07 agosto 2013

Americanos e Rede Municipal de ensino inhacorense desenvolvem parceria e implantam o Projeto “BRASIL LÊ”

Diretora de escola americana esteve em São José do Inhacorá
Nos dias 31 de Julho e 1º de agosto esteve na cidade de São José do Inhacorá, a diretora americana Mary Pat Cumming da Fair School, de Minneapolis, Estado de Minnessota – EUA para acompanhar o desenvolvimento do Projeto “Brasil LÊ” criado no ano de 2012 durante o intercâmbio da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, Sandra Eliete Maffacioli Reckziegel, que representou o Estado do Rio Grande do Sul no Prêmio Gestão Escolar.

O encaminhamento de projetos à American Councils não integrava o processo  do intercâmbio, mas as diretoras da Escola de São José do Inhacorá/RS, de Leoberto Leal/SC e de Campo Grande/MS viram uma possibilidade de iniciar uma parceria entre as escolas brasileiras, bem como estas com a Escola americana, já que ambas tem seu foco voltado à leitura.  A implantação se deu também na escola municipal EMEF Rui Barbosa, convidada a participar, tendo em vista o trabalho de continuidade da rede municipal.

Como este foi um projeto já iniciado antes da posse do atual prefeito, o mesmo foi apresentado no mês de janeiro ao professor Eliseu João Redel Schenkel, que apoiou e nos deu plena autonomia na execução do mesmo, tendo em vista que este é o resultado de um processo já iniciado no ano de 2009, quando o município, através da secretaria municipal de educação, desafiou as escolas e toda a comunidade a desenvolver o projeto “ler e escrever compromisso de todas as áreas”.

Quinze foram os projetos desenvolvidos simultaneamente com o mesmo objetivo, sendo o projeto “Contar e recontar...para encantar”, intitulado e vivido de forma concreta na escola Paraíso da Criança. Através dele, a escola conseguiu aproximar as famílias e a comunidade do entorno, em práticas como a hora do conto.

Em 2011 foram desafiados pela então Secretária Municipal de Educação, Adriane Waechter a se inscrever no prêmio gestão escolar onde foi destaque em educação infantil no Estado, mas faltava-lhes um foco definido para serem referência. Em 2012, melhoraram a prática, valendo-se da avaliação do ano anterior e, em parceria com a comunidade se desafiaram a serem referência, o que foi concretizado. Isto possibilitou à escola ir aos Estados Unidos, compartilhar e viver novas experiências.