01 julho 2009

RS deve ser Estado com maior número de casos da gripe A em pouco tempo, afirma Terra

O Rio Grande do Sul registrou cinco novos casos da gripe A, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O total de casos no Estado chega a 90. Permanecem 187 casos sob suspeita. Com o anúncio, Porto Alegre passou a ser a cidade com maior número de casos da doença - são 33 pacientes com a gripe na Capital contra 31 em São Gabriel.
O secretário estadual da Saúde estima que em pouco tempo o RS deve se tornar o Estado com maior número de casos da gripe A, por conta da proximidade com a Argentina.
— A expectativa é de que o Estado tenha mais de 200 casos até a semana que vem.
Segundo Terra, a maioria das pessoas contaminadas veio da Argentina. Até agora todos os casos foram de pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram contato com viajantes.
O secretário disse ainda que desconfia dos números oficiais informados pelo ministério da Saúde argentino, que registra 1587 casos e 26 mortes no país.
— Acredito que há muito mais casos que o governo está mencionando.

Paso de los Libres registra a primeira morte por Gripe A

Foi registrada nesta terça-feira a primeira morte pela gripe A em Paso de los Libres, cidade argentina que faz fronteira com a brasileira Uruguaiana. A vítima é uma mulher de 49 anos, que segundo a prefeitura, estava internada desde terça-feira passada em uma uma clínica privada no município.
A província está em situação de emergência desde segunda feira. Ontem foram suspensas aulas nas universidades e escolas, além de eventos culturais e esportivos. Segundo a prefeitura, o município aguarda o resultados de outros dois casos suspeitos de gripe A.

Divulgadas as primeiras imagens de sobrevivente de queda de avião

Baya Bakari, a garota de 14 anos que sobreviveu à queda do Airbus A310 da companhia aérea Yemenia no Oceano Índico na terça-feira, teve suas primeiras imagens divulgadas nesta quarta-feira.
A garota se recupera em um hospital de Moroni, em Comores. Médicos dizem que ela sofreu apenas cortes no rosto e teve uma clavícula quebrada, mas está fora de perigo. As informações são do G1.
O homem que resgatou Baya disse que a adolescente se agarrou a um pedaço do avião por várias horas até ser resgatada. Ela não usava um colete salva-vidas e quase não sabia nadar. O homem disse que ela estava muito fraca para segurar à boia que foi jogada para a menina e que teve que se jogar na água para salvá-la.

Projeto Astronomia na Escola entusiasma estudantes

O lançamento do 7º Salão de Pesquisa SETREM, que contempla o 11º Salão de Iniciação Científica, a 9º Mostra Estadual de Pesquisa, 8ª Jornada de Pesquisa e a 6ª Feira de Invenções e Inovações Tecnológicas, ocorrido nesta quarta-feira, dia 01, contou com uma programação especial para os estudantes da Educação Básica.
Esteve durante todo o dia na instituição o Projeto Astronomia na Escola, do Observatório Itinerante BioAstronômico Cosmos, de Itaara/RS, que é ligado ao Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Turismo, bem como, filiada aos principais órgãos da Museologia Internacional e Nacional.
De forma divertida, o historiador Hernán Mosttajjo e a professora Roberta Ávila, explanaram sobre os mais diversos temas envolvendo a astronomia, como: a origem do universo, fenômeno BigBang, cosmos, átomos, constituição das estrelas e a evolução estelar, origem dos elementos químicos, formação das galáxias, surgimento dos sistemas solares, planetas extrasolares, buracos negros e antimatéria.
Ficou a disposição dos estudantes uma exposição com a roupa do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, pedaços de meteoritos, fragmentos de satélites e sonda meteorológica Eletro/Mecânica e Eletrônica/GPS. Os estudantes puderam também interagir com o universo com potentes telescópios Newtonianos de alta definição e tecnologia.
O SAPS terá inscrições abertas até 04 de setembro. O evento ocorre de 20 a 23 de outubro. Maiores informações no site: www.setrem.com.br/sap

Uma geração sem susto nos preços

Com 15 anos comemorados há pouco mais de 20 dias, a gaúcha Rachel Russowsky faz parte da primeira geração de brasileiros que chega à adolescência conhecendo a inflação apenas das histórias contadas pelos mais velhos. Palavras como indexação, overnight e remarcação foram praticamente banidas do dia a dia do país a partir do lançamento do Plano Real, que completa seu 15º aniversário hoje.
Oprograma de estabilização que deu ao Brasil uma nova moeda, o real, e devolveu aos seus cidadãos a capacidade de avaliar bens e serviços e de planejar seu orçamento a longo prazo, nasceu por meio de uma medida provisória composta de 58 medidas. Dois anos antes do lançamento do plano, o Brasil era um dos quatro países, junto com Rússia, Ucrânia e Zaire, a registrar inflação superior a 1.000% ao ano. A economia era, como imagina Rachel, uma grande confusão.

Cardeal Pacelli e CIEP Inauguram Obras

Nas dependências do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, foi realizado um ato solene de entrega das obras de restauração do bloco 01 e 03. Foram recuperados o piso, forro, telhado, banheiros e pintura dos blocos. Nessa reforma foram gastos, segundo Sílvio Oliveira, aproximadamente, R$ 230.000,00. Os recursos são oriundos do Programa Estruturante Boa Escola para Todos.
Estiveram presentes ao ato, o prefeito municipal, Olívio José Casali; a secretária municipal de Educação, Maria Elena Fin Naressi; pela Secretaria Estadual de Educação, Paulo Rezende, diretor geral adjunto, representando a secretária; Marcos Lopes Walczack, diretor adjunto da 17º Coordenadoria de Educação; Silvio Oliveira, assessor de gabinete e diretor geral da Secretaria de Educação; Gilberto Chaves, cerimonial. A solenidade foi presidida pela diretora do cardeal Pacelli, professora Hermete Simon Gomez.
Na oportunidade também, foram entregues as obras da escola Estadual Glória Veronese – CIEP, onde foram feitas reformas e melhorias, tendo sido investidos nas mesmas cerca de R$ 118.000,00. A diretora Nara Waechter marcou presença na solenidade.