03 outubro 2010

Tarso agradece à confiança do povo e diz não ter rancor de seus adversários

O futuro governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), chegou ao comitê central do partido, na Rua Barros Cassal, no Centro, por volta das 20h10min. Em seguida, iniciou o pronunciamento agraciando os colegas de partido e da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande. Agradeceu à população pela confiança e disse não ter rancor de seus adversários: 
— Tenho convicção de que o Rio Grande do Sul não vai se arrepender de ter nos confiado essa tarefa. Quero agradecer a todos que nos ouviram, mesmo o que nos rejeitaram. Quero cumprimentar os meus adversários eleitorais, que disputaram democraticamente conosco a preferência do eleitorado. Não guardo nenhum rancor. Mesmo que, às vezes, tenhamos sido atacados de maneira que me pareceu inconveniente. Isso faz parte do processo democrático. 
Tarso declarou que vai convidar todas as siglas a integrarem o governo, mas disse saber que nem todos aceitarão: 
— Achamos que o PDT tem mais a ver conosco do que com outros partidos. Quero ouvir o que os partidos pensam. Eu não creio que o PMDB esteja disposto a dialogar conosco. Vou conversar com eles, vou acatar sugestões se forem compatíveis, mas não entendo que eles, os Democratas ou PSDB sejam passíveis de um acolhimento mínimo. 
Confira os principais trechos da entrevista coletiva: 
Primeiro turno 
Sobre o ineditismo de ter se eleito no primeiro turno, Tarso afirmou que essa possibilidade começou a ser cogitada por ele e pelo partido há 30 dias. O futuro governador disse que sentia nas ruas que o padrão político do Estado estava mudando.
— Acho que é uma eleição histórica e me sinto, em parte, responsável. Mas, não é um indivíduo que ganha uma eleição. É uma síntese de forças. Eu represento um projeto. Essa confiança que o povo depositou na unidade nos compromete ainda mais. Vamos fazer o possível e o impossível para corresponder às expectativas _ detalhou.
Dilma Rousseff
Ele se colocou à disposição da coordenação da campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff para fazer com que seja eleita em um possível segundo turno.
Papel dos partidos no seu governo
_ Não há nenhuma negociação com relação à cabeça de chapa. Fazemos questão é de que a cabeça de chapa seja do nosso campo. Temos responsabilidade com essa coalizão. Ela foi chamada, não a partir de uma relação de conveniência, mas para formar um novo bloco político no Rio Grande.
Natural de São Borja, o advogado Tarso Genro também foi prefeito da Capital por duas gestões (1993-1996 e 2001-2002), e torce pelo Internacional. Confira o perfil completo e veja os resultados da apuração.

Ana Amélia promete cumprir mandato e diz não pensar no Piratini em 2014

Ana Amélia Lemos
Nem mesmo havia sido matematicamente eleita como nova senadora pelo Rio Grande do Sul, a candidata do Partido Progressista Ana Amélia Lemos era metralhada por perguntas sobre uma nova eleição. Desta vez, o objetivo apontado era o Palácio Piratini em 2014.
A expressiva marca de mais de 3 milhões de votos daria uma vaga no segundo turno para a disputa ao governo do Estado deste ano. 
— É um número extremamente importante e estou feliz com esse resultado. Quero cumprir com o mandato integralmente. É esse o projeto que tenho e o partido já sabe que eu tenho como meta cumprir o mandato de oito anos — apontou Ana Amélia. 
— Não pretendo abrir mão do mandato. Pretendo fazer o máximo nestes oito anos — completou. 

Título de eleitor com foto foi usado nas Eleições 2010 em Porto Mauá

As eleições de 03 de outubro de 2010 foram marcadas pela necessidade da apresentação de documento com foto.
A Sra. Margarida Gasparetto Frozza, votou com seu título antigo confeccionado em 1976 que possuí foto, votou na urna localizada na sede do Município de Porto Mauá, junto à Escola Estadual Almirante Tamandaré, na Seção 08, Zona 042, do Cartório Eleitoral de Santa Rosa, responsável pelos municípios de Santa Rosa, Tuparendi e Porto Mauá. A votação foi registrada pela repórter Luma Leão da RBS TV Santa Rosa, às 9h30min.
Este título de eleitor com foto foi confeccionado no Município de Três Passos-RS e continha os seguintes registros: Circunscrição - RS, nº descrição - 21081, Município -Três Passos, Zona – 84, nome - Margarida Gasparetto Frozza, data nascimento -12/06/1944, natural – Tuparendi, filiação – Geremias Gasparetto e Rosa Gasparetto, profissão – doméstica, residência – Bairro Erval Novo (interior), local de votação – Zona 84 Seção 54, assinatura do eleitor, data emissão – 17/05/1976, assinatura do Juiz Eleitoral e no verso espaço para preenchimento de 12 eleições, sendo que com este título com foto já havia votado nas eleições de 15/11/1976, 15/11/1978, 15/11/1982 e 15/11/1985.

Tarso é eleito no primeiro turno governador do Rio Grande do Sul

Na segunda eleição em que disputa para o governo do Estado,Tarso Genro (PT) foi escolhido, neste domingo, como o novo governador dos gaúchos a partir de 1º de janeiro de 2011. Eleito no primeiro turno, o petista trouxe como principal proposta de campanha um melhor relacionamento com o governo federal, na hipótese de Dilma Rousseff ser eleita presidente.
Tarso Genro
Ancorado pelos oito anos no governo Lula, do qual foi ministro do Desenvolvimento Econômico e Social, da Educação, da Secretaria de Relações Institucionis da Presidência e, por fim, da Justiça, Tarso chegou à vitória depois de uma arrancada fulminante nas últimas semanas de campanha. Em entrevista à TVCOM na manhã deste domingo, após votar, em Porto Alegre, Tarso reconheceu que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria decisiva para a vitória.
— Em primeiro lugar, esta colocação é fruto do governo do presidente, muito bem aprovado inclusive aqui no Estado. O fato de eu ter sido ministro deste governo também ajuda muito. E Dilma morou aqui, tem raízes aqui. Isso muda — disse Tarso.

Carmelitas saem para votar em Santo Ângelo

Acostumadas a viver em clausura, irmãs carmelitas de Santo Ângelo deixaram o convento na manhã de hoje para votar. Dia de eleição é uma das poucas datas em que as religiosas saem na rua.
As outras ocasiões são para consultas médicas e cursos. Uniformizadas, elas seguiram a pé até a Escola Esther Schroeder. Dez religiosas vivem no carmelo. Nove votam.
Irmã Maria de Lourdes Cassel de Souza, 54 anos, atua há cinco anos na Bolívia como missionária. Aproveitou que havia um evento das religiosas em Londrina (PR) e fez questão de estender a viagem até sua terra natal e ajudar a eleger os novos governantes. 
— Tenho que exercer o meu direito de voto — disse a irmã.
Ainda em Santo Ângelo - A Polícia Federal de Santo Ângelo apreendeu na manhã de hoje cerca de 20 vales-combustível que teriam sido utilizados para a compra de votos. O material foi localizado em três postos de combustíveis e corresponde a cerca de 200 litros de combustível. A denúncia foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao Ministério Público.
Ainda de manhã, o juiz eleitoral Luís Carlos Rosa concedeu o cumprimento do mandado de busca nos estabelecimentos. O caso será analisado pelo Ministério Público 

Carro de presidente da CEEE é incendiado próximo a diretório central do PSDB na Capital

Um carro estacionado a 50 metros do diretório central do PSDB pegou fogo por volta das 9h deste domingo, chamando atenção da militância que aguardava a chegada da candidata ao governo estadual Yeda Crusius, na Avenida Presidente Roosevelt, em Porto Alegre. O veículo pertence ao diretor presidente da CEEE, Sergio Camps de Morais, que o havia deixado estacionado, cerca de 15 minutos antes do incêndio, para acompanhar a entrevista de Yeda no comitê. Ele é secretário-geral do PPS, partido que integra a coligação de Yeda.
Taxistas controlaram as chamas rapidamente, o que não evitou que o veículo, um Mitsubishi Outlander, ficasse danificado, sobretudo na parte frontal. A Polícia Civil faz perícia no veículo e investiga se o incêndio foi criminoso e se houve eventual motivação política. Foi encontrado ao lado do carro uma garrafa de regrigerante, além de pedaços de papel e jornal chamuscados.
Sergio Camps de Morais credita o incêndio a uma ação premeditada:
— Foi um ato de vândalo ou um gesto de intolerância, já que eu tenho adesivos do Serra (candidato à Presidência) e da governadora (candidata à reeleição no Estado Yeda Crusius) — afirmou o dono do veículo.
Depois de conceder entrevista coletiva, Yeda Crusius foi ao local do incêndio e comentou a ocorrência:
— É lamentável. Trata-se de uma prática antiga, que achava que era coisa do passado.

Eleições 2010: Movimentação intensa de eleitores em Três de Maio

Cardeal Pacelli
Desde às 7h e 30min da manhã deste domingo (03), os eleitores se movimentam pelas ruas de Três de Maio se dirigindo a sua sessão eleitoral para votar, formando filas nos diversos locais da cidade. Verifica-se uma maior formação de filas nos locais, devido a uma nova norma para essa eleição, não sendo mais permitido a entrada de mais de uma pessoa dentro da sala de votação.
Clube Buricá
Segundo Luiz Toebem, Chefe do Cartório Eleitoral da 89ª Zona Eleitoral com Sede em Três de Maio, falando a reportagem da Rádio Colonial AM, para o inicio do período de votação às 8h desta manhã, não foram registrados maiores problemas, apenas pequenos detalhes em algumas urnas, mas que prontamente forma solucionados sem que tivesse atrapalhado a liberação das mesmas para os eleitores.
Em Três de Maio, estão aptos a votar 19 mil 385 eleitores, sendo a maior concentração de eleitores em um só local, no Clube Buricá no centro da cidade com 1.800 eleitores inscritos em seis sessões eleitorais.  

Resultado das eleições deve ser concluído até as 23h de domingo no RS

Até as 23h de domingo as apurações das eleições de 2010 devem estar concluídas no Rio Grande do Sul. O Tribunal  Regional  Eleitoral (TRE-RS) projeta que o primeiro resultado conhecido pela população seja para o cargo de governador, seguido dos dois senadores, depois presidente e, por último, dos deputados federais e estaduais. O tempo estimado para cada eleitor votar varia de 1min a 1min20.
Nas eleições municipais de 2008, Porto Alegre conheceu o resultado final da votação do primeiro turno para prefeito às 22h20min. Na ocasião, José Fogaça e Maria do Rosário foram para o segundo turno. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta de que o município de Ibiam, em Santa Catarina, foi o primeiro a saber o resultado das  eleições, sete minutos após o encerramento das votações.
A totalização dos resultados, contando todos os Estados do Brasil, no entanto, foi somente no dia seguinte em 2008, às 13h17min. Tempo comemorado pelo TSE, já que nas eleições gerais de 2006 a apuração foi concluída no país às 14h55min. O último Estado a conhecer o resultado final, nos dois pleitos, foi o Amazonas.
Neste ano, o Acre tem uma hora a mais de diferença de Brasília pelo fuso horário, nas eleições passadas eram duas horas. Com isso, o TRE acredita que a divulgação dos votos para presidente comece às 18h, e não às 19h. A mudança de horário no Acre também será votada pela população local em um referendo. Eles irão optar pela volta das duas horas de diferença, ou pela permanência de uma hora, alteração que foi feita em 2008.
A votação neste domingo ocorre em todos os Estados e no Distrito Federal das 8h às 17h, em urna eletrônica. No Rio Grande do Sul, 8.112.236 pessoas estão aptas para votar. São 3.896.640 homens e 4.215.596 mulheres. Os menores que participarão desta eleição somam 118.949.
Serão 115.404 pessoas mobilizadas trabalhando no Estado, divididas entre mesários e membros das juntas  apuradoras. Os dados são do TRE.

Inter goleia e diminui distância para os líderes no Brasileirão

O Inter precisou de apenas 45 minutos para golear Guarani neste sábado, no estádio Beira-Rio, e manter a quarta posição do Brasileirão. Construída no segundo tempo, a vitória por 3 a 0 deixou o Colorado com 44 pontos e diminuiu a distância para o líder Fluminense – 8 pontos.
O jogo também marcou a reação do time que vinha de péssima atuação diante do Palmeiras. Daniel, Glaydson e Giuliano marcaram para os colorados. Na próxima quarta, o Inter enfrenta o Ceará, em Fortaleza, às 22h;
Como os três primeiros colocados empataram suas partidas (Corinthians 2 x 2 Ceará, Prudente 1 x 1 Fluminense e Cruzeiro 0 x 0 Atlético-PR), o Inter conseguiu diminuir um pouco a vantagem dos líderes. Tem agora 44 pontos, contra 48 dos mineiros, 49 do Timão e 52 dos cariocas.

Mega Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

A Caixa Econômica Federal divulgou o resultado do concurso 1.219 da Mega Sena acumulada. Nenhum apostador acertou os seis números sorteados na noite deste sábado: 02-33-34-37-41-53. 

O prêmio ficou acumulado e pode chegar a R$ 115 milhões no sorteio do próximo dia 6. 

Até agora, o maior valor pago foi de R$ 92.522.954,23, dividido entre sete apostadores no dia 4 de setembro. O segundo mais alto foi de R$ 72.718.776,04, sorteado no dia 27 de fevereiro, quando quatro sortudos levaram o prêmio.