30 junho 2011

Prefeitura e Corsan começam a elaborar Plano de Saneamento Básico para Três de Maio

Prefeito Casali e representantes da
Corsan estiveram reunidos
Na manhã do dia 29 de junho, o prefeito Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete representantes da Corsan para tratar do Plano de Saneamento para o município.
Estiveram presentes na reunião o superintendente da Corsan, Adilson João Steffen; o coordenador de operações, Paulo Cesar Portolon; o gerente regional da Corsan, Adelar José Scherer, a funcionária Daiane Kochann; e os secretários de Planejamento, Leonardo Casali; Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho e de Governo, Ernani Rehn.
Plano de saneamento básico começa
a ser elaborado
Na oportunidade, foi assinado o decreto do Saneamento Básico que deve atender quatro eixos: água potável, esgoto cloacal, drenagem de águas urbanas e resíduos sólidos.
Segundo o prefeito, a partir da próxima semana o plano começará a ser elaborado. Posteriormente, com um prazo elástico, autorizado pelo Ministério das Cidades, será realizado um plano mais específico envolvendo cada um dos quatro eixos.

SETREM promove Campeonato de Robótica

Essas atividades foram realizadas visando à criação de 
novas tecnologias
Na terça-feira, dia 28, às 14h, no Campus SETREM, ocorreu o 2º Campeonato de Robótica.
O Campeonato abordou o tema “Sustentabilidade do Planeta” e desafiou estudantes de 5ª a 8ª Série da instituição a fazer a montagem e programação de robôs, tendo como objetivo, separar o lixo reciclável, coletar a água das chuvas e desligar os interruptores, economizando energia.
Essas atividades foram realizadas visando à criação de novas tecnologias, mas sem comprometer o planeta nas futuras gerações. Agir de forma sustentável, cultivar ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas, incentivando a construção de um mundo melhor.
Os estudantes vencedores do Campeonato de Robótica foram Alanit Jahn Kirchhof, Jones Ceccon Junior, Junior Bruxel, Julio Cortesi Lorenset, Fernanda Martins Fritsch e Maria Eduarda Dezordi Klein, da equipe ‘ Os Robóticos’ da 6ª Série do Ensino Fundamental.

Rua Buricá em Três de Maio está em péssimas condições

Ver. Ivo demonstra preocupação com a situação da 
Rua Buricá
O presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Ivo Novotny, do PMDB, ao finalizar a sua participação no Grande Expediente da sessão ordinária de segunda-feira, dia 20/06/11, afirmou que gostaria de ter falado ainda na Tribuna sobre a péssima situação da Rua Buricá.
“As pessoas me cobram. E sei que os demais vereadores são cobrados também. É realmente péssima a condição em que se encontra esta importante via pública de nossa cidade”, disse o vereador, que poderá voltar a tocar no assunto na sessão ordinária do dia 04 de julho próximo.
A população pede solução para a rua Buricá
Já na tarde desta quinta-feira, 30, a reportagem da Rádio Colonial AM, foi procurada pela munícipe Maria dos Santos, que reside em uma rua lateral a rua Buricá, mas que usa diariamente a rua Buricá para se deslocar ao serviço. “Dona Maria, disse não agüentar mais fazer tantas manobras com o carro, e que já não tem mais para onde manobrar sem cair em um buraco, o que já danificou seu automóvel. Em dias de chuvas, a situação fica ainda pior, porque nãos e tem uma visualização dos buracos, dia a moradora.”

Fonte: Sessão Câmara de Vereadores Três de Maio RS em 20/06/2011

Vereador Barbeiro do PTB, da base da administração denuncia: "Alunos precisam usar saquinhos de plástico para conseguir ir no colégio"

E mais: Diz que faltam abrigos para passageiros de ônibus
e cascalho nos bairros
Mesmo sendo líder do Governo Municipal e tendo acesso direto com o prefeito Casali, o vereador Delmar Mebius, popular Barbeiro, do PTB, usou a Tribuna da Câmara para solicitar a edificação de um abrigo de ônibus no bairro Guaíra, pois cerca de 30 crianças precisam esperar o ônibus literalmente na chuva. Igualmente cobrou do executivo municipal encascalhamento no Distrito de Consolata, no qual existem ruas nas quais os alunos precisam colocar saquinhos de plástico, amarrados em seus pés, para conseguir chegar até o calçamento para ir no colégio.
“Levem cascalho e arrumem essas ruas, porque o inverno está aí e nós precisamos ajudar o nosso povo”, disse.
Delmar Mebius também considerou como muito importante o abaixo assinado encaminhado à Câmara de Vereadores por moradores do bairro Oriental que reivindicam cascalhamento, o qual, na sua opinião, deve ser atendido pela Administração Municipal.
Em relação a este pedido do bairro Oriental, o vereador Orlando Maier, do PT, disse que também foi procurado pelos moradores que continuam esperando por calçamento. “Não sendo possível o calçamento, precisa-se cascalhamento, porque nos dias de chuva, em função do barro, se torna muito difícil o trafego de pedestres e também dos condutores de veículos”, disse o edil.

Fonte: Sessão Câmara de Vereadores Três de Maio RS em 20/06/2011

Acidente com caminhões deixa dois feridos em Santo Cristo

O caminhão com placa de Santa Rosa, da empresa Plimor,
transportava eletroeletrônicos e roupas
Um acidente envolvendo três caminhões deixou dois feridos. O acidente ocorreu por volta da 8h, na BR 472, entre os municípios de Santa Rosa e Santo Cristo. Segundo a Brigada Militar, dois veículos trafegavam no sentido Santa Rosa-Santo Cristo quando o que estava na frente teria freado ao se aproximar de uma ponte. O condutor que trafegava atrás, com placa de Santa Rosa, reduziu a velocidade, mas ao tentar evitar uma colisão, invadiu a pista contrária. No sentido oposto, seguia um terceiro caminhão, com placa de Santo Cristo, que desviou pelo acostamento caindo fora da pista, em um barranco. Na tentativa de retornar para a pista, o segundo caminhão perdeu o controle e capotou. Não houve colisão. O primeiro veículo de carga que teria freado, não foi atingido.
O caminhão com placa de Santa Rosa, da empresa Plimor, transportava eletroeletrônicos e roupas. O condutor e o passageiro não sofreram ferimentos. Já o outro que caiu no barranco levava frutas e leite. O motorista e o caroneiro sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa. A rodovia está com tráfego em meia-pista. A Brigada Militar controla o trânsito no local.

Justiça condena assassinos do agricultor Octávio Luis Baiotto de Três de Maio

Local onde ocorreu o crime em 14 de setembro de 2009
A sentença foi proferida ontem pelo Juiz Criminal Clóvis Frank Kellermann Júnior de Três de Maio. Como se trata de latrocínio – roubo seguido de morte – os réus não foram levados a júri.
Mariel Santana da Silva, vulgo “Porto Alegre”, foi condenado a 24 anos e 10 meses de prisão. Joaquim dos Santos, o “Quinho” foi condenado a 26 anos e 6 meses de reclusão. Já Jackson Santana, o “Jacó” pegou 24 anos e 10 meses de prisão.
No dia 14 de setembro de 2009, o casal Octávio Luiz Baiotto (70 anos) e Leonilda Baiotto (71 anos), estava em sua propriedade rural na localidade de Esquina Bela Vista assistindo televisão, quando elementos chegaram atirando na janela do quarto e na porta da casa. Leonilda jogou-se ao chão e foi atingida na perna. Octávio Baiotto ao correr para o corredor da casa, possivelmente tentando pegar o telefone, foi atingido e morreu no local.
Na época, o Delegado de Polícia de Três de Maio, João Vitório Barbato, informou que foram disparados cerca 10 tiros contra a residência do casal. 
A decisão da sentença ainda cabe recurso.

Três pessoas morrem em acidente entre Três de Maio e Independência

Choque entre caminhão e carro

ocorreu no km 43 da ERS-342

Três pessoas morreram em um acidente no noroeste do Estado. Um caminhão, com placas de Cachoeira do Sul, e um Fiat Oggi, de Independência, colidiram frontalmente na ERS-342, entre as cidades de Independência e Três de Maio. O choque ocorreu por volta de 0h30min desta quinta-feira no km 43 da rodovia.
Fotos: Polícia RE/Santa Rosa
Morreram Felipe Toniel Rodrigues, de 19 anos, Jairo Bairros, de 37 anos, e Erineu Kuhn Milbradt, de 49 anos, todos ocupantes do carro.
Outros dois passageiros do Fiat ficaram feridos e estão internados no hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio, mas não correm risco de morte. Já o caminhoneiro saiu ileso.

Renato pede demissão do Grêmio

Renato soma quarto jogo em sequência sem vitória 
no comando do Grêmio
Foto:Diego Vara
Só falta o anúncio oficial. Logo após o  empate em 2 a 2 com o Avaí, na noite desta quarta-feira, Renato pediu demissão do Grêmio. A sequência de resultados ruins e desempenho abaixo do esperado dentro de campo contribuíram para a decisão do treinador. A informação foi obtida pelo clicEsportes no início da madrugada desta quinta.
A demora de 57 minutos entre o final do jogo e a chegada de Renato na sala de conferências do Olímpico para a entrevista coletiva foi justamente porque a conversa dele com a direção tratava do assunto importante: sua saída do clube.
Renato chegou ao Grêmio em agosto de 2010, quando iniciou a retomada do Grêmio.  Ajudou a erguer o clube da zona de rebaixamento até a classificação para a Copa Libertadores, com a melhor campanha do segundo turno do Brasileirão.
Nesta temporada, porém, o Grêmio não repetiu o sucesso do segundo semestre do ano passado. Na Libertadores, caiu nas oitavas de final. No Gauchão, perdeu o título para o Inter. O Brasileirão é a última esperança de título em 2011. Por isso, o presidente Paulo Odone anunciou que pretende fazer mudanças. Mas só irá confirmá-las depois de se reunião no Olímpico, nesta quinta-feira.