12 janeiro 2011

Diretor da SETREM visitará instituição de ensino no Canadá

A visita será na cidade de Hamilton,
 Ontário, Canadá
À convite do Columbia International College, o Diretor Geral da SETREM, Flávio Magedanz, acompanhado de outros diretores de instituições do Rio Grande do Sul, estará de 25 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2011, na cidade de Hamilton, Ontário, Canadá, sede desta importante instituição de ensino.
Na programação destaque para o seminário sobre o ‘Total Care Education System’, sistema de educação desenvolvido pelo Columbia International College. Haverá ainda encontros com a Reitoria, apresentação de seus principais programas, estruturas e instalações.

Grávida aos 54 anos, Solange Couto reacende discussão sobre maternidade tardia

Especialista explica os segredos para que a 
gravidez  de mulheres acima do 40 seja tranquila
A gravidez da atriz Solange Couto vem sendo muito comentada nos últimos dias por trazer à tona novamente a discussão da maternidade tardia. O que chama a atenção nesse caso específico é justamente a idade da atriz que, aos 54 anos, anunciou ter descoberto inesperadamente estar grávida. Segundo o especialista em reprodução humana Nilo Frantz, gestações após os 45 anos de idade costumam ser infrequentes, mas, esporadicamente, podem ocorrer, seja naturalmente, ou por fertilização.
— Engravidar mais tarde não implica necessariamente em ter um problema. Felizmente, em muitos casos verifica-se o desenvolvimento de uma gestação normal sem qualquer tipo de alteração, o que permite a continuidade da rotina diária. Mas, assim como a gravidez após os 40 não é sinônimo de doença, uma boa saúde não descarta a possibilidade de ocorrerem problemas específicos da gestação — destaca.
O médico explica que gestações naturais após os 50 anos, como ocorreu com a atriz, são raríssimas. Isto por que após os 35 anos costuma haver uma gradativa diminuição da fertilidade feminina.
— Após os 40 a perda da qualidade dos óvulos se acentua bastante — diz
A preocupação da medicina com a saúde das mulheres que decidem enfrentar este desafio vem melhorando a qualidade de vida dessas pacientes. Para que Solange tenha uma gravidez tranquila e que a saúde do bebê seja garantida, ela terá que passar por um pré-natal específico que respeite as particularidades do seu caso.
— Apesar de cada vez mais frequente, a gravidez tardia requer uma assistência pré-natal específica devido à elevação dos riscos de complicações para a mãe e para o bebê. Por isto, requer um acompanhamento cuidadoso. Cabe ao médico obstetra orientar e avaliar adequadamente cada gestante visando a detecção das complicações e a instituição precoce de um tratamento, quando necessário — explica.

Familiares aguardam a liberação do corpo de empresário trespassense morto na Argentina

Gelson Gruz morreu ao cair de motocicleta 
e ser atropelado
Ainda consternados com a morte trágica de Gelson Cruz, ocorrida na quarta-feira da semana passada, 5 de janeiro, em Perico, na Argentina, familiares aguardam a liberação do corpo por parte das autoridades daquele pais.
Conforme informações do filho mais velho da vítima, Ricardo Guse Cruz, seu irmão mais novo já esta na Argentina e já resgatou os pertences, mas ainda aguarda a liberação do corpo do pai. Ricardo conta que seu irmão chegou por volta das 16h de ontem na Delegacia de San Salvador da Jujuy onde esta encaminhando toda a documentação necessária. Emocionado ele também revela que o irmão viu fotos na digital do pai que foram tiradas 10 minutos antes do acidente.
“Ele saiu na segunda-feira de Três Passos entrou na Argentina por Porto Soberbo, na mesma noite entrou em contato com a gente e disse ter encontrado outros motociclistas brasileiros da cidade de São Luis Gonzaga, o que nos deixou mais tranquilos, pois não estaria viajando sozinho. O último contato que tivemos com ele foi na terça-feira a noite, às 22h, ele contou que estava bem e muito feliz, pois havia encontrado as equipes do Rali Dakar que ele iria acompanhar. No momento da ligação passava um helicóptero e o pai contava que iria ser difícil dormir aquela noite. Meu irmão já conseguiu a liberação dos pertences de nosso pai, e meu irmão contou que tem fotos de 10 minutos antes do acidente.” Conta Ricardo.
Ricardo conta também que sua família está indignada com o descaso das autoridades da Argentina pois o fato só chegou ao conhecimento deles 5 dias depois. “O acidente aconteceu na quarta-feira e só no domingo a noite ficamos sabendo”, diz Ricardo.

Ministério Público de Caxias do Sul denuncia matador de miss e pede a sua prisão

No dia 19 de novembro, Farenzena
 e Caren foram fotografados juntos
em uma festa, em Caxias do Sul
A promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto, do Ministério Público de Caxias do Sul, denunciou Eduardo Farenzena, 24 anos, pelo assassinato de Carem Brum Paim, Miss Italia Del Mondo. A mãe do jovem, Rosmarina Silveira de Oliveira, 47, também foi denunciada por ajudar na ocultação do cadáver. A promotora também reiteirou o pedido de decretação da prisão preventiva de Farenzena pela prática de crime triplamente qualificado e ocultação de cadáver. O pedido de prisão já havia sido feito anteriormente pelo MP, porém foi negado pela Justiça.
Segundo a denúncia, no dia 30 de novembro de 2010 Carem teria passado na casa de Eduardo Farenzena, usuário e dependente de crack, no Bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. Segundo Farenzena, eles haviam terminado um relacionamento, mas, Carem fomentava uma esperança. Entretanto, em meio à conversa, a Carem teria deixado claro que não havia intenção de reconciliação. Então, Farenzena a estrangulou com as mãos e depois com uma gravata.
Após matá-la, Eduardo telefonou para Rosmarina, pedindo que fosse até a sua casa. Com o auxílio da mãe, Farenzena enrolou o corpo de Carem em um cobertor e colocou no porta-malas do Fiat de Rosmarina. Eles foram até Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul, e se desvencilharam do corpo, encontrado um dia depois.
Pressionado pela polícia, Eduardo Farenzena e a mãe confessaram o crime na mesma semana. Se a denúncia do MP for aceita pela Justiça, os dois se transformarão em réus. Também há a possibilidade de o rapaz ser preso preventivamente.

Três bombeiros são soterrados em Nova Friburgo, na região serrana do Rio

Três bombeiros são soterrados em Nova
 Friburgo, na região serrana do Rio
 
Três bombeiros foram soterrados na manhã desta quarta-feira na rua Marques Braga, no centro de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o coronel Roberto Robadey, comandante da Defesa Civil do município, eles trabalhavam no resgate de possíveis vítimas de deslizamentos de imóveis na rua. Ainda não há informação sobre o estado de saúde deles, segundo o Portal R7.
A Defesa Civil decretou estado de calamidade pública em Nova Friburgo. Nas últimas 30 horas, choveu o equivalente a 30 dias no município, ao menos 223 mm. De acordo com o major Gil Kempers, do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, foram registrados cerca de 30 deslizamentos em Friburgo. Em um deles, nesta madrugada, foi encontrado soterrado o corpo de uma mulher. Ontem, duas pessoas morreram no desabamento de um prédio. Há suspeitas de que o número de vítimas possa chegar a 15.
Há relatos de ruas alagadas, de falta de energia e de quedas de barreiras por diversos pontos do município. Sete equipes do Corpo de Bombeiros trabalham na cidade. As equipes de socorro estão enfrentando muitas dificuldades para chegar aos pontos mais críticos.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, está no local dos desabamentos para dar apoio às operações. O vice-governador Luiz Fernando Pezão segue para a região serrana.
Segundo o balanço oficial da Defesa Civil, três pessoas morreram em Nova Friburgo e uma no município de Teresópolis em consequência das fortes chuvas que atingiram a região entre terça-feira (11) e esta quarta-feira. Somente em 2011, a região serrana fluminense registra sete mortos, já que três meninas também morreram soterradas em Petrópolis no dia 4.

Ministério da Saúde divulga novo mapa de risco da dengue no Brasil

É preciso ter o máximo de cuidado
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta terça-feira (11), o novo mapa de risco para a dengue no Brasil. Agora, com a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), passam de dez para 16 os estados com risco muito alto de epidemia; e de nove para cinco os com risco considerado alto. Pela manhã, Padilha e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue.
“Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue. O Governo Federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue”, disse o ministro Alexandre Padilha.
No novo mapa da dengue no país, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.
O ministro também determinou que o Ministério da Saúde faça o acompanhamento sistemático da implantação dos planos de contingência para enfrentar epidemias de dengue nos 16 Estados que atualmente apresentam maior risco. O monitoramento será feito em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e vai integrar as ações de vigilância, assistência e mobilização em saúde.

Contemplados no 3º sorteio do Promocional Três de Maio é Show 2010!!!

Momento da entrega
O Promocional Três de Maio é show, contemplou mais dois munícipes que compraram no comércio local. Confira quem são os contemplados: Júnior Goettems fez suas compras na Trassus Modas e foi contemplado com 1 Conjunto de banheiro da Móveis Stein, e Valesca Villes fez suas compras na Via Moda e foi contemplada com 1 Rack com Painel da Marcenaria Castelo Branco.
O próximo sorteio será no dia 31 de janeiro de 2011, quando serão sorteados vários vale-compras e o grande prêmio um que é um automóvel Ford KA 0 Km.

Moradores de Ijuí são notificados por não cumprirem medidas de combate à dengue

Fiscalização da prefeitura começou na segunda-feira

A prefeitura de Ijuí está notificando moradores que não combatem o mosquito da dengue. Nove moradores da cidade, no noroeste do Estado, já foram notificados por não cumprirem as medidas de combate.
A fiscalização da prefeitura começou na segunda-feira. A Secretária de Saúde afirma que o índice de infestação é baixo, mas a população precisa colaborar para evitar uma nova epidemia da doença.
As regiões norte e nordeste do país concentram 12 dos 16 Estados com risco muito alto de epidemia de dengue. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina são considerados com risco baixo.

Assembleia Legislativa aprova todos os projetos encaminhados pelo governo

Votação mais apertada foi a que extingue 
alguns CCs e aumenta os vencimentos de 
coordenadorias 
O primeiro teste do governo de Tarso Genro na Assembleia Legislativa foi positivo: todos os quatro projetos encaminhados pelo governo foram aprovados na sessão extraordinária na tarde desta terça-feira. São eles: o que fixa o teto salarial de R$ 24 mil para dirigentes de autarquias; o que amplia o vencimento de 518 coordenadores regionais e corta 148 cargos de confiança; o que transfere a Fepagro da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a pasta da Agricultura e o que concede anistia para dívidas de pequenos agricultores que não ultrapassem o limite de R$ 2.760 mil.
O líder da bancada do PT, Elvino Bohn Gass, destacou que as matérias qualificam o serviço público e beneficiam 45 mil famílias de agricultores. Para o secretário do desenvolvimento rural, Ivar Pavan, o parlamento compreendeu a proposta da anistia.
A bancada do PMDB conseguiu aprovar a emenda que estende o benefício da anistia para todas as pessoas que tenham dívida com o Estado até o valor de R$ 2.760 mil. De acordo com o deputado Edson Brum, o governador Tarso Genro deverá manter a emenda porque ela parte do mesmo princípio de que o governo gastará mais para cobrar do que para executar. A bancada petista informou que a tendência é de que a emenda seja vetada.
Votação
Dois projetos foram aprovados por unanimidade – o que vincula a Fepagro à Secretaria da Agricultura e o que anistia a dívida com agricultores. A votação mais apertada foi a que extingue 148 cargos em comissão e aumenta os vencimentos de algumas coordenadorias, por 28 votos a 18. Os salários devem aumentar de valores entre R$ 1,3 a R$ 1,8 mil para R$ 4,3 mil mensais. Alguns deputados da oposição, formada pelo PMDB, PSDB, PPS, PP e DEM, bombardearem o projeto por entenderem que ele vai favorecer militantes dos partidos da situação que serão nomeados para os cargos.
Os parlamentares da base aliada sustentaram que o reajuste torna o cargo atrativo a bons técnicos que o governo vai buscar no mercado.  O impacto para os cofres do Estado é estimado em R$ 18,8 milhões por ano pela bancada do PT. Já o projeto que vincula os vencimentos dos diretores de estatais ao teto de R$ 24 mil foi aprovado por 35 votos a 13.

Para driblar a seca, pecuaristas antecipam venda e muda cardápio do gado

Triturando ou com casca, o arroz entrou na
 alimentação bovina no lugar da pastagem
em Dom Pedrito
Pecuaristas na Metade Sul estão antecipando a venda e mudando a alimentação do gado. Isso porque a estiagem tem torrado as pastagens, e os produtores adotam essas estratégias para diminuir as perdas.
Prejuízos na produção de grãos, carne e leite na região já totalizam cerca de R$ 110 milhões, segundo levantamento da Agência Folha com prefeituras.
Na ressequida região da Campanha, tenta-se negociar os animais antes que a falta d’água e de pasto acentue a queda de peso. Atentos a melhores preços ou condições de pagamentos, criadores de regiões menos afetadas pela estiagem buscam bovinos de corte em cidades como Bagé.
No município, o leiloeiro e produtor Paulo Roberto Rodrigues, de Guaíba, adquiriu 150 cabeças de um colega:
— Consegui prazo maior para pagar. Assim, poderei engordar o gado.