12 outubro 2009

Três-maiense funda piquete nativista em Campo Grande-MT

Residente em Campo Grande no Estado Matogrosso do Sul, o três-maiense José Luiz Kreutz, costuma se reunir semanalmente com amigos gaúchos, bem como com mato-grossensses admiradores das tradições gaúchas, para cultivarem as tradições do Rio Grande do Sul. O encontro acontece em uma chácará nas proximidades da cidade, local no qual foi construido e registrado um Piquete, oficializando de vez o movimento gaúcho lá existente.
O piquete, foi batizado como "Centro Nativista Piquete do Cavalo", prestando uma homenagem ao proprietário da chácara, o qual leva o apelido de "Dr. Cavalo".
José Luiz Kreutz, quando residia em Três de Maio foi associado do CTG Tropeiros do Buricá e do Piquete Sombra da Figueira, e é mais um gaúcho que mesmo distante continua cultuando as tradições gaúchas, e mais do que isso, busca novos adeptos e admiradores.

Inaugurada a estátua de Jayme Caetano Braun

O município de São Luiz Gonzaga, está homenageando um dos mais importantes artistas do Rio Grande do Sul e seu filho ilustre. O pajador Jayme Caetano Braum ganhou um monumento em sua homenagem. A inauguração de uma estátua com 6 metros de altura e pesando 9 toneladas de concreto armado, foi inaugurada no sábado à tarde na BR 285, junto ao trevo de acesso à cidade. A obra foi criada pelo escultor local Vinicius Ribeiro, primo em terceiro grau do pajador. Na obra o Jayme Caetano Braum, está de bota, chapéu, guaiaca, pala, bombacha e segura uma cuia.
A programação de inauguração do monumento começou na sexta-feira com o 18O Jantar Poético organizado pela Casa do Poeta. No sábado, pela manhã, junto ao CTG Galpão de Estância, onde o pajador foi fundador, houve hasteamento das bandeiras e cerimônia de abertura do Encontro de Payadores, seguido da palestra ''Cultura Arte e Payada'', ministrada por Dilmar Paixão.
Um piquete de cavalarianos do CTG Galpão de Estância partiu da casa onde Jayme Caetano Braum, viveu. Eles receberam a chama crioula das mãos da viúva de Jayme, Zélia Braum. Ao trevo da BR 285 junto à estátua, a chama crioula foi entregue à irmã do pajador, Aurora Braum. Além de autoridades locais e estaduais, também prestigiaram a solenidade o filho e o neto do poeta, José Raimundo e Luciano Braum.
Durante toda a tarde de sábado, amigos, parceiros e admiradores do poeta realizaram no local uma tertúlia, com apresentações artísticas, com destaque para a família do cantor e compositor Pedro Hortaça. O escultor Vinicius Ribeiro, acredita que a partir de agora o monumento proporcionará um impulso no turismo. ''Jayme, possui uma obra admirada não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil e em boa parte da América do Sul'', afirmou. Segundo o escultor, o turismo é importante, mas não é prioridade. ''Essa terra missioneira que pisamos é riquíssima de cultura e história, porém ainda não existe o despertar desse tipo de turismo na comunidade'', disse.
A ideia de prestar uma homenagem ao ilustre filho de São Luiz Gonzaga, surgiu a partir de uma escultura que o artista fez em 2006, atendendo a um pedido do vereador Elói Guimarães, para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na obra o pajador possui 2 metros de altura. A partir desse trabalho, o escultor foi questionado e desafiado por tradicionalistas amigos de Jayme Caetano Braum, sobre o que a terra natal do pajador tinha em sua homenagem. Ele, então, fez uma campanha junto à população de São Luiz Gonzaga e região. A iniciativa foi adotada pelo CTG Galpão de Estância, Casa do Poeta, Atelier de Artes Los Libres e Prefeitura Municipal.

Confirmadas mais mortes por Gripe A em Santa Rosa

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou mais dois óbitos em decorrência da gripe A H1N1. A primeira morte ocorreu no dia 03 de outubro, em Santa Rosa. A vítima, uma índia caigangue de 20 anos, residente em São Valério, apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 24 de setembro e era gestante. O segundo óbito foi de um homem, de 38 anos, em Santa Rosa, no dia 08 de outubro. Ele apresentou os primeiros sintomas em 24 de setembro e não apresentava co-morbidades.
Com as confirmações de hoje, o RS registra agora 196 óbitos por gripe A. Na região Fronteira Noroeste foram 6 mortes. A confirmação das mortes motivou reunião envolvendo representantes de todos os municípios da região na 14ª Coordenadoria de Saúde em Santa Rosa na última sexta-feira. A enfermeira Mirian Raschowetzki, da Vigilância Epidemiológica da secretaria da Saúde de Três de Maio, que participou do encontro, disse que as pessoas devem manter os hábitos de higiene básicos, como lavar as mãos com freqüência e cobrir a boca com a mão quando for espirrar.
Alunos com sintomas de gripe devem ficar em casa para evitar a transmissão na escola.

Prefeito de São Luiz Gonzaga é condenado por irregularidades em licitação

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) condenou a 2 anos e 3 meses de prisão, em regime aberto, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Diel. Acusado de irregularidades em uma licitação na cidade. A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa de 2% do valor dos contratos e de 50 cestas básicas em favor de entidades assistenciais. Diel não perderá o cargo que ocupa.
De acordo com o Desembargador Constantino Lisbôa de Azevedo, que cuidou do caso, Diel não irá perder o cargo porque o artigo 83 da Lei 8.666/93 diz que somente cabe cassação do cargo que o agente exercia na época do fato e não um outro que ele venha a exercer vários anos depois.
Diel disse que em 2005 foram feitas armações por seus adversários políticos para que ele fosse acusado desse crime. Ele disse que seu advogado irá recorrer da decisão e os dois acreditam que irão revertê-la.