Rio Uruguai |
A última etapa da licitação que escolherá a empresa que fará um estudo para a construção de pontes sobre o Rio Uruguai será realizada no dia 4 de novembro. Nesta data, às 15h, em Foz do Iguaçu (PR), será aberto o envelope que contém a proposta de preço.
Continua no processo de licitação, iniciado em fevereiro, apenas uma empresa. As outras duas foram consideradas inabilitadas na primeira fase.
A vencedora fará o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção de pontes internacionais entre o Brasil e a Argentina. A construção de mais pontes no Rio Uruguai é uma reivindicação antiga de comunidades da fronteira noroeste. Três locais poderão receber a estrutura: Porto Mauá-Alba Posse, na região Noroeste, Porto Xavier-San Javier, nas Missões, e Itaqui-Alvear, na Fronteira Oeste. Outra localidade, Tiradentes do Sul-El Soberbio, na região Noroeste, também reivindica a edificação, mas foi excluída em um acordo binacional. Atualmente, a ligação entre os dois países nesses locais ocorre por balsas.