29 maio 2013

Justiça decide soltar sócios da boate Kiss e integrantes de banda no RS

Audiência em Porto Alegre foi acompanhada por familiares
(Foto: Giancarlo Barzi/RBS TV)
A Justiça do Rio Grande do Sul decidiu na tarde desta quarta-feira (29) conceder liberdade provisória aos quatro presos por envolvimento no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria. Os sócios da casa noturna, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandagueira, o cantor Marcelo dos Santos e o produtor Luciano Bonilha Leão serão liberados. A tragédia matou 242 pessoas.

O alvará de soltura será encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria ainda na tarde desta quarta-feira. Os quatro detidos desde a tragédia devem ser soltos até o fim do dia.
Revoltados, os familiares que vieram de Santa Maria para acompanhar a audiência em Porto Alegre começaram um protesto na Avenida Borges de Medeiros.

"Não acredito mais na Justiça do Brasil", lamentou presidente Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Alves Ferreira.

A decisão foi tomada por unanimidade entre os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do TJ do Rio Grande do Sul, por três votos a zero, por acreditarem que os quatro réus nã
o representam riscos para o processo e para as vítimas. Os quatro investigados são acusados de homicídio doloso qualificado e 636 tentativas de homicídio no caso do incêndio do dia 27 de janeiro.

Entenda
Associação de familiares trancaram a Avenida Borges de
Medeiros, na capital (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 242 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.

O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados. Dois proprietários da casa noturna e dois integrantes da banda foram presos nos dias seguintes à tragédia, mas a Justiça concedeu liberdade provisória aos quatro em 29 de maio.

Veja as conclusões da investigação
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

Operação contra o tráfico de drogas prende 5 pessoas em Santa Rosa

Operação prendeu cinco suspeitos de tráfico em Santa
Rosa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Cinco pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (29) no município de Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A área usada pelos suspeitos para o comércio de drogas é invadida e de preservação permanente, segundo a polícia.

Durante a ação, foram apreendidos pedras de crack, televisores e notebooks que, segundo a polícia, foram adquiridos pelos suspeitos na troca pela droga. A operação contou com 30 policiais civis da região.

Hospital Santa Teresa de Guarani das Missões assina importante convênio

Presidente Cristiano José Pereira juntamente com o
administrador Claudionei Gewehr na assinatura do
convênio no valor de 134.000,00, para aquisição de
equipamentos Hospitalares
O três-maiense Claudionei Gewehr, diretor administrativo do Hospital Santa Teresa de Guarani das Missões, destaca a importância do convênio assinado.  O mesmo relata que o Hospital Santa Teresa vem passando por várias melhorias, dentre elas: Reformas dos leitos, reforma das unidades como: Posto de Enfermagem, Ambulatório entre outros setores.

No mesmo ato o Administrador diz que já está publicado no Diário Oficial da União os 4 leitos de Saúde Mental para está entidade, projeto encaminhado ao estado.

Já no mês de Maio de 2013 o Hospital passou a ter o serviço de ultrassonografia, sendo referencia para 9 Municípios da região para o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.

Claudionei ressalta a importância destes acontecimentos para o hospital, pois o mesmo sempre está visando melhorar o atendimento aos seus clientes, bem como melhorando os canais de acesso aos usuários.

Seminário de Agronomia acontece de 3 a 7 de junho

O IV Seminário de Agronomia – Potencializando o resultado do setor agropecuário -, será realizado nos dias 3 a 7 de junho no auditório do campus SETREM, a partir das 19h30min. Serão realizadas palestras em todos os dias do evento. Para estudantes, as inscrições custam RS 10 e para profissionais R$ 25. O IV Seminário é uma realização da SETREM e do Departamento de Agronomia.

Segue a programação:

Na segunda-feira, dia 3 de junho, o tema será:
Palestra: “O controle de plantas daninhas na estação fria define a eficiência da dessecação para a soja”
Palestrante: Mario Bianchi, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (UFSM), Doutor em Fitotecnia/Herbologia (UFRGS), Pesquisador CCGL TEC, Professor da UNICRUZ.

Terça-feira, 4 de junho:
Palestra: “Manejo integrado para controle de doenças da soja”
Palestrante: José Tadashi Yorinori, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia (Universidade de Cornell, Estados Unidos), Doutor em Fitopatologia (Universidade de IIIinois, Estados Unidos), Pesquisador da Embrapa no Centro de Pesquisa da Soja (Londrina-PR).

Quarta-feira, 5 de junho:
Palestra: “O novo código florestal brasileiro e seus impactos na agricultura”
Palestrantes: Marcos Scherer, Advogado ambientalista e Mestrando em Desenvolvimento Regional.
Dr. Alexandre Shelfler – Diretor do Meio Ambiente da FETAG-RS.

Quinta-feira, 6 de junho:
Palestra: “Agroenergia”
Palestrante: Alencar Paulo Rugeri, assistente técnico estadual da Emater-RS/Ascar.

Sexta-feira, 7 de junho:
Palestra: “Georreferenciamento de Imóveis Rurais: Aspectos técnicos e legais introduzidos pela Lei 10.267/2001”
Palestrante: Fabiano de Vargas Gregório, Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Geomática da UFSM, trabalha na empresa Topographia e Planejamento Rural S/S Ltda.

Leite Compen$ado: denunciados mais dois envolvidos na fraude do leite

Promotoria de Justiça Especializada Criminal da
Capital denunciou os envolvidos
Promotoria de Justiça Especializada Criminal da Capital denunciou, no final da tarde desta terça-feira, 28, mais dois envolvidos na fraude do leite, investigada pela Operação Leite Compen$ado. As denúncias foram oferecidas nos Judiciários das Comarcas de Horizontina e Três de Maio.

HORIZONTINA 

O sócio de uma empresa de transporte de leite e Vereador licenciado Larri Lauri Jappe, atualmente recolhido no Presídio Estadual de Santa Rosa, foi denunciado pelo crime de corromper, adulterar e alterar leite in natura, substância alimentícia destinada a consumo, tornando-a nociva à saúde e reduzindo-lhe o valor nutritivo. Em sete laudos emitidos por laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura foi identificada a presença de formol em amostras de leite coletadas entre abril e maio. Conforme notas fiscais eletrônicas emitidas pela Secretaria Estadual da Fazenda, tanto o denunciado quanto a empresa Larri Lauri Jappe e Cia Ltda adquiriram formol e ureia no período que compreende as investigações. O produto, depois de adulterado, era entregue para a Líder Alimentos do Brasil, responsável pela marca Líder, que teve um lote retirado do mercado pela presença de formol.

Em cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido para o imóvel do denunciado e no estacionamento de caminhões ao lado deste local, foram encontradas seis sacas de ureia de 50 quilos cada uma. Além disso, outras 47 sacas de ureia foram entregues de forma espontânea, das quais Larri Lauri Jappe ficou como fiel depositário. Segundo o Promotor de Justiça Mauro Rockenbach, que assina as denúncias, “o denunciado praticou a adulteração com o intuito de aumentar tanto o volume quanto o prazo de validade do leite e, por conseguinte, impulsionar a lucratividade gerada pela fraude, sendo que a adição da ureia contendo formol serviu, também, para mascarar a adição da água”.

TRÊS DE MAIO 

O proprietário de uma empresa de transporte de leite Paulo Rogério Schultz (detido no Presídio Estadual de Santa Rosa) foi denunciado por fraudar o alimento com água e ureia contendo formol, conforme apontou laudo emitido pelo mesmo laboratório realizado em amostra coletada pelo Ministério da Agricultura em 22 de abril. A denúncia também é assinada pelo Promotor de Justiça da Comarca, Ricardo de Melo Souza.

Foi comprovada, ainda, a compra de ureia pela empresa de Paulo Rogério Schultz. Além disso, foi encontrado, em cumprimento a mandado de busca e apreensão em imóvel de Paulo Schultz na cidade de Boa Vista do Buricá, um papel contendo, em um lado, a indicação “Estabilizante (LTV)” e, no outro, a fórmula e a quantidade de cada substância utilizada na fraude, manuscrita à mão, com a indicação de “1 pote de sal, 50 de água, 01 pote de bicarbonato, 1 pote de açúcar, 100 de algum produto não identificado e ureia”.

Também foram apreendidos dez sacos de sal iodado, de um quilo cada um, um quilo de ureia, quatro sacos vazios do mesmo produto e diversas embalagens vazias de sal. Em razão da entrega reiterada de leite em más condições de qualidade, os denunciados Paulo Rogério Schultz e Claudir Luis Baum foram desligados da indústria Promilk.

HSVP participa da II Jornada de Enfermagem do HCI

Atividade realizada de 20 a 23 de maio teve como tema a 
enfermagem intensivista
Dez colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio participaram da II Jornada de Enfermagem do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), evento realizado de 20 a 23 de maio em Ijuí – RS e que teve como tema a enfermagem intensivista. A capacitação, segundo Geovani Ricardo Kunz, enfermeiro coordenador da UTI do HSVP, teve como ideal promover a saúde do ser humano, buscando uma assistência de enfermagem qualificada e humanizada, utilizando conhecimentos e tecnologias inovadoras para assistir o ser humano na sua integralidade, equidade e universalidade, além de contribuir para o fortalecimento da enfermagem.

“Foram quatro dias de intensos debates e capacitações, tanto da parte técnica como também de importantes colocações quanto aos aspectos teóricos, conceituais e práticos das rotinas e processos diários das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), tanto adulto como pediátrica e neonatal”, explica Kunz, complementando que a apresentação de inovadoras tecnologias utilizadas em benefícios dos pacientes internados em UTIs auxilia os profissionais das equipes multiprofissionais nas tomadas de decisões diárias, diminuindo custos e riscos ao paciente incluído neste processo.

A Jornada de Enfermagem também trouxe discussões sobre questões éticas relacionadas aos pacientes internados na UTI, bem como assuntos relacionados ao cuidado e preparo emocional do próprio trabalhador da saúde, que muitas vezes se submete a situações emocionais severas frente aos acompanhamentos de evoluções de quadros clínicos dos próprios pacientes. “Cabe destacar que foram momentos importantes de troca de experiências e uma busca por maiores conhecimentos, alicerçado em novas tecnologias e processos, buscando desta forma oferecer uma melhor qualidade no atendimento prestado, seja para o paciente ou ao próprio familiar”, conclui o enfermeiro Geovani Kunz.

Oferecendo capacitação constante ao seu quadro de profissionais, o HSVP valoriza sua missão de prestar e promover com excelência e soluções em saúde a todos os segmentos sociais, buscando de forma constante preparar seus colaboradores para prestarem um atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes atendidos na Instituição.

Assalto a Lotérica de Boa Vista do Buricá

Quatro homens invadiram a lotérica (Foto: Jornal Tribuna)
Na  tarde desta terça-feira (28), por volta das 16:45h, houve um assalto a lotérica no município de Boa Vista do Buricá.

Segundo informações, 04 homens chegaram no estabelecimento em um veículo kadet, cor prata (com uma fita vermelha amarrada ao limpador traseiro). Usavam revólveres calibre .38. Um deles vestia moletom de capuz branco, outro com moletom de capuz vermelho e calça branca, um terceiro com moletom escuro, calça preta e tênis branco e o quarto permaneceu no veiculo.

Qualquer informação que leve a identificação dos acusados, ligue Polícia (Brigada Militar fone 190 e Policia Civil ligue 197)

Talento três-maiense premiado em São Paulo

A atriz três-maiense Rafaela Cassolvenceu o Prêmio
Aplauso Brasil de Teatro na categoria de Melhor
Atriz Coadjuvante
O evento ocorreu na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro na noite desta segunda-feira, 27. O Prêmio Aplauso Brasil de Teatro é dividido em 12 categorias, cada uma com cinco indicados, na disputa pelo título. No total,foram mais de 11 mil votos, contabilizados durante 15 dias, com o encerramento da votação em 31 de dezembro de 2012, no site (cujo sistema eletrônico é o do Word Press, permitindo apenas um voto por computador). O artista plástico Fernando Castioni assina o desenho do troféu, cuja confecção é dos aprendizes do Curso de Cenografia da SP Escola de Teatro.

Rafaela Perinazzo Cassol nasceu em Três de Maio em 5 de junho de 1984. Graduou-se em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou em inúmeras peças de teatro em Porto Alegre, entre elas "Dez (Quase) Amores", "Homens" e "Filhote de Cruz Credo", todas dirigidas por Bob Bahlis.

Também atuou em curtas-metragens e seriados de televisão,como "Na Moral", dirigido por Luís D´Mohr e "As aventuras da Família Brasil", produzido pela Casa de Cinema de POA.

Radicada em São Paulo, faz parte do Centro de Pesquisa Teatral (CPT),dirigido por Antunes Filho, atuando no espetáculo "Policarpo Quaresma".

Integrante do Núcleo Experimental, dirigido por Zé Henrique de Paula, atua na montagem de "Mormaço", texto de Ricardo Inhan, quelhe rendeu o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2012 na categoria Atriz Coadjuvante.

Confira a lista completa dos premiados com o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2012, em suas respectivas categorias:

Melhor Espetáculo de Grupo
"Toda Nudez Será Castigada" - Grupo Macunaíma/ CPT 

Melhor Espetáculo de Produção Independente
"Atreva-Se!" - Velloni Produções

Melhor Espetáculo Musical
"Priscilla, a Rainha do Deserto" - GEO

Melhor Ator
Antônio Fagundes por "Vermelho"

Melhor Atriz
Mariana Terra por "Nise da Silveira - Senhora das Imagens"

Melhor Ator Coadjuvante
Antonio Petrin por "Hamlet"

Melhor Atriz Coadjuvante
Rafaela Cassol por "Mormaço"

Melhor Dramaturgia
Ricardo Inham por "Mormaço"

Melhor Elenco
"A Família Addams"

Melhor Diretor
Daniel Lobo por "Nise da Silveira - Senhora das Imagens"

Melhor Trilha Original
João Carlos Assis Brasil Por "Nise da Silveira -Senhora das Imagens"

Destaque
Bibi Ferreira - 90 Anos

Homenagem
Programa Vivo En Cena 

HSVP e Estado assinam Contratualização

Negociação com a Secretaria Estadual da Saúde estava em 
andamento desde julho de 2012
Após várias negociações, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul assinaram, no dia 07 de maio, a renovação da Contratualizaçãopara atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi realizado na sede da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde (14ª CRS), em Santa Rosa, e contou com a presença do delegado regional Antônio de Paula.O novo contrato, publicado no dia 23 de maio no Diário Oficial, tem validade de um ano a partir desta data.

Segundo a Diretora Geral da Instituição, Ir. Denise Cristina Miranda, foi uma negociação muito difícil, que resultou em um contrato que ainda não contempla a necessidade da região, pois a demanda em alguns procedimentos é muito maior do que foi contratado. “Nos meses de março e abril de 2013 tivemos cortes no recebimento devido à falta de assinatura do contrato, tivemos perdas financeiras que estão comprometendo a sustentabilidade da Instituição. Tivemos que atrasar honorários médicos e deixar de pagar alguns fornecedores”, ressalta.

O novo contrato está dividido em duas partes. A primeira refere-se às metas qualitativas exigidas da Instituição, com atenção à saúde, participação nas políticas prioritárias do SUS, gestão hospitalar e desenvolvimento profissional. A segunda dispõe sobre as metas quantitativas dos serviços contratados, englobando a distribuição de leitos por áreas: clinico cirúrgico (traumato/ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia e bucomaxilofacial); UTI Adulto tipo II; Obstetricia clinica e cirúrgica e pediatria clinica. Além disso, trata dos exames de densitometria, mamografia e tomografia, e também das consultas, exames de diagnóstico e cirurgiasnos serviços de otorrinolaringologia, bucomaxilofacial e oftalmologia (para atendimento da população da 14ª CRS e da 12ª CRS). O contrato prevê 315.708 atendimentos anuais, com um aporte financeiro na casa de R$ 7.042.255,68. O repasse dos valores ao HSVP será por produção, com base em índices avaliados mensalmente.