03 agosto 2012

Santa Rosa: Material usado para aborto é apreendido em uma residência

A mulher de 64 anos, é suspeita de praticar aborto na sua
residência
Agentes da Delegacia da Mulher de Santa Rosa, cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de uma senhora de 64 anos nesta sexta-feira.

Ela é suspeita de praticar aborto na sua residência.

Segundo a delegada Luciana Caon, responsável pela operação, a suspeita não foi presa, já que não foi encontrado flagrante. No entanto, a polícia confiscou o material supostamente utilizado por ela.

No local, foram encontrados uma tesoura cirúrgica, um especulo - também chamado de bico de pato -, uma seringa com sonda, além de uma pasta viscosa líquida transparente.

Os objetos estavam enrolados em um jornal.

De acordo com Luciana, um inquérito policial foi instaurado na delegacia da mulher para apurar as responsabilidades da idosa. A polícia chegou até ela após uma denúncia anônima.

Santo Ângelo: Vigilância Sanitária apreende 400 kg de carne bovina

A carne está contaminada com sujeira, como folhas e grama
Cerca de 400 quilos de carne bovina sem procedência foram apreendidos no inicio da tarde desta sexta-feira (3) em Santo Ângelo, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A carga era transportada de maneira iiregular em uma caminhonete abordada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), na ERS-344. Segundo a Vigilância Sanitária do município, a carne contaminada com sujeira, como folhas e grama. O motorista disse ter abatido dois animais no município de Entre-Ijuís. Ele vai responder por crime contra a saúde. A carne foi incinerada.

S.José do Inhacorá: Diário de um Bebê; Escrevendo sua história

Neste ano de 2012 foi dado início ao Projeto Diário de um
Bebê: Escrevendo sua história
Onde as futuras mamães tiveram a oportunidade de confeccionar um álbum para seu bebê, escolhendo momentos de alegrias desde a gestação, onde ao lado de cada foto irão escrever seus sentimentos. As futuras mamães que não puderam estar presentes no dia da oficina os diários foram confeccionados na casa de cada gestante.

Somos sabedores que muito antes do bebê nascer ainda no ambiente intra-uterino já tem início a formação do vínculo entre a futura mamãe e seu bebê, sendo que o vínculo é de importância vital para o feto, pois este  precisa se sentir desejado e amado para propiciar a continuação harmoniosa e saudável de seu desenvolvimento.

Existindo assim meios diversos de criar um contato afetivo antes mesmo do nascimento do bebê, como por exemplo, conversar com ele descrevendo suas atividades, anunciando os preparativos para a chegada da criança, colocar músicas agradáveis, cantarolar cantigas de ninar, acariciar o ventre e compartilhar sentimentos para estabelecer uma relação de confiança, segurança e otimismo.

Desta forma a criação do diário do seu bebê, durante a gestação é uma destas atividades que podem ser desenvolvidas para iniciar um vínculo afetivo. É com esta intenção que convidamos as futuras mamães a confeccionar um diário para seu bebê, diário este que dará continuidade até a criança completar 1 ano de idade.

Tendo assim objetivo de documentar as primeiras experiências da futura mamãe e dos bebês demonstrando todo o carinho e dedicação da família desde o início da gestação passando pelo primeiro dentinho, primeiro natal e muitas outras primeiras situações.

Através de oficinas nas dependências do Cras Bem viver de nosso município confeccionamos com as mães os diários, onde será apresentado para comunidade na semana do Bebê no mês de novembro deste ano.

Três de Maio: Quadrilha que tentou arrombar os caixas eletrônicos do Banrisul volta a cidade

Os bandidos foram pegos dentro da sala dos caixas do
Banrisul (Foto: Arquivo/Paulo Marques)
Leonardo Almeida da Silva, Dalvane Santos, André Pereira da Silva, Carlos César do Nascimento Júnior, Joel Alberto Cardoso, Orlei da Silva e Valdinei Stanke. Naturais de Joinville (SC), prestaram depoimento a Justiça no Fórum local. Os sete criminosos estão detidos no Presídio de Santa Rosa desde o dia 18 de maio quando foram flagrados pela polícia tentando arrombar os caixas eletrônicos na agência local do Brasil.

O chefe da quadrilha, Leonardo, teria ligação com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e estava foragido da polícia catarinense e teria solicitado a Justiça para não ser transferido para nenhum presídio de Santa Catarina porque estaria jurado de morte por uma organização rival em seu Estado.

Três de Maio: Agência do INSS não tem perito lotado no município

A gerente local falou na Rádio Colonial AM na manhã de
hoje (Foto: Paulo Marques)
Atualmente, as perícias para encaminhamento de pedidos de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outras, são realizadas por um profissional cedido pela Gerência Regional de Ijuí. Como o perito esteve impossibilitado de trabalhar nos últimos dias, a falta de atendimento gerou reclamações de pessoas que tiveram que remarcar as consultas - algumas delas afirmaram que não era a primeira vez que isso acontecia.

A Rádio Colonial conversou sobre o cancelamento de algumas perícias na manhã de hoje, com a gerente da agência do INSS de Três de Maio, Lili Perin Born. Ela explicou que o perito não pôde atender nos últimos dias por motivos particulares e pediu afastamento temporário das funções. Como não há substituto, as perícias foram agendadas para outra data disponível.

Ela disse que a contratação de um perito para atuar exclusivamente na agência local e residir no próprio município depende do Ministério da Previdência por meio da realização de concurso público. A gente garantiu que as pessoas que tiveram que remarcar as perícias não serão prejudicadas no pagamento dos auxílios, se for o caso.

A agência do INSS de Três de Maio conta com seis servidores e atende onze municípios da região. Na opinião de Lili Born, o ideal seria o dobro de funcionários para atender a demanda regional.

Três de Maio: Vacinação contra a Gripe A é tranqüila

A exemplo da unidade do bairro Oriental (foto), nas demais
também transcorre com normalidade (Foto: Paulo Marques)
Estão sendo aplicadas 1.320 doses na unidade central e em outras seis unidades de saúde: São Francisco, Oriental, São Pedro, Pró-Morar, Consolata e Progresso. Desde as primeiras horas do dia as pessoas pegaram fichas para formar filas em frente aos postos de saúde, como havia sido orientado pela secretaria municipal da Saúde.

A vacinação começou às sete horas e vai até as doses terminarem. O atendimento obedece à ordem de chegada das pessoas. A reportagem da Rádio Colonial percorreu os pontos de vacinação e constatou que a vacinação transcorria com normalidade.

O secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, garante que vale a pena se vacinar, mesmo que, provavelmente, o pico de contaminações da gripe já tenha passado. No total, a região recebeu 12.700 doses extras da vacina contra a Gripe A, as quais foram distribuídas de acordo com a população dos município. Na próxima semana, a região deve ser contemplada com mais 27 mil doses.

Contran prorroga fiscalização de novas regras para mototaxistas e motofretistas

As profissões de motofretista e mototaxista, terão que
cumprir novas regras
O Conselho Nacional de Trânsito decidiu prorrogar o prazo para motofretistas e mototaxistas apresentarem curso de capacitação.

O motivo é que a maioria ainda não se adequou às novas regras para a condução de passageiros e mercadorias. A data de fiscalização, prevista para entrar em vigor amanhã, agora passa para fevereiro de 2013. As mudanças estarão no Diário Oficial da União de sexta-feira.  A capacitação no transporte de passageiros e mercadorias está prevista na Resolução 350 do órgão, de junho de 2010.

As profissões de motofretista e mototaxista, regulamentadas em 2009, passam a ter que cumprir uma série de exigências de segurança a partir deste sábado (4). E quem trabalha de moto precisa fazer um curso.

A lei, aprovada em 2009, exige, entre outras coisas, o uso de uma série de equipamentos obrigatórios, como caixa, capacete, corta-pipa e mata-cachorro, além da realização de um curso para condutor e da comprovação de habilitação nível A por um período de, no mínimo, dois anos. Também será exigida a placa vermelha (categoria de aluguel).

Santa Rosa: Confirmados jurados do Festival de Dança

Fabiana Terra, do Rio de Janeiro já confirmou presença
A Escola Santa Rosa em Dança, coordenada pela professora Jorgete Hilbig, confirmou o nome dos quatro jurados que atuarão no 8ª Santa Rosa em Dança, festival que acontece de 18 a 20 de outubro no Centro Cívico Antônio Carlos Borges.

O evento, que será lançado oficialmente na próxima quarta-feira, deverá reunir mais de 1.200 bailarinos de várias regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em uma competição que já incluiu Santa Rosa no circuito de dança da região sul do país.

Entre os jurados, a presença de André Pires, que vai avaliar os concorrentes da modalidade ‘danças urbanas’.

Residente em Nova Iorque, André atuou recentemente no concurso de dança de rua realizado no programa TV Xuxa.

Outro nome experiente e que já confirmou sua presença em Santa Rosa é Fabiana Terra, do Rio de Janeiro.

Fabiana é dançarina, professora e coreógrafa da Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, da Rede Globo.

Também serão jurados Mário Nascimento, de Belo Horizonte e Flávio Azeredo, da cidade gaúcha de Montenegro.