05 março 2011

Santa Rosa e Santo Cristo mantêm programação de Carnaval

Festa ocorrerá em meio ao luto de três 
dias devido ao acidente que vitimou 
26 pessoas
As prefeituras de Santa Rosa e Santo Cristo optaram por manter a programação de Carnaval nos municípios, apesar do acidente envolvendo um caminhão e um ônibus que vitimou 26 pessoas das duas cidades, nesta madrugada. As duas prefeituras decretaram luto oficial de três dias.
O prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, diz que o decreto serve como forma de conforto e respeito às famílias das vítimas, mas as atividades do Carnaval serão mantidas. Em Santa Rosa ocorre desfile de três escolas de samba no domingo, a partir das 20h. Terá ainda apresentação da corte de Carnaval e show com a banda Bazar Elétrico. Antes da programação, haverá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.
Em Santo Cristo, o prefeito José Seger e sua equipe também optaram por manter as atividades do Carnaval, apesar da tragédia. O Carnaval de Santo Cristo é considerado o maior da região e ocorrerá na segunda-feira, no clube Serrano, com Catuípe e Banda, Conexão Brasil, Djs Mix, Alemão e comunicador Robson Flores.
Os Governadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, também decretaram luto de três dias.

Polícia divulga lista com a identificação dos 26 mortos em acidente em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta tarde a lista com a confirmação da identidade dos 26 mortos no acidente envolvendo uma carreta e um ônibus na BR-282, no oeste do Estado, nesta madrugada. 
A relação:
Passageiros do ônibus:
- JOSE LAURI SCHUSTER - VANDERLEI JOSE KUHN - JOÃO MARCELO DA SILVA - MOACIR JOSE KRAMER - PAULO CEZAR BOCORNI - CLAUDIO SCHUSTER - NOLAR ODILO LOEBENS - ARI WEIMER - ANTONINHO SESSI - JOÃO IRINEU BAMBERG - JILVANI DOS SANTOS - DIONISIO FROHLICH - KELI REGINA KRAEMMER - SILVINO DIEL - MARLENE PUHL BOCORNI - MARILEI ESTER ESCHER - CLAUDINO JOÃO BOCORNI - MARLI ANGELA ICKERT  - ALCEU JOSE KRAEMMER - MARLISE SCHMIDT - LIANE LUCIA LOEBENS BOCORNI Motorista do ônibus: - LUCIANO ANDRÉ HOFFMANN  Motorista da carreta: - FERNANDO ZANETTI FURTADO Passageira da carreta: - SAIONARA DA SILVA ROCHA

“Perdi meu pai e seis parentes”, diz moradora de Santo Cristo

Perdi meu pai e seis parentes, diz moradora 
de Santo Cristo
A moradora de Santo Cristo Carla Froelich perdeu o pai, Dionísio, de 52 anos, quatro primos e dois tios no acidente entre um ônibus e um caminhão na localidade de Descanso, em São Miguel do Oeste (SC), na madrugada deste sábado. Em fevereiro, a maioria do grupo já havia passado pela BR 282 para se encontrar com amigos e parentes no município de Marechal Rondon, onde participaram de um torneio de bolão. 
“Meu pai foi o primeiro a falecer, pois ele estava na frente do ônibus”, disse Carla, que reside na localidade de Linha Salto, entre o município e o Distrito de Guia Lopes, na Grande Santa Rosa. 
A morte dos 26 gaúchos surpreendeu os amigos que preparavam um feriado de confraternização na cidade paranaense de Marechal Rondon, onde estiveram há dois meses. O Clube Aliança, que seria palco do campeonato masculino e feminino de bolão, já estava pronto, assim como o almoço deste sábado. “Trabalhamos até ontem à noite, quando acabamos de arrumar o clube. Fizemos porco à paraguaia. Teríamos o almoço para recepcioná-los, à tarde os jogos e, à noite, o jantar dançante”, contou Sandra Kuhn, integrante do clube.
"Em janeiro, conhecemos eles quando vieram para o aniversário de 25 anos de um casal. Agora, eles iam retornar para confraternizarmos. A maioria tem parentes aqui em Marechal Rondon. Não tem o que falar”, lamentou o vice-tesoureiro do Clube Aliança de Marechal Rondon, Sérgio Mundstock.

Caminhoneiro que morreu em acidente na BR-282 trabalhava com a família em Pelotas

O motorista da carreta, Fernando Zanetti 
Furtado, morreu na hora
Uma das vítimas do acidente que causou pelo menos 26 mortes na BR-282, no Oeste de Santa Catarina, o caminhoneiro Fernando Zanetti Furtado, 29 anos, trabalhava há oito anos com o pai Paulo de Moura Furtado e com o irmão Fábio Zanetti. Ele havia deixado a casa na Rua 19, no Loteamento Toussaint em Pelotas, para mais uma viagem, acompanhado, segundo a família, da mulher Saionara Rocha, com quem Furtado tinha um filho de 10 anos, Andrei.
A mulher só viajava com Furtado nas férias escolares do menino, quando o mesmo ficava sob os cuidados da cunhada Cristiane Furtado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cabine havia uma mulher que também morreu. Ela ainda não foi identificada.
Entre os vizinhos, o sentimento é de comoção.  Sempre lembrado como um companheiro para a esposa e um pai que até assistia desenhos animados com o filho, Furtado estava acostumado a chegar de viagem e fazer um churrasco com a família de Vera Spada, 56 anos. 
– Os dois eram muitos apaixonados um pelo outro, ele era mais na dele, ela mais expansiva – conta a vizinha.
De acordo com o pai de Furtado, o filho amava a profissão e sempre estava empolgado com uma nova viagem. 
– Ele era o melhor filho que alguém podia ter – desabafou Paulo Furtado. 

Sobrevivente conta como foi o acidente: "Eu ouvia as pessoas gritando por socorro"


Senir Schmidt machucou a cabeça e tem 
vários hematomas
Senir Maria Loebens Schmidt, auxiliar administrativa, 27 anos, estava no ônibus que chocou-se contra uma carreta no oeste de Santa Catarina.
Ela machucou a cabeça e tem vários hematomas, mas não corre risco. O marido estaria passando por cirurgia e ela não tem informações dos demais familiares, o sogro e cunhados também estariam no ônibus.
— Eu estava dormindo. Lembro de ter escutado uma batida e acordei caída em um barranco. Ouvi pessoas gritando por socorro. Fui para beira do asfalto, umas pessoas da localidade já tinham chamado o socorro, sentei e fiquei esperando até eles chegarem. É muito triste, estávamos indo para se divertir e aconteceu isso. Não sei se estou passando ou acordando do susto — conta.

Moradores de Linha Salto tentam localizar parentes no acidente que matou 26 em SC

Famílias vítimas do acidente se encontraram
em Linha Salto
Na comunidade de Linha Salto, no interior de Santo Cristo, no noroeste do Estado, os telefones não param. Os moradores buscam informações sobre familiares e amigos, vítimas do acidente que matou pelo menos 26 pessoas no Oeste de Santa Catarina, durante a madrugada. 
De acordo com o vice-prefeito de Santo Cristo, Aloísio João Reis (PT), o Estado está disponibilizando uma aeronave para levar o prefeito José Luis Seger até Descanso, em Santa Catarina. A prefeitura também está também enviando um carro. 
Confira a lista de passageiros do ônibus, divulgada pela prefeitura de Santo Cristo.
ADELMO MIGUEL KRAEMMER, ALCEU JOSE KRAEMMER, ALCIDES KRAEMMER , ALINE HAMMES, ALMIRO JOSE MADERS, ANTONIO SESSI, ARI WEIMER, CHARLES ESIQUEL KRAEMMER, CLAUDINO JOÃO BOCORNI, CLAUDIO SCHUSTER, CLOVIS LUIS SCHUSTER, DIONISIO FROHLICH, ELOI BOCORNI, EUCLIDES JOÃO MEINERZ, FERNANDO LUIS DIEL, ILDO JOSE SCHMIDT, JAIR DOS SANTOS, JILVANI DOS SANTOS, JOÃO IRINEU BAMBERG, JOÃO MARCELO DA SILVA, JOSE LAURI SCHUSTER, KELI REGINA KRAEMMER, LAURINDO MIGUEL ARTUS, LEONARDO WEIMER, LIANE LUCIA LOEBENS BOCORNI, MAGNUS JOEL SCHMIDT, MAIKEL JOSE SCHMIDT, MARCELO LUIZ SEGER, MARIA TERESINHA EICH DA SILVA, MARILEI ESTER ESCHER, MARLENE PUHL BOCORNI, MARLI ANGELA ICKERT , MARLISE SCHMIDT, MOACIR JOSE KRAMER, NIVEA ANDREIA LISENFELD, NOLAR ODILO LOEBENS, PAULO CEZAR BOCORNI, ROSANGELA KLEIN SCHUSTER, SENIR MARIA LOEBENS SCHMIDT, SIDINEI RODRIGO KENSY, SILVINO DIEL, VANDEERLEI JOSE KUHN, WILIBALDO REICHERT, Motoristas: LUCIANO ANDRÉ HOFFMANN, OLDEMAR HERCKERT

Biodiesel é destaque no carnaval carioca

O Brasil é o terceiro maior mercado
consumidor do óleo
O biodiesel será utilizado pela escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel para mover os carros alegóricos durante o desfile do carnaval carioca. O combustível renovável é feito a partir de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal) e vem ganhando espaço no mercado nacional e internacional. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do óleo, atrás apenas da Alemanha e França. Números da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, em 2010, o Brasil produziu cerca de 2,4 bilhões de litros do óleo, 43% acima do registrado no ano anterior.
“Ações como esta dão visibilidade aos benefícios do uso do biodiesel e à expansão desse mercado a cada ano”, destaca o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. O combustível pode ser produzido a partir de inúmeras matérias-primas, como soja, canola, mamona, girassol, palma de óleo (também conhecida como dendê). Além disso, não agride o meio ambiente, reduz as emissões do monóxido de carbono, de óxido de enxofre, dos hidrocarbonetos totais e de grande parte dos hidrocarbonetos tóxicos. Os hidrocarbonetos são compostos químicos de carbono e hidrogênio encontrados nos combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel.
A escola de samba utilizará cerca de 800 litros do óleo, produzido a partir de resíduos vegetais e animais, durante os desfiles. A iniciativa para utilizar o biocombustível no carnaval carioca é resultado de acordo entre a agremiação e as empresas produtoras do óleo, organizadas por meio da União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio). Também participam da ação o Instituto Nacional da Tecnologia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Os motores já estão instalados nas alegorias da Mocidade e passaram por vistorias e testes.

Acidente com ônibus de excursão de Santo Cristo deixa pelo menos 22 mortos em SC

Crédito: Márcia Daniel / Folho Doeste / 
Especial CP
Um acidente entre uma carreta e um ônibus com placas gaúchas causou pelo menos 22 mortes na BR-282, no oeste de Santa Catarina. A colisão aconteceu por volta das 3h deste sábado no km 639 da rodovia, entre os municípios de São Miguel do Oeste e Maravilha.
O coletivo da empresa Nyland, de Horizontina, bateu frontalmente em uma carreta bitrem carregada com tábuas, com placas de Pelotas. As tábuas do caminhão projetaram-se sobre o ônibus que transportava 43 passageiros. No coletivo, viajavam integrantes de um grupo de bolão da cidade de Santo Cristo, com destino a Marechal Cândido Rondom-PR, onde disputariam umtorneio de bolão neste final de semana.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus transportava cerca de 40 passageiros. Entre os 22 mortos, 21 eram passageiros; o motorista da carreta Fernando Zanetti Furtado, morreu na hora. Até o momento, 15 feridos foram encaminhados ao Hospital Regional do Extremo Oeste, em São Miguel do Oeste.
A PRF está no local fazendo o atendimento da ocorrência. A BR-282 está completamente bloqueada na região.

Mãe do goleiro Renan, do Inter, morre em acidente no sul do Estado

Zilá Teresinha de Brito Soares, 61 anos, estava 
na carona do automóvel, dirigido pelo marido
Zilá Teresinha de Brito Soares, 61 anos, mãe do goleiro Renan, do Inter, morreu na tarde desta sexta-feira, 04, em um acidente no km 363 da BR-116, em Tapes. Ela estava na carona do automóvel, dirigido por Alberto Furtado Soares, 66 anos, pai do atleta. Soares teve lesões graves e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã. O casal viajava para a região para visitar familiares. 
O acidente envolveu o veículo onde o casal estava e um caminhão, com placas de Capão do Leão. O condutor do caminhão saiu ileso. 
O goleiro soube do acidente logo após o treino da tarde. Conforme assessoria de imprensa do Inter, o jogador ainda estava no Estádio Beira-Rio e se preparava para ir para casa quando foi informado da morte de sua mãe. 
Logo após a notícia do acidente, o clube mobilizou assessores para auxiliar o atleta. A primeira medida deveria ser a transferência do pai do goleiro para um hospital da Capital, assim que as condições de saúde permitirem. Com quadro grave, mas estável, ele seria transferido para o Hospital Mãe de Deus.
À noite, funcionários do clube também ajudaram o jogador nos trâmites para liberação do corpo de sua mãe. A assessoria ainda não sabia informar o local e o horário do velório. Até as 20h, Renan permanecia na Capital, mas não havia sido localizado por Zero Hora.
Violência no trânsito
A mãe de Renan foi a segunda vítima do trânsito desde que iniciou a movimentação nas estradas devido ao feriadão de Carnaval. A primeira morte foi registrada logo após o meio-dia. Carregado com aveia, um caminhão tombou na BR-287, em Jaguari, na Região Central, matando Alfeu Salazarpe Rocha e Souza, 52 anos. Segundo a PRF, o acidente ocorreu na ponte sobre o Arroio do Tigre, no km 353 da rodovia federal.

Confirmado quarto caso de dengue contraído em solo gaúcho

Dois novos casos foram registrados

em São Luiz Gonzaga
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, na tarde desta sexta-feira, o registro de dois novos casos de dengue em São Luiz Gonzaga, nas Missões. Um importado do Mato Grosso do Sul e o outro autóctone (contraído em solo gaúcho).
Conforme o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Celso dos Anjos, já são 16 os casos de dengue no Rio Grande do Sul, sendo que apenas quatro foram contraídos no Estado.
— Ao todo, são 321 notificações neste ano. Dos 16 casos confirmados no Estado, 12 são importados e quatro contraídos em São Luiz Gonzaga. O caso divulgado hoje é antigo e estava em estudo no LACEN [Laboratório Central do Estado] — declara.
>>> Confira a lista dos municípios com casos confirmados de dengue em 2011: 
— Campo Bom: 1 caso importado (Ceará)
— Guaíba: 1 caso importado (Pará)
— Ijuí: 2 casos importados (Ceará e Pará)
— Montenegro: 1 caso importado (Rio de Janeiro)
— Porto Alegre: 2 casos importados (Paraguai e Pernambuco)
— Santa Maria: 1 caso importado (Rio de Janeiro)
— Santa Rosa: 1 caso importado (Goiás)
— São Luiz Gonzaga: 4 casos autóctones e 2 importados (Pará e Mato Grosso do Sul)
— Viamão: 1 caso importado (Goiás)