21 outubro 2010

Homem morre atropelado por trator em Salto do Jacuí

Um homem de 47 anos morreu atropelado por um trator em Salto do Jacuí, no interior gáucho. A vítima foi identificada como Floraci Rodrigues Matos. 
Segundo a Polícia Civil, o homem estava em uma lavoura quando a máquina ligada próximo ele disparou. Floraci teria tentado evitar que o trator atingisse uma árvore, mas acabou sendo atropelado. 
A vítima ainda foi socorrida, mas morreu a caminho do hospital.
Segunda morte em outubro
- Dia 13 em Ipiranga do Sul - o agricultor Pedro Sartori, 59 anos, foi encontrado morto no interior de Ipiranga do Sul, no norte do Estado. Ele trabalhava na sua propriedade, na linha Beledelli, foi atingido pelo veículo desengrenado.
No mês de setembro, pelo menos três pessoas morreram em acidentes envolvendo tratores no interior do Estado. 

Biblioteca Infantil Itinerante em Santa Rosa

Crianças na biblioteca
Alunos de até 5 anos, das Escolas Municipais de Educação Infantil, de Santa Rosa, vivenciam uma experiência especial. Eles receberam a Biblioteca Infantil Itinerante. A Secretaria de Educação e Juventude adquiriu coleções de livros infantis, de diversos autores, e os dividiu em 15 bibliotecas itinerantes.
Dessa forma, o projeto proporciona a acessibilidade de livros infantis de literatura para as crianças e também a integração das famílias com os momentos de contação de histórias. A cada 2 meses, as bibliotecas mudarão de escola, para que assim, todos tenham acesso aos livros. De acordo com a Secretária de Educação, Neli Cadaval da Costa, “Dessa forma é possível fazer um rodízio entre as escolas, assim todas terão acesso aos diferentes acervos”.
Foram adquiridos 595 livros, distribuídos em 15 bibliotecas infantis. A Secretária ressalta ainda, que a comunidade escolar irá participar destes momentos de contação de histórias, fazendo assim, o envolvimento das famílias e das servidoras, aproximando e oportunizando um crescimento coletivo dentro das práticas escolares. A Secretaria tem o objetivo de proporcionar para as crianças o prazer da leitura e de ouvir histórias, valorizando a literatura como fonte de cultura, e a integração da família na escola.

Novo desabamento atrasa resgate de dois mineiros soterrados no Equador

Resgate no Equador
Um novo desabamento na jazida Casa Negra do Equador atrasou a operação de acesso ao sítio onde se presume estejam vivos dois trabalhadores que ficaram bloqueados sob a terra, na sexta-feira, informou um representante da empresa Minesadco.
Os escombros acumulados "desceram repentinamente pela fenda de aprovisionamento de material e tamparam a boca. Estamos outra vez fazendo a retirada para deixar a entrada livre", disse nessa quarta-feira uma fonte, que pediu para não ser identificada.
O representante ressaltou que o desmoronamento chegou a arrastar um mineiro socorrista, que não ficou ferido.
A situação foi informada ao presidente equatoriano, Rafael Correa, que na quarta-feira visitou a mina aurífera para prestar solidariedade aos parentes dos mineiros Pedro Mendoza e Angel Vera, que ficaram presos na mina após o desmoronamento ocorrido na sexta-feira, que matou dois trabalhadores, inclusive um peruano.
O vice-ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Pareja, confirmou em declarações à AFP que, ao fazerem a primeira retirada de escombros para abrir acesso "foram encontradas duas lâmpadas e uma bota", o que considerou ser "um bom sinal" de que será possível encontrar os dois mineiros com vida. Na véspera, os encarregados da operação estimaram que os trabalhadores teriam ar até essa quarta-feira.

Hoje tem Audiência para discutir o trânsito

Toda a comunidade está convidada para participar da Audiência Pública sobre o trânsito de Santa Rosa. A Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana, irá realizar nesta quinta-feira(21), mais uma discussão sobre o assunto.
Agora, será apresentado o projeto que foi realizado, após o diagnóstico dos problemas de mobilidade do município. O evento acontecerá no auditório do Colégio Concórdia, a partir das 19h30min. De acordo com o Secretário Ramão Moreira, “Esta é mais uma importante etapa em que a comunidade tem a oportunidade de opinar e dar sugestões, pois a construção do Plano de Mobilidade se deu de forma democrática e será fundamental para a qualidade de vida de todos”.
 Diversas ações de divulgação foram realizadas durante a semana, pela Administração, pois a participação da comunidade é muito importante para definir as mudanças necessárias para a melhoria do trânsito. Ontem o grupo Teatral “Brigada em Cena”(foto), ajudou a divulgar e convidar a comunidade. O Plano que será apresentado hoje de noite também está disponível no site da Prefeitura www.santarosa.rg.gov.br, confira e participe da Audiência.

Toyota anuncia recall de 1,5 milhão de veículos

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira o recall de 1,5 milhão de veículos em consequência de um possível vazamento do líquido do sistema de freio. A medida afeta 750.000 carros nos Estados Unidos, 582.000 no Japão, 60.000 na China, 50.000 em outros países asiáticos, 50.000 na Europa e 30.000 na Austrália.
Vários modelos estão envolvidos, incluindo veículos da marca Lexus RX330, GS300, IS250 e IS350, assim como vários carros da marca Toyota, como Avalon, Alphard e Highlander.

Morre João dos Santos, símbolo da luta pela reforma agrária no Estado

João Sem Terra
João Machado dos Santos, agricultor que se tornou um dos símbolos da luta pela reforma agrária, morreu na tarde desta quarta-feira, aos 86 anos. João Sem Terra, como era conhecido, estava internado no hospital de Santo Antônio da Patrulha, onde morava, e foi vítima de problemas cardíacos.
Ele participou do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Master), que deu origem ao MST, e foi preso e torturado durante a Ditadura militar. O enterro está marcado para às 17h de quinta-feira, no Cemitério Municipal de Santo Antônio da Patrulha.