22 julho 2012

Grêmio estraga estreia de Seedorf pelo Botafogo: 1 a 0 no Engenhão

Seedorf vai bem, mas vitória é do Grêmio no Engenhão
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Vitória graças a um passe precioso, de primeira, saído de um camisa 10 de passagem marcante pelo futebol europeu. Seedorf? Não: Zé Roberto. Botafogo? Não: Grêmio. Em sua estreia com a camisa alvinegra, o craque holandês fez aquilo que era possível e viu aquilo que não queria. O Tricolor gaúcho, com gol de Marcelo Moreno após assistência do ex-jogador da Seleção Brasileira, venceu por 1 a 0 no Engenhão e mostrou ao astro estrangeiro que o campeonato que ele começou a disputar agora é dos mais complicados.

Seedorf agradou. Mas encarou um adversário muito forte. A atuação do Grêmio foi tão sólida quanto é sua participação no Brasileiro. Com a vitória, o time de Vanderlei Luxemburgo subiu para 21 pontos, na quarta colocação – sete atrás do Atlético-MG, líder da disputa.

O gol de Marcelo Moreno saiu na largada do segundo tempo, depois de uma primeira etapa muito parelha e de boa atuação de Seedorf, principal vetor do Botafogo na saída ao ataque. O holandês foi mais discreto no período final. Não conseguiu levar o Alvinegro a uma reação. Com a derrota, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira fechou a rodada na oitava colocação, com 17 pontos.

Os oponentes deste domingo voltam a campo na quarta-feira. O Botafogo tem clássico contra o Vasco no Engenhão, às 20h30m, e o Grêmio recebe o Fluminense às 21h50m.

Santo Ângelo: Donos de farmácia são presos com lote de remédios roubados

Lote apreendido com donos de farmácia
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Proprietários de uma farmácia no centro de Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foram presos com um lote de remédios roubados no sábado (21). Segundo a Polícia Civil, os medicamentos pertencem à carga desviada por assaltantes em 15 de maio no município de Caibaté. A suspeita é de que os detidos integrem uma quadrilha que atua em roubos a mão armada na região.

De acordo com a delegada Elaine Schons, que coordenou os trabalhos, o casal dono do estabelecimento foi autuado por receptação qualificada, com pena prevista de 3 a 8 anos de reclusão. Na mesma ação, três mandados de prisão temporária foram cumpridos em Caibaté e um na cidade de Mato Queimado, além de outros três mandados de busca e apreensão em Santo Ângelo e Entre-Ijuís.

Ainda conforme a polícia, as prisões foram decorrentes das investigações realizadas nos últimos meses sobre quatro roubos a mão armada ocorridos nos municípios da região. Os suspeitos permanecerão detidos na delegacia até que seja decretada a prisão preventiva por formação de quadrilha.

Na estreia de Fernandão como técnico, Inter goleia o Atlético-GO

Dagoberto tenta o passe para o companheiro na primeira
etapa (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)
Na estreia de Fernandão, o Inter retomou o caminho das vitórias após dois jogos. Na tarde deste domingo, o time gaúcho goleou por 4 a 1 o Atlético-GO. Elton, Dagoberto, Jajá e Fred marcaram os gols colorados. Reniê descontou para os visitantes.

Com o resultado, o Inter alcançou a primeira goleada na competição, chegando aos 19 pontos na tabela do Brasileirão. O Atlético-GO permanece na lanterna, com cinco.

Na próxima rodada, os gaúchos vão até Florianópolis, onde enfrentam o Figueirense na quarta-feira, às 19h30, no Orlando Scarpelli. D'Alessandro, que cumpriu suspensão, volta ao time. Guiñazu, todavia, levou o terceiro amarelo e está fora. Na mesma data, mas às 21h50, o Dragão recebe o São Paulo no Serra Dourada.

Tucunduva: Escolhidas as soberanas do município

Patricia Dalben(centro) é a Rainha do município
Um grande baile neste sábado(21) concluiu a escolha das soberanas do município de Tucunduva, a Rainha e Princesas da Festa do Músico edições 25ª (2012) e 26ª (2013) e 4ª Feicam-Feira Industrial Comercial Agropecuária e Música a ser realizada em 2013.

Depois de passarem pela parte do concurso cultural onde foram testados os conhecimentos gerais das concorrentes, especialmente sobre a história do município, suas potencialidades econômicas e eventos culturais, tudo valendo nota, as 11 candidatas encararam com muita simpatia, desenvoltura e beleza a passarela montada no salão paroquial  católico representando empresas do município.

O corpo de jurados(as) reuniu representantes da Cia Dilson Stein, Jornal Zero Hora, RBS TV, Jornal Folha Cidade e Rádio Olinda FM, além da rainha da feira anterior.

Na somatória dos pontos foi eleita Rainha do evento a jovem Patricia Dalben que representou no concurso a empresa Agafarma. Primeira Princesa a representante da Brix&Cia Naiara dos Santos Lemos e Segunda Princesa Jaqueline Chaves, representando a empresa Fronza&Fronza. A melhor torcida eleita foi a do Supermercado e Restaurante Koschek.

Após a escolha a festa prosseguiu até a madrugada deste domingo(22) ao embalo da Banda Carruagem e Dj Madruga. A promoção teve a coordenação da ACISAT, FEICAM e Festa do Músico.

RS tem pelo menos quatro cidades com mais eleitores do que habitantes

Santa Margarida do Sul é um dos municípios com problema
O cruzamento de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e do Censo de 2010 do IBGE revela uma situação preocupante no Rio Grande do Sul. Em pelo menos quatro municípios do estado, há mais eleitores do que habitantes, conforme mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo). A discrepância ocorre nas cidades de Floriano Peixoto, Santa Margarida do Sul, Vila Lângaro e Santa Tereza.

Em Santa Margarida do Sul, na Região Central, são 2.524 eleitores, 172 a mais que o número de habitantes (2.352). A conta também não fecha em Vila Lângaro, no norte do estado. O município tem 2.239 títulos eleitorais, mas apenas 2.152 moradores.

A situação deixa parte da população de Vila Lângaro preocupada. “Eu acho uma coisa errada, porque vão atrás de eleitores novos, vão atrás de gente de fora e não priorizam os habitantes natos do município”, opina o comerciante Edson Paulo Tognon.

Para o também comerciante Acenio Biazotto, a diferença é explicada pelos eleitores que não residem mais no município. “Muitos moradores que moravam aqui e hoje estão morando em Tapejara, em Passo Fundo ou outro município, continuam votando aqui”, supõe.

Os municípios de Floriano Peixoto e Santa Tereza também estão entre as cidades com número de votantes considerado irregular pela Justiça Eleitoral. No primeiro, são 2.023 eleitores para 2.018 habitantes. No segundo, são 1.755 eleitores em um universo de 1.720 habitantes.

De acordo com a legislação eleitoral, municípios que tem mais de 80% dos moradores com direito a voto também estão sujeitos a recadastramento. A medida é para tentar evitar resultados que possam gerar dúvida. Em Almirante Tamandaré do Sul, por exemplo, as eleições de 2008 foram definidas com apenas três votos de diferença.

O último recadastramento foi feito em 2008 em 129 municípios gaúchos. No ano passado, mais três tiveram recontagem a pedido do Ministério Público, por suspeita de fraude nas transferências. Mas em 2012, segundo a Promotoria Eleitoral, não é mais possível recontar os eleitores.

“Eventuais notícias de transferências ocorridas num passado próximo e que estejam relacionadas a alguma irregularidade ou informação fraudulenta de domicílio pode ser trazida ao Ministério Público no âmbito de cada promotoria eleitoral ou nos cartórios eleitorais”, avisa o promotor de Justiça, José Francisco Mendes Junior.