28 abril 2013

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereadora de Tucunduva

Vereadora é a presidente interina do legislativo e
poderá recorrer da sentença
A Justiça Eleitoral deverá publicar na segunda-feira, dia 29 de abril, sentença prolatada dia 25, pela Dra Cátia Paula Saft, juíza eleitoral da 120ª ZE, determinando a cassação do diploma da vereadora de Tucunduva Marta Camera Taffarel, do Partido Progressista. A sentença da juiza Saft, declara Marta inelegível para as eleições que se realizarem nos próximos 8 anos.

A parlamentar foi denunciada por captação ilícita de votos e como prova, foram apresentadas gravações em áudio, onde de viva voz ela confessa condutas vedadas a candidatos em campanha eleitoral. Entre as irregularidades, o pagamento de ingredientes para um jantar com a presença de 10 pessoas, compra de comida enlatada para uma idosa, doação de uma porta residencial e doação de dinheiro como forma de “ajuda” para o pagamento de contas de água e de luz de eleitores.

A vereadora teve durante o processo oportunidade de ampla defesa, o processo correu em segredo de justiça, condição revogada agora no final do processo. Marta Camera Taffarel, é a atual presidente do Parlamento Municipal de Tucunduva, e pode recorrer da sentença.

13ª Expofeira já tem campeãs no concurso leiteiro

Cabanha da Maya de Bagé foi a grande vencedora
(Foto: Paulo Marques)
A Cabanha da Maya de Bagé é a grande campeã do concurso leiteiro da raça Holandesa da 13ª Expofeira do Agronegócio. Na tarde desse domingo, 28, foi divulgado o resultado final do concurso e os vencedores tomaram o tradicional “banho de leite” (na verdade é água misturada com cal especial).

Na categoria Vaca Adulta o animal da fazenda da zona sul do Estado produziu 61,70 litros de leite em três ordenhas.

Já a Fazenda Malmann de Crissiumal venceu a categoria Vaca Jovem da raça Holandesa com 57,70 litros.

Na raça Jersey a campeã na categoria vaca com mais de 36 meses é da Cabanha Leopoldo de Boa Vista do Cadeado com 49,95 litros.

Na categoria vaca com até 36 meses venceu, também, a Cabanha Maya de Bagé com a produção de 33,90 litros.

E, nesta segunda-feira, 29, ocorre o julgamento final do Concurso Morfológico. Os animais já estão sendo preparados para o concurso com a tosa e o ajuste na linha de lombo para estarem impecáveis na grande final.

Inter bate Veranópolis, vai à final do returno e fica a uma vitória do tri

Inter comemora gol de Willians contra o Veranópolis
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Quando o centroavante corre da área do campo de ataque até a intermediária defensiva, acompanhando o avanço de um zagueiro rival, é sinal de um time bem ajustado. Quando o camisa 10, o cérebro do time, técnico ao extremo, troca um passe de efeito por carrinho para recuperar a bola, é sinal de um time comprometido. Quando um dos volantes agrega à tarefa defensiva dribles, chutes de fora da área e gol, bom, aí é sinal de algo maior. Assim foi o Inter, na tarde deste domingo, em Caxias do Sul, ao vencer o Veranópolis por 1 a 0, alcançar a final do segundo turno do Gauchão, e iniciar a contagem regressiva pelo tri estadual.

No próximo domingo, igualmente no Centenário, por ter melhor campanha, o Colorado receberá o Juventude, o responsável por eliminar o Grêmio no dia anterior. Se ganhar a Taça Farroupilha, será o campeão por antecipação – havia conquistado a Taça Piratini, o primeiro turno. Em caso de derrota, outras duas partidas apontarão o melhor time do Rio Grande do Sul.

Antes, porém, o Inter tem compromisso pela Copa do Brasil. Desafia o Santa Cruz, no Recife, na quarta-feira. Ao VEC, restou se despedir da temporada – não tem calendário no segundo semestre - de forma digna. Escapou do rebaixamento e foi à fase decisiva da etapa final da competição.

Capotamentos na ERS 342 em Três de Maio

Os dois jovens tiveram ferimentos leves
O acidente aconteceu por volta de 21h deste sábado (27), no Km 08 da ERS 342 em Três de Maio, trajeto em direção a Horizontina.

A caminhoneta um Montana, conduzida por Ademar Weller, 19 anos, capotou na pista ficando totalmente destruída. O condutor do veículo e o carona Igor de Godói, 17 anos, tiveram apenas ferimento leves. Eles foram socorridos pelo C
orpo de Bombeiros e o SAMU de Três de Maio.

Os dois jovens moram em Horizontina, e retornavam da Expofeira em Três de Maio, onde prestaram serviços para a empresa Extinhor.
O Audi capotou na manhã deste sábado

Ainda neste sábado, por volta de 11h da manhã, Alex dos Santos de Três de Maio, capotou um automóvel Audi na ERS 342, na localidade Flor de Maio, no município de Três de Maio . Alex, foi socorrido pelos bombeiros de Três de Maio e conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio.

Juventude bate o Grêmio nos pênaltis e está na final da Taça Farroupilha

Vargas disputa a bola com jogador do Juventude
(Foto: Itamar Aguiar / Futura Press)
O Juventude está na final do segundo turno e eliminou o Grêmio do Gauchão. Após igualdade em 1 a 1, o time de Caxias superou o Tricolor por 5 a 4 nos pênaltis, na noite deste sábado, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Aguarda, agora, o vencedor de Inter e Veranópolis, que se enfrentam neste domingo. E, de quebra, mantém a invencibilidade de dois anos em casa: são 47 partidas sem perder.

Resta ao Tricolor, que não ganha há seis partidas - pelo segundo ano seguido, sob comando de Vanderlei Luxemburgo não chega à final do Estadual -, a Libertadores. Enfrenta o Santa Fé, quarta-feira, na Arena, no jogo de ida das oitavas de final.

Nas penalidades, Zé Roberto foi o primeira a bater. Converteu. Alan fez o mesmo. Barcos manteve o Grêmio na frente. Zulu igualmente marcou. Fernando fez o terceiro. Adailton chutou por cima: 3 a 2 Tricolor. Pará ampliou a vantagem. Diogo manteve a esperança alviverde. André Santos errou. Feio. Por cima do gol: 4 a 3 ainda no placar. Moisés empatou em 4 a 4 e a série foi para as batidas alternadas. Vargas teve a cobrança defendida por Fernando. Gustavo converteu e determinou o 5 a 4 e a classificação do Juventude.

As duas equipes encorparam o espírito de decisão antes, durante e depois do jogo. Ainda no hotel, Vanderlei Luxemburgo comandou uma palestra que durou 50 minutos. Na chegada ao estádio, todos os jogadores que se manifestaram admitiram a má produção de partidas anteriores e a necessidade de fazer dos 90 minutos seguintes um ‘divisor de águas’. Uma reunião no meio-campo logo após entrar em campo finalizou a preparação tricolor.

O Ju não fez diferente. Evitou o favoritismo que a invencibilidade de 46 partidas em casa poderia supor. Adotou o discurso de ‘extrema dificuldade’ e ‘superação’. Chegou com antecedência ao palco da exibição. Resultado: o público foi contagiado.