07 agosto 2013

Prefeito de Tucunduva esclarece assunto das pedras entregues em Três de Maio

Fotos: Divugação/PMN
Em pauta levantada pelo repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM, que atendeu ao chamado de um munícipe três-maiense, um caminhão da Prefeitura Municipal de Tucunduva, foi flagrado logo no inicio da manhã do dia 02 de agosto, entregando pedras em uma obra no bairro Jardim das Acácias em Três de Maio. O assunto, repercutiu em toda a região, mas principalmente da comunidade de Tucunduva.

Falado no programa Linha Aberta na tarde desta quarta-feira (07/08), o prefeito Paulo Roberto Schwerz, disse que a prefeitura é dona da pedreira CODEVASA, e pode vender pedras para toda a região. Quanto ao horário da entrega em Três de Maio, antes das 7h da manhã, o prefeito disse que o funcionário queria retornar ainda no inicio do expediente da empresa, porque o caminhão que transportou as pedras é o mesmo que abastece a pedreira. O dono da obra, é um funcionário da prefeitura de Tucunduva que está fixando residência em Três de Maio, pelo fato de sua esposa trabalhar nesta cidade.

O prefeito Schwerz, garante que venda possui notas, e que, ainda antes dele ser prefeito (ele assumiu em junho, após eleições complementares), no mês de abril já foram transportadas pedras para esta mesma obra. Mas disse também, que este fato serviu de alerta para se investigar outras suspeitas que existem cm relação a atuação da pedreira CODEVASA. Schwerz, disse não ter chamado a imprensa de Três de Maio de sensacionalista, como circula nas redes sociais, após entrevista dele em uma emissora de rádio de Tucunduva.
Leia a publicação do dia 2 de agosto

Já munícipes de Tunduva, questionam o fato de estar em falta o fornecimento de pedras para a população, e por outro lado, pedras são vendidas para outro município. E s vereadores de oposição a administração municipal, querem maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Mulher de Três de Maio está desaparecida desde do dia 25 de julho

Foto: Arquivo pessoal/Facbook
Familiares de Cristiana Isabel dos Santos Rupp, 27 anos, estão desesperados a procura dela.

A mulher que também é conhecida por Tiana, está desaparecida desde do dia 25 de julho quando visitou a irmã dela em Horizontina. Por volta das 17h daquele dia, Cristiana saiu da casa da irmã para retornar para casa em Três de Maio, na localidade de Lajeado Cachoeirinha onde reside com seus pais e um filho dela de 8 anos de idade, e não foi mais vista.

Segundo relatos da família, eles ligaram para o celular dela mas quem atendeu foi um homem, o qual disse ter comprado o referido aparelho de um desconhecido no município de Cruzeiro do Sul.

A família fez o registro na Delegacia de Policia de Três de Maio, e o setor de investigação trabalha no caso.

Ex-vereador de Ametista do Sul morre em acidente em Frederico Westphalen

Uma pessoa morreu em acidente em Frederico Westphalen
(Foto: Eder Calegari/RBS TV)
Uma colisão frontal entre um Gol e uma carreta Scania deixou uma pessoa morta no final da manhã desta quarta-feira, no km 35 da BR-386, em Frederico Westphalen, no norte do Estado. A vítima foi o ex-vereador de Ametista do Sul Celso Luiz Castelli, 55 anos, que morreu no local.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o gol com placas de Ametista do Sul trafegava no sentido Seberi - Frederico Westphalen quando invadiu a pista contrária e colidiu com a carreta, com placas de Tuparendi.

O condutor do caminhão não se feriu. O trânsito no local está parcialmente interrompido.

Mais uma apreensão de cigarros do Paraguai na região

Foto: 7º BPM
Durante mais uma edição da OPERAÇÃO BARÃO de combate aos crimes de tráfico, contrabando e descaminho na área de fronteira, ocorrida na noite desta terça-feira (06/08) os Agentes de Inteligência e integrantes do Pelotão de Operações Especiais do 7º BPM, realizaram o monitoramento, acompanhamento, prisão de dois indivíduos e apreensão de grande carga de cigarros contrabandeados do Paraguai e de dois veículos.

Os indivíduos E.F.M. (27 anos) com extensa ficha criminal e prisional e E.R.D.S. (32 anos de idade), deslocavam de Tiradentes do Sul e foram abordados próximo ao município de Campo Novo. Os contrabandistas estavam em uma Hyundai IX 35 e um GM Omega (possivelmente produtos de roubo/furto e clonados), ambos carregados com contrabando e com rádios de comunicação na frequência BM. A carga estava sendo transportada possivelmente para a Região de Passo Fundo.

Os indivíduos foram encaminhados para Santo Ângelo, onde será realizado o registro policial e possível flagrante pela Polícia Federal.

O Comando do 7º BPM (Cap Diego Munari) salienta os excelentes resultados da Operação Barão e informa que mais Operações serão realizadas neste mês de agosto - Mês em que o 7º BPM completa 47 anos de atividades na Região Celeiro.

SETREM passa a oferecer formação de licenciatura em Psicologia

Até então o curso era oferecido somente na modalidade 
de bacharelado

A partir do segundo semestre de 2013, a Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) passa a oferecer uma nova possibilidade aos estudantes de Psicologia: a formação em licenciatura. Esta novidade amplia o campo profissional para quem se interessa pela área, pois até então somente a modalidade de bacharelado em Psicologia era oferecida aos acadêmicos. O diferencial da licenciatura é a ênfase na preparação do psicólogo para atuar como docente no ensino médio, normal, cursos técnicos e profissionalizantes e nas organizações não governamentais (ONGs).

De acordo com Lilian Winter, coordenadora do curso, este é mais um espaço profissional que se abre para a Psicologia. "É importante ressaltar que sendo o psicólogo um profissional das áreas humanas e da saúde, o espaço para o trabalho docente inscreve-se como complementar às suas práticas. O psicólogo tem muito a contribuir na educação, pois a escola é um espaço ético-político para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade social, reforçando o compromisso do sujeito com seu coletivo e reafirmando a importância da autonomia e do protagonismo”, destaca.

“Desta forma, o professor psicólogo auxiliará na humanização do ensino e no desenvolvimento de uma consciência crítica respaldada nos direitos humanos, o que é fundamental para a formação do ser humano capaz de transformar a realidade que o cerca", complementa Lilian. A implementação da licenciatura em Psicologia vai ao encontro do compromisso social do curso e da SETREM com a sociedade, oferecendo mais um espaço de atuação profissional para esta importante categoria.

Os bacharéis em Psicologia que desejam complementar sua formação com a licenciatura podem solicitar o reingresso junto à Instituição. As matrículas podem ser realizadas do dia 12 a 16 de agosto no Campus da SETREM. Mais informações com a coordenação do curso de Psicologia, pelo fone 3535-4600.

Comunidade APAEANA unida em manifesto em todo o Brasil

Em Três de Maio o manifesto acontece na Praça Henrique
Becker Filho (Foto: Paulo Marques)
Hoje dia 07/08/2013 as APAEs do Brasil estão paralisadas em virtude da alteração no PNE- Plano Nacional de Educação em sua meta 4, que prejudica as entidades filantrópicas que atendam Pessoas com Deficiência. Ou seja querem extinguir a modalidade de escola especial no Brasil. Hoje a família APAEANA luta pelos seus direitos e pelo seu reconhecimento.
As metas do Plano Nacional de Educação são as que determinam as modalidades educacionais realizadas no país, uma vez aprovada, a meta irá prejudicar a caminhada de 59 anos das APAES no Brasil.

Como está a meta: (texto alterado pelo senador José Pimentel-Ceará)

META 4: UNIVERSALIZAR, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super
dotação, na rede regular de ensino.

Como precisamos que seja aprovado: (texto aprovado na câmara dos deputados) porem alterado no senado.

Meta 4: UNIVERSALIZAR, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino e garantir o atendimento educacional especializado nas formas complementar e suplementar, em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

HSVP: Projeto Amor de Mãe tem encontro nesta quinta-feira

Um dos temas que será tratado se refere aos cuidados da higiene bucal na gestação e na primeira dentição do bebê

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, promove nesta quinta-feira, 8, um encontro do 3° ciclo do Projeto Amor de Mãe. O início ocorre às 18h30min, tendo como local o auditório da Instituição. As gestantes interessadas em participar podem realizar a inscrição nas ESFs, na secretaria do serviço administrativo do HSVP ou no dia do curso.

As palestras serão de responsabilidade do Dr. Gilvane Dahmer, que falará sobre os tipos de partos, mitos e verdades. A Dra. Luciane Grams abordará a questão dos cuidados da higiene bucal na gestação e a primeira dentição do bebê, enquanto a assistente social Fabiane Freoder trabalhará os direitos e deveres da gestante.

Americanos e Rede Municipal de ensino inhacorense desenvolvem parceria e implantam o Projeto “BRASIL LÊ”

Diretora de escola americana esteve em São José do Inhacorá
Nos dias 31 de Julho e 1º de agosto esteve na cidade de São José do Inhacorá, a diretora americana Mary Pat Cumming da Fair School, de Minneapolis, Estado de Minnessota – EUA para acompanhar o desenvolvimento do Projeto “Brasil LÊ” criado no ano de 2012 durante o intercâmbio da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, Sandra Eliete Maffacioli Reckziegel, que representou o Estado do Rio Grande do Sul no Prêmio Gestão Escolar.

O encaminhamento de projetos à American Councils não integrava o processo  do intercâmbio, mas as diretoras da Escola de São José do Inhacorá/RS, de Leoberto Leal/SC e de Campo Grande/MS viram uma possibilidade de iniciar uma parceria entre as escolas brasileiras, bem como estas com a Escola americana, já que ambas tem seu foco voltado à leitura.  A implantação se deu também na escola municipal EMEF Rui Barbosa, convidada a participar, tendo em vista o trabalho de continuidade da rede municipal.

Como este foi um projeto já iniciado antes da posse do atual prefeito, o mesmo foi apresentado no mês de janeiro ao professor Eliseu João Redel Schenkel, que apoiou e nos deu plena autonomia na execução do mesmo, tendo em vista que este é o resultado de um processo já iniciado no ano de 2009, quando o município, através da secretaria municipal de educação, desafiou as escolas e toda a comunidade a desenvolver o projeto “ler e escrever compromisso de todas as áreas”.

Quinze foram os projetos desenvolvidos simultaneamente com o mesmo objetivo, sendo o projeto “Contar e recontar...para encantar”, intitulado e vivido de forma concreta na escola Paraíso da Criança. Através dele, a escola conseguiu aproximar as famílias e a comunidade do entorno, em práticas como a hora do conto.

Em 2011 foram desafiados pela então Secretária Municipal de Educação, Adriane Waechter a se inscrever no prêmio gestão escolar onde foi destaque em educação infantil no Estado, mas faltava-lhes um foco definido para serem referência. Em 2012, melhoraram a prática, valendo-se da avaliação do ano anterior e, em parceria com a comunidade se desafiaram a serem referência, o que foi concretizado. Isto possibilitou à escola ir aos Estados Unidos, compartilhar e viver novas experiências.

Dia Nacional do Voluntário

A Secretaria Municipal de Políticas da Mulher de Três de Maio tem como papel fundamental contribuir para a promoção da equidade de gênero, por meio da implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e elevem sua cidadania, superando as situações de desigualdades vivenciadas pela mulher na sociedade.

A Secretaria Municipal de Políticas da Mulher de Três de Maio realiza o trabalho de atendimento ás mulheres em situação de violência pelo Centro de Referência da Mulher Flor de Liz; também atua com o desenvolvimento de cursos ás mulheres do município e da região que objetivam a geração de renda por meio do artesanato; de igual forma, atende á todas as mulheres que necessitam de amparo e conforto diariamente.

Assim, por meio deste trabalho efetivo a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher de Três de Maio, estará recebendo mais um veículo (carro) para o atendimento a todas estas demandas. Este veículo esta sendo disponibilizado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, com apoio do Governo do Estado, que estarão em caravana no dia 12 de agosto de 2013 em Três de Maio para esta entrega.

Aproveitando esta oportunidade a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher de Três de Maio, estará realizando programação em alusão ao DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO, que é comemorado no dia 28 de agosto.

Quatro feridos em acidente na ERS 207, em Vista Nova

Gol e Fiesta colidiram frontalmente(Foto: Douglas Atkienson)
Uma colisão frontal entre um Ford Fiesta e um VW Gol, deixou quatro pessoas feridas.

A colisão ocorreu por volta das 18:00 horas, desta terça-feira, 06 de agosto, nas proximidades da Vila de Vista Nova Crissiumal, na ERS 207, perto de um açougue que há no local.

Cada veículo levava além do motorista mais uma pessoa. O Ford Fiesta, com placas de Crissiumal, trafegava no sentido Humaitá - Crissiumal, enquanto que o VW Gol transitava no sentido Crissiumal - Humaitá. 

Os quatro feridos foram encaminhados ao Hospital de Caridade de Crissiumal por uma ambulância da secretaria de saúde.

A Brigada Militar de Crissiumal coordenou o trânsito e auxiliou no resgate aos feridos. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local.

Receita Estadual apreende 175 mil carteiras de cigarro em Nonoai

Cigarros apreendidos em Nonoai, no Norte do RS
(Foto: Divulgação/Receita Estadual)
Mais de 175 mil carteiras de cigarros possivelmente contrabandeados do Paraguai foram apreendidos na tarde desta terça-feira (6) em Nonoai, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Receita Estadual, o material foi apreendido em um caminhão em frente ao Posto Fiscal Goio-en, perto da divisa com Santa Catarina.

Segundo o órgão gaúcho, o caminhão estava carregado com papel higiênico e papel toalha, mas, durante a vistoria, os agentes descobriram os cigarros. O motorista foi preso em flagrante e será encaminhado à Polícia Federal de Passo Fundo junto com a carga.

Estudantes da Setrem relatam experiências em intercâmbio na Alemanha

Vítor Classmann e Davi Assenheimer receberam bolsa de 

estudos de três semanas através do Projeto Pasch 
“Escolas: uma parceria para o futuro”
As férias de julho tornaram-se ainda mais inesquecíveis para dois estudantes da Educação Básica da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Durante três semanas, Vitor Classmann e Davi Assenheimer estiveram participando de um intercâmbio de estudos na Alemanha. Os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio receberam bolsa de estudos através do Projeto Pasch “Escolas: uma parceria para o futuro”, em parceria com o instituto Goethe, com todas as despesas da viagem e estadia custeadas pelo Projeto. O intercâmbio aconteceu entre os dias 7 e 27 de julho.
               
Os estudantes ficaram em cidades diferentes. Vitor Classmann esteve em Schwäbisch Hall, uma cidade pequena ao sul da Alemanha, com mais de quatro mil anos de história, aos moldes de uma cidade medieval com grande participação na história alemã. Classmann recorda saudoso dos momentos proporcionados pelo intercâmbio. “Foi uma viagem dos sonhos! Uma oportunidade para conhecer novos lugares e culturas, melhorar as línguas estrangeiras e fazer muitas amizades. Tive aulas da Língua Alemã todas às manhãs e participei duas tardes por semana em um projeto envolvendo ecologia. Nas tardes restantes conhecemos a cidade e nos envolvíamos em oficinas. Durantes os finais de semana conhecemos outras cidades, como Heidelberg, Stuttgart e Heilbron”, descreve.
               
Classmann conta que a viagem foi maravilhosa, especialmente por proporcionar a troca de experiências entre jovens de diversos países. “O contato que tive com estudantes de outros países não ocidentais que também estavam no intercâmbio, como Uzbequistão, China, Guiné e Moçambique, mostram uma realidade diferente, o que te leva a refletir sobre a diversidade cultural e a moral construída nos outros jovens, e que apesar de tudo, todos somos iguais, levando você a enxergar o mundo com outros olhos. Aconselho a todos os adolescentes a fazerem um intercâmbio, pois é uma experiência única e que permanece na memória para sempre. A viagem foi perfeita!”, resume ele.
             
Assenheimer descreve o intercâmbio como uma experiência única, onde pôde conhecer outro mundo. Segundo ele, através da bolsa de estudos, teve o privilégio de conhecer pessoas do Tadjiquistão, Índia, Usbequistão, Eslováquia, Turquia, Estados Unidos, México, entre outros. O estudante conta que ficou hospedado em Frankfurt, onde realizou uma prova de nivelamento e compareceu às aulas correspondentes ao seu nível de estudos. “Durante os 21 dias em que estive lá, é impossível descrever o quanto aprendi. Além do uso do alemão, as outras línguas oferecidas pela escola (inglês e espanhol), as quais eu cursei, foram imprescindíveis para a minha comunicação”, descreve.
               
Na Alemanha, além de Frankfurt, o estudante santa-rosense conheceu Hanau (a cidade dos Irmãos Grimm), visitou a residência de um príncipe-bispo alemão em Wurzburg e também Mainz, cidade de Johannes Gutenberg, inventor e gráfico alemão. “Apesar de já ter visitado a Europa (Espanha e Portugal) em 2011, a Alemanha me surpreendeu pela sua organização, limpeza e educação. Sem dúvida foi uma viagem em que agreguei muitos conhecimentos e onde fui possibilitado a ver o mundo de outra maneira, saindo da realidade do meu cotidiano”, finaliza.