07 dezembro 2010

Promoção de Saúde e Bem-Estar

Caminhada Orientada em SJI
Mais de 40 integrantes saíram da rotina, calçaram o tênis e participam do Grupo de Caminhadas Orientadas na Praça Municipal em São José do Inhacorá.  Grupo este, que se reúne todas as segundas e sextas-feiras pela parte da manhã das 08 às 09 horas, resultando em uma hora de exercícios físicos, os quais tem por finalidade a melhora na qualidade de vida, proporcionando saúde e bem-estar aos participantes. O grupo se configura basicamente com participantes de Segunda e Terceira Idades e os exercícios propostos constituem-se de alongamentos e a caminhada orientada, não se estendendo por mais de uma hora.
Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, CRAS Bem Viver e Secretaria Municipal de Educação através de seu Instrutor de Esportes, os quais enfatizam que a caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade, ajudando inclusive a obter novas amizades! É também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável, reduzindo riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares, e ajudando no controle da pressão arterial e do diabetes.  É tida como uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores. Pensa-se em dar continuidade a este programa de caminhadas orientadas, bem como, aumentar de maneira gradativa a carga deste treinamento (intensidade e duração), tendo sempre a orientação de um profissional. Pratique esta idéia!

Motorista morre após tombamento de carreta em Frederico Westphalen

Carreta estava carregada com farelo 
de soja e tem placa de Araguari
Um homem morreu por volta das 15h40min após o tombamento de uma carreta na rodovia entre Frederico Westphalen e Seberi (BR-386), em Frederico Westphalen, no norte do Estado. A vítima foi identificada como Rosival de Oliveira, de 43 anos.
O trânsito está parcialmente interrompido para limpexa da pista e remoção do veículo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Seberi, a carreta estava carregada com farelo de soja e tem placa de Araguari (MG).  O corpo do caminhoneiro foi removido pelos bombeiros com o uso de um desencarcerador.
Ao tombar, a carreta atingiu um Gol com placa de Frederico Westphalen. O condutor do automóvel teve lesões leves.

Classmann participa de entrega de veículo para a saúde em Augusto Pestana

Classmann em Augusto Pestana
A ação contou com apoio do parlamentar
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, participou da entrega de um automóvel no município de Augusto Pestana realizado no último sábado (04/12). O veículo será utilizado para prestação de serviços à comunidade pela equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) e foi adquirido através de recursos oriundos da Secretaria Estadual da Saúde. O projeto encaminhado pela administração municipal contou com o apoio do parlamentar. 
No ato, o deputado destacou “que esta é mais uma conquista para a comunidade, atendendo a reivindicação enviada pelos secretários municipais Élvio Spies, Fabio Pellenz e pelo presidente municipal do PTB, Juca Severo”. Classmann ressaltou também que o investimento trará mais qualidade para a prestação de serviços na área da saúde à comunidade local.

Eleita a primeira Diretoria da ACI de São José do Inhacorá

1ª Diretoria da ACI Inhacorense
Formalizou-se no dia 06 de dezembro de 2010 a eleição da Primeira Diretoria da Associação Comercial e Industrial- ACI em São José do Inhacorá.
Coordenou os trabalhos daquela noite, o Prof. Eliseu Schenkel. O Vice-Prefeito Roque José Dill, juntamente com o prefeito Dr. Alexandre Vaz Ferreira, ambos também empresários, reforçaram a vital importância desta eleição e oficialização desta Diretoria, bem como, pelo que poderá esta organização proporcionar em nível de benefícios e vantagens para a comunidade empresarial.
A forma de escolha dessa Diretoria foi por indicação espontânea dos participantes, sistemática esta, por eles sugerida. Estas indicações ficaram assim constituídas:
Presidente: Clóvis José Barichello Cargnin
Vice-Presidente: Geraldo Nicolau Recktenwald
1º Secretário(a): Leonice Maria Kunz
2º Secretário(a): Liane Inês Reidel
1º Tesoureiro(a): Cleber Zingler
2º Tesoureiro(a): Tatiane Genz
Também foram escolhidos o Conselho Fiscal com seus titulares e suplentes, bem como, alguns diretores de departamentos básicos. Constituída a Diretoria, foi convidado o prefeito Dr. Alexandre, que deu posse aos eleitos e desejou sucesso para esse novo desafio aos empreendedores aqui instalados. Em seguida, a coordenação do trabalho foi passada ao presidente eleito Sr. Clóvis Cargnin que na sua locução agradeceu a confiança recebida e ressaltou que não medirá esforços para o sucesso desta incumbência e que mesmo com o pequeno número de empresários, em função de ser um município de pequeno porte, acredita no desenvolvimento, pois o mesmo está visível aos olhos de todos e, principalmente nos últimos anos, ou seja, o despertar do espírito de empreendedorismo. O Presidente enfatizou a relevância que o município deve alcançar no sentido de enfatizar a circulação dos produtos aqui fabricados e comercializados em nível regional como também, estadual e interestadual. O próximo passo será a formalização dos documentos, para o posterior registro oficializando esta Associação.

Vereadores três-maienses estiveram reunidos em mais uma Sessão Ordinária

A próxima sessão acontece dia 13
Na noite desta segunda-feira, 06, foi realizada a 30ª Sessão Ordinária do Legislativo de Três de Maio. Os vereadores debateram e aprovaram nesta sessão, um Aditivo a Lei Orgânica Municipal, para regulamentar a Lei Federal que determina o número de vereadores nos municípios brasileiros. No caso de Três de Maio, na próxima Eleição Municipal em 2012, serão eleitos 11 vereadores, hoje a Câmara é composta por 9 edis. Os vereadores também aprovaram, o Projeto de Lei do Executivo Municipal, que autoriza a contratação de dois profissional médicos para trabalhar na saúde pública municipal. Uma emenda foi aprovada neste projeto, autorizando a contratação por 30 dias, sendo renovável por mais 30, e não os seis meses renováveis por seis como constava no projeto. Os vereadores entenderam que seria uma contrariedade a lei, já que no próximo dia 14 de dezembro, o Prefeito Casali deverá assinar a homologação do Concurso Público Municipal, pelo qual dois médicos deverão ser efetivados na Saúde Pública de Três de Maio.
Nas manifestações dos vereadores na Tribuna, todos demonstraram uma forte preocupação com relação as obras de calçamento, bem como com as redes d´agua que ainda faltam para abastecer com água potável as casas de cerca de 100 famílias no interior do município. Os 9 vereadores estarão reunidos nos próximos dias, para discutirem emendas para o Orçamento do Município para 2011, que está tramitando na casa Legislativa.

Sexo e doces ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, diz estudo

Chocolate proporciona sensação de 
bem-estar mas pode causa ainda
mais ansiedade se consumido em excesso
Além de proporcionarem prazer, o sexo e o consumo de doces, são eficientes para aliviar o estresse e a ansiedade segundo um estudo da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, estes dois atos servem como tipos de recompensas naturais e reduzem as respostas neuroendócrinas, cardiovasculares e comportamentais do estresse.
Os testes realizados em laboratório comprovaram que a ingestão de alimentos com sabor doce acentuado reduz a frequência cardíaca e é capaz de diminuir o nível de hormônios ligados ao estresse. De acordo com a nutricionista Joana Lemos, o açúcar já é conhecido por proporcionar sensação de bem-estar, o que pode auxiliar no alívio depois de uma rotina pesada.
— O doce libera substâncias da família das endorfinas para o cérebro, que dão sensação de prazer, assim como os exercícios físicos. Porém, é preciso ter cuidado pois ele vicia e engorda — alerta a nutricionista.
Em compensação, o alívio pode ser momentâneo e causar um "efeito rebote":
— Passado a sensação boa, pode causar mais ansiedade, e fazer a pessoa comer ainda mais doces. Não se pode usar isso como desculpa para aliviar o estresse. Um pedacinho só já dá o mesmo efeito da barra inteira.
"Sexo só alivia se houver orgasmo", diz especilista 
Para a ginecologista e sexóloga Jaqueline Brendler, membro da diretoria da Associação Mundial de Saúde Sexual, a relação entre sexo e estresse não é tão simples. Segundo ela, o ato sexual tem a finalidade básica de proporcionar prazer e só traz alívio das tensões causadas pelo estresse, na maioria das vezes, quando o orgasmo ocorre.
— Não é todo sexo que relaxa. Se não houver orgasmo, não há aumento de oxicitocina no organismo. Então ela pode continuar tensa e estressada.
A oxitocina é o principal hormônio responsável pelas contrações musculares durante o orgasmo. Segundo ela, o que relaxa, é período chamado resolução, que vem após o ápice da relação. Depois do orgasmo, a pessoa sofre um relaxamento de toda musculatura, aliviando a tensão, e ainda tem a sensação de bem-estar.
— A substância é famosa também por fortalecer o vínculo afetivo entre as pessoas durante a relação sexual com orgasmo.
Mas buscar o ato sexual como uma forma de aliviar tensões acumuladas durante o dia não é um hábito comum a ambos sexos:
— Procurar sexo para aliviar estresse é um comportamento típico do homem. Para a mulher, o ato é muito mais afetivo. O alívio, para a mulher, é uma consequência da relação sexual — afirma Jaqueline.
A sexóloga explica que, depois de um dia estressante, o homem costuma procurar o sexo como uma recompensa. Mas ela alerta que essa atitude, quando ocorre repetidas vezes, pode frustrar a parceira.

PL que autoriza Executivo a conceder subvenção agrícola é aprovado na Comissão de Agricultura

Deputado Luis Carlos Heise
Parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovaram proposta que autoriza o Executivo a conceder subvenção econômica direta para produtores rurais. Durante a votação da matéria, o relator do Projeto de Lei 5.424/09, deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), destacou que a proposta corrige umas das maiores injustiças cometidas com os agricultores brasileiros. “A atividade rural, além de ser extremamente trabalhosa, não tem uma remuneração que possa compensar o suor despendido por esses homens e mulheres que tanto ajudam no crescimento do país”, ressaltou.

Ato de apoio a Luciana Genro reúne líderes da sociedade e de partidos adversários

Luciana recebe apoio multipartidário para
concorrer às eleições de 2012
Não tinha cor partidária nem viés ideológico. O ato de apoio à deputada federal Luciana Genro (PSOL) — impedida por lei de concorrer na próxima eleição, porque seu pai foi eleito governador — reuniu líderes da sociedade civil, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de partidos adversários.
No auditório lotado da faculdade de Direito da UFRGS, estavam o vice-governador Paulo Feijó (DEM), a senadora eleita Ana Amélia Lemos (PP), o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB) e o ex-governador Olívio Dutra (PT), entre outros expoentes da política gaúcha. Todos defendiam que Luciana seja liberada para disputar a vereança da Capital em 2012, como ela almeja.
Depois que Tarso Genro venceu a eleição ao Piratini, Luciana acabou enquadrada em um dispositivo constitucional: para evitar nepotismo, a lei impede que cônjuges filhos ou netos concorram a cargos hierarquicamente inferiores.
— Esta é uma legislação superada, de conteúdo moralista, que resulta numa injustiça: uma deputada de oposição fica impossibilitada de concorrer porque o pai é governador — protestou Ibsen.
Tarso não compareceu ao evento devido a compromissos com o presidente Lula, em Brasília, mas emitiu uma nota jurídica defendendo a filha. Assinando como advogado e ex-ministro da Justiça, o governador eleito contestava a legislação apresentando argumentos que permitiriam a legibilidade de Luciana.
— O parlamento precisa de pessoas sérias e honestas, e Luciana agrega essas características — disse o vice-governador atual, Paulo Feijó.