29 maio 2013

HSVP e Estado assinam Contratualização

Negociação com a Secretaria Estadual da Saúde estava em 
andamento desde julho de 2012
Após várias negociações, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul assinaram, no dia 07 de maio, a renovação da Contratualizaçãopara atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi realizado na sede da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde (14ª CRS), em Santa Rosa, e contou com a presença do delegado regional Antônio de Paula.O novo contrato, publicado no dia 23 de maio no Diário Oficial, tem validade de um ano a partir desta data.

Segundo a Diretora Geral da Instituição, Ir. Denise Cristina Miranda, foi uma negociação muito difícil, que resultou em um contrato que ainda não contempla a necessidade da região, pois a demanda em alguns procedimentos é muito maior do que foi contratado. “Nos meses de março e abril de 2013 tivemos cortes no recebimento devido à falta de assinatura do contrato, tivemos perdas financeiras que estão comprometendo a sustentabilidade da Instituição. Tivemos que atrasar honorários médicos e deixar de pagar alguns fornecedores”, ressalta.

O novo contrato está dividido em duas partes. A primeira refere-se às metas qualitativas exigidas da Instituição, com atenção à saúde, participação nas políticas prioritárias do SUS, gestão hospitalar e desenvolvimento profissional. A segunda dispõe sobre as metas quantitativas dos serviços contratados, englobando a distribuição de leitos por áreas: clinico cirúrgico (traumato/ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia e bucomaxilofacial); UTI Adulto tipo II; Obstetricia clinica e cirúrgica e pediatria clinica. Além disso, trata dos exames de densitometria, mamografia e tomografia, e também das consultas, exames de diagnóstico e cirurgiasnos serviços de otorrinolaringologia, bucomaxilofacial e oftalmologia (para atendimento da população da 14ª CRS e da 12ª CRS). O contrato prevê 315.708 atendimentos anuais, com um aporte financeiro na casa de R$ 7.042.255,68. O repasse dos valores ao HSVP será por produção, com base em índices avaliados mensalmente.