28 outubro 2010

Licitação da ponte internacional chega na última fase

Rio Uruguai
A última etapa da licitação que escolherá a empresa que fará um estudo para a construção de pontes sobre o Rio Uruguai será realizada no dia 4 de novembro. Nesta data, às 15h, em Foz do Iguaçu (PR), será aberto o envelope que contém a proposta de preço.
Continua no processo de licitação, iniciado em fevereiro, apenas uma empresa. As outras duas foram consideradas inabilitadas na primeira fase.
A vencedora fará o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção de pontes internacionais entre o Brasil e a Argentina. A construção de mais pontes no Rio Uruguai é uma reivindicação antiga de comunidades da fronteira noroeste. Três locais poderão receber a estrutura: Porto Mauá-Alba Posse, na região Noroeste, Porto Xavier-San Javier, nas Missões, e Itaqui-Alvear, na Fronteira Oeste. Outra localidade, Tiradentes do Sul-El Soberbio, na região Noroeste, também reivindica a edificação, mas foi excluída em um acordo binacional. Atualmente, a ligação entre os dois países nesses locais ocorre por balsas.

Enterro de Néstor Kirchner será na sexta-feira no sul da Argentina

Néstor Kirchner
O corpo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner será velado até as 10h locais (11h pelo horário de Brasília) de sexta-feira e, em seguida, será transportado para a sua cidade natal, em Río Gallegos, ao sul de Buenos Aires, onde será sepultado em uma cerimônia privada, informou o governo nesta quinta-feira.
O vice-secretário de Mídia, Alfredo Scoccimarro, explicou que o velório, iniciado esta quinta-feira em Buenos Aires, durará toda a noite. O porta-voz da Presidência antecipou que, na sexta-feira, o caixão será levado para Santa Cruz, província patagônica onde nasceu o ex-presidente.
Segundo a fonte, Kirchner, que tinha 60 anos, será sepultado no cemitério municipal de Río Gallegos, em uma cerimônia íntima, que contará com a presença da viúva, a presidente Cristina Kirchner, e dos filhos do casal, Máximo e Florencia.
Personalidades participam do velório
Maradona - Cristina Kirchner
 ex-camisa 10 argentino e o presidente da Bolívia, Evo Morales, estiveram na cerimônia nesta quinta-feira.. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado por volta das 19h.
O ex-presidente, marido da presidente Cristina Kirchner, faleceu na quarta-feira aos 60 anos após uma crise cardíaca.  Entenda como ocorre a morte súbita.

Instrutores do Programa “Com licença vou à luta” do SENAR fazem treinamento

Lourdes Hennemann conversa
com as instrutoras sobre o papel
da mulher na propriedade rural
Brasília (28/10/2010) – Produtoras rurais que tenham interesse em ter o primeiro contato com conceitos de administração rural ou mesmo aquelas que queiram adquirir novos conhecimentos sobre o assunto poderão contar, a partir do mês que vem, com uma nova opção oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Disponibilizado até agora no formato à distância, o Programa “Com licença vou à luta” passará a ser oferecido, também, no módulo presencial a partir de novembro. Para reforçar os conhecimentos e poder repassar os melhores ensinamentos às mulheres que participam das turmas do “Com licença vou à luta”, um grupo de 41 instrutores está reunido nesta semana, em Brasília, para um curso de formação.
O “Com licença vou à luta” é um programa voltado para mulheres da área rural. Durante o processo de capacitação, as produtoras aprendem conceitos sobre empreendedorismo, gestão financeira, planejamento de negócios, análise de mercado, legislação e direito trabalhista, além de liderança, relações interpessoais e trabalho em equipe. “O importante é despertar nas mulheres o interesse em participar mais do gerenciamento das propriedades, de forma a garantir mais renda para a família”, explica a coordenadora da área de desenvolvimento de programas do SENAR, Patrícia Machado Gomes.
Participante do programa em 2010, Juliana Krupp, viajou do Rio Grande do Sul para Brasília para treinar os instrutores. “Levar informação para as mulheres do campo permite que elas assumam um novo papel nas propriedades rurais”, conta Krupp. Lourdes Hennemann, que também participou do treinamento do SENAR, reforçou a avaliação da instrutora gaúcha. 
A proposta é que as produtoras rurais possam, a partir dos ensinamentos oferecidos pelo SENAR, diagnosticar eventuais problemas das propriedades rurais. “Elas terão conhecimento suficiente para propor soluções”, lembra a coordenadora do SENAR. O crescimento no número de turmas programadas para 2011 comprova o interesse das produtoras pelo conhecimento oferecido pelo Senar. Programação preliminar é de 165 turmas do “Com Licença vou à luta” em 2011. Em 2010, serão 51 turmas.
Para participar do módulo presencial do programa, as mulheres rurais devem procurar o Sindicato Rural de seu município. Há, também, a possibilidade de participar do curso à distância (pela internet). Os cursos de formação são oferecidos gratuitamente pelo SENAR.
O conteúdo do curso é o mesmo, tanto para o módulo presencial quanto para o ensino à distância. A coordenadora enumera as vantagens de cada um dos dois modelos de aprendizagem. O curso à distância permite que os participantes façam o curso nos momentos mais adequados. Também não é preciso se deslocar das propriedades até o local das aulas. Essa alternativa de aprendizado garante flexibilidade no processo de execução das tarefas.
O curso presencial tem encontros semanais de oito horas cada. O diferencial, nesse caso, é permitir maior interação entre as participantes, que são da mesma comunidade e, por isso, vivem realidades parecidas. Nos cursos presenciais, é preciso ter disponibilidade de tempo para participar dos encontros.
União de forças
Marcelino Colla transmite sua
experiência para mulheres do campo
Apesar de o Programa "Com Licença Vou à Luta" ter como alvo o público feminino, o SENAR também possui instrutores homens para oferecer o treinamento nas áreas rurais do Brasil. Marcelino Colla, produtor e instrutor do SENAR no Rio Grande do Sul, é um exemplo. Ele conta que, quando criança, observava a mãe ajudar o pai na produção de grãos e leite na propriedade da família. "Ter essa viviência ajudou muito na capacitação dessas produtoras e trabalhadoras rurais que desejam colaborar com o sucesso da propriedade da família. Desde o início dos tempos, o homem é associado a força física. Já a mulher tem outras habilidades, pois geralmente consegue fazer o controle, registros e anotações melhor do que os homens". 
Marcelino conta que o treinamento do Programa Com Licença Vou à Luta incentiva a mulher a se envolver e colaborar com a produção. "Sempre dizem que por trás de um grande homem existe uma grande mulher. Nós falamos no treinamento que ao lado de um grande homem, há uma grande mulher e vice-versa. Alguns homens sentem a necessidade de centralizar as decisões, mas mostramos que a decisão, quando é compartilhada entre o casal, é mais fácil de ser tomada". 
O instrutor do SENAR comenta também que utiliza uma linguagem simples, mesmo ao abordar temas complexos, como gestão financeira e planejamento de negócios. "Na minha propriedade, trabalho com pessoas que possuem mestrado e doutorado. Percebi que, quanto mais estudo a pessoa tenha, mais ela consegue se afastar do trabalho em grupo, da troca de conhecimentos. Todo mundo tem habilidades, mesmo sem ter feito curso no exterior. Deixo claro isso para as alunas no Programa Com Licença Vou à Luta. Acredito no processo de integração e que tudo fica bem feito quando tem a colaboração de outras pessoas", comenta.
Marcelino, que é formado em agronomia, reforça que o objetivo final do trabalho do instrutor do SENAR é fazer com que as pessoas vivam melhor.

Polícia apreende cocaína em Santo Ângelo

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam 765 gramas de cocaína em Santo Ângelo, na região das Missões. Dois homens foram presos em uma abordagem, ontem, por volta das 22h30min na RS-344. O veículo em que era tranportada a droga também foi apreendido. 
Eles residem em São Borja e foram encaminhados ao Presídio Regional de Santo Ângelo. A ação integrou as operações Sentinela e Sem Fronteiras.

Porto Mauá na rota da biotecnologia

Fazendo uso da mais avançada técnica de biotecnologia para reprodução animal - FIV (Fertilização in vitro), a Fazenda São Miguel Arcanjo – Brahman SMA realizou no dia 25 de outubro de 2010, a aspiração folicular de 10 doadoras da Raça Brahman, que resultaram em 342 folículos viáveis, que estão sendo fecundados em Campo Grande - MS. Posteriormente os embriões serão implantados em receptoras que gestarão bezerros da raça Brahman de excepcional qualidade genética.
Este trabalho foi executado na Sede da Fazenda em Porto Mauá, de propriedade de Luís Antônio Bordin, pela empresa TECGEN com tecnologia laboratorial da Vitrogen, pioneira na técnica de FIV (Fertilização in vitro) no Brasil.
Luis Bordin destaca que “Com este incremento a Fazenda busca acelerar o melhoramento genético do rebanho, qualificando cada vez mais os animais disponibilizados no mercado, colocando em evidência o município de Porto Mauá como destacado produtor de genética da raça Brahman”.  

Prefeitura Aqui Com a Gente na comunidade Nossa Senhora Aparecida

Prefeito na comunidade
O Programa Prefeitura Aqui Com a Gente realizou mais uma ação nesta semana. Na quarta-feira(27), uma equipe da Administração Municipal de Santa Rosa, composta por diversos integrantes das Secretarias, esteve na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Cruzeiro.
Durante a manhã, a equipe aplicou um questionário de levantamento de dados da composição familiar, moradia, acesso aos programas de assistência social, saúde e educação e também das necessidades da comunidade. Após o estudo dos dados, durante a noite, a equipe e o Prefeito Orlando Desconsi retornaram à localidade com as propostas de trabalho formuladas pelas Secretarias.
Segundo o Prefeito, “Já está sendo construída uma quadra de esportes que faz parte do Programa de Prevenção à Violência do Governo Estadual, e muitas melhorias como calçamento, serão realizadas através do programa de Habitação do Governo Federal”. Essas e outras pequenas ações como a reforma de moradias serão executadas no próximo período. A comunidade ficou satisfeita com o Programa e compareceu na reunião onde foram apresentados os dados levantados, o que está previsto para a localidade e as ações que serão realizadas. 

Corpo encontrado em vala na Capital é de menina de 14 anos

corpo encontrado, nesta quinta-feira, em uma vala  na Estrada Juca Batista, zona Sul de Porto Alegre, foi identificado como sendo de Daiane Trindade Soares, 14 anos. Segundo o tio da adolescente Paulo Roberto Soares, 62 anos, ela estava desaparecida desde a noite de quarta-feira. Ele foi uma das últimas pessoas a ver a jovem com vida: “Eu vi ela ontem pela última vez quando passou na frente da minha casa. Mas disseram que viram ela provavelmente a 1h”. 
A menina costumava trabalhar como babá após a aula e ontem não voltou para casa em que morava com o pai, a 200 metros do local onde o corpo foi encontrado. Segundo a polícia, não havia sinais aparentes de lesão, mas o titular da Delegacia de Homicídios, Arthur Raldi, vai esperar o laudo do Departamento Médico Legal e da Criminalística para apurar a causa da morte. Junto à vítima, estava a mochila da adolescente, mas o seu celular não foi localizado. O corpo já foi recolhido.

Milhares de argentinos se concentram em frente à Casa Rosada por Kirchner

Argentinos se despedem de Néstor
Ministros e autoridades do primeiro escalão do governo argentino juntaram-se às milhares de pessoas que se reuniram na  Praza de Mayo, em frente a sede do governo argentino, a Casa Rosada, na noite desta quarta-feira, para prestar homenagem póstuma ao ex-presidente Néstor Kirchner e dar apoio à sua mulher, a presidente Cristina Kirchner.
Dirigentes dos vários partidos oficialistas e de oposição, além de militantes que levam bandeiras e faixas identificando suas agremiações, também se concentram no local. A Confederação Geral do Trabalho (CGT) convocou para meio-dia desta quinta uma nova manifestação na Praça de Maio.
Na tarde desta quarta, o presidente da CGT, Hugo Moyano, disse que a central sindical acompanhará as ações do governo de Cristina Kirchner para que ela continue aprofundando o modelo econômico da Argentina: "Conhecemos sua capacidade e experiência".
Moyano é um dos principais aliados do governo. Além de presidir a CGT, ele acumula a presidência do Partido Justicialista da província de Buenos Aires, cargo que conquistou no mês passado com o apoio de Néstor Kirchner, que era presidente nacional do Partido Justicialista, além de deputado e secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
O governo argentino não confirmou se o corpo de Kirchner será levado ainda durante a noite da cidade de El Calafate, onde o ex-presidente morreu, até Buenos Aires, para o velório na Casa Rosada, marcado para as 10h de amanhã. Um dos aviões da presidência argentina, conhecido como Tango, permanece estacionado no aeroporto de El Calafate, pronto para voar até a capital a qualquer momento.
Na sexta-feira, o corpo de Néstor Kirchner será enterrado em Rio Gallegos, sua cidade natal, onde ele começou a carreira política que o levou à Presidência em 2003. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi uma das autoridades que confirmaram presença no enterro.

Após seis horas, STF decide que Ficha Limpa vale para este ano

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidia pela validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano foi encerrada pouco depois das 21h desta quarta-feira, por 7 votos a 3, no critério de desempate. Por sugestão do magistrado Celso de Mello, a maioria votou pela aplicação do artigo 205 do regimento interno, que diz que, em caso de empate, prevalece o ato impugnado.
Com isso, ficou valendo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de impugnar a candidatura do deputado federal Jader Barbalho (PMDB) e definir que a lei vale para este ano. Os ministros julgavam o caso do parlamentar, mas que abria precedentes para a avaliação da lei para todos os candidatos. 
Na votação passada, ocorrida em setembro, os ministros julgaram o caso do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz por 11 horas, terminaram em um empate e encerraram a sessão sem decisão. Nesta quarta-feira, a sessão foi marcada por trocas de farpas entre os magistrados. 
O ministro Marco Aurélio Mello foi um dos que defendeu enfaticamente a não-validade do projeto de lei. No debate do desempate, ele disse para o colega Ayres Britto que não aceitava fórceps e, para Ellen Gracie, que ela estaria de malas prontas para uma viagem depois que a ministra cobrou rapidez na resposta do colega. Gilmar Mendes também votou pela não aplicação da lei, chegando a dizer que validá-la seria "flertar com o nazi-fascismo". 
Jader Barbalho
O deputado federal obteve quase 1,8 milhão de votos na eleição para senador pelo PMDB do Pará, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Ele renunciou, em 2001, ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação no Senado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) havia autorizado a candidatura dele, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reviu a decisão, negando-lhe a candidatura.