12 janeiro 2011

Grávida aos 54 anos, Solange Couto reacende discussão sobre maternidade tardia

Especialista explica os segredos para que a 
gravidez  de mulheres acima do 40 seja tranquila
A gravidez da atriz Solange Couto vem sendo muito comentada nos últimos dias por trazer à tona novamente a discussão da maternidade tardia. O que chama a atenção nesse caso específico é justamente a idade da atriz que, aos 54 anos, anunciou ter descoberto inesperadamente estar grávida. Segundo o especialista em reprodução humana Nilo Frantz, gestações após os 45 anos de idade costumam ser infrequentes, mas, esporadicamente, podem ocorrer, seja naturalmente, ou por fertilização.
— Engravidar mais tarde não implica necessariamente em ter um problema. Felizmente, em muitos casos verifica-se o desenvolvimento de uma gestação normal sem qualquer tipo de alteração, o que permite a continuidade da rotina diária. Mas, assim como a gravidez após os 40 não é sinônimo de doença, uma boa saúde não descarta a possibilidade de ocorrerem problemas específicos da gestação — destaca.
O médico explica que gestações naturais após os 50 anos, como ocorreu com a atriz, são raríssimas. Isto por que após os 35 anos costuma haver uma gradativa diminuição da fertilidade feminina.
— Após os 40 a perda da qualidade dos óvulos se acentua bastante — diz
A preocupação da medicina com a saúde das mulheres que decidem enfrentar este desafio vem melhorando a qualidade de vida dessas pacientes. Para que Solange tenha uma gravidez tranquila e que a saúde do bebê seja garantida, ela terá que passar por um pré-natal específico que respeite as particularidades do seu caso.
— Apesar de cada vez mais frequente, a gravidez tardia requer uma assistência pré-natal específica devido à elevação dos riscos de complicações para a mãe e para o bebê. Por isto, requer um acompanhamento cuidadoso. Cabe ao médico obstetra orientar e avaliar adequadamente cada gestante visando a detecção das complicações e a instituição precoce de um tratamento, quando necessário — explica.