Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra. As duas partidas serão no sábado.