19 novembro 2013

Acusada de vender a virgindade da filha para homem de 72 anos é presa

O acusado tem 72 anos de idade (Foto: Lucas Cidade)
Uma mulher de 31 anos, residente na vila Petrópolis, em Passo Fundo, foi presa em flagrante na noite passada pela Brigada Militar acusada de vender a virgindade da filha, uma adolescente de 14 anos, para um homem de 72 anos em troca de uma casa. O acusado, o 'bodegueiro' Ignácio José de Almeida também foi preso em flagrante.

O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente recebeu uma denúncia por volta das 21h de ontem de que uma adolescente estava sendo estuprada. Um dos conselheiros foi informado que a vítima estava no bar do acusado, que fica na parte da frente do terreno, onde a adolescente reside com a mãe e um irmão.

Com isso, a Brigada Militar foi acionada e uma viatura foi ao endereço, onde os PMs encontraram o acusado e a adolescente no porão do bar, que serve como moradia. A mãe da menina estava na parte superior da casa. O homem vestia apenas calça e a adolescente estava de calcinha e sutiã. Os três foram conduzidos para a Delegacia de Pronto Atendimento da Policia Civil, onde a adolescente revelou que recebeu ordens da mãe para se deitar com o acusado e atender todos seus desejos.

Antes de atender a ordem, a vítima ligou para a mãe de seu namorado pedindo que denunciasse a sua mãe à polícia, pois estava vendendo a sua virgindade em troca de uma casa. Ela contou que já estava na cama com o acusado, mas não houve a consumação o ato sexual porque a Brigada Militar chegou.

Porém, a adolescente revelou que por ordens da sua mãe já havia ficado outras vezes com o acusado, mas também sem consumar a relação sexual. Ela disse que o 'bodegueiro' ficava acariciando seu corpo e as vezes chegava ejacular em suas partes intimas. A adolescente revelou ainda que há um ano vinha tomando anticoncepcional para não engravidar e quando se negava ficar com o acusado apanhava da mãe. Além disso, revelou que a mãe tinha um caso com o 'bodegueiro' e, inclusive viu eles fazendo sexo. A mulher negou que tivesse vendido a virgindade da filha e que nunca houve indícios de que tivesse mantendo relações com o acusado.

O acusado também negou a tentativa de estupro, afirmando que acredita que a adolescente tenha feito a denúncia porque quer namorar um menino do bairro e a mãe não permite. Ele disse que nunca pensou em fazer sexo com a adolescente.

O acusado confirmou que há 14 anos namora a mãe da adolescente. Ignácio José de Almeida foi autuado em flagrante por tentativa de estupro e a mãe da vítima por favorecimento a prostituição. Após, ambos foram recolhidos ao presídio regional de Passo Fundo.

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas na 5ª Região Policial/Cruz Alta

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Nesta terça-feira (19/11), foi deflagrada a operação Provas Ocultas pela Delegacia de Polícia Regional de Cruz Alta/5ªRP, com o objetivo de combater o crime de tráfico de drogas em Cruz Alta e Fortaleza dos Valos. A ação, que é coordenada pelo delegado regional Cristiano Alvarez, contou com o apoio da 1ª e 2ª Delegacias de Polícia (DP) de Cruz Alta e com a DP de Fortaleza dos Valos. Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, 46 mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão de adolescente.

Conforme o delegado Cristiano Alvarez, as investigações duraram cerca de oito meses e foi apurada uma conexão do comércio ilegal de entorpecentes entre os municípios de Cruz Alta e Fortaleza dos Valos. Durante as buscas realizadas hoje, foram apreendidos celulares, drogas, dinheiro e munição. Também foi efetuada a prisão de 44 pessoas e a apreensão de dois adolescentes. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional e os adolescentes à Fundação de Atendimento Sócio Educativo/FASE de Santo Ângelo.

Participaram da operação cerca de 337 policiais de 12 Regiões Policiais (Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Carazinho, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Três Passos). Também participaram policiais do Departamento de Polícia Metropolitana/DPM e do Grupamento de Operações Policiais/GOE. O helicóptero da PC, com tripulantes operacionais, deu apoio aéreo no momento do cumprimento dos mandados judiciais.

O Chefe de Polícia, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, esteve presente na coletiva de imprensa, bem como o Diretor do Departamento de Polícia do Interior/DPI, delegado Mário Wagner e o Diretor da Divisão de Assessoramento Especial do DPI, delegado Oscar Corrêa dos Santos Júnior. O delegado regional Cristiano Alvarez declarou que a materialidade dos fatos foi devidamente colhida durante a investigação culminando com esse número de prisões.

A Rádio Colonial AM lança a terceira edição da Árvore Solidária

Foto: Paulo Marques
A Rádio Colonial AM de Três de Maio, lançou nesta terça-feira (19) a terceira edição da promoção natalina “Árvore Solidária”, e convida você a participar.

Com o tema, “Deixe o espírito do Natal envolver você”, a direção e colaboradores da Rádio Colonial AM, convida a comunidade regional a depositar na árvore que encontra-se na recepção da emissora, material de higiene e limpeza, que serão revertidos em prol da Escola de Educação Especial Sonho Meu - APAE de Independência. Você estará contribuindo para um Natal mais feliz da APAE de Independência, e ganhara uma cautela do promocional Três de Maio é Show, para concorrer a um carro 0km, vale-compras e televisores.

Rádio Colonial AM, 58 anos comemorando o melhor Natal com você.

Questão social é foco do curso de Psicologia da SETREM

Questão social é foco do curso de Psicologia
O curso de Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) tem um importante diferencial na formação de seus profissionais, pois trabalha dentro de um viés social da Psicologia. A Instituição oferece ao estudante uma formação generalista, com um eixo-principal que permeia três teorias: a Psicanalítica, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e o Psicodrama, além de trabalhar também com a Psicologia Social, Institucional e do Trabalho.
               
Segundo Lilian Winter, coordenadora do curso, o Psicodrama trabalha a questão da encenação e dramatização com o paciente e o grupo, em que um se coloca no lugar do outro. "O paciente vai dramatizar o que aconteceu, vivenciando e elaborando situações da sua vida. Somos o único curso da região que trabalha com esta teoria. Temos também a Psicanálise, conhecidíssima por todos que escolhem a Psicologia. A terceira linha teórica é a TCC, que trabalha a questão comportamental, englobando também os pensamentos, a linguagem e outros aspectos que envolvem a cognição", explica.
               
Novo currículo
               
A partir de 2014 a Psicologia da SETREM terá um novo currículo, ampliando alguns componentes fundamentais para formação social do psicólogo, como Políticas Públicas, Psicologia Comunitária e Psicologia Social. Ao mesmo tempo, abrangerá entre as disciplinas optativas algumas áreas específicas, como Cultura e Saúde Indígena e Psicologia e Meio Rural. "Na área rural, já temos uma linha contínua de ações e pesquisa. Ao mesmo tempo, poucas universidades trabalham hoje com a questão indígena, outro componente que oferecemos a nossos acadêmicos. Nossa ideia é, nas optativas, trazer uma visão da região, de temáticas que já trabalhamos em oficinas e que vão ser um diferencial no currículo do acadêmico", ressalta a coordenadora.
               
Esse diferencial do novo currículo estará presente no dia a dia, preparando o estudante para o trabalho na rede pública na área das políticas públicas em saúde, educação e assistência, que atualmente tem um amplo espaço aberto para concursos. Além disso, há também o CinePsi, que gera debates acerca de produções cinematográficas que abordam questões que as pessoas vivem no seu cotidiano: conflitos, lutos, perdas, relacionamentos amorosos, violência e os mais variados sentimentos. “O cinema é uma ferramenta interessante na aprendizagem, já que a arte imita a vida”, complementa Lilian.
               
A prática
               
Na parte prática, o estudante estará envolvido com estágios a partir do 4º semestre. "Em seus estágios básicos, trabalhamos para que os acadêmicos transitem em vários espaços, com períodos de análises e estudos junto à rede de saúde, educação, assistência e o Serviço Escola de Psicologia (SERCEPS) da SETREM. Apenas após conhecer todas as possibilidades, ele vai fazer a seleção do espaço no qual vai propor algum projeto e trabalhar dentro da prática do local", argumenta a coordenadora. Já os estágios específicos iniciam no 7º semestre, no qual o estudante, com suas experiências no estágio básico, desenvolve intervenções mais complexas na área e local escolhidos, como as práticas em clínica ampliada, na área dos projetos psicossociais, na psicologia do trabalho e organizacional entre outros.
               
As formações
               
"Temos formação em Psicologia e Promoção de Saúde, que envolve a prevenção e promoção de saúde e o protagonismo das pessoas, e em Psicologia e Clínica Ampliada, que trabalha mais com processos curativos e clínicos. O acadêmico pode optar por uma delas ou então cursar as duas ênfases, ou caso queira, poderá cursar o componente da outra ênfase que tiver interesse. “Quem cursar as duas ênfases, com certeza terá um histórico escolar mais completo, contando favoravelmente para sua formação e na inserção no mundo do trabalho " conclui Lilian.

Operação Leite Compen$ado 3: Promotor diz que não cabe ao MP tratar do pagamento do leite aos produtores

Promotor disse que os acusados usaram do
direito de só falar em juízo
O Ministério Público conclui hoje a fase de depoimentos da Operação Leite Compensado 3. A operação revelou o uso de água oxigenada para reutilizar o produto que estivesse vencido.

Três suspeitos, entre eles o transportador Airton Jacó Reidel, compareceram ao Ministério Público de Três de Maio nesta manhã, mas nenhum deles respondeu as perguntas dos Promotores de Justiça Criminal Mauro Rochemback e de Defesa do Consumidor Alcindo Luz Bastos Filho, preservando o direito de se manifestar apenas na Justiça diante do magistrado.

A Rádio Colonial entrevistou o promotor Alcindo a respeito da situação dos produtores que entregaram leite para a empresa investigada que teve os caminhões apreendidos. Os produtores estão preocupados se irão ou não receber os valores referentes à venda do leite, mas o promotor disse que, infelizmente, o MP não tem o que fazer nesse caso e cada produtor deve procurar seus direitos mediante seus advogados.

Homem abandona carro em movimento e Brigada Militar apreende cigarros contrabandeados em Três de Maio

O homem fugiu para um mato (Foto: Paulo Marques)
Em abordagem a um automóvel Monza na rua Horizontina no centro de Três de Maio, os policiais da Brigada Militar precisaram fazer uma perseguição, pois o motorista não obedeceu a ordem de parar.

Seguindo em direção ao bairro Esperança na periferia da cidade, o elemento pulou do carro em movimento e fugiu para um mato. No veículo, os policiais encontraram três caixas de cigarro de possível origem paraguaia, totalizando cerca de 1.500 maços de cigarro.

O homem conseguiu fugir, mas segundo os policiais ele tem as iniciais A.S.R e é de Três de Maio. O mesmo já é reincidente em contrabando de cigarros e também por posse ilegal de arma de fogo.

O registro foi feito na Delegacia de Polícia onde foi entregue o produto contrabandeado. O automóvel foi removido para o depósito do guincho SOS Master.

Em sessão lotada Câmara afasta Larri Jappe e chama suplente

Larri Jappe foi preso na Operação Leite Compen$ado
A Câmara de Vereadores de Horizontina esteve reunida na noite desta segunda-feira(18) em sessão ordinária quando por unanimidade acatou parecer jurídico e da mesa diretora, decretando a perda do mandato do vereador Larri Jappe do PDT, por faltar em mais de um terço das sessões do atual período legislativo sem apresentar justificativa.

O vereador faltou a 7 sessões seguidas desde o mês de agosto último, por estar recolhido ao Presídio Estadual de Santa Rosa, preventivamente, devido a seu suposto envolvimento com escândalo Leite Compen$ado. A perda do mandato ainda não é decorrente do processo de cassação, que corre em paralelo e analisa a quebra de decoro parlamentar do edil pedetista.
       
Neste processo, Jappe cumpre a partir desta terça-feira(19) cinco dias de prazo para oferecer defesa ao relatório da CPP- Comissão Parlamentar Processante. Se não apresentar defesa nem renunciar, o vereador pode perder seus direitos políticos por 8 anos.
         
O julgamento do relatório da CPP deve ocorrer em uma semana. Ainda durante a sessão de hoje(18), os vereadores convocaram o suplente Arani Lunardi Faleiro, eleito pelo PDT, mas que filou-se ao Solidariedade-SDD em outubro último, para tomar posse a partir das 8h da manhã desta terça(19).

Faleiro, que é servidor do quadro de carreira da Secretaria de Saúde(motorista) acompanhou atentamente a sessão. Ele chegou a subsituir Jappe por dois meses, entre maio e junho e no mês de agosto em dois períodos de 30 dias.  Quase uma centena de jovens estudantes acompanhou a sessão, classificada como histórica para fazer justiça através da democracia pela maioria dos vereadores que se pronunciaram na tribuna.

Jovem de 21 anos morre ao cair de silo em Cruz Alta

Jovem morreu ao tentar desentupir um funil
Operário trabalhava dentro do local que armazena grãos. Vítima tentava desentupir funil e se desequilibrou; polícia realizará perícia.

Um acidente de trabalho matou um jovem de 21 anos na tarde desta segunda-feira (18) em Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O operário trabalhava dentro de um silo de armazenagem de grãos quando perdeu o equilíbrio e caiu.

Segundo testemunhas, a vítima tentava desentupir um funil de escoamento de grãos. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência, mas quando chegou ao local o homem já estava sem vida. A Polícia Civil vai realizar uma perícia no local.

Polícia Federal prende Chefe de Gabinete de Vereador por tráfico de drogas em Passo Fundo

Felipe é Chefe de Gabinete de um vereador de Passo Fundo
(Foto: Arquivo/Rádio Uirapuru)
Na manhã desta segunda-feira (18), os agentes da Delegacia da Polícia Federal, capitaneados pelo Delegado Mario Luiz Vieira, efetuaram o cumprimento do mandado de prisão preventiva contra o Chefe de Gabinete do Vereador Eduardo Peliciolli em Passo Fundo.

Trata-se do jovem Felipe Kopik Machado, de 28 anos.

Através de diversas investigações desencadeadas pela Polícia Federal, foi descoberto que Machado comercializava entorpecentes. Inclusive, no dia 1º de novembro uma mulher de 34 anos, residente em Carazinho, foi presa em Passo Fundo portando 300 gramas de crack. Na investigação foi comprovado que o Chefe de Gabinete teria feito a entrega da droga.

A prisão ocorreu na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

O preso, que já possuía antecedentes por tráfico de drogas, foi encaminhado até a Delegacia da Polícia Federal, onde prestou depoimento e posterior foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Carro da BM atropela pedestre na faixa de segurança em Santa Rosa

Jovem de 20 anos bateu a cabeça e está internado
em observação
Um jovem de 20 anos foi atropelado no final da tarde desta segunda-feira (18) por um veículo da Brigada Militar (BM) enquanto atravessava uma via na faixa de segurança em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Vida e Saúde, onde se encontra internada em observação. Segundo a instituição, o estado de saúde do rapaz e estável e ele não corre riscos. O para-brisa do veículo quebrou com o impacto.

De acordo com o comandante da Brigada Militar, Paulo Kunkel, o policial explicou que teve a visão prejudicada pelo sol e por isso não viu quando a pedestre atravessou a rua. O veículo estava em patrulhamento de rotina.

O acidente foi registrado na Polícia Civil, que investigará o caso. O carro foi guinchado e levado para o quartel da Brigada Militar para realização da perícia nesta terça-feira (19). O policial continua trabalhando normalmente, informou a corporação.

SETREM: A ampla atuação do Designer de Moda

A ampla atuação do Designer de Moda
O curso superior de Tecnologia em Design de Moda da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) oferece disciplinas que envolvem a parte de criação, produção e gestão de moda. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o estudante desenvolve sua criatividade através de múltiplas possibilidades: aprende técnicas de desenho de moda; elabora desenhos/croquis de moda; estuda o desenvolvimento de coleções de moda e produz estas coleções; conhece as estratégias de marketing, produzindo comunicação visual, vitrinas e cenários para desfiles de moda; é capacitado sobre direção de fotografia e como dirigir um comercial de moda; aprende como se dá a gestão de uma empresa do ramo da moda, entre outras áreas que envolvem este segmento.
               
Já durante a faculdade o acadêmico está apto a trabalhar no ramo da moda, em qualquer um dos vieses citados. "O que percebemos ao longo da trajetória do curso e sua relação com o mercado é que o profissional desta área é bastante disputado, tendo em vista o grande número de empresas deste segmento instaladas na região Noroeste do Rio Grande do Sul e a necessidade de recursos humanos qualificados", ressalta Luciomar de Carvalho, professor do curso. O Design de Moda oferece 40 vagas, com aulas em período noturno e duração de três anos.